domingo, 23 de maio de 2010

Os 10 Vencedores de Cannes (2001-2010)


O festival de cinema de Cannes foi criado em 1939, para contrapor-se ao de Veneza, que estava sofrendo ingerência dos governos facistas.
Com o início da segunda guerra, a primeira edição acabou não acontecendo naquele ano, sendo adiada para maio de 1946.
Desde então, é o mais prestigiado dos festivais de cinema e foi responsável por apresentar ao mundo cineastas e culturas de diversos países.
Esta lista traz os últimos 10 vencedores de Cannes, incluindo o ganhador da Palma de Ouro de 2010, anunciado neste 23 de maio.


1.    Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives (2010. sobre um homem doente, que decide passar seus últimos dias com familiares no interior da Tailândia, e lembra de suas antigas encarnações, como peixe e outros animais. uma fantasia - dita encantadora - do diretor Apichatpong Weerashetakul, que já havia ganho o prêmio do júri em 2004, por 'Febre Tropical'... mal posso esperar para ver)


2.  A Fita Branca (2009. estranhos acontecimentos ocorrem num vilarejo alemão, pouco antes da primeira guerra. o filme trata das raízes do nazismo, através da disciplina, das punições e intolerância, que começa com as crianças desta micro-sociedade. ótimo filme alemão de Michael Haneke, indicado a 2 Oscars e ganhador de 17 prêmios internacionais)


3.  Entre os Muros da Escola (2008. o professor de uma escola da periferia de Paris tenta lidar com o caldeirão de diferenças culturais e sociais de seus alunos. excelente filme de Laurent Cantet, que busca uma forma quase documental para retratar a sociedade francesa atual)


4.  4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (2007. na Romênia de 1987, pouco antes do fim da União Soviética, duas amigas têm que enfrentar a falta de liberdade e as dificuldades materiais da época, e ainda conseguir fazer um aborto nas condições mais precárias, com o risco de serem presas. um filme chocante do diretor romeno Cristian Mungiu)


5.  Ventos da Liberdade (2006. em 1920, trabalhadores irlandeses se unem para combater os exércitos britânicos, que chegam para sufocar o movimento de independência. um poderoso documento do grande diretor Ken Loach, com ótimos atores, em especial Cillian Murphy)


6.  A Criança (2005. um casal de jovens delinquentes franceses, vivem de pequenos furtos. namorados, acabam de ter um bebê, que não sabem como criar e ainda pretendem utilizar em seus golpes. retrato de uma juventude despreparada, dirigida pelos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne)


7.  Fahrenheit 11 de Setembro (2004. documentário do polêmico cineasta Michael Moore sobre as causas e consequências dos atentados de 2001, numa sucessão de teorias conspiratórias com e sem fundamento. a cena da - falta de - reação de George W.Bush, quando soube dos fatos, quando estava numa escola infantil é um achado. verdadeiro ou não, o filme é empolgante)


8.  Elefante (2003. num dia comum, numa escola de Portland, dois estudantes esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora, com a qual irão invadir a escola e dizimar os seus colegas. obra-prima de Gus Van Sant, feito com uma secura angustiante. brilhante!)


9.  O Pianista (2002. em 1939, um pianista judeu polonês era o astro da rádio de Varsóvia, mas com o início da guerra, ele teve que viver no gueto, fugindo dos nazistas pelas ruínas da cidade ocupada, até o final da guerra. show de interpretação de Adrien Brody, que ganhou o Oscar, junto com o diretor Roman Polanski. ótimo filme de produção francesa)


10.  O Quarto do Filho (2001. um psicanalista leva uma vida tranquila com a família, dem Ancona, na Itália, quando seu filho morre afogado num passeio à praia, no qual ele deveria ter ido. a dor e o remorso corroem a família. um belo e triste filme de Nanni Moretti) 


Veja também as listas: "10 Filmes da 33a. Mostra de Cinema de São Paulo" e "10 Hotéis Famosos do Cinema".

3 comentários:

  1. Cannes foi alvo de várias postagens que fiz no Sessões. Dos vencedores só não vi atual vencedor e 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias.

    Da lista os que mais me agradam são O Quarto do Filho, Entre os Muros da Escola e A Fita Branca. Mas todos são ótimos e retratam um cinema diferenciado do enlatado que costumeiramente recebemos. Sempre que há aquela palma no Dvd eu já me interesso!

    Belo post com ótimos filmes (como sempre)!

    ResponderExcluir
  2. Entre os muros é muito bom, merecido!
    Bacana o blog!
    abs

    ResponderExcluir
  3. "A fita branca" parece ser bom, pretendo assistí-lo em breve.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!