quarta-feira, 3 de março de 2010

10 Filmes sobre Bullying (Abuso na Escola)



A prática do bullying, ou abuso e assédio físico e moral de estudantes por outros estudantes, já chegou a ser tolerada, como rito de passagem até pelos próprios educadores no passado. 
Hoje, felizmente, é compreendida como negativa e considerada inaceitável numa sociedade civilizada.
Quem nunca sentiu-se fragilizado ou ameaçado fisicamente no ambiente escolar?
Sempre existe aquele grupo mais forte física ou socialmente, que se acha no direito de impor uma suposta superioridade.
Esta lista traz 10 filmes com diferentes abordagens sobre o tema. Das mais trágicas, às ternas e engraçadas.


1.  Elefante (ganhador da Palma de Ouro em Cannes, o filme Gus Van Sant choca pela sua secura. o filme narra o ataque que dois estudantes fizeram a uma escola secundária do Oregon, matando dezenas de alunos, com um arsenal de armas automáticas. a questão do bullying é tratada como um detalhe pequeno, mas está lá. concentra-se no ato final, de vingança fria e desapaixonada. o título refere-se à facilidade de ignorar um 'elefante' simbólico na sala, apesar do seu tamanho, mas que está sempre prestes a se mover. obra-prima)


2.  Klass (numa escola da Estônia, um garoto nerd de 16 anos é perseguido por um grupo de valentões, sob a complacência da classe. um segundo outro aluno acaba se envolvendo, vendo-se obrigado a defendê-lo. talvez por ser uma sociedade tão diferente da nossa, onde a violência é invisível, as reações dos adolescentes parecem excessivas, que vão num crescendo até o final trágico)


3.  Cuidado com o Meu Guarda-Costas (clássico do bullying de 1980, numa visão bem americana. garoto pacífico se vê em dificuldades para adaptar-se à nova escola, onde um valentão -- Matt Dillon - costuma extorquir os colegas por dinheiro. para defender-se, ele contrata um grandalhão desajustado, de quem até os professores tem medo, mas logo a relação dos dois se desenvolve em amizade)


4.  Evil, Raízes do Mal (um rapaz atormentado de 16 anos, tratado com violência pelo padastro, também trata seus colegas de escola com violência e acaba expulso da escola pública. é mandado a uma prestigiada escola privada, onde sabe que terá uma última oportunidade de regeneração. lá chegando tem que se confrontar com os códigos e humilhações dos estudantes veteranos, arriscando sua expulsão ou submetendo-se. um olhar diferente, neste filme sueco, que chegou a ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2004) 


5.  Bully (Nick Stahl - excelente - é o riquinho valentão, que vive abusando fisicamente dos colegas. até que seu melhor amigo - o já falecido Brad Renfro - decide vingar-se dele junto com a namorada, atraindo-o para o pântano e espancando-o até a morte. alguns dos garotos tentam tomar o lugar dele, enquanto a comunidade se divide entre condenar e reconhecer que ele teve o que merecia. o diretor Larry Clark especializou-se em retratar o ócio e a banalidade da violência na juventude americana. um filme chocante)


6.  Kes (um menino inglês vive num bairro pobre e é constantemente violentado em casa e ridicularizado na escola. ele acha uma forma de abstrair sua dura realidade, treinando um falcão, o Kes. aos poucos ele encontra sentido para sua existência. um dos primeiros filmes do ótimo Ken Loach, numa visão nostálgica e tocante) 


7.  Carrie, a Estranha (Sissy Spacek é uma menina estranha, vive isolada com a mãe e não consegue socializar-se na escola, onde é constantemente ridicularizada pelos colegas, até a humilhação máxima no baile de formatura. o que eles não sabem é que ela tem poderes paranormais e vai canalizar todo seu ódio vingando-se. primeira adaptação de um livro de Stephen King no cinema, dirigido por Brian DePalma e com astros como John Travolta e Amy Irving novinhos na tela)


8.  Te Pego lá Fora (outro clássico dos anos 80, com o pior pesadelo dos estudantes. um colegial simpático e tranquilo vai entrevistar um novo aluno para o jornal do colégio. acontece que o cara é um brutamontes psicopata, que não suporta ser tocado e é exatamente o que ele faz. desafiado para uma luta logo após a aula, no estacionamento, a vítima tentará de tudo para evitar sua 'execução' com hora marcada. bobo e divertido)


9.  Deixe Ela Entrar (num subúrbio de Estocolmo, um garoto frágil de 12 anos é constantemente abusado pelos colegas e sonha com uma vingança. quando ele conhece sua vizinha, uma vampira que aparenta ter a sua idade, com quem irá envolver-se e que vai defendê-la dos ataques. ótimo terror sueco, com uma visão original)


10.  Meu Nome é Drillbit Taylor (três garotos, começando no colegial, são perseguidos, logo no primeiro dia, pelo valentão da escola. juntos eles decidem contratar um guarda-costas profissional - Owen Wilson. mas ele é um trapalhão que os coloca em maiores confusões e ainda e tenta enganá-los com os treinamentos mais esdrúxulos. um bobagem boa para passar o tempo)

+ 5 filmes importantes sobre o tema: Atualização 15/04/2013:

11.  Em um Mundo Melhor (um médico dinamarquês divide o tempo entre seu trabalho humanitário na África, onde tenta salvar meninas da violência e a calma do país natal, onde seu filho mais velho é constantemente perseguido e agredido na escola até conhecer um garoto que perdeu a mãe que o defende e torna-se seu melhor amigo. o bullying está presente em todas as esferas neste bom filme de Susanne Bier, ganhador do Oscar de Filme Estrangeiro de 2011)

12.  That's What I Am (nos anos 1960, um garoto de 12 anos se esquiva para escapar do bullying até ser colocado para um trabalho em dupla com outro garoto, ruivo e diferente, constantemente perseguido e humilhado. com a ajuda do professor - Ed Harris ótimo - tentarão vencer a intolerância, mas o próprio professor passa a ser o alvo de boatos. um filme simpático)

13.  Quase um Segredo (um garoto tímido e franzino sofre bullying constante de um grandalhão da escola e, junto com seu irmão mais velho, arma um plano de vingança. aí os papéis se invertem com consequências trágicas. um bom filme, que deixa um gosto amargo)

14.  O Deus da Carnificina (depois de um episódio banal de bullying, os casais pais do agressor e do agredido decidem reunir-se para desfazer o mal estar. a conversa começa cordial, mas evolui para uma grande briga, mostrando o despreparo dos pais. apesar do tema interessante e do elenco excepcional - Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz e John C. Reilly -, o diretor Roman Polanski não faz mais que uma peça de teatro filmado. duro de aguentar)

15.  Depois de Lucia (após a morte da mãe num acidente, uma jovem de 16 anos muda-se com o pai para a capital - Cidadde do México -, onde entra numa nova escola. logo entra para uma turma e é convidada para um final de semana com o grupo. -- ATENÇÃO SPOILER -- ela acaba fazendo sexo com um dos garotos, que filma tudo e coloca na internet, dando início ao inferno para ela. muita crueldade juvenil, num filme revoltante, real e excelente. provavelmente o melhor filme sobre o tema)



Listas correlacionadas: 10 Filmes de Escola, 10 Filmes sobre Reformatórios e Prisões Juvenis

68 comentários:

  1. Que maravilhaaaa... Sempre uma lista melhor que a outra. Desses tenho Elefante e Evil. São ótimos. Do restante vi Deixe ela Entrar, Carrie e Meu Nome é Drillbit Taylor.

    Não há muito o que falar de Elefante. É conhecido de todos a qualidade dos filmes de Van Sant. Evil me surpreendeu muito. Concorreu até a OScar de filme de língua não inglesa. Sueco forte e vibrante.
    Drillbit é aquele passatempo. Deixe Ela Entrar foi uma das maiores surpresas (positivas) do último ano. Ótimo terror/suspense, assim como Carrie.

    Parabéns como sempre Armando!

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Posso dar uma sugestão? Acho que seria interessante colocar o ano de lançamento de cada um dos filmes nas postagens. Sei que vcs citam de vez em qdo, mas às vezes não vejo e sinto falta (rs).

    "Te pego lá fora" é clássico da sessão da tarde. Adoro. ;)

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Vítor!
    Os que você não viu, também merecem uma olhada, especialmente Bully, que é chocante e Kes, que é lindíssimo.

    Cristina,
    Eu nem sempre coloco o ano, porque não acho sempre relevante esta informação. Não quero deixar com cara de ficha técnica. Tudo começou com um comentário de uma frase, aí fui elaborando, elaborando, daqui a pouco vou querer fazer um tratado sobre cada filme e não trabalho mais...
    Blog não dá dinheiro, rsss

    Obrigado por comentarem, amigos!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Kelvelyn

    Boa lista destes destaco Elefante,Evil e Bully todos fortes e otimos.

    ResponderExcluir
  5. Ta faltando bang bang you're dead!otimo filme que retrata bem o bullying.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,
    Eu não vi 'Bang Baqng You're Dead', vou procurar.
    Obrigado pela dica!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Fiz um post sobre bullying, e coloquei um link para sua lista de filmes. Ótimas sugestões que podem ser trabalhadas em sala de aula.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá Alquimistas!
    Li seu artigo, é muito bom também. (vistem em: http://tinyurl.com/yjwkpax)
    Eu fico muito feliz quando trato de assuntos relevantes e que eventualmente podem ajudar em salas de aula. Dá sentido ao meu trabalho.
    Agradeço pelo link.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. obrigada a todos pelas dicas. Excelente para meu projeto sobre bullying na escola. Abraços. Lucirene Maria

    ResponderExcluir
  10. obrigado isso me ajudou a tirar uma boua nota em um trabalho de PORTUGUÊS sobre o "BULLYING"
    e ainda a minha professora pediu pra mim esplicar e eu arrase...OBRIGADO...VALEU...S2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu perciso de fazer um trabalho de portugues sobre ente assunto achas que me podes dar ideias???
      obrigada

      Excluir
  11. Pessoal sigam o conselho da colega "Cristina" e assistam "Bang bang you're dead!" muiiito bom e existe até peça de teatro sobre ele. Beijos...

    ResponderExcluir
  12. Que tal colocar a idade permitida a cada um dos filmes citados? Assim poderiamos adequar nas escolas para serem trabalhados em projetos.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com a colega, sabendo a faixa etaria conseguiremos planejar melhor as aulas

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal, estava pesquisando sobre BULLYING e acabei aqui nesse blog, achei bacana os comentarios e indicaçòes de filmes, preciso formular uma palestra para falar aos alunos de uma escola publica na faixa etaria dos 11 anos... Confesso a todos que estou meio tensa com o assunto, pois nào sei como vou passar isso de forma clara para que os alunos entendam... Alguem pode me dar uma ideias? Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Muito boa suas indicações, me ajuuudou bastante, pois estava realizando um trabalho sobre bullying e encontrei essa maravilha de blog. Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Estou fazendo minha monografia sobre bullying, e adorei as informações e as dicas, muito obrigado.Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  17. Esqueceram do filme espanhol "Bullying - Provocações Sem Limites" deste ano (2010), muito educativo e focado diretamente ao tema.
    Abaixo tem um link do trailer do filme, esta em espanhol mas tem o filme em português nas locadoras.
    http://www.youtube.com/watch?v=P9Cxt9MIOOs

    ResponderExcluir
  18. Muito boa essa lista mais ficou faltando obras primas como o filme ( Bang bang Você Morreu) e também o filme ( Bullying - Provocações Sem Limites ).

    ResponderExcluir
  19. só faltou um filme : a corrente do bem que com aquele garoto que fez o sexto sentido,no final ele morre esfaqueado por dois valentões!!!muito boa a mensagem que passa o filme... abraços

    ResponderExcluir
  20. Também falatou outro filme:BULLYING-provocações sem limites

    ResponderExcluir
  21. Assisti o Bullying - provocações sem limites, achei muito bom, embora o final muito forte, poderia ser diferente, se o personagem tivesse encontrado apoio de alguma pessoa.Bjos.

    ResponderExcluir
  22. realmente falta bang bang you're dead.
    É um filme incrível com excelente atuação do Ben Foster.

    Ele foi baseado em uma peça de teatro bem visada nos EUA.Me marcou muito.

    Excelente!

    ResponderExcluir
  23. Acho que falar sobre Bulying é bom , pois estamos alertanto a pessoa que sofre de bulying a denunciar os agressores. Isso tem de acabar principalmente nas escolas.

    ResponderExcluir
  24. Adorei as indicações dos filmes, mas senti falta da faixa etária de cada um, p/ poder me orgnizar na escola!!

    ResponderExcluir
  25. Confira também o filme produzido em 2010:
    Para Salvar Uma Vida.

    Ele é super atual e comenta o bullying sob uma nova perspectiva, além de abordar outros temas do universo teen.

    ResponderExcluir
  26. Olá, adorei os filmes, minha monografia é sobre Bullying e uso vários trechos ao longo da apresentação.
    Sugestão: Existe um filme muito bom sobre o tema lançado nos anos 80 que se chama Sticks and Stones (Legítima Defesa) é muito bacana, fala não só sobre o bullying mas sobre o histórico familiar do agressor e das vítimas, é bem interessante e muito difícil de achar. O diretor é o Neil Tolkin, se alguém tiver interesse, fica a dica.

    ResponderExcluir
  27. acho que vcs tambem devem colocar o filme bang bang vc morreu e um otimo filme que retrata a realidade do BULLYING

    ResponderExcluir
  28. Ponte para Terabitia também aborda o assunto e e´bastante atrativo para crianças.

    ResponderExcluir
  29. Faltou citar o filme Bullying - Provocações Sem Limites, inclusive, o filme está disponível no youtube, eu assisti e realmente é um filme ótimo, só não recomendo pra quem não gosta de cenas fortes.

    ResponderExcluir
  30. Meu caro, fiquei pasmo quando não vi na sua lista "Ben X", filme alemão de 2007, ganhador de Cannes.

    Não sei se você viu, mas se não, recomendo que veja. Assisti hoje e estou emocionado até agora. Nunca tinha visto um filme que trata o assunto do sadismo, da diferença e da inversão moral com tanta sutileza e ao mesmo tempo tanta esperança. BEN X entraria com certeza como número 1 na sua lista.

    ResponderExcluir
  31. Olá grounded for life,
    Eu te confesso que não conheço este filme que você mencionou, 'Ben X', mas agradeço a dica e vou procurar assistir o quanto antes.
    Só uma correção, pelo que pesquisei, o filme belga/holandês ganhou sim alguns prêmios em pequenos festivais, mas não foi exibido em Cannes.
    Obrigado!!!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  32. Oi tem o filme: Bullying - provocações sem limites, é europeu.

    ResponderExcluir
  33. Tem um filme lindo e doce, trata deste tema com meninas pequenas, se chama Chrissa Stand Strong, de 2009. Pode até ser passado para crianças menores na escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. noa conheço este filme mim mande mais dados sobre ele boa noite

      Excluir
    2. gostaria de saber mais sobre este filme

      Excluir
  34. Obrigadão, vi o filme Chrissa na sky e estava procurando para baixar para minha menina de 6 anos. O filme é excelenteeeeeeeeeeeeeee. Muito bom, tendo a oportunidade vejam. O Bulling:Provacações sem limites tambem é muito bom. Trabalhei com meus alunos adolescentes. Foi um silêncio só, pois a linguagem é muito próxima a todos eles. Não é um filme " chato" segundo os alunos. Muito interessante mesmo.

    ResponderExcluir
  35. Salve. Estou desenvolvendo pesquisas sobre violência doméstica e juvenil no meio escolar e familiar. Parabéns pelas dicas! Entretanto, e o Cinema Nacional, nada? Cineastas brasileiros não produziram nenhum filme a respeito de Bullying na família e/ou na escola? Outra lacuna também a ser preenchida com esta temática é com o cinema africano, afroamericano e latino, caso existam produções neste genero. Tem informações e títulos a respeito que possa compartilhar? Oubigrato!

    ResponderExcluir
  36. Estou assistindo Cyberbully não sei se é bom mas tem a ver com o assunto. Talvez compense só de ver por curiosidade.

    ResponderExcluir
  37. Oi, estou fazendo o meu TCC sobre bullying na escola, qual seria o melhor filme para o meu trabalho?Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Amei Elefante e Carrie, a Estranha.

    Te Pego Lá Fora é um pequeno marco da minha juventude.

    Bela lista.

    ResponderExcluir
  39. Oi

    Existem tantos filmes sobre o bullying que eu imagino a dificuldade de se organizar qualquer lista sobre eles.

    Quero mencionar o fantástico "BEM-VINDO À CASA DE BONECAS" (Welcome to the Dollhouse) de 1995 e dirigido por Todd Solondz. Um dos melhores filmes que tratam sobre o tema do bullying e da rejeição, interpretado muito convincentemente pela atriz adolescente Heather Matarazzo.

    Felicidades.

    ResponderExcluir
  40. Creio que faltou The Breakfast Club (Clube dos cinco)1985. Clássico de John Hughes que fala de 5 diferentes personalidades, o desajustado, a garota rica e popular, o nerd, o esportista e a esquisita que são obrigados a cumprir um dia de detenção e passam o dia se agredindo verbalmente devido às diferenças.O que surpreende é a lição que levam de tudo isso.

    ResponderExcluir
  41. Ah qu elegal. Gostei muito da sujestão de filmes. Estou baixando do youtube agora Carrie a estranha e Deixe ela entrar.
    Valeu cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola e eu tenho que fazer um trabalho sobre esse filme

      Excluir
  42. Tem também " A Final (The Final 2010)", que está na categoria de terror, mas é totalmente sobre bullying.

    ResponderExcluir
  43. tem tbm o filme 2:37 que é parecido com o filme elephant.
    e o filme the final, é muito bom, recomendo.

    ResponderExcluir
  44. pessoal o melhor sem sombra de dúvida é esse:
    Bullying- Provocações sem limites
    fase adolescente

    ResponderExcluir
  45. Tem também o filme Kidulthood (Juventude Rebelde) tem ele completo no youtube.
    É muito bom, recomendo.

    ResponderExcluir
  46. Primeiro filme nacional a retratar bullying chama-se

    "Muro que divide Mundos" em breve nos cinemas.

    http://www.youtube.com/watch?v=pg-j3J6PCkg

    ResponderExcluir
  47. O melhor de todos...

    THE FINAL

    https://www.youtube.com/watch?v=AZ4kMo2ATdI

    ResponderExcluir
  48. Tem um chamado "Bang Bang, você morreu". Muito bom e fala diretamente sobre o tema. Recomendo.

    ResponderExcluir
  49. eu queria saber o nome do filme que tem um grupo de adolescentes que sofrem bullying na escola,resolvem dar uma festa a fantasia e chama o pessoal que zuavam com eles,e começam a torturar um por um.Eu não lembro o nome desse filme e gostaria de leembrar,me ajuudem?

    ResponderExcluir
  50. Matheus Marques dos santos esse filme que ta dizendo parece ser o The final.

    ResponderExcluir
  51. Assistam juventude rebelde no youtube, muito bom.
    Para salvar uma vida tbm muito bom, lindo filme.

    ResponderExcluir
  52. Alguem sabe dizer se já foi ou será lançado algum filme brasileiro do gênero?Pelo que pesquisei só tem esse muro que divide mundos e que ainda não se acha em lugar nenhum pra baixar,alugar etc...

    ResponderExcluir
  53. eu tmb tenho de fazer um trabalho sobre o bullying achas que me podes ajudar???pff
    Obrigada

    ResponderExcluir
  54. Preciso de um filme sobre o bullying para apresentar o meu projeto e como vou apresentar para crianças de 08 anos, gostaria que não fosse um filme pesado. Alguém pode me indicar um filme sobre o bullying que não seja pesado?

    ResponderExcluir
  55. eu não gostei de elefante,elefante começa entranho e não tem um fim,te pego lá fora deveria estar em primeiro lugar

    ResponderExcluir
  56. Deixa ela entrar, ótimo filme!
    Acabei de assistir e adorei.

    ResponderExcluir
  57. Faltou cyberbully mas quem ainda ñ viu fica a dica

    ResponderExcluir

  58. Olá, gostei muito da lista, ainda não assisti "Klass", você sabe onde posso baixá-lo?

    ResponderExcluir
  59. ALGUÉM SABE ONDE ACHAR THE KLASS PARA ASSISTIR ONLINE OU PARA DOWNLOAD?

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!