terça-feira, 2 de novembro de 2010

10 Filmes sobre Imigração



Desde que o homem surgiu na terra, as diversas populações vivem em diferentes estágios de desenvolvimento.
Mudar-se de sua própria tribo para outras mais desenvolvidas é o caminho mais fácil para evoluir ou mesmo para proteger-se, mas nem sempre a tribo para a qual se migra aceita dividir suas conquistas tão amigavelmente.
Aos poucos os reinos começaram a levantar muros e proteger suas fronteiras mesmo daqueles que buscam abrigo e oportunidades.
Na sociedade atual, os países mais ricos recebem enormes contingentes de imigrantes ilegais, que se sujeitam a subempregos e a viver à margem da sociedade para aproveitar suas migalhas.
O cinema já produziu muitos filmes sobre o tema. Selecionei 10 deles nesta lista, como referência.


1.  Terra dos Sonhos (um casal irlandês - Paddy Considine e Samantha Morton, indicada ao Oscar - com duas filhas vai para Nova York pela fronteira canadense e sem um centavo no bolso. passam por muitas dificuldades e mudam-se para um 'cortiço', onde conhecem um artista - Djimon Hounsou, também indicado ao Oscar -, recluso. um filme sofrido e comovente de Jim Sheridan)


2.  O Visitante (um professor universitário viúvo - Richard Jenkins, indicado ao Oscar - quer dedicar-se a escrever seu livro e decide ir para Nova York onde tem um apartamento que não visita há tempos. lá chegando encontra um casal de imigrantes morando, que diz ter alugado o local, mas concorda em sair para que ele não chame a polícia. ele permite que os dois fiquem até terem onde ficar e acaba fazendo amizade com eles e redescobrindo a vida. ótimo filme de Thomas McCarthy, valorizado pelo elenco)


3.  Coisas Belas e Sujas (o submundo dos imigrantes ilegais em Londres pelos olhos de um nigeriano - Chiwetel Ejiofor - que trabalha dirigindo um táxi irregular durante o dia e como recepcionista de um pequeno hotel à noite. fazendo manutenção num quarto do hotel ele encontra um coração humano entupindo a tubulação. com a ajuda de uma camareira turca - Audrey Tatou - irá investigar. um thriller de Stephen Frears, foi indicado ao Oscar de roteiro original) 


4.  Bem-Vindo (um imigrante curdo na França quer ir para a Inglaterra encontrar a namorada, mas é barrado na fronteira. decide então entrar numa escola de natação para aprender a nadar e atravessar o Canal da Mancha a nado. seu professor resolve ajudá-lo e tem problemas com a justiça francesa. comovente)


5.  Sob a Mesma Lua (na esperança de garantir um futuro melhor para o filho, uma jovem mexicana entra ilegalmente nos Estados Unidos e deixa o menino com sua mãe. com a morte da avó e sem notícias da mãe, o garoto embarca numa jornada perigosa para cruzar a fronteira e reencontrá-la. belo filme da mexicana Patricia Riggen)


6.  O Terminal (Tom Hanks é um homem que viaja para Nova York, enquanto seu país sofre uma revolução e deixa de existir. chegando ao destino descobre que seu passaporte e visto perderam o valor e ele não pode nem entrar nos EUA, nem retornar. por isso passa a viver por 9 meses no terminal do aeroporto. uma comédia irônica de Steven Spielberg sobre a virtualidade das fronteiras)


7.  Green Card, Passaporte para o Amor (para obter seu visto de trabalho e viver legalmente nos Estados Unidos, um músico francês - Gerard Depardieu - casa-se com uma americana - Andie MacDowell -, que por sua vez quer morar num prédio proibido para solteiros. tudo bem arranjado, mas os problemas começam quando eles se apaixonam. simpática comédia de Peter Weir) 


8.  Tempos de Paz (em 1945 ao final da segunda guerra, um ator polonês - Dan Stulbach - chega ao porto do Rio de Janeiro e tem que enfrentar um longo interrogatório de um agente da imigração - Tony Ramos -, que desconfia que o imigrante seja um nazista. bom filme de Daniel Filho, baseado numa peça de sucesso)


9.  Gaijin, Caminhos da Liberdade (a história dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil, no começo do século XX, seu relacionamento com outros grupos de imigrantes e o trabalho duro e desumano nas fazendas cafeeiras do interior de São Paulo. clássico de Tizuka Yamazaki)


10.  Jean Charles (baseado no caso real do imigrante brasileiro em Londres - Selton Mello -, que foi morto por engano pela polícia inglesa. o filme mostra o cotidiano da comunidade brasileira, com atuações dos próprios imigrantes. é um tanto amador, mas tem sua importância)


Veja ainda: "Os 10 Filmes de Maior Bilheteria não Falados em Inglês"

9 comentários:

  1. oooi,
    adorei seu blog (:

    coloquei uma de suas listas em umad e minhas postagens,
    depois olha lá: http://primoon.blogspot.com/
    já estou te seguindo.
    bjiinhos :*

    ResponderExcluir
  2. Assisti a poucos filmes dessa lista só mesmo os nacionais e O Terminal e perdi meu tempo vendo Jean Charles filme chato e fraquíssimo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kelvelyn,
    Concordo com você sobre Jean Charles, o filme é bem ruim mesmo. Mas coloquei na lista pela pertinência.
    Obrigado por sempre comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. in the america é algo primoroso, tem o filme bubble, mesmo com a temática homossexual tem apelo a imigração. O filme: um dia sem mexicanos, poderia se enquadrar nessa categoria?

    ResponderExcluir
  5. Magnun,
    Ótimas lembranças. o israelense "Bubble" e o "Um Dia sem Mexicanos" mereceriam estar na lista sim.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Armando, lembrei-me do filme Rio Congelado, bem simpático e com temática da imigração. Abração.

    ResponderExcluir
  7. Bem lembrado, Silvio!
    "Rio Congelado" é um filmaço.
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Já tinha entrado aqui no site antes através do google, mas só hoje fui fuçar nele e acho que estou a umas 3 horas vendo todas as listas, haha.
    Gostaria de perguntar se vocês sabem de mais alguns filmes de imigração da América Latina/América do Sul para os EUA?
    Letícia

    ResponderExcluir
  9. Olá Letícia,
    Existem centenas de filmes que no mínimo tangem este assunto.
    De cabeça me lembro do brasileiro "Olhos Azuis" e de outros como "A Estrela Solitária", o indicado ao Oscar de melhor ator de 2011 "Uma Vida Melhor", o indicado ao Oscar de melhor atriz "Maria Cheia de Graça", o curioso "Um Dia Sem Mexicanos", o indicado a melhor ator "O Preço do Desafio"... são muitos mesmo.
    Abs!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!