sexta-feira, 4 de junho de 2010

10 Filmes com o Diabo



O diabo é a representação do mal, na tradição judaico-cristã.
Era um querubim, responsável pela guarda celestial, que foi expulso do Céu, por ter liderado uma rebelião contra Deus, para lhe roubar o trono.
O cinema retratou o diabo (ou Lúcifer, ou Satanás) de formas variadas, através da simples sugestão de sua presença, de seus filhos, de possessões ou, em alguns casos, sendo mesmo personificado.
Esta lista traz 10 filmes onde o "coisa ruim" dá as caras, sempre na pele de ótimos atores.


1.  A Lenda - Tim Curry (o senhor das trevas precisa matar os últimos unicórnios, para que a escuridão caia sobre a terra e ele possa sair da sua caverna, onde está protegido da luz do sol. Curry teve que trabalha sob maquiagem pesada e dois enormes chifres na cabeça. fantasia dirigida por Ridley Scott e estrelada por um jovem Tom Cruise, mas que não funciona como deveria)


2.  O Advogado do Diabo - Al Pacino (Keanu Reeves é um jovem e promissor advogado da Florida, contratado por uma grande firma de Nova York, para onde se muda com a esposa - Charlize Theron. tudo vai muito bem, até que, aos poucos, começa a perceber que seu chefe o próprio diabo. foi um grande sucesso no Brasil, mas nem tanto nos EUA)


3.  Coração Satânico - Robert De Niro (na Nova York de 1955, um detetive - Mickey Rourke - é contratado por Louis Cyphre - lúcifer! só o detetive não percebe -, um misterioso cliente, para encontrar um cantor desaparecido. ele, então, entra num mundo místico, cheio de figuras estranhas. o filme de Alan Parker foi bem recebido por público e crítica, mas eu não sei o que todos viram nele)


4.  O Fim dos Dias - Gabriel Byrne (no final do século - o passado -, Satã visita Nova York em busca de uma noiva. cabe a um ex-policial - Arnold Schwarzenneger -, agora guarda-costas, proteger a garota escolhida. Byrne está ótimo e sedutor, mas o Arnold estraga tudo...)


5.  Endiabrado - Elizabeth Hurley (Liz é seguramente o mais belo dos diabos do cinema. e com sotaque inglês. Brendan Fraser é um nerd, que quer conquistar uma colega de trabalho. para isso faz um pacto com o diabo, que lhe concede 7 desejos, em troca de sua alma. refilmagem piorada de 'O Diabo é Meu Sócio' de Stanley Donnen, mas o diabo melhorou bastante)


6.  South Park, Maior, Melhor e Sem Cortes - Trey Parker (o mais engraçado dos diabos é este de animação, dublado pelo próprio diretor e criador da série. o poderoso Satã, na sua vida pessoal, é constantemente humilhado por Saddam Hussein, seu amante, sempre tarado e insensível, enquanto o diabo quer discutir a relação. obsceno, politicamente incorreto e hilário)


7.  Constantine - Peter Stormare (Keanu Reeves - de novo! - é um ocultista e exorcista que desceu, literalmente, ao inferno e voltou. agora ajuda uma policial a desvendar o suicídio de sua irmã gêmea. o ator sueco Stormare dá um show, encarnando um Satã de arrepiar, no final apoteótico)


8.  As Bruxas de Eastwick - Jack Nicholson (três solteiras - Cher, Susan Sarandon e Michelle Pfeiffer - vivem juntas e entediadas numa cidadezinha, quando um homem misterioso e sedutor entra em suas vidas. a tensão da disputa entre elas, lentamente, faz o diabo perder a cabeça. Jack fazendo papel de Jack é o diabo perfeito)


9.  O Diabo Disse Não - Laird Cregar (um playboy chega ao inferno e conta sua vida para o diabo, tentando convencer "sua excelência", que o lugar dele é mesmo lá. o ótimo Laird Cregar - que morreu com apenas 31 anos - faz um diabo perfeito, que rouba a cena, nesta boa comédia de Ernest Lubitsch, indicada ao Oscar de 1943)


10.  Little Nicky, um Diabo Diferente - Harvey Keitel (Adam Sandler é o desajeitado filho do diabo, que tem que enfrentar seus dois irmãos violentos, que querem destronar o pai e criar um inferno na terra. Harvey está ótimo como sempre e, cá entre nós, não dá para não simpatizar com um cara que enfia um abacaxi no rabo do Hitler todos os dias)


Veja também: "10 Filmes sobre Anjos", "10 Filmes sobre Fantasmas" e "10 Filmes de Vida Após a Morte"

27 comentários:

  1. kd u filme du Tenacius D???? Pick Of Destiny????

    qase isqeci first!!!

    ResponderExcluir
  2. Tem alguns que eu não conhecia... Fiz um post com o escritor que entrevistou os demônios.
    Passa lá pra ver a minha entrevista!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. O Jack Nickolson n era lá o capeta msm... As bruxas até zoaram com ele.... tá mais p um Valdemort....

    ResponderExcluir
  4. O melhor é o de South Park (alias sria bacana uma lista de filmes "politicamente incorretos")

    Não sei o pq do fracasso de O Advogado do Diabo nos EUA, pelo menos eu o considero um bom filme bem melhor do que a saga dos vampiros sem graça que fazem sucesso hj em dia lá e aqui.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  5. Boa idéia Kelvelyn!
    Gostei, vou começar a pensar nosa politicamente incorretos. O Trey Parker estará nela com certeza.
    Quanto a comparar Al Pacino com o inglesinho vampiro (como ele chama mesmo?) é maldade sua. Não dá mesmo.
    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Cadê o hellboy, caray???????

    ResponderExcluir
  7. LEGEND eh um classico akele diabo marcou muito minha infancia lembrei dele nusss...muito obrigado...e meus parabens pelo seu excelente post kra...

    ResponderExcluir
  8. Tenacius D-Pick Of Destiny

    ResponderExcluir
  9. tem um filme muito engraçado espanhol, se chama o dia da besta... despois da uma pesquisada vale muito a pena

    ResponderExcluir
  10. faltou o diabo do tenacius D,MUITO BOM ESSE FILME.

    ResponderExcluir
  11. Só os trÊs primeiros da lista sao bons e tambem faltou a trilogia do Exorsista, sendo o III para mim o melhor. Mas me lembro de A Lenda quando vi no cinema, era um pirralho. Lembro tambem da reaçao das pessoas quando apareceu o demo pela primeira vez no filme, elas ficaram horrorizadas. Mas e a época, hoje maquiagem e efeitos especiais nao impactam mais, causam apenas admiraçao. Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Tenacious D!!! O diabo é feito pelo David Grohl!

    ResponderExcluir
  13. ralmente man se for por atuaçao,o melhor diabo seria o da "lenda",mas por filme sou mais o coraçao satanico,assisti uma vez e eh meu filme preferido ate hoje

    ResponderExcluir
  14. Hehe ... Tenacious D realmente fez falta nessa lista. O duelo (de rock) Jack Black & Kyle Gass VS o diabo, no final do filme só pode ser descrito como ÉPICO! XD

    ResponderExcluir
  15. Gente,o filme advogado do diabo é um dos ,senão o melhor filme que já assisti,é totalmente espiritual e mostra a responsabilidade de nossas escolhas,é divino,deveria chamar-se advogado de Deus!Já o assisti umas 10 vezes e sempre é atual,não enjoa,tem conteudo perfeito,atores exelentes,como disse é Genial!

    ResponderExcluir
  16. A filha do diabo, com a filha do klaus kinski, a natasha ( é impossível escrevrer o nome corretamente)
    B.M

    ResponderExcluir
  17. Tem um filme que assisti quando eu tinha uns 7, 8 anos (1997 na época) eu lembro que era uma mulher muito bonita que tinha um rabo de demônio. Ela saí do inferno e vem pra Terra e se apaixona por um homem. Morro de vontade de ver esse filme de novo, mas não sei o nome. Alguém sabe o filme?

    ResponderExcluir
  18. O ÚLTIMO PORTAL (THE NINTH GATE) com Johnny Depp, de 1999 dirigido por Roman Polanski. Recomendo.

    Um especialista em livros raros busca as três cópias de Os Nove Portais para o Reino das Sombras, publicado em 1666 e supostamente escrito pelo próprio Satanás e por um autor veneziano.

    ResponderExcluir
  19. Magia negra ,é um dos melhores que eu vir .

    ResponderExcluir
  20. Se houver um ator cômico excelente Jack Black é a sua participação em filmes como King Kong, The School of Rock e Kunfu Panda, caracterizá-la. Ele está agora em uma nova série The Brink The Brink, uma produção da HBO neste ano de 2015, esperamos para ver que o sucesso está ao lado do ator Tim Robbins.

    ResponderExcluir
  21. Gente tem um filme que um homem faz um pacto com o diabo e ganha um saco de dinheiro para ele gasta em 7 dias mas ele nao pode dar, alguem sabe o titulo?

    ResponderExcluir
  22. gostaria muito de lembrar um filme que assisti quando era criança. so sei dizer que tinha um mistério e que os personagens juntaram os nomes do cara e acabaram decifrando que ele era o diabo. algo como; Luc Efer. se alguém conhecer e me dizer que filme é esse, agradeço.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!