segunda-feira, 4 de julho de 2011

10 Filmes de Hayao Miyazaki



Myiazaki nasceu em Tóquio em 1941, onde seu pai dirigia a empresa de aviação de seu tio,  que na época fazia os lemes dos famosos zeros. Desde muito cedo, Myiazaki já gostava de desenhar seus próprios aviões e era fascinado por mangás.
Começou sua carreira aos 22 anos como animador dos estúdios Toei Douga, participando de vários clássicos da animação japonesa.
No final da década de 70, dirigiu seus primeiros dois filmes, que foram muito bem sucedidos e lhe permitiram abrir seu próprio estúdio, o Ghibli em 1985.
Seus filmes são conhecidos pela mistura de ecologia e tecnologia, pelos detalhes sobrenaturais, muitas vezes derivados da mitologia oriental e por suas heroínas jovens, independentes e corajosas.
O diretor rejeita o apelido de Disney japonês, cujos estúdios distribuiu vários de seus filmes no mercado mundial.
Veja a lista com os 10 filmes longos de Myiazaki e procure assistir todos eles.


1.  A Viagem de Chihiro (uma garotinha de 10 anos é obrigada a mudar-se de cidade pelos pais deixando os amigos para trás. no caminho, eles se perdem e param em frente a um imenso prédio vermelho. lá a garota separa-se dos pais e acaba entrando por um túnel que a leva a um mundo cheio de espíritos, monstros e deuses. o maior sucesso da história do cinema japonês, ganhador do Oscar de melhor Animação e uma obra-prima incontestável)


2.  O Castelo Animado (uma jovem chapeleira de 18 anos é transformada numa velha de 90 pela maldição de uma bruxa. com a ajuda de um belo mágico, dono de um castelo mágico, que está sempre em movimento, ela vai tentar quebrar o feitiço. o castelo é a fascinante, cheio de detalhes e surpresas. um ótimo filme)


3.  Princesa Mononoke (um jovem príncipe mata um deus-javali para proteger sua vila, mas é atingido pela fúria deste, que lhe deixa uma ferida mortal. em busca de sua cura ele descobre uma floresta viva e cheia de deuses, onde vive uma garota criada por lobos. a floresta é atacada pelas forças do império e os jovens tentarão protegê-la. permeado de mensagens ecológicas, o filme é belíssimo e emocionante. foi a primeira animação a ganhar o "oscar" japonês de melhor filme) 


4.  Ponyo, Uma Amizade que Veio do Mar (um garotinho de cinco anos salva uma peixinha dourada presa num vidro de geleia jogado no mar e decide cuidar dela em casa. mas ela é uma princesa e o feiticeiro fundo do mar a obriga a voltar. apaixonada, a peixinha decide tornar-se humana para ficar com seu novo amigo. uma grande tempestade causa uma inundação sem precedentes, o que permite algumas das mais impressionantes cenas do filme. poético, divertido, delicioso)


5.  Meu Amigo Totoro (duas garotinhas mudam-se com o pai para uma casa no campo e lá encontram alguns espíritos que habitam uma grande árvore vizinha, como um simpático troll, totoru em japonês, que fica amigo delas. o personagem virou símbolo do estúdio Ghibli. na categoria "filmes fofos" é o melhor de Myiazaki)


6.  O Serviço de Entrega da Kiki (uma bruxinha ao completar 13 anos tem que sair de casa e encontrar uma cidade que ainda não tenha nenhuma bruxa para viver. o legal do filme é a naturalidade que as pessoas encaram os poderes da menina. lindas cenas aéreas, lindas cidades. uma delícia de filme)


7.  Laputa, o Castelo no Céu (um garoto órfão que trabalha nas minas encontra uma menina que cai do céu, sustentada por uma pedra voadora. juntos enfrentarão piratas e militares na busca por um castelo mítico situado numa ilha voadora. cenários meticulosamente concebidos, ação de tirar o fôlego e para quem tem medo de altura, a vertigem é certa. ótimo)


8.  Nausicaä do Vale do Vento (mil anos após a civilização ter sido destruída, grupos de humanos se espalham pelo planeta tentando sobreviver ao ambiente tóxico e hostil, seprados por um mar habitado por insetos gigantes. no reino do vale dos ventos, uma princesa tenta compreender a natureza e conviver com ela. música empolgante, ação vertiginosa, mensagem ecológica, outro ótimo Miyazaki)


9.  Porco Rosso, o Último Heroi Romântico (um talentoso aviador foi transformado em um porco por uma maldição, mas continua a combater piratas e disputar torneios no entre-guerras.  após uma batalha tem seu hidroavião vermelho praticamente destruído por um americano e ele se refugia em Milão para consertá-lo na oficina de um velho construtor, ajudado por sua neta projetista. as cenas de água e céu são lindíssimas. o roteiro é caro ao diretor, pois traz traz elementos de sua biografia, tanto que será o primeiro a ter uma continuação, em 2012)


10.  Lupin III, O Castelo de Cagliostro (baseado num mangá e numa famosa série de tv, o personagem do neto do famoso ladrão Arséne Lupin - o ladrão de casaca - estrela o primeiro longa de Miyazaki de 1979. um maldoso conde italiano, que vive num castelo super protegido, quer obrigar uma princesa a casar-se com ele e o ladrão usa todos seus truques para salvá-la. vários elementos do diretor já estavam ali. castelos cheio de passagens secretas, ação vertiginosa em telhados e torres e um senso de humor que fazia antever um gênio em gestação)


Veja ainda: "10 Filmes de Akira Kurosawa"

25 comentários:

  1. Gênio. Só assim para descrevermos o que é Hayao Miyazaki.
    Há pouco tempo disse que Miya é melhor que Disney. Posso ter exagerado, mas, cada um na sua, são essênciais para que a animação tenha a importância que tem hoje na história cinematográfica.

    Parabéns pelo post, Armando! Como sempre, ótimo!

    Pena que não trazem todos esses filmes aqui para o Brasil com bons boxes de home-video.

    ResponderExcluir
  2. Hayao Miyazaki é um dos meus diretores favoritos *-*

    ResponderExcluir
  3. Adoro a espiritualidade sempre presente nas obras dele....abços!

    ResponderExcluir
  4. tonari no totoro eh meu vizinho totoro,nao meu amigo totoro...

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônimo,
    Essa é uma informação confusa mesmo. O filme teve o título nos Estados Unidos de "My Neighbor Totoro" e em Portugal foi traduzido como "Meu Vizinho Totoro".
    No Brasil, todas as referências que encontrei são do título "Meu Amigo Totoro". Mas não descobri se ele foi lançado em vídeo ou no cinema. Se alguém tiver essa informação, me avise, por favor!
    Mas de de fato, estamos falando do mesmo filme, que é ótimo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. tonari no totoro
    tonari= lado
    totoro= totoro
    o mas perto que chegaria seria meu vizinho
    totoro!!! PQ se fosse tomodachi ao em vez de tonari ai sim seria meu amigo totoro!!
    sim moro no jp a 12 anos um dos meus favoritos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mora no JP "a" doze anos... e ainda não aprendeu português?

      Excluir
    2. Um pouco sem sentido o seu comentário. No Japão não se fala português, otário.
      Se ele morasse há doze anos no Japão e não soubesse falar japonês, você poderia até dizer algo. Mas dizer que ele mora no Japão há doze anos, vinculando com " e ainda não sabe falar português ", meu caro colega, acho que você é meio estúpido.

      Excluir
  7. 123,
    Eu fiz uma lista de "10 Títulos Nacionais Idiotas" e é uma das mais visitadas do blog. Os tradutores brasileiros nunca foram conhecidos por sua acuracidade.
    Não discuto que a tradução seja "Meu Vizinho Totoro", como é no título americano, no australiano, no português, mas NO BRASIL o filme foi lançado como "Meu Amigo Totoro". Juro que não fui eu que dei esse nome, rss
    O filme também é um dos meus favoritos.
    Obrigado pela informação!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Miyazaki é mesmo genial.

    O meu favorito dele é Princesa Mononoke.

    ResponderExcluir
  9. Sugestão para uma nova lista: 10 filmes sobre transtornos de personalidade. Eu adoro esse assunto e gostaria muito de conhecer novos filmes que mostrem um pouco mais dos transtornos. :D Grato!

    ResponderExcluir
  10. Hahaã!
    Assisti todos *-*

    ResponderExcluir
  11. Totoro não e meu vizinho, è meu amigo muahahha . Miyazaki é um mestre mesmo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Totoro,Kiki e o porco rosso chegaram a serem lançados em VHS por aki pela disney
    A dublagem de totoro foi ate boa ,ja o da Kiki foi estragada pela inclusao de falas inexistentes de seu gato(Jiji) e cismaram que por ser preto deveria ter a voz de Salem ,o gato da Sabrina ,a bruxa adolescente

    ResponderExcluir
  13. Podia ter sido top10 da Ghibli. Particularmente, apesar do Miyazaki ser genial e mais produtivo, o meu top3 da Ghibli não é dele. O Isao produz menos mas costuma ser mais forte.

    ResponderExcluir
  14. Muita boa a lista, Miyazaki é realmente um gênio! Podia ter uma lista dos melhores do estúdio Ghibli, o estúdio do Miyazaki que também faz EXCELENTES filmes :)

    ResponderExcluir
  15. nossa da hora a viagem de chihiro e o castelo animado,mas os outros são legais também
    sensacional!!!!!!!!!!!!!!
    recomendo que assistem são da hora!!!!!!!!!
    coisa de genio mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Oi Matheus,
    Você deve ter notado que esta lista traz os filmes que o Hayao dirigiu. Todos os outros que você mencionou têm outros diretores e o crédito dele é como roteirista ou produtor.
    Mesmo assim sua contribuição foi muito interessante, vou procurar ver os que ainda não conheço. Afinal, se o mestre Miyazaki está envolvido, me interessa.
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  17. Faltou Procurando Nemo, um filme cheio de emoções, aventura, é realmente lindo o filme fora a mensagem de pai e filho que o filme te passa, a Dory é uma das personagens mais adoraveis do cinema e vai receber uma continuação em 2014~2015 chamado Procurando Dory.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi?
      Procurando Nemo do Hayao Myiazaki? Acho que você comentou no lugar errado, Felipe.
      Abs!!!

      Excluir
  18. Bom eu não sei se vc já fez, mas caso não tenha feito, fica a dica: que tal um lista sobre filmes de animação japonesa (excluindo os de Miyazaki) ou mais específicas como uma para os estúdios ou para outros diretores de animação como Katsuhiro Otomo (de Akira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também reforço. Satoshi Kon, Katsuhiro Otomo e Makoto Shinkai são ótimos diretores de filmes de animação, recomendo dar uma olhada neles e fazer um post sobre filmes de animação japoneses em geral.

      Excluir
    2. É mesmo, o Makoto Shinka dirigiu o filme ''Cinco centímetro por segundo'', que é muito lindo!

      Excluir
  19. adoro os filmes dos estúdios ghibli.aqui em casa já tenho 8:o castelo no céu,meu vizinho totoro,princesa mononoke,a viagem de chihiro,o reino dos gatos,o castelo animado,ponyo e o mundo dos pequeninos.é verdade que a viagem de chihiro é o melhor dos estúdios ghibli,mas o meu preferido,com certeza,é princesa mononoke.este eu precisei baixar na internet pra adquirir o dvd.também tive que baixar o castelo no ceu.realmente é difícil encontrar esses sucessos por aí,mas tive muita sorte por encontrar algumas das melhores obras de miyazaki por acaso.inclusive meu vizinho totoro eu tive o milagre de achar o dvd dublado,como não existe mais hoje em dia.adorei sua lista.parabéns!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!