sábado, 21 de maio de 2011

10 Filmes Narrados Sob Diferentes Pontos de Vista



Todo mundo tem seu lado da história.
No cinema, as histórias costumam ter um único foco narrativo, em nome da linearidade, mas quando os roteiristas decidem explorar mais visões dos mesmos fatos, o filme pode ganhar um tempero especial.
Esta lista traz 10 filmes que exploram vários pontos de vista. 


1.  Rashomon (clássico de Akira Kurosawa de 1950, descreve através de quatro relatos diferentes, um assassinato e um estupro. as versões são contadas pelo ponto de vista do bandido, de um lenhador junto com um sacerdote, da mulher do samurai, que foi estuprada e do próprio samurai assassinado, através de um médium. um filme inovador)


2.  Ponto de Vista (dois agentes do Serviço Secreto designados para proteger o presidente americano num comício na Espanha, onde ele acaba sendo baleado. a partir daí é mostrada a perspectiva de várias pessoas presentes sobre os mesmos 15 minutos, antes e depois do tiro. a ideia narrativa é melhor que o filme em si, que deriva para uma ação banal)


3.  Elefante (num dia comum, numa tranquila escola secundária de Portland, dois estudantes armados começam a matar seus colegas indiscriminadamente, num massacre de grandes proporções narrado sob vários pontos de vista. grande filme de Gus Van Sant, vencedor da Palma de Ouro em Cannes)


4.  Babel (no deserto do Marrocos um ônibus de turistas é atingido por um tiro e uma americana é baleada. a partir daí conhecemos o ponto de vista dos turistas, do atirador, do dono da arma e, numa trama paralela, mas simultânea, a babá dos filhos da vítima. um filme mosaico de Alejandro Iñarritu, com ótimo roteiro de Guillermo Arriaga e um excelente elenco)


5.  Crash (um acidente de carro em Los Angeles é o ponto de convergência da história de vários personagens, que chegaram até ali por motivos diferentes. uma trama intrincada que fala de preconceitos sociais e raciais e levou três Oscars, de filme, edição e roteiro original, do também diretor Paul Haggis)


6.  Quatro Confissões (um trapaceiro, um padre e um minerador conversam numa estção de trem sobre o julgamento de um bandoleiro - Paul Newman -que confessou o crime, mas três testemunhas o inocentam, contando seu lado da história, incluindo a vítima através de um indígena com poderes mediúnicos. versão faroeste do clássico Rashomon, dirigida pelo ótimo Martin Ritt em 1964)


7.  Pulp Fiction (três histórias são contadas fora de ordem cronológica e acabam se encontrando sob diferentes pontos de vista. o diretor Quentin Tarantino costuma utilizar esse recurso em seus filmes, é uma de suas marcas registradas. aqui acertou em cheio)


8.  Bobby (no hotel Ambasador de Los Angeles em 1968, o político Robert Kennedy, virtual candidato à presidência, foi assassinado. o filme acompanha 22 diferentes personagens ao longo do dia do crime. um ótimo filme de Emilio Estevez, que foi indicado ao Golden Globe)


9.  Vamos Nessa (é véspera de natal, uma jovem funcionária de um supermercado precisa de dinheiro para o aluguel, seu colega quer dinheiro para viajar e dois atores querem comprar ecstasy. todos se envolvem numa noite bastante agitada, recontada três vezes sob difeentes pontos de vista. delicioso filme de Doug Liman)


10.  Crimes em Wonderland (um assalto que culminou na morte de quatro pessoas na rua Wonderland em Los Angeles em 1981, chamou a atenção, pois envolveu o lendário ator pornô Jon Holmes - Val KIlmer -, no fundo do poço. a história é contada sob diferentes pontos de vista e de forma não linear. esta história real merecia um diretor melhor que James Cox, mas é assistível)


Veja ainda: "10 Filmes com Múltiplos Atores no Mesmo Papel"



12 comentários:

  1. Meus favoritos são Crash e Babel!

    ResponderExcluir
  2. Armando,

    Lista excelente!
    Com "Rashomon" do genial Kurosawa, hours-concours do gênero - tenho na minha "cinemateca".
    Também incluiria o alemão "Lola, Run" (Corra Lola, Corra), com a espetacular Franka Potente e animação de Gil Alkabetz.

    Saudações,
    Carla Kerr

    ResponderExcluir
  3. Tbm lembrei de cara de Corra Lola, o único filme realmente original do Tom Tykwer.

    Babel é o mais fraco da triologia do Iñarritu, mesmo assim é muito bom,pricipalmente em sua idéia:a dificuldade de comunicação entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Acho que só faltou o chinês Herói, que lembra muito icnlusive a estrutura de Rashomon, que aliás batizou esse tipo de montagem, quando um filme é feito sobre vários ponto de vistas, é comum dizer que ele possui uma estrutura "rashomon".

    ResponderExcluir
  5. Olá Vinícius,
    Muito bem lembrado, falha mim ao esquecer de "Herói", excelente estrutura rashomon.
    Valeu!!!

    Oi Carla e Kelvelyn,
    Ou muito me engano, ou "Corra Lola Corra" na verdade mostra três possibilidades de prosseguimento da história se mudasse um detalhe nela. Não se encaixa tão bem na estrutura rashomon (obrigado Vinícius, rss), mas é um filme muito interessante.

    Obrigado por sempre comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Filmes, e histórias em geral, com esse tipo de estrutura são muito interessantes de ver, embora tbm sejam um tanto complicados.
    Gosto muito de "Herói". É um filme lindissimo em todos os aspectos.
    "Ponto de Vista" é um daqueles filmes que começa muito bem, produz uma enorme expectativa e acaba decepcionando no final. Vi outro dia.

    Ótima lista!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Ai faltou o japonês Confissões.
    Muito bom! muito bom mesmo! procure para ver, vale a pena!
    é tenso e lindo.
    Achei que houve só uma pequena falha ao final, mas o filme por completo é espetacular.
    caso queira baixar:
    http://filmescomlegenda.net/fcl/filmes/confissoes-kokuhaku-confessions-2010/
    fica a dica. abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Lê,
    Preciso consultar você antes de fazer minhas listas.
    O pior deste 'Confissões' é que eu assisti este ano enão podia tê-lo esquecido, mas... esqueci.
    Obrigado pela lembrança!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. - Também incluiria Herói
    - Achei que faltou mencionar que Elefante foi baseado no que ficou conhecido como o massacre de Columbine, quando 2 garotos mataram vários colegas e um professor, nos EUA, em 1999
    - A lista está "show"

    ResponderExcluir
  10. "Antes que o diabo saiba que você está morto" é outro filme que segue nessa linha.

    ResponderExcluir
  11. Amores brutos também é um filme muito, acredito que se encaixe nesta lista.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!