terça-feira, 8 de março de 2011

10 Filmes dos Trapalhões



Os Trapalhões foram de longe o grupo de maior sucesso do cinema brasileiro e o mais longevo da televisão mundial. 
Os 21 filmes com o quarteto e outros tantos sem todos os integrantes venderam mais de 100 milhões de ingressos nos cinemas. 
O primeiro filme, "Na Onda do Iê-iê-iê" de 1965, trazia apenas Didi (Renato Aragão) e Dedé (Dedé Santana).  Já com o quarteto completo, o primeiro filme foi "Os Trapalhões na Guerra dos Planetas" de 1978 e o último "Uma Escola Atrapalhada" de 1990.
O sucesso era tamanho, que eles chegavam a lançar dois filmes por ano, nas férias escolares. De todos, o único filme sem Didi foi "Atrapalhando a Suate" de 1983.
Os Trapalhões eram Didi, um cearense esperto, mas azarado, era o heroi que nunca terminava com a mocinha. Dedé, o mais sério, era o cérebro do grupo. Mussum, um carioca do morro da Mangueira, tinha um linguajar engraçado, colocando "is" no final de várias palavras. E finalmente o último a entrar no grupo foi Zacarias, um mineiro baixinho e tímido, que era a "criança" do grupo.
Após a morte de Zacarias, em 1990, o grupo ficou abalado, mas prosseguiu. Já depois de Mussum morrer, em 1994, Renato Aragão decidiu que era o fim dos Trapalhões, que deixam muitas saudades em todos nós e fazem parte da memória afetiva de muitas gerações.
Como são muitos filmes, decidi colocar na lista os 10 maiores sucessos de bilheteria do grupo, em ordem de número de espectadores.


1.  Os Trapalhões nas Minas do Rei Salomão (1977 - o maior sucesso do grupo, ainda sem Zacarias. os amigos Pilo e Duka - Didi e Dedé - ganham a vida simulando brigas de rua, enquanto Fumaça - Mussum - recolhe as apostas. acreditando que eles são corajosos, a jovem Glória - Monique Lafond - os contrata para resgatar seu pai arqueólogo nas lendárias minas do Rei Salomão. mabembe, infantil, mas bem ao gosto do público da época. dirigido por J.B.Tanko)


2.  Os Saltimbancos Trapalhões (1981 - baseado na peça teatral, por sua vez inspirada num conto dos irmãos Grimm, este é provavelmente o melhor filme do grupo. quatro humildes funcionários de um circo se tornam as grandes atrações, graças à sua capacidade de fazer rir, o que desperta os ciúmes em outros artistas. destaque para a ótima trilha de canções de Chico Buarque, interpretadas por Lucinha LIns. direção de J.B.Tanko)


3.  Os Trapalhões na Guerra dos Planetas (1978 - uma paródia trash de 'Guerra nas Estrelas'. depois de fugirem numa confusão por causa de uma mulher o quarteto encontra um disco voador, onde um príncipe - Pedro Aguinaga - lhes pede ajuda para resgatar uma princesa num planeta distante. feito às pressas para aproveitar o sucesso da ficção de Lucas, este filme é ruim demais, ficou conhecido como "brazilian Star Wars", mas nem por isso deixou de fazer sucesso. direção de Adriano Stuart) 


4.  Os Trapalhões na Serra Pelada (1982 - quatro amigos vão atrás de ouro no garimpo de Serra Pelada e têm que enfrentar os capangas de um vilão estrangeiro, que contrabandeia ouro e quer apoderar-se das terras da região. as trapalhadas de sempre, com um pano de fundo diferente e interessante. direção de J.B.Tanko)


5.  O Cinderelo Trapalhão (1979 - Cinderelo é um homem desprezado por seus três companheiros por não ser limpo, nem educado, nem corajoso. quando os três têm que ajudar uma família religiosa que é expulsa de suas terras por um vilão interessado em petróleo, todos mostram sua coragem. fraquinho. direção de Adriano Stuart)


6.  O Casamento dos Trapalhões (1988 - os Trapalhões são quatro irmãos caipiras, que vivem numa fazenda. a irmã deles, pede que seus sobrinhos - o grupo Dominó - fiquem um período na fazenda, pois irão apresentar-se numa cidade próxima. no show dos meninos os quatro conhecem suas namoradas e, depois de muitos problemas causados pelo vilão - José de Abreu - acabarão por casar-se com elas. o roteiro é quase inexistente, um mero veículo para os Trapalhões se conectarem com o público mais jovem, com ajuda da boy band da época. direção de José Alvarenga Jr.)


7.  Os Vagabundos Trapalhões (1982 - Bonga e seus amigos e a namorada Loló - Louise Cardoso - cuidam de crianças abandonadas na periferia de uma grande cidade e tudo vai bem até que o filho de um industrial foge de casa, vai morar com eles e o pai oferece uma recompensa para quem resgatá-lo. um dos mais simpáticos da troupe. dirigido por J.B.Tanko)


8.  O Trapalhão no Planalto dos Macacos (1976 - Outra paródia de filmes americanos, esta um pouco mais elaborada. dois amigos são perseguidos por um guarda - Mussum em seu primeiro filme -, que os confundiu com assaltantes de uma joalheria. ao fugir os dois embarcam num balão e vão parar numa terra desconhecida, onde os macacos falam e dominam os humanos. logo os verdadeiros ladrões também vão parar no mesmo lugar. é infantil, né? direção de J.B.Tanko)


9.  A Princesa Xuxa e os Trapalhões (1989 - quarto filme do grupo com a apresentadora Xuxa Meneghel e o maior sucesso. ficção científica passada num planeta distante, onde um déspota toma o poder após a morte do imperador. mantida dentro do palácio, a princesa pensa que todos são felizes, mas os três príncipes - Dedé, Mussum e Zacarias - irão juntar-se ao cavaleiro sem nome - Renato Aragão - para combater o vilão. boa direção de arte, mas aquele roteiro de sempre. direção de José Alvarenga Jr.)


10.  Simbad, o Marujo Trapalhão (1976 - neste estão apenas Didi e Dedé. um funcionário de circo é confundido com o trapezista Simbad e raptado e levado para um navio pelos capangas de um mágico malvado, que tem uma lâmpada mágica em seu poder, mas precisa do trapezista para localizar a pedra filosofal, que vai fazer dele o homem mais rico do mundo. trash, mas tinha seu público. direção de J.B.Tanko)


Veja ainda: "10 Filmes Musicais Brasileiros"

17 comentários:

  1. Olá Armando,

    Gostei muito do tema.
    Apesar de não serem grandes filmes, as produções dos Trapalhões tem sua importância na história do cinema nacional, com toda a certeza. Como você mesmo ressaltou, as trapalhadas do quarteto marcaram a infância e, porque não?, a vida de muitas gerações.

    Não vi a maioria do filmes que vc listou. Meus preferidos são "Os saltimbancos trapalhões" e "A princesa Xuxa e os trapalhões". Aliás, os melhores filmes da Xuxa são aqueles em que ela trabalhou em conjunto com os Trapalhões. As produções solo dela são sofriveis.

    Bjos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  2. Esta lista é especial. O casamento dos Trapalhões foi o primeiro filme que assisti no cinema. No antigo Cine Jacques de Belo Horizonte. Uma experiência inesquecível. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. aaai ...faltou Os trapalhões e a árvore da juventude .. eu amava esse!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a lista! Não dá para agradar a todos, mas faltaram: Os trapalhões e a árvore da juventude e Os trapalhões na terra dos monstros. Este último se passava na pedra da Gávea no Rio de Janeiro e fala da lenda urbana que tem uma caverna misteriosa em um dos "olhos" da montanha :)

    ResponderExcluir
  5. Kinho e Anônimo,
    Eu fugi da polêmica, fazendo uma lista dos filmes de maior sucesso do grupo, em ordem de número de espectadores... Assim sendo, não falta nenhum, os dez primeiros estão na lista.
    Mas acho ótimo que vocês relembrem outros filmes, é para isso mesmo que criei esta lista, para atiçar nossa nostalgia.
    Muito obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana.Dos trapalhões assisti poucos filmes da pra se divertir com alguns.

    ResponderExcluir
  7. Faltou Os Trapalhões e a Árvore da Juventude com a Cristiana Oliveira e Os Trapalhões na Terra dos Monstros com a Angélica.

    ResponderExcluir
  8. tem coisas insubstituiveis na vida.os trapalhoes sao uma delas , alegria dos domingos era as sete do noite quando passava o programa. bons tempos. e esses filmes entao,nao precisa nen de comentarios,so a bilheeeeeteria deles fala tudo.abraço.

    ResponderExcluir
  9. sem duvidas o melhor filme deles foi o saltimbancos

    ResponderExcluir
  10. "Os saltimbancos trapalhões" marcou definitivamente minha infância, ea trilha sonora me acompanha ainda hoje. Bela lista, com a maioria dos filmes mais antigos.
    Era mesmo muito bom assistir filmes com o genial quarteto mas, com passar do tempo, as coisas foram ficando mornas e repetitivas, com muita Xuxa, Angélica e Dominó nos elencos. Uma pena.

    ResponderExcluir
  11. gostaria de comprar alguns filmes dos trapalhões que ainda não tenho, como faço

    ResponderExcluir
  12. Os trapalhoes e o alto da compadecida

    ResponderExcluir
  13. amo tudo que seja dos trapalhões eles foram e são d+++++

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana a lista. "A princesa Xuxa e Os Trapalhões" na verdade é uma referência aberta (ou não) a Star Wars.

    ResponderExcluir
  15. alguem ai sabe me dizer como é o nome do filme em que os trapalhoes acabam achando petroleo no fim do filme, agradeço a colaboraçao, mande nesse email santos.osni@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Todos estes filmes valem mesmo pela nostalgia de quem era criança naquela época porque se formos analisar hoje como adultos percebemos como eram fracos as histórias,roteiro e interpretações.

    ResponderExcluir
  17. Alguém sabe o nome do filme dos Trapalhões em que um deles pegam um Fusquinha e o Fusca se parte no meio???

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!