domingo, 20 de março de 2011

10 Filmes sobre Cegueira

O cinema é uma arte visual.
A privação deste sentido, parece ser ainda mais impactante na tela grande, com efeitos dramáticos muito ricos.
Grandes personagens cegos fazem parte da história do cinema.
Esta lista, como todas do blog, é limitada a apenas dez filmes, o que me fez deixar vários de fora. Tanto que precisei trapacear um pouquinho e fazer uma lista de menções honrosas. Estejam à vontade para sugerir outros títulos. 


1.  Ensaio sobre a Cegueira (um misteriosa doença atinge rapidamente toda a população de uma cidade, fazendo com que todos fiquem cegos. com a epidemia, a civilidade entre as pessoas acaba e a sociedade entra em colapso. boa produção, bons atores e um ótimo filme de Fernando Meirelles, baseado na obra "infilmável" do grande José Saramago)


2.  Luzes da Cidade (Charles Chaplin é um vagabundo que se apaixona por uma florista cega, que pensa que ele é um milionário e ele a deixa acreditar na mentira. ela adoece e ele faz de tudo para conseguir dinheiro para que ela seja operada e volte a enxergar. bonito, um dos melhores e mais comoventes do genial cineasta)


3.  Janela da Alma (19 pessoas com diferentes graus de deficiência visual, que vai da discreta miopia à cegueira total dão seus depoimentos de como se veem e como enxergam o mundo. um documentário luminoso de João Jardim e Walter Carvalho. assistam!)


4.  Vermelho como o Céu (nos anos 70, um garoto toscano de 10 anos, sofre um acidente com a arma do pai e perde a visão. como na época era proibido aos cegos frequentarem escolas normais na Itália, ele é enviado a um internato em Gênova, onde descobre sua forma de adaptar-se ao mundo. baseado na história real do mais famoso sonoplasta do cinema italiano, Mirco Menacci. bello!)


5.  Zatoichi (no Japão do século 19, um andarilho sobrevive fazendo massagens e jogando cartas, mas por trás de sua aparência humilde esconde-se um talentoso espadachim. quando, numa aldeia, ele é obrigado a defender duas gueixas, acaba chamando a atenção da máfia local e é obrigado a voltar à ação. um dos melhores filmes de Takeshi Kitano, também protagonista no filme)


6.  Perfume de Mulher (um jovem recruta é destacado para ser acompanhante de um capitão cego, numa viagem de Turim a Nápoles. mas o oficial não aceita ser tratado com piedade e passa a infernizar o recruta. Vittorio Gassmann mereceu a Palma de Ouro em Cannes'74 pelo papel e o filme foi indicado aos Oscars de roteiro e filme estrangeiro, tendo sido refilmado em inglês em 1992)


7.  Dançando no Escuro (Bjork é uma imigrante que está perdendo a visão rapidamente por conta de uma doença hereditária e corre contra o tempo para conseguir dinheiro para a cirurgia de seu filho que tem a mesma doença. a obra prima de Lars von TRier, num dos filmes mais tristes já feitos)


8.  Ray (biografia do músico norte-americano, que ficou cego aos 7 anos de idade, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão menor. sua carreira e as dificuldades com as drogas, o racismo e as mulheres. Jamie Foxx ganhou o Oscar pelo papel)


9.  Um Clarão nas Trevas (Audrey Hepburn é uma jovem que ficou cega recentemente e ainda não aprendeu bem a se deslocar na escuridão. seu marido chega de uma viagem e, no aeroporto, uma mulher desconhecida lhe entrega uma boneca e pede a ele que guarde. mas um psicopata assassino, vai atrás da boneca, recheada de heroína, e coloca a vida da jovem em perigo. um ótimo suspense, que deu à Audrey uma indicação ao Oscar)


10.  A Cor do Paraíso (no Irã rural, um garoto cego tem que deixar o internato nas férias, mas seu pai, noivo da segunda esposa reluta em levá-lo pois um filho com deficiência é sinal de má sorte e poderia fazer com que o casamento fosse cancelado. o pai então procura escondê-lo, deixando-o trabalhar como aprendiz de um carpinteiro também cego. uma história absurda e comovente em mais um belíssimo exemplar do bom cinema iraniano)


Menções honrosas: Demolidor, Jennifer 8, À Primeira Vista, Um Lugar no Coração, A Vila, Fúria Cega, Castelos de Gelo, Quando Só o Coração Vê, O Milagre de Anne Sullivan.


Veja ainda: "10 Filmes com surdez"

9 comentários:

  1. Um tema que realmente rende bons filmes da lista destaco Ensaio que é mesmo muito bom e Dançando no Escuro,nunca vi um filme deixar qualquer um tão esgotado emocionalmente como esse.
    Ainda espero ver uma lista de filmes do genial Lars.

    ResponderExcluir
  2. tem tb akele perfume de mulher q é ótimo

    ResponderExcluir
  3. Faltou O Milagre de Anne Sullivan, sobre a cega mais famosa da história, Helen Keller.
    Recomendo

    ResponderExcluir
  4. Dançando no escuro joga na lona qualquer um. Um filmaço, mas triste demais. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Armando,

    Como resaltado no comentário de Kelvelyn, "um tema que realmente rende bons filmes".

    Os seres humanos são extremamente dependentes da visão e a sociedade humana é quase inteiramente construida a partir desse suporte. Para quem não tem um problema como esse, é difícil imaginar como seria viver num mundo totalmente escuro, principlamente porque essa é a exceção e não a regra.
    Um bom exemplo disse é "Ensaio sobre a cegueira". Belissimo filme.

    Bjos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  6. vim nessa lista só pra deixar uma sugestão, não tão digna dos 10+, mas que vale a pena ser visto. Ojos de julia - Olhos de Julia, do queridíssimo Guillermo Del Toro.
    É um suspense muito bom, dá arrepios devido à doença degenerativa da mulher que vai ficando cega aos poucos.
    Vale a pena ver, na minha opinião.
    Até porque tem um outro tema que eu ando debatendo em minha aula de sábado que é sobre o olhar, mas de como vemos as coisas.
    Neste filme tem um personagem que ninguém sabe se é real ou se ninguém vê, e é interessante porque várias vezes ao dia esbarramos em pessoas que Nós não vemos, como faxineiras, guardas, cozinheiros, balconistas... O olhar invisível, as pessoas que ninguem vê nem olha nos olhos.
    Bom, fica a dica de um filme muito bom, não tanto quanto labirinto do fauno, mas muito bom do Guillermo com cegueira.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tem um com uma patinadora cega muito bom.

    ResponderExcluir
  8. À primeira vista com o Val Kilmer.

    ResponderExcluir
  9. Suas listas são sempre excelentes. Eu estava pensando em fazer uma de filmes sobre a cegueira e vi que só havia assistido a quatro filmes com o tema (Blindness, City Lights, Janela da Alma, Daredevil), além de Dançando no Escuro (tinha me esquecido) e sabia de Ray (a que ainda não assisti). Mas, vendo sua lista tão completa, até desisti! 8o)

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!