quinta-feira, 3 de junho de 2010

10 Filmes do Ator Clint Eastwood



Clint era considerado um ator canastrão. Era um tipo bonito na juventude, o que lhe abriu portas, mas não lhe deu credibilidade.
Ganhou fama por seu personagem sem nome e calado, nos faroestes italianos, o que tinha muito de sua própria personalidade.
De volta à América, fez uma série de filmes polêmicos e violentos, que o rotularam como truculento, na linha de Charles Bronson.
Dirigindo seus próprios filmes, conseguiu reverter o estigma, com personagens variados e interpretações elogiadas.
Esta lista complementa e se confunde com a do Clint diretor (veja a lista), que tem ele próprio atuando em metade deles. Já aqui temos apenas um dos filmes que ele também dirigiu.


1.  Por um Punhado de Dólares (primeiro filme da trilogia, que fez na Itália com Sergio Leone - os outros são 'Por uns Dólares a Mais' e 'Três Homens em Conflito'. Clint é um pistoleiro calado e sem nome, que chega a uma cidade dividida entre duas gangues rivais. ele se aproveita do conflito para lucrar, ao mesmo tempo que tenta ajudar um pai de família a recuperar sua esposa sequestrada por um dos grupos. inspirado em Yojimbo de Akira Kurosawa)


2.  Perseguidor Implacável (primeiro filme da série de cinco do personagem Dirty Harry, um policial durão, queage além dos limites da lei. neste filme, ele persegue um bandido que está matando os moradores de San Francisco e ameaça matar uma garota de 14 anos, caso o prefeito não lhe pague um resgate. dirigido por Don Siegel)


3.  O Desafio das Águias (durante a segunda guerra, um avião inglês cai em território alemão, com um importante coronel a bordo - Richard Burton. temendo que o oficial revele os planos para o dia D, um grupamento - liderado por Clint - é enviado para resgatá-lo, numa missão dificílima. boa aventura de guerra)


4.  Meu Nome é Coogan (um assistente de xerife do Arizona é mandado a Nova York, para trazer um assassino em seu estado. o prisioneiro foge e Clint usa métodos nada convencionais para recapturá-lo, agindo como um cowboy, mesmo na cidade grande. a primeira e divertida parceria com Don Siegel) 


5.  Alcatraz: Fuga Impossível (um prisioneiro, com um longo currículo de fugas, é enviado à prisão de Alcatraz, em San Francisco, de onde fugir seria virtualmente impossível. pacientemente e com ajuda de outros detentos, ele elabora sua rota de fuga. baseado num fato real, ocorrido em 1960. boa aventura, dirigida por Don Siegel)


6.  Cowboys do Espaço (Clint é um piloto aposentado, que é chamado pela NASA, para consertar um satélite no espaço, por ser o único capaz de realizar a missão. mas para aceitá-la, ele exige ser acompanhado por seus velhos amigos com ele. Tommy Lee Jones, David Sutherland e James Garner dão charme ao filme, dirigido por Clint)


7.  Os Abutres Têm Fome (um mercenário americano no México, salva uma mulher - Shirley MacLaine - de ser molestada por bandoleiros no deserto. quando ela se refaz, veste-se como uma freira, para sua surpresa. ele decide então acompanhá-la no resto de sua travessia. uma dupla divertida, que funcionou bem num filme apenas razoável)



8.  Os Guerreiros Pilantras (no final da segunda guerra, um malandro soldado americano descobre que os nazistas guardam um tesouro em território francês e decide, junto com seus amalucados companheiros, sair da guerra rico. eles, então invadem a área inimiga em busca do ouro. uma bem-humorada comédia de guerra, baseada num episódio real)


9.  O Último Golpe (com a ajuda de um jovem atrapalhado - Jeff Bridges, indicado ao Oscar de coadjuvante - , um veterano ladrão de bancos foge de seus antigos comparsas, que o acusam de ter ficado com a parte deles de um grande roubo. na fuga, o rapaz o convence a voltar à ativa, para realizarem um assalto audacioso. divertida estreia de Michael Cimino na direção)


10.  Na Linha de Fogo (um veterano agente do serviço secreto, que esteve presente no assassinato de Kennedy, em 1963, descobre um plano de um psicopata - John Malkovich, sensacional - para matar o atual presidente e tenta impedir que isso ocorra novamente. o problema é que seu inimigo é inteligente e tudo se encaminha para um desfecho trágico. ótimo thriller, eletrizante, dirigido por Wolfgang Petersen) 

Veja também: "10 Filmes do Diretor Clint Eastwood" e "10 Filmes com Trilhas de Ennio Morricone".

4 comentários:

  1. Você incluiu "Os Guerreiros Pilantras", que é um filme medíocre, mas deixou de fora "Os Imperdoáveis" e "As Pontes de Madison".
    Entendo entretanto que é uma lista pessoal, e saúdo sua iniciativa.
    Aliás, por causa de seu blog, estou considerando criar uma coluna nesse estilo, no meu.
    Parabens pelo blog!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ferreira Neto,
    Parece que você não viu que fiz duas listas. Coloquei links na introdução e no rodapé...
    Existe uma lista de 10 Filmes do Clint Diretor, onde estão Os Imperdoáveis, As Pontes de Madison e outros clássicos. Nesses 10 que ele dirigiu, ele atua em cinco.
    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Faço coleção de Clint Eastwood srrsrs. Perdi a conta dos filmes que tenho dele, seja como ator, diretor ou catador de lixo.

    Abraço, ótimo post.

    ResponderExcluir
  4. na minha lista caberia tamben"tres homes em conflito"mas respeito a sua...otima iniciativa.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!