segunda-feira, 26 de abril de 2010

10 Filmes com Astros que Morreram Durante as Filmagens


Acho que o maior pesadelo de um produtor nem é o fracasso de bilheteria... é ter o astro de seu filme morto, antes de terminar as filmagens.
E isso aconteceu diversas vezes, nem sempre com atores idosos, mas também com jovens no auge das carreiras.
Esta é uma lista de 10 filmes, cujos astros morreram antes de completarem suas participações, em diferentes estágios das filmagens, com diferentes soluções.


1.  James Dean - Assim Caminha a Humanidade (quando Dean morreu num acidente de carro aos 24 anos, 'Giant' ainda estava sendo filmado. na época divulgou-se que ele já havia completado sua participação, mas uma de suas cenas mais importantes, um discurso, estava inaudível e teria que ser refeita. o diretor George Stevens teve que remontar várias cenas, para salvar o filme. o filme foi um grande sucesso e Dean foi indicado ao Oscar por ele)


2.  Heath Ledger - O Mundo Imaginário do Dr.Parnassus (quando Ledger morreu de overdose de remédios aos 28 anos, o diretor Terry Gilliam não havia filmado metade das suas cenas. a solução foi genial: aproveitando o clima onírico do filme, o personagem ganhou outros três intérpretes - Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law -, que se alternavam, sem maiores explicações. o filme ficou ainda melhor e serviu de homenagem ao ator)


3.  Jean Harlow - Saratoga (Jean foi a primeira grande sex symbol do cinema, loira platinada e linda, era uma grande estrela. em 1937, ela começou a filmar esta comédia romântica com Clark Gable. quando estava 90% pronto, ela começou a passar mal e depois de uma semana morreu com apenas 26 anos de idade. versões dizem que sua mãe, adepta de uma religião chamada Ciência Cristã, não permitiu que ela fosse tratada. internada não resistiu e morreu em decorrência de problemas renais, possivelmente causados pelas agressões que sofrera do marido. as cenas que faltavam ser feitas foram filmadas por uma dublê de costas. o filme foi um sucesso)


4.  River Phoenix - Dark Blood (com apenas 23 anos, River já era um grande astro, quando morreu de overdose de drogas variadas, na noite de Halloween. ele estava filmando este suspense, que já tinha 90% das cenas gravadas, mas faltavam várias cenas cruciais do ator. o diretor tentou convencer os produtores de refazer o filme com outro ator, mas o material acabou mesmo nas prateleiras e o filme jamais foi terminado) (atualização: o filme foi completado pelo diretor George Sluizer e finalmente lançado em janeiro de 2012, mas pouca gente viu)


5.  Tyrone Power - Salomão e a Rainha de Sabá (Power foi um dos atores mais populares do cinema, nas décadas de 30 e 40. em 1958 vinha de mais filmes de sucesso, quando filmava uma cena de duelo de espadas na Espanha, teve um ataque do coração fulminante, que o matou. o diretor King Vidor foi autorizado a substituir o ator por Yul Brynner e, assim, completar o filme. se você reparar bem nas cenas de duelo, vai notar Tyrone nelas)


6.  Oliver Reed - Gladiador (Reed fez seus melhores filmes na década de 70, mas seus excessos por conta de bebida, o relegaram a pepéis secundários. em 1999 conseguiu um de seus melhores papéis em anos, de 'Proximo' no clássico de Ridley Scott. mas durante as filmagens em Malta, teve um ataque cardíaco fulminante, quando bebia com amigos num bar. a solução do diretor foi utilizar a tecnologia, inserindo a cabeça de Reed no corpo de um dublê, sem que ninguém desse conta da montagem. resultado, 5 Oscars, incluindo melhor filme)


7.  Natalie Wood - Projeto Brainstorm (a bela Natalie fez sucesso no cinema, desde criança. estava filmando este suspense, dirigido pelo gênio dos efeitos especiais Douglas Trumball, apostando que ele daria novo impulso à sua carreira. mas durante o feriado de Ação de Graças, ela saiu numa lancha com o marido, Richard Wagner e o amigo Christopher Walken e, num acidente mal explicado, ela, que não sabia nadar, caiu no lago e morreu afogada. os produtores preferiam ficar com o dinheiro do seguro, mas o diretor batalhou para completá-lo e conseguiu. mas o filme fracassou nas bilheterias)


8.  Marilyn Monroe - Something's Got to Give (Marilyn estava numa fase complicada. cheia de problemas, vários abortos, abuso de remédios e causando problemas nas filmagens. o diretor George Cukor chegou a demiti-la e escalar Lee Remick para seu lugar, mas o ator Dean Martin, que tinha por contrato poder de escolher sua co-estrela, exigiu a diva. antes de voltar ao set, ela morreu devido a uma overdose de barbitúricos e o filme jamais foi completado. dele ficou famosa a cena de Marilyn nua na piscina)


9.  Brandon Lee - O Corvo (o filho de Bruce Lee, quando começava a despontar para o sucesso. numa cena onde seria baleado, foi atingido pelo que deveria ser um tiro de festim,  no estômago e morreu poucas horas mais tarde no hospital. o diretor e a família do ator insistiram em que filme fosse completado e o estúdio acabou concordando. as cenas restantes foram feitas com um dublê e o rosto de Brandon foi inserido digitalmente)


10.  John Candy - Dois Contra o Oeste (o comediante gordinho Candy estava gravando em Durango, México, no começo de 1994, quando teve um ataque cardíaco e morreu. ele já havia completado a maioria de suas cenas, mas o roteiro teve que ser reescrito, para eliminar as cenas que faltavam e as que eram imprescindíveis foram gravadas com dublê de costas. a comédia foi lançada um ano depois, com críticas negativas e fracasso de bilheteria)

Atualização:
11.  Paul Walker - Velozes e Furiosos 7 (quando as gravações da franquia de sucesso ainda estavam na metade, o astro de apenas 40 anos de idade morreu, ironicamente num acidente de carro no qual ele era passageiro. O roteiro teve que ser modificado e para as cenas adicionais foram utilizados os seus irmãos mais jovens Cody e Caleb, além de inserções do rosto de Paul em CGI. A publicidade em torno da morte do ator ajudou a aumentar bastante a bilheteria do filme)

12.  Philip Seymour HoffmanJogos Vorazes: A Esperança - O Final (quando já havia filmado a maioria das cenas de seu personagem Plutarch Heavensbee na série juvenil, Hoffman ganhador do Oscar de melhor ator por 'Capote', morreu aos 46 anos vítima de uma overdose de heroína, cocaína, anfetaminas e tranquilizantes em seu apartamento em Nova York. a solução dos produtores foi diminuir a participação do personagem e utilizar alguns trechos não utilizados das gravações para preencher as lacunas. Ficou estranho, mas não teve outro jeito)

13.  Vic Morrow - Twilight Zone, o filme (uma das histórias mais trágicas da história do cinema. durante a gravação de uma cena de guerra do Vietnan, o ator carregava duas crianças vietnamitas num campo de batalha à frente de um helicóptero. Fogos de artifício dos efeitos especiais atigiram a aeronave, que acabou caindo e uma das hélices decapitou Morrow e um garoto de 7 anos de idade. O filme acabou sendo lançado sem a cena e o diretor John Landis e o produtor Steven Spielberg foram processados)

14.  Martha Mansfield - The Warrens of Virginia (e por falar em histórias trágicas, outra fantasmagórica foi a da bela e jovem atriz de 24 anos, que começava a despontar para o estrelato com seus primeiros papeis centrais nos filmes ainda mudos. em 1923, perto do final das filmagens, a atriz acabara de rodar uma cena e estava voltando para seu camarim, quando uma fagulha pôs fogo em seu vestido de época que se queimou rapidamente. quando os bombeiros conseguiram extinguir o fogo, já era tarde e a promissora estrela estava morta. o filme foi lançado no ano seguinte)




Listas correlacionadas: 10 Filmes Amaldiçoados (com Filmagens Acidentadas ou Trágicas), 10 Filmes de River Phoenix, 10 Filmes de Marilyn Monroe.




23 comentários:

  1. Os únicos que me lembrava de cabeça foi o trágico de Brandon Lee e do Ledger.
    O Raul Julia não morreu durante as filmagens do Street Fighter tbm?
    Bom, sempre de ótima qualidade!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Sobre os filmes citados assisti todos os clássicos e tenho o documentario "Marilyn Monroe Something's got to give" com as cenas do filme inacabado de Marilyn, são otimas e acho que o filme teria sido um sucesso com ela.
    A película foi totalmente regravada tendo Doris Day no papel que seria de Monroe.
    Sobre Saragota, conseguirá ver cenas classicas com a duble de Jean no youtube.
    Assim Caminha a Humanidade um dos melhores filmes de Dean...
    Power, um dos homens mais bonitos dos anos dourados do cinema...
    Até hoje ninguem explica a morte de Wood...

    ResponderExcluir
  3. Acho q quando o Raul Julia morreu ele ja tinha filmado tds as cenas do filme.......se continuasse vivo morreria de desgosto ao ver o resultado de Street Fighter

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ver O Mundo imaginário do Dr. Parnassus.

    Não tem como não lembrar quendo se fala desse tema além do Ledger, as mortes do Brandon "Corvo" Lee e da eterna Marilyn.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  5. Bruce Lee tb morreu no meio das filmagens...

    ResponderExcluir
  6. Sim anônimo!
    É verdade que Bruce Lee morreu durante as filmagens de "O Jogo da Morte", que só foi terminado com o uso de dublês.
    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. O grande ator Peter sellers tambem não terminou as filmagens de um filme da serie "Pantera Cor de Rosa"
    Abs a todos

    ResponderExcluir
  8. Oi Roque,
    Na verdade a produção de 'A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa' não havia sequer começado, quando Sellers morreu.
    O que houve é que os produtores aproveitaram material feito para os filmes anteriores da série e não utilizados, para montar um filme caça-níqueis, que acabou sendo um justo fracasso.
    Mas agradeço o comentário.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. A cantora Aaliyah morreu em um acidente de avião nas Bahamas enquanto ela gravava Matrix 2, as cenas delas no filme foram cortadas e refeitas com outra atriz, o avião de Aaliyah caiu por excesso de peso e depois descobriu-se que o piloto do avião particular havia escondido drogas dentro sem o conhecimento da cantora (por isso o excesso de peso), expecula-se que o piloto estaria drogado quando levantou vôo.

    ResponderExcluir
  10. É isso mesmo Greice,
    Na verdade ela ia fazer o pepel de Zee, um personagem de pequena importância na trama e foi substituída, nas duas sequências, pela atriz Nona Gaye. Como a participação era pequena, não foram aproveitadas as cenas que ela filmou.
    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Tem a Brittany Murphy também, só não sei se o filme ja tinha sido rodado.

    ResponderExcluir
  12. Não, anônimo...
    A Brittany completou seus últimos filmes, que ainda nem foram lançados.
    O último mesmo deveria ser 'The Caller', mas ela acabou demitida por conta de problemas no set...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. O Bruce Lee foi bem lembrado por um dos leitores.

    Teve também a atriz de Matrix que interpretava o Oráculo. Ela faleceu entre as filmagens de "Reloaded" e "Revolutions"

    ResponderExcluir
  14. Oi Surfista!
    Sobre o Bruce Lee, já respondi. É verdade.
    Já a atriz Gloria Foster morreu antes de finalizar o 'Matrix Reloaded', em consequência de diabete.
    Obrigado pela lembrança!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. Boa lista e gostei dos comentários.
    Foi uma pena que o melhor Coringa da história tenha morrido de forma tão precoce.
    Nossa, preciso assistir esse filme "O mundo imaginário do Dr. Parnassus" do Hearth Ledger. Além dele, tem Johnny Depp.

    ResponderExcluir
  16. Tem também os atores do filme "O Exorcista" (original), em que a maioria dos atores (senão todos) morreram de inesplicavelmente. abs

    ResponderExcluir
  17. A Heather O'Rouke também faleceu faltando uma duas cenas do filme Poltergeist III ela era a pequena Carol Anne.

    ResponderExcluir
  18. apesar de antiga as ultimas postagens eu como fã do genero terror, preciso comentar.

    no filme Exorcista uma única pessoa morreu na época do filme, foi Jack MacGowran que faleceu em consequencia de uma gripe que pegou antes de fazer as filmagens. Não sei dizer se chegou a ser durante as filmagens, todos os outros atores morreram bem depois (ou de velhice ou de doenças) ou ainda estão vivos.


    Com Poltergeist, três morreram na época de cada filme da série, duas por conta de doença pré existente e que foi assassinada.
    Dominique Dunne na época do primeiro filme, com 22 anos, assassinada pelo ex-namorado;

    Julian Beck, morreu no ano anterior ao lancamento do segundo filme, de cancer.

    e a Heather O'Rouke com então 12 anos após o termino do terceiro filme em decorrencia de um bloqueio intestinal, dizem que ela poderia ter se salvado, se os médicos tivessem diagnosticado corretamente o que ela tinha, pois uma simples cirurgia a salvaria.

    e da mesma maneira como em o Exorcistas, os outros atores morreram bem depois (ou de doença ou velhice) ou ainda estão vivos.

    vlw abraços

    ResponderExcluir
  19. o ator vic morrow morreu durante um filme de guerra do vietnan tragicamente com a queda de um elicoptero que decepou sua cabeça e matou duas crianças que participava da cena.

    ResponderExcluir
  20. tem um cara super relevante que vc nao colocou ai, raul julia durante street fighter

    ResponderExcluir
  21. Saudoso River Phoenix, um dos melhores atores jovens de todos os tempos, tão vangloriado pela crítica e pelos espectadores de sua época (nem tanto tempo atrás) e hoje em dia a maioria nem lembra direito quem ele foi, é uma pena. Se estivesse vivo seria um dos grandes, se não o maior, ator da atualidade, deixando pra tras nomes famosos como leonardo di caprio, brad pitt..River foi unico em suas interpretações, e merece ser lembrado.

    ResponderExcluir
  22. Olá Anônimo,
    Concordo com você e até fiz uma lista de dez filmes do River Phoenix, procure em "Todas as Listas".
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  23. David Carradine

    David é mais conhecido por seu personagem "Kwai Chang Caine", na série de televisão Kung Fu, produzida a partir dos anos 1970, na qual interpretava um monge Shaolin, no Velho Oeste dos Estados Unidos.

    David foi encontrado morto em 4 de junho de 2009, em um hotel de luxo em Bangcoc,
    onde PARTICIPAVA das filmagens de Stretch.

    Fonte: Wikipédia

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!