terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Os 10 Filmes Indicados ao Oscar 2010


A Academia, certamente influenciada por este blog, resolveu inovar e indicar 10 filmes para a categoria principal deste ano.
Este fato não é inédito, pois até 1945 também eram indicados 10 filmes, chegando até a 12 em alguns anos.
Aproveitando o fato de eu ter assistido a todos os filmes deste ano, faço nesta lista comentários sobre as chances de cada um deles.


1.  Avatar (franco favorito ao prêmio principal e a todos os prêmios técnicos, o filme de James Cameron já superou a impressionante marca de 2 bilhões de dólares de faturamento em todo o mundo. Recebeu 9 indicações: Filme, Diretor, Fotografia, Edição, Direção de Arte, Trilha Sonora, Som, Edição Sonora e Efeitos Visuais


2.  The Blind Side (bonito filme sobre uma família rica, que adota um garoto negro e o ajuda a chegar à universidade, impulsionado por seu talento no futebol americano. não leva o prêmio principal, mas deve levar o de melhor atriz para Sandra Bullock. teve apenas duas indicações: Filme e Atriz)


3.  Distrito 9 (ótima ficção científica, com um ponto de partida inusitado. uma nave alienígena 'encalha' sobre a periferia de Johanesburg e os tripulantes são isolados numa favela. a idicação já basta, não leva de jeito nenhum. 4 indicações: Filme, Roteiro Adaptado, Edição e Efeitos Sonoros)


4.  Educação (passado na Londres da década 1960, conta o amadurecimento de uma garota de 16 anos - Carey Mulligan, indicada -, que se interessa por um homem mais velho, que a apresenta o lado boêmio da vida, fazendo-a abandonar os planos de ir para a universidade. boa reconstituiução de época e roteiro de Nick Hornby. 3 indicações: Filme, Atriz e Roteiro Adaptado)


5.  Guerra ao Terror (o melhor filme feito sobre a guerra do Iraque. centra-se no trabalho de um grupo especializado no desarmamento de bombas, que vive da adrenalina, grande trabalho de direção de Kathryn Bigelow e do ator Jeremy Renner. pode levar o prêmio de direção, o que é inédito para uma mulher - tem a minha torcida. as chances de levar o prêmio principal não são nada desprezíveis, pode surpreender. 9 indicações: Filme, Ator, Direção, Roteiro Original, Fotografia, Edição, Trilha Sonora, Som e Edição Sonora)


6.  Bastardos Inglórios (passou 2009 como favorito ao prêmio até Avatar ser lançado. tem todos os requisitos para ganhar os prêmios principais, mas já entra como azarão. de certo, só o prêmio de ator coadjuvante para Christoph Waltz. 8 indicações: Filme, Ator Coadjuvante, Diretor, Roteiro Original, Fotografia, Edição, Som e Edição Sonora)


7.  Preciosa (não leva - e nem merece - o prêmio de melhor filme. trata-se de um filme apelativo e mal dirigido, que mais parece um longo episódio do programa de Oprah Winfrey - que é produtora. conta a triste história de uma menina negra e obesa, que é abusada pelos pais , mas encontra assistentes sociais bonzinhos. esquemático e falso, apesar de ser uma história real. é favorito ao prêmio de atriz coadjuvante, para Mo'nique. 6 indicações: Filme, Atriz, Atriz Coadjuvante, Direção, Roteiro Adaptado e Edição)


8.  Um Homem Sério (esta comédia dramática dos irmãos Coen é muito boa, mas entra apenas para fazer número na lista, não leva nada. conta a história de um professor de física, judeu, que em 1967, vê sua vida desmoronando, sua mulher avisa que vai deixá-lo deixá-lo, os filhos adolescentes vivem brigando, o irmão não sai da casa dele e seu emrpego também está ameaçado. então ele decide pedir conselhos a três diferentes rabinos. indicado para 2 Oscar: Filme e Roteiro Original)


9.  Up, Altas Aventuras (animação da Pixar sobre um velho vendedor de balões, que após a morte da esposa, resolve partir para as aventuras que sempre sonhou, transformando sua própria casa num enorme balão. deve levar o prêmio de melhor animação e talvez de trilha sonora. indicado para 6 prêmios: Filme, Roteiro Original, Trilha Sonora, Som, Edição Sonora e Animação)


10.  Amor Sem Escalas (ótimo filme de Jason Reitman, com George Clooney como um executivo especializado em demitir funcionários, que viaja o tempo todo de avião e está feliz por não ter nada que o prenda em terra. talvez leve o prêmio de roteiro e tem uma pequena chance para melhor ator. 6 indicações: Filme, Ator, Atriz Coadjuvante - duas vezes para Vera Farmiga e Anna Kendrick -, Direção e Roteiro Adaptado)

13 comentários:

  1. Kelvelyn

    Espero e muito que Bastardos Inglórios leve o prêmio de melhor filme sei que já ta praticamente declarado que Avatar vai ganhar mas não considero Avatar um grande filme claro que os efeitos visuais a fotografia enfim sejam sim impresionantes mas na minha opinião um bom roteiro, a história bem contada ainda ganha dessas grandiosidades tecnologicas não, não acho Avatar um otimo filme Bastardos sim e dalhe Tarantino.

    ResponderExcluir
  2. Pessoalmente eu acho Guerra ao Terror merece levar o prêmio de melhor filme e melhor direção.

    ResponderExcluir
  3. Entre todos esses "Up" continua sendo o melhor filme. Seu roteiro é dez vezes melhor que qualquer um dessa listinha do Oscar.
    Merece mais que todos.
    Trilha Sonora com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos,
    Três comentários e três preferidos diferentes, mas parece que todos sabemos que Avatar deve levar, né?
    Eu acho que 'Guerra ao Terror' é o melhor filme dentre os indicados e destaco também 'Up in the Air', que tem um roteiro brilhante.
    Mas na soma das qualidades e da importância para o cinema, não dá para ficar decepcionado se Avatar levar, embora a história seja bobinha, ele é tecnicamente genial.
    Lembro que 'Cidadão Kane', 'E.T.', 'Guerra nas Estrelas', 'Um Corpo que Cai' tinham as mesmas características inovadoras de Avatar e a academia não premiou... não é impossível que dê zebra.
    Vamos esperar...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Pra vc ver todos esses vc baixa né?

    ResponderExcluir
  6. Fazer o quê?
    Eu sou ansioso...
    Metade vi no cinema, um em dvd e quatro eu baixei... mas dois deles faço questão de rever no cinema,
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Então tem uns que baixei também, além dos que vi no cinema. Mas Serious Man eu quero muito ver no cinema pois sou fãzaço dos irmãos Coen, mas concordo contigo, quando eu vejo a chance de baixar eu fico super tentado também, alguns eu consigo aguentar, outros não né.
    haha
    abraço

    ResponderExcluir
  8. cara, finalmente achei alguem que tb nao gostou de preciosa. enfim, realmente apelativo e mal dirigido.(e daniels lee ainda conseguiu ser indicadona direçao, deixando de fora o clint que fez o filmao que é o invictus).
    Enfim, acho que avatar leva, mas torço pra qualquer outro levar. Bastardos Inglorios é uma obra prima do cinema, ficaria muito feliz se levasse. Meu preferido dos 10 indicados é Educaçao, mas sei que nao tem chance nenhuma, entaou vou torcer muito pra que HUrt Locker ou bastardos leve.

    ResponderExcluir
  9. Espero que Avatar não leve vou ficar na torcida pra Guerra ao Terror e Bastardos Inglorios se ganhar vai ser merecido Tarantino merece.

    ResponderExcluir
  10. Eu queria muito que "Inglorious Basterds" tivesse ganho o oscar de melhor filme. Ele é simplesmente maravilhoso, mas "The Hurt Locker" é bom também.
    Ainda há alguns da lista que não assisti, mas pretendo, como "The blind side" e "Up in the air", mas acho que não vou assistir "Precious".

    ResponderExcluir
  11. Ola, parabens pelo dono deste blog que tem otimos artigos, mas faz favor de por um botao de assinar feed por email ae plz, que eu gostaria de assinar e não ta habilitado, caso não saibar, é soh registrar conta no feedburner e direcionar para ca! Abço e fica com Deus!

    obs: Qdo tiver feed por email, favor me avisa por email!

    ResponderExcluir
  12. Apesar de suas criticas ao filme Preciosa,mal colocadas, claro, O filme consegue mexer com o sentimento humano das pessoas e desperta para um lado que a maioria gostaria de não ver,a discriminação, a passividade e vinolência. Pode não ser um filme "digno do osca" mas vale muito a pena assistir assistir.
    Rosangela Santos.

    ResponderExcluir
  13. sobre o filme avatar,eu gostei dele principalmente pelos efeitos especiais que foram muito bons,mas eu achei que eles se focaram muito nos efeitos especiais e deixaram a história um pouco de lado,eles poderia ter falado o que aconteceu com a terra,como que aquele cara ficou paralítico,por que aquela pedra que eles estavam procurando é tão importante e ter mostrado a luta daquele cara com aquele bicho,eu dou nota 8,5 ao filme”

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!