quinta-feira, 7 de julho de 2011

10 Filmes Essenciais 1980-1989



Resolvi, pretensiosamente, iniciar uma série de listas com filmes essenciais por década.
Para começar, escolhi a década de 1980, por ser a década em que eu descobri o cinema e a maioria dos meus leitores estava nascendo...
Claro que não é uma lista definitiva, nem necessariamente dos melhores filmes do período, mas de filmes que foram especialmente significativos para o cinema de seu tempo.
Como sempre repito, não tenho vocação para ser o dono da verdade, esta lista reflete minha opinião neste momento e muitos de vocês, ou até todos vocês irão discordar dos títulos que elenquei e mais ainda dos que não estão na lista.
Aqui estão 10 filmes essenciais da década de 1980.


1.  E.T., o Extra-Terrestre (1982. como disse Roger Ebert, E.T. é um filme que você pode crescer e envelhecer gostando da mesma maneira. um garoto de dez anos encontra um alien deixado para trás numa missão de botânica na Terra e decide protegê-lo, com ajuda dos irmãos. pela primeira vez um e.t. era bonzinho no cinema. um filme mágico, que encanta e emociona)


2.  Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981. um retrato seco e violento das crianças de rua de São Paulo que comoveu o mundo. a carreira de Hector Babenco decolou merecidamente após este filme. mas a violência, a corrupção e a criminalidade mostradas evidentemente não fizeram muito bem para a imagem do país)


3.  Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982. na Los Angeles de 2019, um caçador de andróides busca quatro replicantes banidos da Terra, que sequestraram uma nave e vieram em busca de seu criador. Ridley Scott vai além do futurismo, que por sinal já chegou e não é bem como eles previram. ele humaniza os conflitos e dramas da tênue linha entre criador e criatura)


4.  Paris, Texas (1984. um homem vaga pelo deserto sem memória e é resgatado pelo seu irmão, que o ajuda a recuperar as lembranças e procurar a esposa e o filho. um filme minimalista, seco, com interpretações brilhantes de Harry Dean Stanton e Nastassja Kinski, música dolorida de Ry Cooder, fotografia de tirar o fôlego de Robby Müller, tudo sob o olhar genial do alemão Wim Wenders. ganahdor da Palma de Ouro em Cannes, um dos melhores filmes do cinema)


5.  Veludo Azul (1986. nada é o que parece nos filmes de David Lynch. depois de encontrar uma orelha no jardim de casa, um jovem decide investigar por conta própria e se envolve com uma cantora e com o perigoso submundo. todas as idéias do diretor já estão aqui. genial, estranho, essencial) 


6.  Conta Comigo (1986. depois da morte de um amigo, um escritor relembra sua adolescência nos anos 50, quando eles e mais dois amigos saíram numa expedição para ver o corpo de um garoto morto na floresta. aquele período marcaria o fim da inocência e da infância dos quatro. obra-prima de Rob Reiner, baseada num conto de Stephen King)


7.  Touro Indomável (1980. biografia do boxeador Jake LaMotta em sua jornada de vida auto-destrutiva, marcada pela insegurança sexual e pelo ciúme. um tour-de-force de Robert DeNiro em um filme denso e esteticamente genial de Martin Scorsese. um dos momentos mais criativos do cinema americano)


8.  De Volta para o Futuro (1985. um excêntrico cientista inventa uma máquina do tempo, que é utilizada por um típico adolescente dos anos 80. ele volta ao passado, mas acidentalmente impede que seus pais se encontrem, colocando em risco sua própria existência. uma aventura perfeita e deliciosa de Robert Zemeckis, que rendeu duas ótimas continuações)


9.  Não Amarás (1988. na sombria Polônia dos anos 80, um tímido e jovem órfão de 19 anos, vive na casa de uma velha senhora. do seu quarto ele começa a observar uma vizinha mais velha, por quem acaba se apaixonando e arquiteta planos para se encontrarem. sexta parte estendida do genial decálogo de Krzysztof Kieslowski, essencial para conhecermos o cinema da cortina de ferro)


10.  Faça a Coisa Certa (1989. num bairro predominantemente negro, um ativista exige do dono de uma pizzaria que troque as fotos de seus ídolos brancos das paredes por outros ídolos negros. diante da recusa, o ativista organiza um boicote. um filme controverso, mas muito importante, que revelou o jovem diretor Spike Lee e captou bem os estereótipos raciais e sociais do seu tempo)  


Menções Honrosas: Os Caçadores da Arca Perdida, O Império do Sol, O Iluminado, Era Uma Vez na América, Amadeus, Nascido para Matar, O Homem Elefante, Fanny e Alexander, Meu Amigo Totoro, Fitzcarraldo, Yol, Eles Não Usam Black-Tie, Bye Bye Brasil, Kagemusha, O Clube dos Cinco, Curtindo a Vida Adoidado, O Último Imperador, Henrique V, A Balada de Narayama, Mephisto, A História Oficial, A Última Tentação de Cristo, A Vida e Nada Mais, Sexo Mentiras e Videotape, Cinema Paradiso...


Veja também: "10 Filmes Essenciais 2000-2009", "10 Filmes Essenciais 1990-1999", "10 Filmes Essenciais 1980-1989", "10 Filmes Essenciais 1970-1979", "10 Filmes Essenciais 1960-1969", "10 Filmes Essenciais 1950-1959", "10 Filmes Essenciais 1940-1949", "10 Filmes Essenciais 1930-1939"

24 comentários:

  1. Paris, Texas é um dos meus filmes favoritos. Desde sempre!

    []s

    ResponderExcluir
  2. Guerra nas Estrelas: Episódio V – O Império Contra-Ataca(1980), não sei se é essencial mas é um ótimo filme, quem sabe não se encaixaria nas Menções Honrosas.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a lista, Armando! Concordo com o número 1. Independente de gosto, nada é mais emblemático na década de 1980 que E.T.

    ResponderExcluir
  4. Caro Armando,

    a lista está muito boa, como de praxe. Todavia, poderia citar, pelo menos, como menção honrosa, o filme "Gallipoli", de 1981, que apresentou ao mundo o cinema australiano e o ator Mel Gibson.

    Aguardo, ansioso, a lista dos anos 1990...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Éverton,
    Claro que 'O Imperio Contra-Ataca' poderia estar nesta lista, ao menos nas menções. Bem lembrado.

    Hélder,
    Também sou fã de 'Gallipoli', acho que foi o primeiro Peter Weir que chegou por aqui, um grande diretor.

    Quanto aos anos 90, nem eu sei quando farei. Minha idéia é fazer randomicamente. Já estou trabalhando na década de 1950.

    Obrigado Alan e Leandro!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa, Armando! Sempre bom!

    Há uma diversidade de grande filmes nas décadas. De 80 há uma enormidade de filmes da sessão da tarde... Não nos esqueçamos de lembrar de "Lagoa azul", "Os caça fantasmas", "Top Gun", "Rambo", "Dirty Dancing"... Não estou falando que são filmes maravilhos, mas são emblemáticos.

    Há ainda "Carruagens de Fogo", o sensacional "Gandhi", "Scarface", o lindo "A Cor Púrpura", "Rain Man" e o inesquecível "Meu Pé Esquerdo". Há também o brasileiro "Memórias do Cárcere"...

    São tantos... Da sua lista meu predileto é "O Homem Elefante", mas concordo com o Leandro que nada é mais 80's que ET.

    O cinema da década que nasci nos trouxe um mix de cinema confortante e denunciador.

    Parabéns!

    Vitor Stefano

    ResponderExcluir
  7. Vitor,
    Não gosto de alguns dos que você citou, mas concordo que são emblemáticos.
    Se você acha a década de 80 variada é porque ainda não viu a de 50... Me meti numa fria ao fazer essa série de listas, rsss
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Armando, meu velho...o bacana da suas listas é que elas fojem do óbvio.Misturar filmes tão marcantes e mais lembrados como Et e Touro Indomável com obras menos lembradas como o maravilhoso Não Amarás.

    Meus favoritos são Veludo Azul,Runner,O Iluminado e sabe que eu não consigo gostar de De Volta para o Futuro.

    E onde está Scarface e Videodrome???

    ResponderExcluir
  9. Faltou Os Caçadores da Arca Perdida, além de ser ótimo, marcou bastante a década, além de ser uma referência no cinema de aventura

    ResponderExcluir
  10. Ei, Armando... Como sempre suas listas são fantásticas. Um filme que marcou os anos 80 foi Flash Dance também: marcou uma geração inteira. Os outros são maravilhosos também! Paz e bem a todos...

    ResponderExcluir
  11. Olá Armando,

    Comprei recentemente o DVD do "E.T" para integrar minha cinemateca. Sim, estou montando uma cinemateca, mas como comecei ano passado, "E.T." foi meu filme de número 33. Como existem tantos e tantos filmes bons, vc pode imaginar que também entrei em uma fria. Hehehehe. Quem nasce com alma de colecionador não tem por onde escapar...

    Mas resolvi comentar esse post porque acho que "Robocop" tbm deve entrar nas menções honrosas. Outro que acho marcante é "Edward Mãos de Tesoura".

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi Helken,
    'E.T.' foi um dos meus primeiros DVDs, é um filme pelo qual tenho um carinho especial.
    Eu não acho 'Robocop' tão importante para os anos 80 como os que citei, mas respeito seu gosto.
    Já 'Edward' foi lançado em 1990, mas não garanto que estrá nessa lista, pois há muitos bons filmes da década de 90 s ainda nem parei para analisar.

    Rosinha,
    Você citou 'Flashdance' e o Vítor citou entre outros o 'Dirty Dancing'. Certamente os dois tiveram grande impacto cultural nos anos 80, aquelas polainas horrorosas viraram mania. MAS , na minha opinião, é um filme ruim, com roteiro inexistente, atuações fracas e números musicais jogados.
    Reconheço a importância de ambos no período abordado, mas não acho que sejam bons filmes.

    Obrigado por tantas sugestões!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. Clube dos cinco para mim é o TOP! =) Amo demais

    ResponderExcluir
  14. falta o Ran ou kagemusha, berlim alexanderplatz, o platton, jean the florette nas mençoes. o come and see, cinema paraiso e the mission.

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente, seu blog é FANTÁSTICO!
    Estou online nele há quase 3 horas, hahahaha

    Bom, o que achei de falho nessa lista é não ter nem menção a RAIN MAN
    Esse filme é simplesmente genial! Uma das melhores atuações de Dustin Hoffman.
    No mais, concordo com muita coisa aí.

    ResponderExcluir
  16. Com tanto filme bom, colocar "De Volta Para O Futuro" nos dez mais é forçar muito a barra. Só a memória afetiva para explicar isso.

    ResponderExcluir
  17. Dou de barato que um dos filmes que mais vi (Cinema Paraiso) não esteja nos 10 primeiros, mas gostos não se discutem, mas nem sequer nos de menção honrosa, aí é que já não dá para compreender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo,
      Sabe que você está certo? "Cinema Paradiso" deveria mesmo estar nesta lista.
      Vou acrescentá-lo nas menções honrosas.
      Obrigado por me alertar!
      Abs!!!

      Excluir
  18. Manhatan, do Woody Allen não pode faltar. Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiano,
      Manhattan é de 1979 e está dentre as menções da lista 70-79...
      Abs!!!

      Excluir
  19. gostaria de saber o nome do filme em que um cara constroi uma nave espacial com velocidade de dobra e com isso atrai outras civilizações do universo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JORNADA NAS ESTRELAS O PRIMEIRO CONTATO, mas ele é de 1996.

      Excluir
  20. O filme em que um cara constroi uma nave espacial com velocidade de dobra e com isso atrai outras civilizações do universo é JORNADA NAS ESTRELAS: O PRIMEIRO CONTATO, mas ele é de 1996.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!