sexta-feira, 26 de março de 2010

Os 10 Filmes Mais Longos da História



Muitas listas são feitas com os filmes mais longos da história, mas nunca consta nenhum desta lista, cheia de filmes desconhecidos, mas esta é a verdadeira e atualizada.
Estes filmes foram todos exibidos em cinema, apesar de suas durações absurdas.
Não estão incluídos filmes lançados em duas partes e nem filmes experimentais. 
Antes que me perguntem, não vi nenhum deles ainda, a não ser alguns trechos (horas na verdade) do #1 e do #10.
Confira a lista!


1.  Berlin Alexanderplatz (1980 / Rainer Werner Fassbinder / Alemanha / 931 min. também conhecido como 15 horas e meia. foi exibido nos cinemas, inclusive no Brasil e depois dividido como minissérie de televisão. tem no elenco vários atores alemães conhecidos, como Hanna Schygulla e Barbara Sukowa. é um painel da Alemanha dos anos 20, visto pelos olhos de um malandro -Günther Lamprecht -, que acabara de sair da prisão, por ter matado a namorada, quando estava bêbado. tido por vários críticos como o melhor filme de Fassbinder)



2.  Resan - A Jornada (1987 / Peter Watkins / 873 min. um documentário gravado entre 1983 e 1985 em diversos países, tendo como temas as armas nucleares, gastos militares e pobreza. gente comum é entrevistada para falar desses assuntos. foi exibido em alguns festivais e depois dividido em 19 partes)


3.  Out 1, Noli Me Tangere - Não me Toque (1971 / Jacques Rivette / França / 773 min. dirigido por um dos grandes autores da Nouvelle Vague, tem um elenco de conhecidos atores franceses, como Jean-Pierre Léaud e Michel Lonsdale. mostra um panorama do pós-68 na França. concentra-se em dois grupos de teatro marginais, que ensaiam suas peças de Balzac. mostra seu cotidiano e suas dificuldades de conseguir financiamento)


4.  Como Yukong Moveu as Montanhas (1976 / Joris Ivens e Marceline Loridan Ivens / França / 763 min. um longo e preciso estudo dos últimos dias da revolução cultural chinesa, documentados entre 1972 e 1974. foca em gente comum, de uma grande extensão geográfica, mostrando resquícios de sua cultura milenar. foi dividido em 12 partes) 


5.  Evolução de uma Família Filipina (2004 / Lav Diaz / Filipinas / 593 min. um austero épico intimista, sobre o colapso e ressurgimento da esperança de um clã de agricultores pobres, em paralelo com os acontecimentos históricos das Filipinas entre 1971 e 1987. este mesmo diretor tem gosto por filmes longos - como brinca o botton que substitui o poster - e fez ainda 2 filmes que entrariam nesta lista, ambos com 540 minutos: 'Morte na Terra de Encantos' e 'Heremias Livro 1: A Lenda da Princesa Lagarto')


6.  Shoah - Holocausto (1985 / Claude Lanzmann / França / 566 min. um documentário que mostra entrevistas com sobreviventes de diversos campos de concentração, testemunhas, historiadores e até oficiais nazistas e soldados alemães, que participaram direta ou indiretamente do holocausto. não mostra uma única imagem de arquivo, apenas os relatos) 


7.  Tie Xi Qu: a Oeste dos Trilhos (2003 / Bing Wang / China / 556 min. mostra a decadência do distrito industrial de Tie Xi, na província de Shenyang entre 1999 e 2001, outrora vitrine da economia socialista. dividido em 3 partes)


8.  Taiga (1992 / Ulrike Ottinger / Alemanha / 501 min. documentário alemão sobre a vida e os rituais dos povos nômades do norte da Mongólia, na floresta de taiga)


9.  Libertação (1969 / Yuri Ozerov / União Soviética / 487 min. um ótimo relato dos últimos dias da segunda guerra e de Hitler, pela ótica pelos soviéticos. recria brilhantemente as batalhas e a atmosfera política do período)


10.  Guerra e Paz (1968 / Sergei Bondarchuck / União Soviética / 484 min. adaptação soviética do clássico de Leon Tolstoy, conta a história de amor entre uma jovem condessa e um conde, infeliz no seu casamento. em paralale à guerra contra as forças invasoras de Napoleão. um romance épico, que especula-se teria custado nos dias de hoje cerca de 700 milhões de dólares)

17 comentários:

  1. Por motivos obvio não vi nenhum deles!

    Mas só ouvi falar mesmo do nº 1! Berlin Alexanderplatz, que obvio, me dá cansaço só de falar o nome e de imaginar 15 horas de filme.

    Mas um dia a curiosidade e o $ me deixarão ter o box e vê-lo! Quem sabe fazer uma sessão de sábado só com ele? Acho que é muito boa idéia... Quem sabe...

    ResponderExcluir
  2. Oi Vítor,
    Acho que dá para encontrar Berlin Alexanderplatz para alugar na 2001.
    Confesso que tenho preguiça de ver ele inteiro.
    Mas um dia também vejo.
    O Guerra e Paz vi há um tempão, uma versão reduzida.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Vi para no blog meio que por acaso. Adorei. Já virei seguidora. Abs

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm já assisti alguns trechos de Guerra e Paz mas já faz bastante tempo não me lembro de nada e os demais eu passo.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela pesquisa e pelo post! Muito bom. Tem muita lista muito ruim por ai e um monte de blogs que só fazem seguir e repetir as mesmas coisas. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. E todos achando q e o vento levou é um filme demorado.

    ResponderExcluir
  7. e eu q achava q titanic era comprido...

    ResponderExcluir
  8. Qm gosta de dormir em filme, vai hibernar com esses sucessos!

    ResponderExcluir
  9. Em comparação com esses, "E o vento levou" é fichinha, né?

    ResponderExcluir
  10. Mas é porque a maioria é documentário, que costuma ser dividido em várias partes de 1h ou menos.
    Não é todo dia que se encontra uma lista original e sagaz que nem a sua. Parabéns. =D

    ResponderExcluir
  11. Achei bem interessante e informativa a lista, mas a grande maioria trata de documentários. Gostaria, se possivel, que fosse criada uma nova lista com filmes MESMO, fiquei curioso em saber quais são as maiores histórias contadas (e não documentadas). Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  12. eu confesso que não conhecia todos, e me pareceu mesmo se tratar de documentarios.

    há diversos filmes extensos, pesquisei na internet e achei essa lista:

    1º. CLEÓPATRA (1963)
    Duração: 4h03

    2º. E O VENTO LEVOU (1939)
    Duração: 3h42

    3º. LAWRENCE DA ARÁBIA (1962)
    Duração: 3h42

    4º. OS DEZ MANDAMENTOS (1956)
    Duração: 3h40

    5º. O PORTAL DO PARAÍSO (1980)
    Duração: 3h39

    6º. BEN-HUR (1959)
    Duração: 3h32

    7º. O SENHOR DOS ANÉIS – O RETORNO DO REI (2003)
    Duração: 3h30

    8º. SPARTACUS (1960)
    Duração: 3h18

    9º. A LISTA DE SCHINDLER (1993)
    Duração: 3h17

    10º. TITANIC (1997)
    Duração: 3h15


    só que adiciono a essa lista e daí, os dois ultimos vão facilmente sair, os filmes:

    Rose Red (de stephen king) com 4hs
    A Tempestade do Século com 4h20 aprox.

    só que esses dois, em geral qdo passam/passaram na tv, foi em forma de minisserie, quando assisti em fita VHS o formato me parecia filme normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Márcio,
      Se somarmos os tempos dos quatro primeiros desta sua lista, não dá o tempo do primeiro da minha lista acima.
      Mas sua lista também está correta, já que traz apenas filmes de grande lançamento comercial. Aliás todos de grande sucesso. Diga-se de passagem vi todos eles, vários no cinema e vários mais de uma vez.
      Abs!!!

      Excluir
  13. Esqueceram de colocar Dr. Jivago, que apesar de ser um bom livro e um bom filme, parece que não acaba nunca.

    ResponderExcluir
  14. Como se passa no cinema um filme de 15horas????? Todo eles foram exibidos na telona??????

    ResponderExcluir
  15. Oi Anônimo,
    Acredite! Todos esses filmes foram exibidos no mínimo em sessões especiais, geralmente de festivais, em salas de cinema.
    Para atingir um público maior e menos maluco do que os 'maratonistas cinéfilos', a maioria foi desmembrada em minisséries de televisão ou reduzida radicalmente.
    Eu não ficaria 15 horas e meia numa sala de cinema...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  16. E eu achando que o filme do Ben HUR e Os 10 mandamentos eram os mais demorados. kkkk

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!