terça-feira, 26 de julho de 2011

10 Filmes Essenciais 2000-2009



Esta deve ser a lista mais difícil da série de essenciais. 
Os filmes da primeira década dos anos 2000 estão muito frescos em nossa memória e é quase impossível resumi-los em uma lista de 10.
Como nas demais listas, busquei 10 filmes que significaram mudanças na forma de ver o cinema no período, sem ser necessariamente os melhores.
Claro que todos os leitores terão sua própria lista de 10, eu mesmo terei uma completamente diferente quando esta estiver publicada, mas é uma referência. Comentem, sugiram, reclamem!


1.  O Senhor dos Anéis, a Sociedade do Anel (2001. a obra-prima de J.R.R.Tolkien foi transposta para as telas grandes pelo diretor Peter Jackson e dividida em três longos filmes, geniais do começo ao fim. a trilogia faturou quase três bilhões de dólares e 17 Oscars, incluindo o de melhor filme para a última parte. uma das produções mais marcantes da história)


2.  Batman, o Cavaleiro das Trevas (2008. este século tem sido marcado pelos filmes baseados em heróis de quadrinhos e este filme de Christopher Nolan é o melhor exemplar. ação estonteante, roteiro bem construído e um dos melhores vilões que o cinema já produziu, o Coringa de Heath Ledger)


3.  Cidade de Deus (2002. finalmente fomos notados. um diretor experiente, com centenas de spots comerciais no currículo, Fernando Meirelles, um roteirista brilhante, Bráulio Mantovani, ambos indicados ao Oscar, assim como a edição e a fotografia perfeitos, fizeram deste o filme brasileiro de maior sucesso e influência em todo mundo. ocupa a posição 18 no ranking do IMDb e já é um clássico)


4.  Kill Bill, volume 1 (2003. influenciado pelos filmes de kung-fu, Quentin Tarantino construiu seu melhor filme, perverso, violento e divertido. o filme teria ficado muito longo e foi lançado em duas partes, que funcionam bem mesmo separadas)


5.  Avatar (2009. já estou esperando os comentários de protesto, mas não dá para negar a importância da mega-produção de James Cameron, que ressuscitou o cinema 3D e é de longe o filme de maior faturamento da história. o roteiro é politicamente correto e até bobo, mas a ação é incrível e a produção impecável)


6.  O Tigre e o Dragão (2000. os olhos voltaram-se para a China nesse século e este foi o primeiro grande sucesso internacional do seu cinema. as coreografias e a fotografia lindíssima são mais relevantes que a história. encantou o mundo todo, ganhou quatro Oscaras e foi indicado a outros seis. lindíssimo)


7.  O Labirinto do Fauno (2006. o mexicano Gillermo del Toro criou uma alegoria com uma menina que muda-se com a mãe para uma casa de campo, povoada por criaturas fantásticas, para tratar da ditadura franquista que assolou a Espanha num dos filmes mais fascinantes da década)


8.  O Segredo de Brokeback Mountain (2005. Ang Lee conta uma comovente história de amor mal assumido entre dois cowboys numa produção caprichada, com atores importantes no primeiro filme de temática gay feita por um grande estúdio, a Paramount. excelente)


9.  Dançando no Escuro (2000. o dinamarquês Lars von Trier ganhou Cannes com esta obra-prima estrelada pela cantora pop Björk, sobre uma imigrante tcheca que muda-se para a América com intenção de curar o filho da doença que a está deixando cega. um filme denso, lento, diferente do ritmo que o cinema tem imprimido neste século. belíssimo) 


10.  Oldboy (2003. o cinema sul-coreano, assim como o próprio país, chegou ao seu melhor momento neste século. com uma cinematografia interessantíssima, com personalidade própria, ganhou o mundo. um dos melhores cineastas que surgiram é Chan-wook Park, autor da trilogia da vingança, da qual se destaca Oldboy, sobre um homem que é sequestrado e enclausurado sem explicações por 15 anos. grande filme!) 


Menções Honrosas: Na Natureza Selvagem, Entre os Muros da Escola, Amor à Flor da Pele, A Viagem de Chihiro, Encontros e Desencontros, Amnésia, Caché, Os Infiltrados, O Fabuloso Destino de Amélie Poulin, A Vida dos Outros, Réquiem para um Sonho, Amores Brutos, Sangue Negro, Deixe Ela Entrar, Fale com Ela, Persépolis, Volver, A Partida, Quase Famosos, Tropa de Elite, Seguindo em Frente, 21 Gramas, A Fita Branca, O Filho da Noiva, Dogville, 4 Meses 3 Semanas e 2 Dias, Diários de Motocicleta.


Veja ainda: "10 Filmes Essenciais 2000-2009", "10 Filmes Essenciais 1990-1999", "10 Filmes Essenciais 1980-1989", "10 Filmes Essenciais 1970-1979", "10 Filmes Essenciais 1960-1969", "10 Filmes Essenciais 1950-1959", "10 Filmes Essenciais 1940-1949", "10 Filmes Essenciais 1930-1939"

27 comentários:

  1. Realmente, todos são essenciais! Fiquei feliz em ver "Dançando no Escuro" no TOP 10,é um dos meus filmes favoritos! Só senti falta de um filme: As Horas. Merecia uma menção honrosa, rs

    Té mais!

    ResponderExcluir
  2. Seu grande conhecimento sobre filmes, mais sua imparcialidade só pode gerar magníficas lista que se aderem a todos os gostos.

    Pode rir mais senti falta do filme "Pequena Miss Sunshine"

    É impossível não olhar esta lista sem pensar em "Heath Ledger" . Sempre imaginei os filmes que ele poderia ter produzido nesta década atual...

    ResponderExcluir
  3. Quantas menções honrosas, hein?! Mas sem as tais menções, acredito que o post não seria aceitável. Mas, tenho de dar créditos a imparcialidade da sua escolha. Acho que chegaria a uma lista bem parecida.

    ResponderExcluir
  4. Boa lista.Tem muitos filmes nas menções honrosas que entrariam na minha lista de 10.

    Sabe que até hj me lembro quando vi Oldboy pela primeira vez achei tão estanho,exagerado um filme realmente incrível.Gostei de ver ele na lista.

    Só tenho uma reclamação a fazer cade Cidade dos Sonhos??? a obra obra-prima do Lynch.Um filme mais que perfeito.

    ResponderExcluir
  5. 'O Labirinto do Fauno'. =D Como eu gosto deste filme! Abraço, Armando! Saudades!

    ResponderExcluir
  6. gosto é igual cu né! quada um tem o seu! na minha opinião sua lista fiko pessima! MAAASSSS...

    ResponderExcluir
  7. Até entendo Avatar como ferramenta importantíssima para o cinema, seu maior mérito sem dúvidas foi nos trazer um novo mundo dentro e fora das telas.
    Curiosamente os 2º, 3º e 4º colocados são meus favoritos de sempre. Senti falta de Bastardos Inglórios e acho que Sangue Negro merecia mais.
    Boa lista, bem imparcial.

    ResponderExcluir
  8. Fala, Armandão...
    Essas listas das épocas são excelente. No Sessões começamos a fazer só que não demos continuidade. Quem sabe você não nos inspire a seguir. A dos anos 10/2000 (lá fizemos a lista de dez anos - 2000 a 2009) já fizemos e é difícil demais! Há muitas coincidências, mas, obviamente, diferenças...

    Meus 10 primeiros foram:

    Fale com Ela
    Dogville
    Whisky
    Viagem de Chihiro
    21 Gramas
    As Invasões Barbaras (cadê? Nem nas menções?)
    Elefante
    O Quarto do Filho
    Sobre Meninos e Lobos (pra mim, o melhor do Eastwood)
    Closer

    Mas é uma dificuldade... rs

    E Brilho Eterno? Lavoura?

    É melhor parar senão vou desistir da que já fizemos! rs

    Abraço e parabéns, como sempre!

    ResponderExcluir
  9. Onde está Harry Potter? drooga não está ai! :(

    Mas por outro lado tbm nao tem a merdinha do crepusculo :D

    ResponderExcluir
  10. NUASSA, QUE LISTA MAIS TOSCA..KKKKK...NADA A VÊ, NAO CONCORDO!..RI LITROS..KKKKK

    ResponderExcluir
  11. sei não hein
    tem uns filmes melhores....mas tem alguns aí que salvam....

    ResponderExcluir
  12. Dos filmes que eu assisti que estão nessa lista, eu concordo, mas acho que você poderia ter incluído Harry Potter por ter tido sua importância nessa 1ª década(apesar de ter terminado esse ano)

    ResponderExcluir
  13. Tua lista teve várias coincidências com a minha - 6 na listagem final e nas minhas menções honrosas, mais 2 da tua lista...

    Acho q nosso gosto é mesmo parecido...

    http://blogdorbarbosa11.blogspot.com/2010/01/melhores-filmes-dos-00.html

    ResponderExcluir
  14. Caras... Muito ridícula essa lista... O Tigre e o Dragão, Kill Bill, só filmão... hauahuahuahau


    O autor dessa lista tem que dar uma revisada nos seus conceitos...

    ResponderExcluir
  15. O que leva as pessoas a comentar de maneira tão grosseira quando não concordam com as coisas?

    Também senti falta de alguns títulos, como Pequena Miss Sunshine; Mar adentro; A fantástica fábrica de chocolates; Vicky, Cristina, Barcelona; E sua mãe também; Nove rainhas; Onde os fracos não tem vez, entre outros...

    Achei sua lista muito inteligente! Cinema tem muito a ver com técnica, roteiro, genialidade, mas o principal é o que cada filme significará para quem vai assistir. Daí as necessárias divergências entre as listas de cada um.

    Lílian

    ResponderExcluir
  16. Acho que voce nao assistiu Temple Gradin pois ele nao ta ai. abraço.

    ResponderExcluir
  17. Na Natureza Salvagem deveria estar no minimo entre os 5!
    Todos que ja viram essa OBRA se identificam com ela

    Matheus

    ResponderExcluir
  18. Faltou As Invasões Bárbaras, Donnie Darko

    ResponderExcluir
  19. Aqui vou meter de novo a minha culherada assim como fiz nos anteriores comentários de Cinema Paradiso e a Vida é bela. Penso que falta uma pelicula que eu gostei muito e que é o Pianista de Roman Polanski e o qual também recebeu criticas muito favoráveis dos mass-media.
    Devo dizer que da lista dos 10 primeiros gostei muito do filme Cidade de Deus,pois embora residindo hoje na Europa há mais de 30 anos,nasci e vivi em Caracas, uma das cidades mais violentas da América latina e este filme fez-me recordar como é viver nesse tipo de cidades, nada comparado ao que se vive nos paises europeus.
    Para finalizar gostaria de parabenizar o seu blogue pois não sendo eu muito entendido em cinema, acho que tem o seu valor, até porque há filmes que nunca vi e que num futuro procurarei ver e assim eu proprio tirar as minhas conclusões.
    Gostaria também que alguém que acessa a esta blogue me ajudasse a encontrar um filme que ví há muitos anos e do qual não me recordo do titulo, e até dos protagonistas.
    Do argumento apenas me lembro que se tratava de um casal com uma situação económica muito boa, ela acho que era professora e ele não sei o que fazia. No entanto ela planeou a morte do marido,valendo-se para isso de dois alunos seus que frequentavam a sua casa e que ela lhes pagou com favores sexuais ou o pretendia fazer logo que levassem o plano para a frente. Devo dizer que um dos alunos era meio retardado mental e que ela acabou por ser descoberta facilmente na sua tramóia. Não me lembro tampouco que realizou a pelicula mas que a artista principal era muito bonita. Não que o filme seja muito bom mas foi um filme dos finais de 80 que vi com a minha namorada e que gostaria de rever.
    Obrigado pela atenção dispensada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! (Aliás, qual seu nome?)
      Sinta-se à vontade para sugerir, reclamar ou até elogiar qualquer dos meus posts. É sempre bom ter a referência de quem acompanha este trabalho.
      Quanto a "O Pianista", acho um bom filme, mas não o considero essencial nem sequer na filmografia do Polanski, mas esta é a minha opinião e sua sugestão é bem vinda.
      Quanto ao filme que quer lembrar, parece ser "Um Sonho sem Limites" (To Die For) de Gus van Sant, estrelado pela Nicole Kidman e o Joaquin Phoenix faz o aluno "retardado". O filme é de 1995 e é baseado num caso real.
      Continue comentando!
      Abs!!!

      Excluir
  20. Amigo para começar o meu nome é williams e como disse nasci na Venezuela em 1960.
    Quero agradecer-lhe por me ter dado a informação que pretendia, pois na verdade eu tinha ideia que tinha visto esse filme antes de casar o que aconteceu em 1991, daí a minha dificuldade em saber qual o titulo pois a partir dessa data não procurava nada, apesar de ter uma ideia de que a protagonista era a Nicole Kidman.
    Pois quanto as respostas que me deu aos filmes que disse que gostei, eu aceito a sua opinião, eu assisti às salas de cinema até casar todas as semanas e vi muito filme dos quais gostei e que estavam mal cotados e outros dos que tinham boas referências da critica e não gostei.
    A partir do ano de 91 practicamente nunca mais fui ao cinema e ainda estou um pouco surpreendido que tenha visto este filme em 95, pois os ultimos filmes que me lembro de ter visto depois de casado foram, Papá para sempre de Robin Williams e o naufrago com Tom Hanks, e devo dizer que se tivesse ficado em casa não tinha perdido nada.
    Como disse deixei de ver filmes há muitos anos e na televisão tampouco vejo nada, simplesmente ao fazer Zapping encontrei a parte final deste filme com a Nicole Kidman, e queria que a minha esposa se recordasse dele.
    Ultimammente comecei a ver uns filmes que saco da net, e que supostamente são bons filmes e sinceramente não me dizem nada, dou-lhe por exemplo o filme de eu quero ser john Malkovich o qual está catalogado como comédia e eu não consegui ver onde está a piada.
    Já sei que quem se der ao trabalho de ler isto me vai chamar de ignorante e tudo mais, se calhar estava com muito sono quando vi o filme ou distraido com outros pensamentos e não deu para prestar verdadeiramente atenção ao filme, mas na verdade não faço questão de ve-lo outra vez.
    Poderia dizer que já vi alguns filmes que me fizeram rir muito, como the Naked gun com Leslie Nielsen, top secret, Aeroplano e muitos mais e apesar disso o filme que mais me fez rir na vida foi um filme cujo protagonista foi o Tom Hanks intitulado Bachelor Party e o qual não está muito bem cotado e muita gente não gosta e nem sequer conhece.
    Eu sei que para os criticos do cinema estou a falar de cinema menor, mas eu estou a dar o exemplo de como as pessoas somos muito diferentes uma das outras no que concerne a esta matéria.
    Eu gosto muito de filmes que retratam a realidade da nossa vida, histórias veridicas com conteudo, das quais possamos aprender ou raciocinar acerca da nossa vida quotidiana.
    Podia-lhe por exemplo falar-lhe dum filme que me marcou da forma mais negativa possível a mim e às minhas irmãs que foi o Exorcista.
    E isto porquê?
    Porque infelizmente a minha mãe e mais pessoas da familia sofreram deste problema que é retratado no filme, baseado numa história real e convehamos, presenciar isto num filme é uma coisa, na vida real é outra, e quando se sofre este trauma a partir da tenra idade dos 10 anos é coisa que custa muito a superar, mas não vale a pena falar muito disso,porque para a maioria das pessoas isto é uma loucura e coisa de gente demente.
    Mais uma vez agradeço a informação e continue com seu trabalho meritório. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá William,
      Você está certo, muito da nossa impressão sobre um filme depende de nosso estado de espírito quando assiste e também do nosso repertório pessoal. Não há mérito ou demérito nisso. Eu adoraria gostar de qualquer filme, ninguém gosta de ver algo que lhe desagrada.
      Quanto a 'Quero Ser John Malkovich', me lembro de revirar na cadeira de tanto rir, mas muita gente, como você, não entendeu o humor de Spike Jonze. É normal.
      Espero que continue vendo muitos filmes! Mesmo em casa, afinal com a tecnologia atualmente disponível, a sala de casa tem mais qualidade que muitos cinemas...
      Continue comentando!
      Abs!!!

      Excluir
  21. Com licença , que filme é esse "Seguindo em Frente"? Não achei ele no imdb e nem consigo achar, no google, essa foto que você colocou. Me da uma ajuda ai, por favor (tipo título original, diretor, etc)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo,
      Este é um daqueles filmes que teve um título no cinema, outro em festivais, outro em DVD...
      O título original é "Aruitemo Aruitemo" (Andando), dirigido por Hirozaku Koreeda, o mesmo de "O que eu mais Desejo" e "Depois da Vida".
      O link para o IMDB é o seguinte: http://www.imdb.com/title/tt1087578/combined
      É um filme belíssimo! Recomendo muito!
      Abs!!!

      Excluir
    2. valeu, vou assistir

      Excluir
  22. Faltou na minha opinião Magnólia, Beleza Americana e nove rainhas, boa lista.

    ResponderExcluir
  23. Cidade dos Sonhos é, sem sombra de dúvida, o filme mais estupendo feito até agora neste novo milênio. Eu tiraria "Batman, o Cavaleiro das Trevas", "O Senhor dos Anais" :D, "Kill Bill" e "Avatar", e trocaria, sem remorsos, por Cidade dos Sonhos. Suas listas das outras décadas foram excelentes; entretanto, essa deixou a desejar.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!