segunda-feira, 22 de novembro de 2010

10 Filmes de Reformatórios e Prisões Juvenis



Na maioria dos países é assim, até completar a maioridade, os jovens infratores não podem ser punidos como adultos e não podem ser mandados a prisões comuns.
Por isso existem as prisões juvenis ou reformatórios. Teoricamente um local de ressocialização, onde esses meninos irão se recuperar para serem devolvidos à sociedade.
Na prática, essas instituições são veradeiras escolas de criminosos, onde o bullying e a violência fazem parte do dia a dia.
Por todo o mundo foram feitos filmes a respeito. Esta lista procura dar um panorama amplo do tema, com 10 filmes bem variados. Quem tiver outras sugestões, por favor, utilize os comentários.


1.  Pixote, a Lei do Mais Fraco (um grupo de crianças de rua é enviado pela polícia a um reformatório, onde se deparam com muito mais violência. a realidade cruel da antiga Febem escandalizou o mundo. destaque para Marília Pera premiada no papel de uma prostituta e para o garoto Fernando Ramos da Silva, que acabou, como o personagem, vítima da realidade que retratou. o maior clássico do tema, feito em 1981 por Hector Babenco)


2.  Os Incompreendidos (Jean-Pierre Léaud, é um garoto de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo da escola e a indiferença dos pais, que começa a faltar nas aulas para ir ao cinema ou cometer pequenos delitos e acaba sendo enviado para um reformatório onde terá que enfrentar uma rotina militar. baseado nas experiências do próprio diretor François Truffaut, é uma das obras-primas do cinema)


3.  Se Quiser Assobiar, Assobio (no interior da Romênia, um jovem delinquente está a poucos dias de ser libertado de uma instituição correcional e fica sabendo que sua mãe quer levar seu irmão mais novo para a Itália. ele quer impedir e passa a cometer todo tipo de infrações, que podem prejudicar sua libertação. interessante visão de uma prisão juvenil num país do qual pouco sabemos. bom filme, premiado em Berlim 2010)


4. Picco (um novato chega a uma prisão juvenil alemã, onde tem que dividir sua cela com três outros. como recém chegado, ele é encarregado dos trabalhos humilhantes, até que começa a perceber que terá que ser tão cruel quanto os demais se quiser sobreviver. deprimente, mas bom filme)


5.  Bad Boys (Sean Penn é um jovem de 16 anos enviado para um reformatório após ter matado acidentalmente o irmão de seu maior inimigo - Esai Morales. em busca de vingança, este estupra a namorada do primeiro e vai para a mesma prisão, onde irão se ver frente a frente. quase bom, com destacadas atuações dos então - 1983 - jovens atores)


6.  O Contador de Histórias (numa favela de Belo Horizonte dos anos 1970, o caçula de 10 filhos, com 6 anos, é escolhido pela mãe para entrar numa instituição que, diziam as autoridades, formariam advogados e médicos, a Febem. a realidade se mostrou muito diferente e o garoto cresceu em verdadeiras prisões, onde conheceu o crime e a violência e permaneceu analfabeto até os 13 anos, quando conheceu uma pedagoga francesa que o ajudou a desenvolver seu potencial. hoje ele é formado em pedagogia e considerado um dos maiores contadores de histórias do mundo. baseado numa incrível e comovente história real)


7.  De Braços Abertos (Spencer Tracy ganhou seu segundo Oscar seguido, como um padre, que após ouvir as confissões de um condenado à morte, resolve intervir na formação de garotos condenados à reformatórios, levando-os para sua própria instituição, criando uma cidade dos meninos, onde eles mesmos fazem suas regras. tudo vai bem até chegar um adolescente valentão - Mickey Rooney. a discussão continua atual)


8.  Delinquência Atrás das Grades (Michele Placido é um professor transferido para um reformatório em Palermo, onde tem que lidar com os violentos detentos. as coisas se complicam quando um dos garotos, o travesti Mery, se apaixona por ele. bom filme de Marco Risi)


9.  A Quadrilha da Mão (cinco garotos considerados violentos são enviados para um programa de reabilitação num pântano da Florida, onde aprendem noções de sobrevivência e de convívio. depois são instalados numa casa cedida pela prefeitura, mas que foi invadida por traficantes. juntos eles terão que enfrentá-los. mais parece um episódio de Miami Vice)


10.  Dog Pound (três jovens delinquentes são enviados a um reformatório, onde além de seus dramas pessoais têm que enfrentar um abiente violento e hostil. refilmagem mais pesada do telefilme inglês 'Scum' de 1977. razoável)


Veja também: "10 Filmes de Prisão", "10 Filmes sobre Bullying"

16 comentários:

  1. Adorei a lista, tem muitos filmes que eu não vi aí. Pixote e o Contador de histórias são maravilhosos. Fiquei com muita vontade de ver Sean Penn qd era boy! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Já não se fazem crianças como antigamente... Crianças infratoras sempre dão bons filmes e aqui no Brasil temos uma espécie de know how do assunto. 'Pixote' e 'Como Nascem Os Anjos' são exemplos dos brasucas das antigas. 'O Contador...' é sensacional da nova geração!!!
    Obvio que os outros também são ótimos, mas prefiro valorizar o nacional num assunto tão corriqueiro para nós...

    ResponderExcluir
  3. Uma sugestão, Armando: O reformatório, filme de terror lançado em 2006, com elenco e enredo de qualidade duvidosa. Acho que caberia na sua lista. Valeu. Abraço!
    Cirilo.
    blogatauro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, lembrei do filme garota interrompida (sanatório vale?) ver a Angeline Jolie como bad girl foi legal.

    ResponderExcluir
  5. Hmm Sílvio,
    Acho que sanatório é outro assunto e até já valeu uma outra lista, que inclusive inclui 'Garota Interrompida': http://listasde10.blogspot.com/2010/03/10-filmes-em-instituicoes-psiquiatricas.html
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. A cena em que a Marília amamenta o Fernando em Pixote é uma das mais marcantes do filme.

    E tenho que ver urgentemente Os Incompreendidos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Kelvelyn,
    Você tem razão, essa cena é tão marcante que diria que foi a responsável pelos vários prêmios internacionais que a Marília ganhou.
    E tem que ver mesmo 'Os Incompreendidos', é um filme essencial com a elegância e leveza do Truffaut.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que faltou um: Sleepers - Vingança Adormecida, em que um grupo de 4 adolescentes faz uma brincadeira que dá errado e vão parar em um reformatório, com guardas pedófilos e homossexuais, liderados por um Kevin Bacon com cara de maluco. A cena do "Fique de joelhos" é de fazer dormir em posição fetal com o dedo na boca, e o que eles fazem depois do reformatório é surpreendente.

    ResponderExcluir
  9. Oi Israel,
    Você tem toda razão, 'Sleepers' deveria estar nesta lista, mas graças ao seu comentário está...
    Aproveito para incluir a sugestão do Cirilo.

    #11. Sleepers, Vingança Adormecida
    #12. O Reformatório

    Obrigado e continuem sugerindo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. krl eu queria lembrar o nome desse sleepers vlw msm mano

      Excluir
  10. eu vim pra falar justamente de Sleepers, mas alguém deu a sugestão antes. vale ele estar na lista.

    ResponderExcluir
  11. faltou "A gang está em campo" que é ´timo, mas a lista tambem esta boa....

    ResponderExcluir
  12. Achei a lista ótima!!
    E tb gostaria de sugerir um "A Ilha-Prisão sem grades".É baseado numa história real de jovens delinquentes que foram levados prá uma espécie de reformatório que ficava numa ilha deserta,muito bom!Com destaque para Mila Kunis!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde:

    Deveria haver mais filmes postados aqui desse gênero_pois tudo o que envolve isso/além de PRISÕES (punicácias em geral)... Bastante polêmico!
    Aliás é um tema bastante controvertido (maioridade penal/certos tipo de punição)_podemos ver os péssimos exemplos que nosso país enfrenta.
    Difícil combater (e evitar) isso; além de acontecer até nos melhores países.
    Há um filme que gosto muito - chamado BORN INNOCENT (de 1974). Considerado o mais polêmico do ano_e para à época, forte mesmo: tanto que há uma cena pesada neste que foi deletada depois/pois influenciou um grupo de crianças a fazerem uma coisa parecida com o que a protagonista do filme enfrenta. E recentemente no YOUTUBE... A produção vem na íntegra mesmo!
    É a história de uma adolescente que foge de casa e vai para um reformatório; vinda de um lar problemático - e depois se torna como as outras. E o que se vê neste: jovens criminosas, outras não quistas pela familia. Daí se questionando a origem desses problemas todos. A ideia destes ambientes é até boa_só que as CONSEQUENCIAS SÃO AS PIORES. Além de retratar uma fase difícil da vida/adolescência. Muitas decisões decididas por outros não são boas. Por isso que ser adulto tem suas vantagens.
    Seria isso.

    Valeu,
    Rodrigo

    http://rodrigo-arte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá! Um bom filme relacionado a reformatorio é "o inferno de São judas" ( Song for a raggy boy, Baseados em fatos reais, muito comovente.

    ResponderExcluir
  15. Alguém poderia me dize o nome de um curta que se passa em um reformatório é onde dois garotos se apaixonam esqueci o nome, o curta é gay mais eu gostei

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!