terça-feira, 16 de agosto de 2011

10 Filmes com Macacos



Nossos amigos símios sempre tiveram lugar no cinema.
Pelo menos desde os primeiros filmes de Tarzan na década de 1910, centenas de filmes contavam com a presença principal ou coadjuvante de macacos.
Esta lista foi motivada pelo lançamento do novo filme da série 'Planeta dos Macacos', baseada no livro de Pierre Boulle, iniciada em 1968 e traz 10 bons filmes com macacos.


1.  O Planeta dos Macacos, a Origem (nos dias atuais em San Francisco, um cientista - James Franco - realiza experimentos para desenvolver a inteligência de macacos e é tão bem sucedido que sua cobaia, o chimpanzé César, lidera uma rebelião dos símios que irá exterminar a humanidade. chegas as telas brasileiras no próximo 26 de agosto)


2.  Nas Montanhas dos Gorilas (biografia da bióloga Dian Fossey, que durante anos viveu numa reserva florestal em Ruanda para estudar e proteger os gorilas africanos. Sigourney Weaver ganhou o Golden Globe e foi indicada ao Oscar por sua brilhante interpretação num filme belíssimo e emocionante, dirigido por Michael Apted)


3.  King Kong (no começo do século 20, um famoso e ousado diretor de cinema - Jack Black - leva sua equipe para uma ilha desconhecida para seu novo filme, a ser estrelado por uma bela jovem que encontra nas ruas - Naomi Watts. na ilha, a equipe se depara com animais gigantescos, entre eles um enorme macaco a quem os nativos oferecem mulheres em sacrifício. eles capturam a fera para ser exibida em Nova York, mas o macaco acaba apaixonando-se pela atriz. a clássica aventura dos anos 30 ganhou uma versão caprichada dirigida por Peter Jackson em 2005)


4.  O Planeta dos Macacos (Charlton Heston é um astronauta que sobrevive a uma missão e aterrissa em um planeta igual à Terra, mas dominado por macacos falantes, que escravizam seres humanos mudos. o ótimo filme fez grande sucesso e originou uma série de TV, histórias em quadrinhos, quatro sequências e uma refilmagem de Tim Burton em 2001)


5.  Congo (um professor, uma especialista em eletrônica, um guia e um aventureiro seguem a inteligente gorila Amy, parte de um projeto científico de volta à sua África natal, numa expedição em busca de uma fabulosa cidade perdida, mas a aventura se revela muito perigosa. bom filme de Frank Marshall, baseado em livro de Michael Crichton)


6.  Greystoke, a Lenda de Tarzan o Rei da Selva (no século 19, um navio naufraga na costa africana e um casal consegue chegar à terra firme. a mulher dá a luz a um bebê, mas os pais são mortos por animais selvagens e o bebê salvo por uma macaca que o cria como seu filho. vinte anos mais tarde, ele é encontrado e levado para a Inglaterra. belo roteiro de Robert Towne, fiel ao livro de Edgar Rice Burroughs)


7.  Projeto Secreto Macacos (um jovem militar da aeronáutica - Matthew Broderick -, após cometer algumas infrações, é destacado para cuidar de chimpanzés usados num projeto secreto. e se afeiçoa a um deles, Virgil, que aprendeu a comunicar-se por sinais. logo ele descobre que os animais serão sacrificados e junto com a veterinária, tenta salvá-los. não é um grande filme, mas diverte) 


8.  George, o Curioso (um guia de museu é enviado para uma expedição na África onde conhece o macaquinho curioso George e o leva de volta à América, onde ele sempre se mete em confusões, assim que seu dono se distrai. uma simpática animação para crianças, que ficou mais famosa pela canção do havaiano Jack Johnson)


9.  Doido para Brigar, Louco para Amar (Clint Eastwood é um caminhoneiro bom de briga que vive ao lado de seu inseparável orangotango Clyde,que ele ganhou numa aposta. ele vive em bares bebendo e procurando lutas ilegais por dinheiro até conhecer uma cantora country. ainda bem que Clint abandonou essa vida nos anos 70. o filme é ruim, mas o macaco é ótimo)


10.  Epidemia (um vírus desconhecido extermina a população e os animais de uma pequena tribo africana nos anos 60, os que não morreram são eliminados por uma ação militar, mas alguns macacos escapam. 30 anos mais tarde, um macaco é contrabandeado para os Estados Unidos e os habitantes de uma cidade começam a apresentar os mesmos sintomas. bom suspense de Wolfgang Petersen com ótimo elenco encabeçado por Dustin Hoffman). 


Menções honrosas: Quero Ser John Malkovich, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Tarzan, Poderoso Joe, Ed: um Macaco Muito Louco, Instinto, Space Chimps: Micos no Espaço, Extermínio, O Vento Será Tua Herança.


Veja ainda: "10 Filmes com Coelhos"





8 comentários:

  1. Armando, vou te dizer que esses filmes com os monos não me agrada muito, até por quase todos se juntarem à ficções (científicas ou não) que em nada me atraem. Mas há um dessa lista que me agrada muito: King Kong - o último do Peter Jackson. Acho um desbunde de qualidade tecnica, efeitos especiais e um ótimo elenco.

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. A verdade? É que nenhum deles realmente presta como cinema!

    ResponderExcluir
  3. Adorei ver 2001: Uma Odisseia no Espaço nas Menções honrosas. Aquela parte do macaco ao som de "Assim Falou Zaratustra" é inesquecível!

    ResponderExcluir
  4. Também não gosto muito desses filmes, na verdade nenhum filme em que um animal tenha um "papel" importante me desperta muito interesse.

    ResponderExcluir
  5. como nao tem 12 macacos?????

    ResponderExcluir
  6. Eu sei que o filme não tem grande qualidade técnica, mas eu adorava ver quando criança: Livre e Selvagem (The Wild and the Free).

    O filme mostra uma pesquisadora de chimpanzés na selva e outro pesquisador que ensina linguagem de sinais para macacos em uma universidade. Depois, há o choque do encontro desses macacos "treinados" com os selvagens.

    O filme é bobinho, mas eu achava muito divertido quando criança ver os macacos vestidos de gente e falando a linguagem de sinais.

    ResponderExcluir
  7. planeta dos macacos a origem muito bom

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!