sexta-feira, 1 de julho de 2011

10 Filmes com Atores que Morreram em 2011 - 1º Semestre



Já virou uma tradição no blog elaborar listas que homenageiam a memória dos atores e atrizes falecidos no semestre.
No primeiro semestre, entre outros, de 2011 perdemos os diretores Sydney Lumet, Peter Yates e Charles Jarrot e, claro, muitos atores, dos quais destaco 10 dos que considero mais importantes e cada qual com um dos filmes em que tiveram uma presença marcante.

1.  Pete Postlethwaite - Em Nome do Pai (02/01 - câncer aos 64 anos. o ator inglês de rosto marcante, começou como professor de teatro, mas logo resolveu ir ele mesmo para os palcos. chamado por Steven Spielberg como "o melhor ator do mundo", Pete teve muitos grandes papéis, entre eles o pai de Daniel Day Lewis neste grande filme sobre o IRA, feito em 93 por Jim Sheridan e que lhge valeu uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante. Pete esteve em 'Os Suspeitos', 'A Origem' em em quase uma centena de filmes)

2.  Susannah York - Imagens (15/01 - câncer de medula aos 72 anos. a atriz inglesa nasceu no Chelsea, em Londres, mas foi criada numa remota vila escocesa, o que não a impediu de logo cedo conseguir seus primeiros papéis na televisão. estreou no cinema aos 21 anos no que seria uma longa carreira. No pouco conhecido 'Imagens' de Robert Altman, interpretava uma dona de casa esquizofrênica, que confundia a identidade de seus antigos amantes e criava uma realidade fantasiosa. pelo papel ganhou a Palma de Ouro de melhor atriz em Cannes 1972)

3.  Maria Schneider - O Último Tango em Paris (03/02 - câncer aos 58 anos. a bela parisiense, filha do ator Daniel Gélin, causou furor aos 19 anos ao estrelar com Marlon Brando o polêmico filme de Bernardo Bertolucci. tornou-se um símbolo sexual instantâneo. lésbica e feminista, teria se recusado a fazer os famosos "testes de sofá" em Hollywood para frustração dos produtores. fez ainda 'Passageiro Profissão Repórter' de Antonioni, e teve uma carreira bastante ativa na Europa)

4.  Annie Girardot - A Professora de Piano (28/02 - alzheimer aos 78 anos. Annie começou no teatro e só chamou a atenção no cinema em 'Rocco e Seus Irmãos' num personagem fortíssimo. participou de mais de 150 filmes de todos os grandes diretores europeus. mais recentemente deu vida à terrível mãe de Isabelle Huppert no ótimo filme de Michael Haneke)

5.  Jane Russell - Os Homens Preferem as Loiras (28/02 - parada respiratória aos 89 anos. lançada no cinema por Howard Hughes em 'O Proscrito', mostrando sua medidas perfeitas aos 22 anos. Jane mostrou sua veia cômica dez anos mais tarde como a morena de 'Os Homens Preferem as Loiras', onde seu nome vinha nos créditos antes de Marilyn Monroe. encerrou sua carreira em 1970)

6.  Elizabeth Taylor - Assim Caminha a Humanidade (23/03 - infarto aos 79 anos. foi a última grande estrela do star-system de Hollywood. a inglesa Taylor mudou-se com a família para a América logo no início da segunda guerra. foi atriz infantil contracenando com Lassie e, já adulta, estrelou  o que seria o último filme de James Dean, 'Assim Caminha a Humanidade'. depois disso sua carreira só avançou, tornando-se a mais rentável atriz do cinema por vários anos, ganhou dois Oscars e mais dezenas de prêmios e indicações. trabalhou ativamente em campanhas de estudo e apoio às vítimas de Aids. uma estrela única)

7.  Farley Granger - Festim Diabólico (27/03 - causas naturais aos 85 anos. descoberto por Samuel Goldwyn ainda no colégio, logo conseguiu um contrato de 5 anos. em seu terceiro filme já escolhido por Alfred Hitchcock para viver um homossexual da alta-sociedade que recebe, junto com seu companheiro, um grupo para jantar em sua casa, pouco após matarem um amigo e esconderem o corpo na sala. Farley era muito bonito e gay, mas não era um grande ator. Entre dezenas de filmes e séries, trabalhou com diretores como Nicholas Ray e Lucchino Visconti) 

8.  Michael Sarrazin - A Noite dos Desesperados (17/04 - câncer aos 70 anos. o canadense Sarrazin ganhou o Bafta de maior promessa do ano, quando estrelou como par de Jane Fonda, no cruel concurso de danças dirigido por Syney Pollack, mas sua carreira nunca chegou a decolar. fez alguns bons filmes na década de 70, filmes B nos 80 e seriados e telefilmes em seguida)

9.  Jackie Cooper - Superman, o Filme (03/05 - causas naturais aos 88 anos. Jackie foi o maior ator infantil do final dos anos 20 e o mais jovem indicado ao Oscar de melhor ator até hoje, com apenas 9 anos de idade. ressurgiu em 1978 como o editor sem noção de 'Superman' e nas três continuações. dirigiu séries e telefilmes como 'MASH', que lhe valeram alguns Emmys) 

10.  Peter Falk - Asas do Desejo (23/06 - alzheimer aos 83 anos. Falk começou na televisão, mas apenas em 1971 chegou ao estrelato como o detetive 'Columbo', até hoje uma das séries policiais de maior sucesso da tv. no cinema fez dezenas de filmes, tendo sido indicado a dois Oscars como coadjuvante. em 1987 foi homenageado por Wim Wenders com o papel de "a estrela de cinema" na sua obra-prima 'Asas do Desejo')

Menções adicionais: também faleceram e não couberam nesta lista atores como Marie-France Pisier (O Outro Lado da Meia Noite), Kenneth Mars (Butch Cassidy), Anne Francis (O Planeta Proibido), Michael Gough (Batman), Jeff Conaway (Grease, nos Tempos da Brilhantina), Ryan Dunn (Jackass) e os nossos John Herbert (O Caso dos Irmãos Naves) e Wilza Carla (Tem Boi na Linha).

28 comentários:

  1. Olá Anônimo,
    O Leslie Nielsen morreu em 28/11/2010 e está na lista daquele período. o link está no final do post.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  2. vai começar a ficar mais interessante seu blog quando vc fazer suas postagens pelas suas próprias mão e mente .....copiar de blog gringo e traduzir no google é facil......esta lista poderia ser feita por vc msm .....aqui do brasil tem muita gente a ser homenageada.....pela mor heimmm

    ResponderExcluir
  3. Caro Farandula,
    Te dou um doce se você me disser de qual blog gringo eu copiei qualquer um dos meus quase 400 posts. Todos, TODOS são feitos por mim e jamais copiados. Pelo contrário existem centenas de blogs nacionais que copiam meus posts sem nme dar crédito, basta comparar as datas de postagem.
    Não acho muita graça em fazer comentários depreciativos sem fundamento no blog alheio. Aceito sim críticas construtivas, mas não esse tipo de comentário que você fez. Foi ofensivo e mentiroso.
    Sempre que possível coloco filmes e artistas brasileiros nas minhas listas, além de dezenas de listas exclusivamente nacionais.
    Se não existem artistas brasileiros homenageados nesta lista, é porque não houve nenhuma ator importante do cinema brasileiro que morreu no primeiro semestre de 2011, felizmente.
    No rodapé cito os saudosos brasileiros John Herbert e Wilza Carla, que não têm carreiras cinematográficas tão relevantes quanto os 10 da lista.
    Quem quiser criticar, seja bem vindo. Quem quiser fazer comentários tolos como o seu, eu dispenso e vou evitar liberá-los.
    Obrigado pela oportunidade!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Uauuuuuuu, que resposta fantastica Armando. Parabéns,Sem palavras e concordo com vc, bjs e sucesso, muito bom o post e o Blog cultura pura.

    ResponderExcluir
  5. Esqueceram do Ryan Dunn do jackass
    RIP :(

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,
    O Ryan Dunn está nas menções adicionais.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Muitas personalidades do cinema já se foram nesse 1º semestre de 2011. Espero que essa tendência não siga até o final do ano.

    ResponderExcluir
  8. O Kenickie morreu no dia do meu aniversário! Não sabia =/

    Eu sempre gostei mais dele do que do Danny...

    ResponderExcluir
  9. O Kenickie morreu??
    pô, ele era meu preferido d eGrease, e eu adoro esse filme, e Kenickie era o mais dahora!

    ResponderExcluir
  10. Poxa, dá até desgosto quando lembro que a Liz Taylor se foi. =/
    Era fantástica. Os outros também eram muito bons.

    ResponderExcluir
  11. Talvez um dos aspectos mais fascinantes do cinema seja a mágica de não somente acalentar e corporificar nossos sonhos, ideais e aspirações nas tramas e nos personagens das telas, mas também de eternizar o que é efêmero e mortal, sejam pessoas, sejam valores retratados com maestria em preto e branco e a cores, com ou sem fundo musical!
    Cinema é para sempre...
    Nascimento: 28/12/1898, filho dos Irmãos Lùmiere.
    falecimento: impossível, enquanto existir a alma humana.

    ResponderExcluir
  12. A ELIZABET TAYLOR EU NÃO SABIA! NÃO ERA COM EA QUE O MICHAEL JAKSON QUERIA DEIXAR OS FILHOS?

    ResponderExcluir
  13. muito bom seu blog parabens

    ResponderExcluir
  14. Eu não te conhecia, gostei do seu blog.

    ResponderExcluir
  15. Bom pena q é tantas noticias ruins né!sinto muito pela morte de todos!
    Parabéns pelo blog!!!bjoss

    ResponderExcluir
  16. realmente o mundo do cinema e tetro perdem celebridades fantasticas que pena

    ResponderExcluir
  17. MARCIA! VC NÃO SABIA QUE ELIZABETH TAYLOR TINHA MORRIDO? EM QUE CAVERNA VC VIVE?

    ResponderExcluir
  18. MARCIA! VC NÃO SABIA QUE A ELIZABETH TAYLOR TINHA MORRIDO? VC VIVE EM CAVERNA?

    ResponderExcluir
  19. e tao bom lenbrar deles mas a saudade que eles deixaran e muito grande

    ResponderExcluir
  20. ESQUECERAM DO CHUCK NORRIS.ELE FALECEU EM 30 DE JANEIRO DE 2011.

    ResponderExcluir
  21. e o menino do filme o grande mentiroso morreu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parem de matar as pessoas!!!
      Frankie Muniz também está vivo e ativo.

      Excluir
  22. não devia responder aos fanfarrões, só querem pagar de ridículo, insultando e falando asneiras.

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do blog.sucesso e mais sucessos pra vccc

    ResponderExcluir
  24. Muito legal, ainda mais pra nós que somos cinefilos saber das coisas dos queridos atores que um dia vimos em filmes, portanto aprovado.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!