sábado, 29 de maio de 2010

10 Filmes de Dennis Hopper



Dennis Hopper sempre foi um rebelde, um marginal. 
Participou de 2 dos 3 filmes de James Dean, de quem se tornou amigo.
Arrumou uma turma meio... alternativa, nos anos 1960, gente como Peter Fonda, Jack Nicholson e Roger Corman. 
Dirigiu e estrelou um dos filmes mais icônicos dessa época, 'Easy Rider'. 
Sempre esteve envolvido com o cinema independente, atuou em mais de 200 filmes, desde sua estreia, ainda adolescente, em 1954 e dirigiu 8 filmes.
Hopper morreu em 29 de maio de 2010, aos 74 anos e deixa um legado de bons filmes, duas indicações ao Oscar e um rosto marcante.
Esta lista traz 10 de seus filmes, em ordem cronológica.


1.  Assim Caminha a Humanidade (no clássico de George Stevens sobre a saga de uma família texana e suas desavenças por conta do petróleo e de romances, Hopper vive o neto de Rock Hudson, razão de um conflito racial, por conta da esposa mexicana de seu filho)


2.  Sem Destino (dois hippies - Hopper e Peter Fonda - atravessam o país, de Los Angeles a Nova Orleans, incorporando o espírito de liberdade e encarando o preconceito. clássico da contra-cultura e símbolo de uma geração, foi indicado aos Oscars de roteiro e ator coadjuvante - Jack Nicholson)


3.  O Amigo Americano (versão de Wim Wenders do livro de Patricia Highsmith, 'Ripley's Game', onde Hopper vive Tom Ripley, um americano golpista e manipulador, que usa um pacato artesão para cometer um crime em seu lugar. ótimo thriller, como mesmo personagem, vivido por Matt Damon anos mais tarde)


4.  Apocalypse Now! (na obra prima de Francis Ford Coppola, Hopper vive um fotojornalista que se torna o porta-voz do enlouquecido coronel Kurtz - Marlon Brando -, criador de uma seita, na floresta do Vietnan, o 'coração das trevas', do livro de Joseph Conrad)


5.  Out of the Blue (a história é centrada numa garota - Linda Manz -, cuja mãe é uma drogada e o pai - Dennis Hopper - é um ex-motorista de caminhão alcóolatra, que causou um acidente com um ônibus escolar, matando várias crianças. após seis anos na prisão, ele volta à casa. belo filme, dirigido por Hopper)


6.  O Selvagem da Motocicleta (Hopper vive o pai alcóolatra - de novo! - de Matt Dillon, um rebelde chefe de gangue, numa cidade industrial falida. o retrato pessimista de uma geração americana. um pequeno grande filme de Francis Coppola)


7.  Veludo Azul (obra-prima de David Lynch. de volta à sua cidade, um rapaz descobre uma orelha humana em seu jardim e, diante da passividade da polícia, decide investigar por conta própria, com ajuda da filha de um detetive. eles acabam se envolvendo num perigoso submundo, onde o mais assustador é o vilão, vivido por Hopper, provavelmente seu melhor papel)


8.  Momentos Decisivos (Hopper foi indicado ao Oscar de coadjuvante pelo papel de um ex-astro de basquete estudantil, que virou o bêbado da cidade - outra vez! - e ajuda um treinador - Gene Hackman - a transformar um time desacreditado em campeão estadual. baseado numa história real e edificante)


9.  Velocidade Máxima (grande sucesso comercial. Hopper é um psicopata, que coloca uma bomba num ônibus, que será detonada, caso a velocidade fique abaixo de 80 km/h. um policial - Keanu Reeves - entra no ônibus, com a ajuda de uma passageira - Sandra Bullock - salva o dia)


10.  Atos de Amor (filme mais ambicioso do carioca Bruno Barreto em Hollywood. Hopper é um professor medíocre, de meia idade, que vive numa fazenda com a mãe doente, levando uma vida igualmente medíocre, até ser seduzido por uma aluna de 17 anos. bom filme e boa atuação)


Veja também: "10 Filmes de Robert Altman", "10 Filmes de Edith Head" e "10 Filmes de Marilyn Monroe".

2 comentários:

  1. Dennis Hopper é um dos poucos atores na minha opinião que mesmo já bastante idoso, mantinha os belos traços. Uma pena que ele tenha morrido de maneira tão devastadora. O câncer que se eu não me engano era de próstata, o deixou muito magro, com várias feridas no seu rosto. Lembro que em 2010, pouco tempo antes de morrer, recebeu uma estrela na calçada da fama. Sem dúvida um grande ator. Bom, a lista ficou completa com suas obras primas: Sem destino e Apocalypse now!, filmes obrigatórios para quem gosta de cinema. Existe um filme do Dennis, de 1993 se eu não me engano com o Wesley Snypes e uma tal de Lolita Davi alguma coisa, que eu gosto bastante, se chama 'Em ponto de Bala' um bom filme policial e uma boa atuação do Dennis.
    B.M

    ResponderExcluir
  2. Olá! No clássico "O Selvagem da Motocicleta, o líder da gangue é o Mickey Rourke (irmão mais velho), o Matt Dillon é o irmão mais novo que tem o irmão como ídolo e o pai (Dennis Hopper), um alcólatra q encontram eventualmente em botecos novaiorquinos). Belo filme em preto e branco (assim como Manhathan do Woody Allen).
    Um detalhe interessante é q "Rumble Fish" tem apenas uma cena com 2 elementos visuais coloridos (sob a visão do líder da gangue).
    Belo blog!
    abç
    LL

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!