sábado, 9 de abril de 2011

10 Filmes Argentinos Recentes



Uma das primeiras listas deste blog foi a de filmes argentinos, já era hora de atualizá-la com o que tem sido produzido nos últimos anos no país vizinho. Clique para ver a lista anterior.
O cinema da Argentina tem uma longa tradição, que começa no fim século 19, com os primeiros curtametragens. Curiosamente o primeiro filme feito no país,  "La Bandera Argentina" de 1897, foi filmado pelo brasileiro Federico Figner.
A maior parte dos novos filmes argentinos costumam ser mais teatrais, mais contidos, em estúdios e ambientes fechados. As tramas costumam ser mais realistas, mais próximas do cotidiano. O que não é absolutamente um demérito, muito pelo contrário, trata-se de ótimo cinema.
Esta lista traz 10 filmes lançados entre 2008 e 2010, com dez diferentes diretores e todos eles nascidos na Argentina.


1.  O Segredo dos Seus Olhos (2009 - Juan José Campanella. em 1999, um funcionário do tribunal de justiça recém-aposentado - o excelente Ricardo Darín -, resolve escrever um livro sobre um crime que ajudou a investigar 25 anos antes. ao começar a pesquisa descobre que os desdobramentos ainda não haviam acabado. um filme policial com amor, humor, política, surpresas e muita emoção, que levou um merecido Oscar de melhor filme. o ótimo diretor, não por coincidência, dirigiu diversas séries americanas importantes)


2.  Dois Irmãos (2010 - Daniel Burman. um filme cômico e dramático sobre a relação entre dois irmãos de meia idade. ele, reservado, dedicou os últimos anos a cuidar da mãe e ela a fazer trambiques imobiliários e viver além de suas possibilidades. com a morte da mãe, ela o manda para uma cidadezinha uruguaia para vender o apartamento de Buenos Aires e sanar suas dívidas. os atores Antonio Gasalla e Graciela Borges estão ótimos) 


3.  Abutres (2010 - Pablo Trapero. Ricardo Darín é um abutre, um advogado que persegue vítimas de acidentes de trânsito para receber por eles seguros e indenizações, ficando com a maior parte. ele acaba se apaixonando por uma médica plantonista, que pode ou não fazê-lo repensar seus valores. excelente filme)


4.  O Homem ao Lado (2010 - Mariano Cohn e Gastón Duprat. um arquiteto premiado e esnobe mora com mulher e filha na casa Curutchet em La Plata, única projetada por Le Corbusier na América. sua paz se acaba quando o vizinho grosseirão da casa de trás resolve abrir uma janela que dá direto para o interior da sua. um filme sobre o preconceito e as dificuldades de conviver com diferenças culturais e sociais. brilhante)


5.  Sem Retorno (2010 - Miguel Cohan. um homem atropela uma bicicleta e sai brigando com o ciclista irresponsável, minutos depois um jovem de classe média voltando de uma festa atropela o mesmo ciclista e foge. o rapaz é acobertado pela família, o primeiro motorista leva a culpa. um filme sobre caráter ou a falta dele. mais um pequeno e ótimo filme)


6.  A Mulher Sem Cabeça (2008 - Lucrécia Martel. uma mulher atropela alguma coisa numa estradinha e não para o carro para ver. a partir daí ela fica algo catatônica, presa a uma culpa que ela nem sabe se tem. simples, cheio de simbolismos e ótimo)


7.  Questão de Princípios (2009 - Rodrigo Grande. um velho funcionário tem que encarar um novo chefe, jovem e arrogante, com quem entra em conflito por conta de uma antiga revista que ele possui exatamente o número que falta à coleção do chefe, mas ele não admite negociar por preço algum. presença luminosa de Norma Aleandro como a esposa. um filme sobre o conflito entre gerações e, mais do que isso, sobre ética)


8.  A Culpa é Sua (2010 - Anahi Berneri. outro filme exemplar do cinema argentino. mais cotidiano impossível. uma mulher - a ótima Érica Rivas -, mãe de dois meninos hiperativos, trabalha em casa enquanto cuida das crianças de uma maneira quase automática. um dos garotos sofre um pequeno acidente e ela o leva para o hospital. o médico acaba desconfiando de maus tratos e aciona a polícia. se você pensa em ter filhos, veja este filme e pense melhor!)


9.  O Olhar Invisível (2010 - Diego Lerman. uma jovem é bedel de um rígido colégio portenho em 1980, que parece ser uma ilha, alheia ao movimento das ruas nos dias finais da ditadura militar. aos 23 anos, recatada e recalcada, ela se interessa por um dos garotos da escola e, por sua vez, desperta o interesse no chefe dos bedéis, um típico facistóide. como a maioria dos filmes argentinos, fala sobre muito mais do que mostra)


10.  Igualzinha a Mim (2010 - Diego Kaplan. mesmo num alívio cômico, numa comédia de costumes, o cinema argentino consegue tratar de assuntos relevantes. um adultescente de 41 anos, vive nas baladas saindo com garotas de 20 anos em média e não quer saber de compromissos. até que um dia se depara com uma filha de 23 anos que não imaginava existir e ainda por cima grávida do seu... neto. divertido)


Menções honrosas: "Leonera" de 2008 que só não está na lista porque já havia outro filme do diretor Pablo Trapero e "O Mural" de 2010, que conta a história da criação de um mural do pintor mexicano David Siqueiros na casa do mais influente editor da época.


Veja ainda: "10 Filmes Argentinos", "10 Filmes com Ricardo Darín"

18 comentários:

  1. Cadê Fred e Elsa e O Filho da Noiva...?

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael,
    Elsa y Fred é um filme simpático, mas é de 2005 e esta lista se propõe a destacar apenas filmes mais recentes, a partir de 2008.
    Mas sua dica é ótima, vale uma olhada também neste filme.
    Obrigado por comentar.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Depois que vi Nove Rainhas me tornei um fã incondicional do cinema argentino. É uma pérola atrás da outra.

    ResponderExcluir
  4. Minha primeira reassão ao ver á lista foi pensar que ela já existia;mas logo vi que essa é um "continuação" da outra lista de filmes argentinos.
    Incrivel como nossos hermanos tem sido produtivos no cinema, mas no futebol o Brasil ainda dá um pal na Argentina!

    meio cara de pal minha, mas ai vai um link de meu blog sobre cinema:
    http://outrocertoolhar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Adoro filmes argentino, mas tenho dificuldades de comprar DVDs. Só consegui achar o famoso "O filho da noiva"....vc tem alguma dica de onde poderia comprar DVDs dos filmes argentinos? Vc já assistiu "O poder da Urucubaca"? É ótimo!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Menos...o cinema argentino é bom só isso. O cinema brasileiro é melhor!

    ResponderExcluir
  7. Depois de assistir, Um conto chinês, Carancho(Abutre), ambos com o ótimo Ricardo Darin e Nove Rainhas, fiquei aficionado as películas hermanas. Recomendo !!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei assistir Medianeiras....inspirador...

    ResponderExcluir
  9. Falta Medianeiras nessa lista!!

    ResponderExcluir
  10. Olá amigos,
    Esta lista nunca vai ser recente o bastante, né?
    Como já tem pouco mais de um ano, 'Medianeras' nem havia sido lançado. E depois disso ainda vi muitos filmes argentinos excelentes, como:
    - Um Conto Chinês
    - O Dedo
    - Las Acacias
    - Chuva
    E vários outros menos recentes, mas que vim ver no último ano.
    O cinema argentino é muito bom e muito produtivo.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. sabe onde baixar esses filmes?

    ResponderExcluir
  12. Con Armando:
    .Medianeras
    .Un Cuento Chino
    .Eva y Lola (está excelente)
    Buenísimo blog!!!!
    Congratulaciones desde Buenos Aires!

    ResponderExcluir
  13. Onde encontro estes filmes para baixar?
    agoraja17@gmail.com
    Obrigado
    Eder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns tu consegues no megafilmeshd.net > Nove Rainhas tô baixando de lá! O segredo dos seus olhos também! Ah, e falando em Darín, "Relatos Selvajes", excelente!

      Excluir
  14. eu não gostei do o segredo dos seus olhos,mas foi por culpa mim,eu já vi o filme sabendo que no filme teria uma reviravolta,eu fiquei o filme inteiro com as minhas expectativas lá em cima,no final do filme quando aparece a reviravolta,eu fiquei pensando era só isso,seria melhor eu não ter visto o filme,eu demorei 3 dias para ver o filme de tão chato que ele é,no final do filme eu me decepcionei

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!