quarta-feira, 16 de março de 2011

10 Filmes Italianos Recentes



O cinema italiano parece que nasceu no pós-guerra e acabou no final dos anos 1970.
Naquele período os italianos deram ao mundo Fellini, Antonioni, Visconti, Rosselini, Pasolini, Monicelli... e outros incontáveis cineastas. 
Conforme os grandes mestres foram se aposentando, a nova geração não se renovou como deveria.
Mas nos últimos anos, começaram a surgir novos e bons cineastas.
Esta lista traz dez filmes de dez diferentes cineastas nascidos na Itália e que foram lançados a partir de 2006. Estejam à vontade para sugerir outros.


1.  Vincere (2009 - Marco Bellocchio. a história da primeira esposa e filho de Benito Mussolini, convenientemente apagada de sua biografia, após sua ascensão ao poder. a mulher fica trancada num asilo para loucos por 11 anos, por ter exigido seus direitos. a face cruel do poder, que manipula a realidade conforme convém. um grande filme)


2.  Caos Calmo (2008 - Antonello Grimaldi. um homem perde a esposa e decide dar mais atenção à filha, abandonando o escritório, enquanto espera a menina na praça em frente da escola. além de interagir com os moradores, começa receber visitas de amigos e colegas de trabalho. um pequeno grande filme, como interpretação preciosa de Nanni Moretti)


3.  Estamos Bem, Mesmo Sem Você (2006 - Kim Rossi Stuart. um pai e duas crianças são abandonados pela mãe delas e aprendem a ter uma convivência harmoniosa. até o dia que ela reaparece e coloca fim no equilíbrio da família. estreia na direção do ator Stuart, que capta bem a intimidade)


4.  A Primeira Coisa Bela (2010 - Paolo Virzì. o drama familiar de uma mãe e um casal de filhos desde 1971, quando ela ganha um concurso de miss e acaba saindo de casa com as crianças até quando os filhos estão adultos e a mãe doente no hospital. um filme terno e comovente com boas interpretações, em espacial de Micaela Ramazzotti e Stefania Sandrelli, ambas como a mãe nas duas fases)


5.  A Nossa Vida (2010 - Daniele Luchetti. um operário de construção civil perde a esposa no parto do terceiro filho do casal. para compensar a ausência da mãe, ele decide dar bens materiais aos filhos e envolve-se numa arriscada empreitada de um edifício. o filme ainda tem como pano de fundo a situação dos trabalhadores imigrantes ilegais na Itália atual. belíssimo)


6.  Gomorra (2008 - Matteo Garrone. baseado no livro investigativo do jornalista Roberto Saviano, mostra a situação da máfia napolitana, que controla o cotidiano dos moradores, do lixo à confecção de produtos falsificados. forte e corajoso)


7.  Baarìa, a Porta do Vento (2009 - Giuseppe Tornatore. baseado nas memórias do próprio diretor, conta a história dos moradores de uma pequena vila da Sicilia, através de três gerações, desde a década de 1930. fragmentado, mas envolvente, tem uma direção de arte e fotografia impressionantes, além da trilha belíssima de Ennio Morricone)


8.  Um Sonho de Amor (2009 - Luca Guadagnino. numa aristocrática família de Milão, a esposa russa acaba se envolvendo com um amigo do filho, o que detona uma tragédia. Tilda Swinton dá uma show de interpretação. ecos de Visconti, num bom filme)


9.  Dá Para Fazer (2008 -  Giulio Manfredonia. nos anos 70, um sindicalista é afastado de suas atividades por conta das ideias avançadas e mandado para cuidar de uma clínica psiquiátrica e tenta inseri-los socialmente, através do trabalho. um bom filme, com uma bela mensagem social e atores bem dirigidos, que evitam a caricatura)


10.  Cover Boy, a Última Revolução (2007 - Carmine Amoroso. um menino romeno perde o pai na revolução, que culminou com a queda do ditador Ceauşescu. já adulto ele vai com um amigo tentar a sorte na Itália, onde acaba vivendo com muita dificuldade, até ser descoberto por uma fotógrafa de moda. um retrato da decadência econômica, da falta de emprego e da imigração ilegal. humano e interessante)


Menções honrosas: Il Divo, O Crocodilo, Meu Irmão é Filho Único, A Garota do Lago, Vermelho Como  o Céu, Ex e A Desconhecida.


Veja ainda: "10 Filmes Alemães Recentes", "10 Filmes da Coreia do Sul" e "10 Filmes Franceses Recentes"

18 comentários:

  1. O Cinema italiano é um dos mais ricos de todos os tempos. Talvez o mais importante de todos, ao lado do francês, para a formação da arte e como ela evoluiu através do tempo.
    Mas a queda da qualidade e importância é enorme, tanto que os filmes italianos sumiram até do circuito alternativo aqui no Brasil. Sua importância magna caiu por terra a baixo.
    Mas mesmo assim há coisas ótimas sendo feitas por aí. Deixo claro que meu diretor italiano predileto da atualidade é Nanni Moretti, visto que Bertolucci já nem parece mais da terra da bota. "Quarto do Filho" é um marco na minha vida e um trauma criado (um trauma positivo, que apesar de não conseguir mais rever, sei a força que ele ainda exerce sobre mim).

    Mas como são apenas de 2006 pra cá, o destaque vai para "Caos Calmo" com o Nanni como ator - lindo filme, "Vermelho Como o Céu", "Meu Irmão é Filho Único".
    "Gomorra" me agrada, pero no mucho. Acho que "O Crocodilo" poderia roubar seu lugar na lista oficial, mas a lista está ótima! E há muito que preciso ver....
    Esse "Vincere" com prioridade...

    Bela lista, sempre!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. valeu! gosto muito também de Manual de Amor. sensível na medida certa, sem apelar para estereotipação ao retratar o italiano moderno.

    ResponderExcluir
  3. Pois é não sou tão ligado no cinema italiano até gosto de alguns filmes mas confesso que conheço pouco.Da lista mesmo só vi Gomorra.

    ResponderExcluir
  4. essa lista me há de ser muito útil. sou um grande fã do cinema italiano, mas acho que atualmente ele anda meio caído em relação ao resto da europa - frança, espanha, dinamarca, alemanha. eis agora uma boa indicação de filmes. procurarei assisti-los.

    obrigado. sou fã do blog.

    ResponderExcluir
  5. Faltou o filme 'O Primeiro que Disse' - Mine Vaganti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!!! É um dos melhores filmes que vi na vida.

      Excluir
  6. Assistam tambem filmes com os atores Carlo Verdone e Roberto Benigni sao os melhores atores dos ultimos anos.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo 1,
    Eu me decepcionei um pouco com 'O Primeiro que Disse', mas é um filme que fez algum sucesso sim e foi até indicado a alguns prêmios, mas eu acho inferior aos demais da lista.

    Anônimo 2,
    Eu não conheço o Carlo Verdone, mas vou procurar ver algo com ele. Já o Benigni tem feito muito pouca coisa nos últimos anos.
    Obrigado pela dica!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. EX, devia tá na sua lista. É muito lindo! Ri e chorei, mas ainda bem q vc citou como menção honrosa!

    ResponderExcluir
  9. Para quem ainda nao viu, a trilogia Amici Miei e' imperdivel. Comedia classica italiana com Ugo Tognazzi, rodada em Firenze. Belissimo!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,
    A trilogia 'Amici Miei' não se encaixa nesta lista porque é antiga, o primeiro é de 75 e o terceiro, que não foi dirigido pelo Mario Monicelli é de 85.
    Mas não sei se você sabe, este ano foi lançado um prólogo da série, 'Como Tudo Começou'.
    São clássicos, gosto muito dos dois primeiros.
    Obrigado pela dica.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a lista, divulguei no meu blog e acrescentei uma Comédia deliciosa de 2010, que está fazendo o maior sucesso na Europa: Benvenuti al Sud
    Alberto é o responsável pela agência de correios na pequena cidade de Brianza. Mas para agradar à sua mulher Silvia, que gostaria de se mudar para Milão, está pronto a recorrer a qualquer mentira perante a empresa, a fim de ser transferido para a grande Metrópole. Será que vai conseguir?
    http://www.youtube.com/watch?v=vL2RtA6Zl3w

    ResponderExcluir
  12. Exceto Caos Calmo e CoverBoy vi todos da lista, uns melhores que outros, mas em resumo a lista esta excelente!

    Estou montando um blog para difundir mais o cinema italiano.
    Se houver interesse de alguém em escrever sobre algum filme me procure!

    o site é www.filmesitalianos.com.br

    Confiram!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. amigos muito bacana o cinema italiano,
    tenho um blog que se destina a disponibilizar os filmes para download, e por acaso o nome é igual ao do Renann, porém é blog.

    veja esses e outros excelentes filmes italianos em www.filmesitalianos.blogspot.com

    Filmes Italianos
    www.filmesitalianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Alguém sabe me dizer como consigo o filme RAINHAS DO SWING ?

    Está passando em capítulos no canal GNT, mas gostaria de adquirir esse filme, que não sei o nome em italiano.

    Caso saibam favor escrever para : tmsmilan@gmail.com

    Agradecida.

    Tânia Milan

    ResponderExcluir
  15. Quero baixar todos. Como faço?
    Mande os links.
    Please...

    ResponderExcluir
  16. Ciao a tutto!!
    Estudei na Italia no ano passaso durante 3 meses, e fazia parte de nosso curso "Cinema Italiano" e as professoras de LíngUa Italiana nos apresentaram, CAOS CALMO E BENVENUTI AL SUD, são otimos.
    Vejam também NON TI MUOVERE, NOI CREDEVAMO.

    SUELI

    ResponderExcluir
  17. Posso colaborar com a lista das melhores trilhas de todos os tempos (na minha humilde opinião) ?
    Não necessariamente nessa ordem:

    1- Cinema Paradiso - Ennio Morricone
    2- O Último Imperador - Ryuichi Sakamoto
    3- A Gaiola das Loucas (versão original de 78, lóóógico!)
    4- Central do Brasil
    5- Embalos de Sábado à Noite
    6- Tommy
    7- Dexter (a série)
    8- A Lista de Schindler - John Williams
    9- Horizonte Perdido (versão original - Burt Bacharach)
    10- Into the Wild - Eddie Vedder (vocal do Pearl Jam)
    11- Fome de Viver (Bauhaus etc)
    12- A Última Noite (25th hour)
    13- Yentl (Barbra Streisand)
    14- Riacho Doce (mini série)
    15- Taxi Driver (Bernard Herrmann)
    16- Todas as aberturas do James Bond
    17- Butch Cassidy (Burt Bacharach)
    18 - Clube da Luta

    Aceito contribuições...

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!