quarta-feira, 24 de novembro de 2010

10 Filmes com Múltiplos Atores no Mesmo Papel



Alguns diretores optam por retratar as diversas facetas de um personagens utilizando atores diferentes para interpretá-los.
Em outras ocasiões são forçados a utilizar esse recurso por algum tipo de impedimento do ator.
Claro que existem os casos de passagem de tempo, da infância até a velhice em que são necessários vários atores, mas não é disso que trata esta lista.
Aqui estão 10 filmes onde mais de um ator interpreta o mesmo personagem no mesmo filme. 


1.  Esse Obscuro Objeto do Desejo (o mestre Luis Buñuel, expoente do surrealismo, confundiu as plateias ao utilizar duas atrizes bem diferentes, Carole Bouquet e Angela Molina, no papel principal, representando as duas faces da sua personalidade, uma mais gentil e ingênua, outra mais atirada e sensual. claro que resultou numa obra-prima)


2.  O Mundo Imaginário do Dr.Parnassus (com a morte do protagonista Heath Ledger durante as filmagens, o azarado diretor Terry Gilliam acabou optando por completar suas cenas, alternando outros atores Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel, amigos de Ledger, no mesmo papel. a solução se mostrou muito acertada, contribuindo para o clima onírico do filme)


3.  Palíndromos (o filme de Todd Solondz, uma garota de 13 anos, Aviva, sonha em ser mãe, mas quando engravida seus pais a forçam a abortar, o que a leva a fugir e se envolver em estranhas aventuras. para cada momento, Aviva é personificada em uma atriz totalmente diferente e até por um garoto, são 8 atores no total, incluindo Jennifer Jason Leigh. causa estranheza a princípio, mas é muito interessante)


4.  Eu Não Estou Lá (nesta biografia do músico Bob Dylan, o diretor Todd Haynes optou por usar seis atores diferentes - Marcus Carl Franklin, Christian Bale, Cate Blanchett, Ben Whishaw, Heath Ledger e Richard Gere -, para viverem Dylan em diferentes momentos de sua carreira, com personalidades a aparência física bem distintas)


5.  O Clube da Luta (se alguém ainda não viu este filme, pare de ler e passe ao próximo item porque lá vem SPOILER. Jack - Edward Norton - é um cara medíocre, que leva uma vida fútil até conhecer Tyler - Brad Pitt -, seu oposto, insano. juntos eles formam um clube onde homens descarregam toda a angústia de suas vidas brigando uns com os outros. bem, claro que Jack e Tyler são a mesma pessoa, mas embora meio óbvio, é um SPOILER. obra-prima de David Fincher, baseado no livro de Chuck Palahniuk)


6.  Cassino Royale (esta comédia psicodélica de 1966, versão não oficial dos filmes de 007, mas baseada num livro de Ian Fleming, traz vários atores no papel de agente 007. quando o original - David Niven - está prestes a se aposentar e o chefe da agência, M - John Huston - é morto, ele contrata diversos agentes para se passar por ele, todos chamados Bond e 007. entre eles estão Ursula Andress, Peter Sellers, Daliah Lavi, Terence Cooper, Woody Allen e até um chipanzé. uma confusão sem muita graça)


7. Anti-Heroi Americano (nesta original auto-biografia do cartunista Harvey Pekar, realidade se mistura com ficção e o próprio biografado atua alternadamente com Paul Giamatti no papel central. ótimo roteiro, indicado ao Oscar)


8.  Vanila Sky (senta que lá vem SPOILER. o filme de Cameron Crowe, baseado no original de  Alejandro Amenábar, tem um clima onírico e num determinado momento, as personagens de Penelope Cruz e Cameron Diaz se misturam nas memórias de Tom Cruise, dando a entender que elas são a mesma pessoa)


9.  O Crocodilo (Nanni Moretti decidiu satirizar o todo-poderoso premiê italiano Sílvio Berlusconi, através de um filme dentro do filme, feito por um produtor B dos anos 70. mas mexer com um personagem tão polêmico o coloca ainda mais no ostracismo. são três os Berlusconis: Michele Placido, Elio de Capitani e o próprio diretor Moretti)


10.  Plano 9 do Espaço Sideral (o caso mais tosco da história. o diretor Ed Wood Jr convenceu o astro de filmes de terror Bela Lugosi a participar do filme, mas Lugosi morreu antes mesmo do início das filmagens. Wood então utilizou imagens de filmes antigos de Lugosi e para a ação, convidou o massagista Tom Mason, mais alto e mais magro que Lugosi, que atuava com uma capa cobrindo o rosto. tosco, trash, cult)


Veja também: "Os 10 Filmes mais Longos da História"

8 comentários:

  1. A Inocente Face do Terror (The Other) - [SPOILER] Também utiliza esse recurso, porém fica mais óbvio por se tratar de atores gêmeos. Um representa a personificação do mal, e o outro do bem.

    ResponderExcluir
  2. Divertido o tema da lista... curioso que veio na minha cabeça o Quero Ser John Malkovich.... não que se encaixe na lista, mas deu vontade de rever...

    ResponderExcluir
  3. Este último me dá sensações de amor/ódio ao mesmo tempo! Hahaha

    Boa lista, Armando! Como sempre.

    ResponderExcluir
  4. David Lynch dirigiu e roteirizou dois filmes com essa característica: Lost Highway [SPOILER] em que o personagem principal é preso por ter matado a esposa por ciúmes e no dia seguinte não está mais preso pois se torna outra pessoa (que seria ele mesmo, porém com uma personalidade oposta ao original) e Cidade dos Sonhos [SPOILER] em que a personagem principal conhece uma mulher que acabara de sofrer um acidente e as duas se apaixonam mas de repente as duas trocam de personalidade sendo que a personagem principal antes segura de si e bem sucedida se torna fracassada e submissa. Os dois filmes não são nada óbvios e essa interpretação dos filmes vieram depois de muita observação. Duas obras primas.

    ResponderExcluir
  5. Clube da Luta é fora de série! Comprei esse filme e toda vez que assisto descubro algo novo. Realmente uma obra prima do David Fincher, que na minha opinião é um fantástico diretor. Abração.
    Cirilo
    blogatauro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    ARMANDO

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE


    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  7. Não estou lá é do caralho, é um dos meus filmes preferidos, embora nunca ouço alguem falar dele, mas até decorei os diálogos do filme de tanto assisti, virei fã de bob dylan pelo filme, heuaheuahuea

    ResponderExcluir
  8. Poxa, podia jurar que iria ter "Identidade" nessa lista :(

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!