terça-feira, 23 de agosto de 2011

10 Filmes Portugueses



Para elaborar esta lista, assisti ao longo de meses um grande número de filmes feitos em Portugal, alguns bons, outros nem tanto e alguns até impossíveis de assistir. Mas foi uma viagem das mais agradáveis.
Os portugueses têm alguns hábitos culturais muito diferentes dos brasileiros, são muito mais contidos, respeitosos e por vezes até ingênuos. Seu sotaque é carregado e exige legendas para ouvidos destreinados.  
O cinema chegou a Portugal apenas seis meses após a exibição inaugural dos irmãos Lumière em Paris, em 1896. Já em 1900, Manuel Maria da Costa Veiga fez seu primeiro filme, "Aspectos da Praia de Cascais" com imagens do Rei Dom Carlos na praia.
A produção local nunca foi muito grande, sendo que boa parte desses filmes eram adaptações de sua rica literatura. Nos anos 1940, surgiu o Novo Cinema, a versão portuguesa do Neo-Realismo Italiano, com alguns clássicos. Mas após este período voltou a produzir poucos filmes.
Neste século, cada vez mais e melhores filmes portugueses vêm sendo feitos. Esta lista traz 10 bons exemplos deste novo cinema Português, que merece ser conhecido.


1.  Um Filme Falado (Manoel de Oliveira, 2003. uma obra-prima narrativa. uma professora de história com sua filha pequena embarcam num cruzeiro pelo Mediterrâneo, conhecendo os locais que sempre ensinou e nós viajamos junto com elas, imaginando mais do que vemos. no navio três mulheres famosas e o capitão conversam em suas próprias línguas, o que simboliza que o entendimento está nas mulheres. obra de gênio, Oliveira merece os elogios que sempre recebeu)


2.  Mistérios de Lisboa (Raoul Ruiz, 2010. baseado na obra do grande Camilo Castelo Branco, é um delicioso novelão de mais de quatro horas de duração recheado de amores e intrigas dos fidalgos portugueses do século 19. uma trama cheia de surpresas e reviravoltas, muito bem costuradas pelo bom diretor chileno radicado no França Ruiz, falecido no último dia 19 de agosto) 


3.  O Fantasma (João Pedro Rodrigues, 2000um filme ousado e provocativo sobre um jovem lixeiro, que passa seus dias entre uma pensão e os encontros com outros homens. sem sutileza, o diretor equipara o comportamento sexual do personagem ao de um animal, agindo em função de sua libido, sem qualquer inibição. com muitas cenas explícitas, não serve para qualquer público. bem dirigido, pelo promissor Rodrigues, do também original e bom 'Odete' de 2005)


4.  Coisa Ruim (Tiago Guedes e Frederico Serra, 2006. uma família de Lisboa muda-se para a casa herdada de um tio, numa pequena vila. com a casa, eles herdam também sua maldição e suas assombrações. um ótimo suspense, mas com uma solução um tanto anticlimática, embora faça sentido)


5.  Singularidades de uma Rapariga Loura (Manoel de Oliveira, 2009. baseado na obra de Eça de Queirós, conta a história de um rapaz que se apaixona por uma bela jovem que mora na casa em frente ao empório onde ele trabalha. o tio dele, dono do comércio, não aprova a relação, o demite e o expulsa de casa. com a ação transposta para os dias de hoje, a trama soaria anacrônica em qualquer lugar, mas aqui parece caber bem no jeito contido dos portugueses)


6.  Capitães de Abril (Maria de Medeiros, 2000. a Revolução dos Cravos foi perfeita, única, com total apoio da população e quase sem vítimas, trouxe a democracia de volta para Portugal depois de anos de ditadura. os portugueses conhecem bem a história e se orgulham muito dela, o que talvez leve aos maiores defeitos do filme. nota-se que os atores estão entusiasmados com seus personagens, é um clima muito bom, mas nada é bem explicado. o roteiro é cheio de furos, algumas situações são pessimamente dirigidas. muitas boas intenções, mas como cinema é bem fraquinho)


7.  Ossos (Pedro Costa, 1997. num bairro pobre de Lisboa, um casal jovem acaba de ter um filho, que irá sobreviver a tentativa de suicídio da mãe, à vida nas ruas do pai, que tenta vender o bebê por uns trocados. gente feia, desgraças, tramas ininteligíveis. um filme desagradável, lento demais e que se acha genial. ruim, mas curiosamente premiado)


8.  Os Mutantes (Teresa Villaverde, 1998. uma espécie de 'Pixote' português, mostrando a realidade de adolescentes abandonados ou infratores num tom quase documental. é pesado e com narrativa excessivamente fragmentada, principalmente na primeira metade. não é bom cinema, mas é relevante)


9.  Amália, o Filme (Carlos Coelho da SIlva, 2010. uma bela produção, com elenco bonito, fotografia deslumbrante, as canções inesquecíveis de Amália dubladas, mas... não funciona. a edição não linear, em vez de ser um diferencial criativo, apenas torna o filme confuso. alguns dramas mal explicados parecem saídos de novelas mexicanas e não do fado. é uma pena desperdiçar um dos mais importantes símbolos da cultura portuguesa com um filme ruim. mal dirigido e mal editado)


10.  A Comédia de Deus (João César Monteiro, 1995. uma comédia iconoclasta, com um personagem com sua própria versão de valores. muitas frases feitas, tentando sem sucesso emular Grouxo Marx, e uma notável ausência de ritmo, o filme tem 162 minutos, ganhou o prêmio do júri em Veneza, mas não imagino o porquê)

Atualização (01/11/2012):

11.  Sangue do Meu Sangue (João Canijo, 2011. uma mãe solteira cuida dos dois filhos já crescidos com a ajuda da irmã, num bairro pobre de Lisboa. até que o filho se envolve com traficantes e a filha com um professor da faculdade com quem a mãe tivera um romance. respresentante português na disputa pelo Oscar, tem vícios de novela, é um tanto longo demais, mas é um bom filme)

12.  Adeus, Pai (Luís Filipe Rocha, 1996. um garoto de 13 anos consegue o sonho de conhecer melhor o pai, sempre atarefado demais, quando eles vão juntos passar férias nos Açores. belo filme português sobre a relação de pai e filho, sob a ótica do menino. bem dirigido, com intérpretes carismáticos, um filme a ser conhecido)

13.  Jaime (António-Pedro Vasconcelos, 1999. um garoto de 14 anos, sonha reconciliar seus pais, trabalhando para comprar uma moto para o pai poder trabalhar e se reerguer. denúncia social do trabalho infantil e uma visão triste do país empobrecido antes do euro. bom filme)


Veja ainda: "10 Filmes Argentinos Recentes"

24 comentários:

  1. É, nota zero(de novo!) pra mim, pois não vi nenhunzinho desta lista.Parabéns, Armando, pela pesquisa!Abç.

    ResponderExcluir
  2. Amigos,
    Até a alguns meses eu também estava.
    Mas me intrigava conhecer o cinema dos nossos patrícios, mais da metade do meu sangue vem de lá...
    Obrigado por sempre comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Então somos 4...tbm não fui apresentado a esse cinema.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, o seu artigo tem um erro: "O cinema chegou a Portugal apenas seis meses após a exibição inaugural dos irmãos Lumière em Paris, em 1996" Não foi em 1996! =) Abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Rui Pinto,
    Claro que está errado,. Obrigado pela correção!
    Abs!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi você tem listas do cinema Português, poderia fazer uma lista do cinema mexicano?

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivan,
    Já me pediram lista de filmes mexicanos, até me esforcei em ver alguns novos filmes, vamos ver se consigo uma quantidade razoável pra fechar uma lista de 10.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a lista. Vim aqui procurar porque não conhecia nada de cinema português. E perguntei a alguns amigos e ninguém conhece nada!

    Mas, estou tendo dificuldade de encontrar os filmes.
    Em locadora é impossível.
    Não consigo baixar na internet?

    Obrigado. E muitos parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  9. Faltam aí alguns dos melhores filmes portugueses. Aconselho a ver "Jaime", "Adeus, Pai", "Alice", estes são só alguns. O cinema cá em Portugal não é muito explorado, infelizmente.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Anônimo,
    Quando comecei a pesquisar filmes portugueses, tive muitas dificuldades para achar referências.
    Vou procurar assistir os que você sugeriu.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Para alem dos que foram cá enunciados. Diria para ver também, o filme "Zona J", de 1998 de Leonel Vieira. É um filme fantástico que retrata a vida num dos bairros mais problemáticos de Lisboa, o bairro de Chelas. Um filme fantástico.

    ResponderExcluir
  12. Aconcelho a verem tambem o "Sorte Nula" de Fernando Fragata penso eu

    ResponderExcluir
  13. O Crime do Padre Amaro; Call Girl; A Bela e o Paparazzo; Contrato; O estranho caso de Angélica; Aquele Querido Mês de Agosto; Ne Change Rien; Florbela Espanca; A religiosa portuguesa; balas e bolinhos 1, 2 & e o 3º está quase no cinemas. Todos óptimos filmes (obviamente, o 3º ainda não se pode ter uma opinião formada pois ainda não está no cinema mas, o 1 & 2 foram óptimos e o Trailer do 3º promete ser mais um grande filme de comédia). Algum desses aí mencionados estão postados por completo no YouTube. Quem tiver curiosidade, pode passar por lá e dar uma vista de olhos. Abraços.

    De acordo com o Richard Brody (da revista 'The New Yorker') a cinematografia portuguesa é uma das emergentes na actualidade... Esperemos que continue assim. Estou surpreendido MUITO por a positiva com o que se tem feito ultimamente por cá. Que continue assim e que enriqueça mais a cinematografia Lusófana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente para nós o cinema português é ainda mt fraco, senão mesmo ridículo.

      Excluir
    2. Ridiculo és tu, aposto que nunca viste nenhum dos filmes mencionados e andas ai a cuspir para o ar.

      Excluir
    3. Só uma correção ao comentário do Anônimo: O Crime do Padre Amaro não faz parte do cinema português. O livro é português (Eça de Queiroz), mas o filme não, o filme é espanhol, tendo quatro nacionalidades (México, Espanha, Argentina e França).

      Excluir
  14. lusófona* (desculpem o erro)

    ResponderExcluir
  15. "Seu sotaque é carregado"
    Os brasileiros têm sotaque, não os portugueses...

    ResponderExcluir
  16. Gostei, parabéns, mas o "sotaque carregado", os brasileiros é que têm sotaque não os portugueses ! Abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queen e anônimo,
      Acho que vocês estão certos... Afinal vocês falam português desde antes de o Brasil existir.
      Mas acho simpático o seu sotaque :-)
      Abs!!!

      Ah! Aproveito e mando um abraço aos meus primos de Viseu!

      Excluir
    2. Toda língua tem sotaque, independentemente de ser primitiva ou não, faz parte da evolução e da variabilidade da língua. Isso se aplica a qualquer idioma. Não conheço Portugal, mas com toda certeza lá também tem sotaques de região para região; assim como no Brasil temos inúmeros sotaques em nossas regiões (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste).

      Excluir
  17. amo-te teresa; a outra margem - a ver!
    O Crime do Padre Amaro; Call Girl; Corrupção - filmes que denigrem a imagem do nosso cinema!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!