segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

10 Filmes com Triângulos Amorosos



"João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém." (Drummond)
Sim, existem muitos filmes com o tema "triângulo amoroso". Afinal este é um dos argumentos mais conhecidos da literatura e do cinema.
Esta lista traz filmes onde os triângulos estão no centro da trama.
Estejam à vontade para sugerir mais exemplos.


1.  Uma Mulher para Dois ('Jules et Jim' é um dos clássicos da nouvelle vague francesa e um dos grandes filmes de François Truffautno começo do século 20, dois amigos, Jim um francês sedutor e Jim um alemão ingênuo apaixonam-se pela mesma garota, Catherine - a musa Jeanne Moreau. o francês se casa com ela, mas depois da primeira guerra os três se reencontram. belo filme)


2.  Triângulo Amoroso (um casal de Berlin, na meia-idade, em crise conhece o mesmo homem, com quem ambos acabam se envolvendo simultaneamente. quando ela engravida, descobrem as respectivas traições e tudo se complica. um triângulo pouco convencional. dirigido por Tom Tykwer)


3.  Três Formas de Amar (devido ao seu nome, a bela Alex é enviada por engano para dividir o quarto da universidade com dois rapazes. logo um deles se interessa por ela, mas ela está interessada no outro, que por sua vez está confuso e apaixonado pelo primeiro. logo se forma um triângulo bissexual. cult dos anos 90, um filme bastante simpático)


4.  Vicky Cristina Barcelona (duas americanas em férias em Barcelona conhecem um espanhol sedutor - Javier Barden - que as convida para um fim de semana em Oviedo. uma delas - Scarlett Johansson - deixa-se seduzir por ele, mas terá uma rival poderosa, sua ex-esposa - Penelope Cruz. um dos ótimos trabalhos de Woody Allen na Europa) 


5.  Os Sonhadores (no tumultuado 1968, um estudante americano vai a Paris estudar faz amizade com um casal de irmãos gêmeos e envolve-se com garota, entrando no mundo íntimo deles, participando de um triângulo nada comum. um belo filme de Bernardo Bertolucci, inspirado em sua própria juventude)


6.  Os 3 (três jovens do interior, dois rapazes e uma garota, se conhecem numa festa na sua primeira noite em São Paulo e se dão tão bem que decidem dividir um apartamento. a única regra é que nunca se envolvam entre eles, mas não conseguem cumprir. um bom filme nacional, bem editado e com um roteiro interessante)


7.  Quem Vai Ficar com Mary? (um nerd do colégio perde a chance de levar a menina mais popular da escola na noite de formatura e também perde contato com ela. anos mais tarde, ele contrata um detetive para encontrá-la, mas o detetive acaba também se apaixonando por ela. a melhor comédia dos irmãos Farrely)


8.  Entre Dois Amores (uma baronesa dinamarquesa - Meryl Streep -, casada por conveniência com um barão - Klaus Maria Brandauer - é uma mulher forte, que cuida de uma plantação de café na África, onde conhece um misterioso caçador - Robert Redford -, por quem se apaixona. clássico de Sydney Pollack, vencedor de sete Oscars em 1985)


9.  Amores Imaginários (uma garota e seu melhor amigo gay conhecem um rapaz lindo e enigmático por quem ambos se apaixonam imediatamente. a amizade entre eles se fortalece sem que o rapaz deixe claro seu interesse ou mesmo sua orientação sexual. um filme delicado e surpreendente do jovem diretor canadense Xavier Dolan)


10.  A Primeira Noite de um Homem (após formar-se na faculdade um jovem volta para a casa dos pais na Califórnia. ainda virgem, acaba sendo envolvido pela esposa do sócio do pai, a Sra. Robinson, mas ele fica interessado pela filha dela, causando a fúria da mãe. deliciosa comédia clássica de Mike Nichols, mais conhecido pelas canções de Simon e Garfunkel)


Mais 10 filmes: Carmen, Sabrina, O Casamento do Meu Melhor Amigo, E o Vento Levou, O Diário de Bridget Jones, Proposta Indecente, Simplesmente Complicado, Um Amor Quase Perfeito, A Insustentável Leveza do Ser, Coco Antes de Chanel.


Veja ainda: "10 Filmes de Gus Van Sant"

19 comentários:

  1. É realmente uma situação bem comum no cinema.

    E rende bons filmes vide Os Sonhadores e Vicky Cristina Barcelona(que sortudo é o Javier) que ainda conta com uma cena sexy com a sempre sexy Penelope e a gatinha Johansson.

    E o Xavier Dolan não me convençe mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Três formas de amar é legal! O resto não assisti! =)

    ResponderExcluir
  3. Acho que está meio confuso, com filmes de dois temas bastante distintos. "Relação a três" e "triângulo amoroso" são duas coisas bem distinta: o segundo é comuníssimo no cinema, sendo, como você apontou, os filmes "Quem Vai Ficar com Mary?", "Entre Dois Amores", "Amores Imaginários". Já as relações a três são efetivamente uma relação amorosa na qual os três membros fazem parte dela e conscientes disso, acontecendo ao mesmo tempo, como é o caso de "Os Sonhadores" e "Três Formas de Amar". Acho que valeria uma lista só com triângulo amoroso e outro só com relações a três. Sua lista está mais para o segundo caso...
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Luís,
    Acho que sou forçado a concordar com você.
    Em todas as listas procuro colocar filmes que explorem várias facetas do mesmo tema, mas talvez neste caso tenha mesmo ficado confuso.
    Valeu!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Armando, tudo bem? eu procuro um filme muito antigo. Acontece na grécia, 3 jovens num triangulo amoroso. Os dois ficam com a garota. Rola um romance entre eles. Filme muito bom, assisti a muitos anos e não lembro. Alguém lembraria? kkkk

      Excluir
  5. Mas eu gostei da sua lista, viu!
    Eu fiz o comentário e parece que eu tô só reclamando, mas eu gostei do tema, sim!

    ;)

    ResponderExcluir
  6. Ótimo tema para a lista. Já assisti Vicky Cristina Barcelona, Entre Dois Amores e Quem Vai Ficar com Mary?
    Mas esqueceu um filme muito importante: Domingo Maldito, com Peter Finch e Glenda Jackson.
    E outra coisa, posso sugerir um tema para nova lista: concursos de beleza (misses).
    Abraços, Germano.

    ResponderExcluir
  7. tem Garotas Selvagens, ótimo filme... e cm um tema bem mais radical..

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro temas com triangulos amorosos, de qualquer tipo! Muito obrigada pelas dicas! Se puder, olharei todos os filmes ;)

    ResponderExcluir
  9. Lista quentíssima em todos os sentido, e com boas dicas de alguns que ainda não vi. Adoro a primeira noite de um homem, atores, história, trilha.

    ResponderExcluir
  10. Quem vai ficar com Mary? deveria ser taxado como o menos ruim dos filmes dos irmãos. A associação de qualquer filmes deles com a palavra: "bom" é errada. (risada irônica). Bom que voltar ao blog é rever alguns bons filmes já assistidos. (e o filme de Bertolucci é horrível, só salva Eva Green de vênus de milus e o final emblemático)

    ResponderExcluir
  11. The Invisible Circus (esqueci do título em português), com a Cameron Diaz e a gracinha da Jordana Brewster poderia estar nessa lista.

    Abraços
    regthorpe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Quase todo filme tem triângulo, quadrado, pentágono amoroso, mas a lista foi muito boa! Para maner entretanto a proposta do Luís (v. acima, com o foco na relação a três), poderiam ser incluídos o polêmico "E sua mãe também", o careta "Vida Bandida" e o francesíssimo "Canções de Amor"!! ABs

    ResponderExcluir
  13. Quase todo filme tem triângulo, quadrado, pentágono amoroso, mas a lista foi muito boa! Para maner entretanto a proposta do Luís (v. acima, com o foco na relação a três), poderiam ser incluídos o polêmico "E sua mãe também", o careta "Vida Bandida" e o francesíssimo "Canções de Amor"!! ABs

    ResponderExcluir
  14. 3 um triangulo amoroso e Os sonhadores são perfeitooos *--*

    ResponderExcluir
  15. Ola, gostaria de mencionar o filme Splendor !

    ResponderExcluir
  16. Também tem dois filmes muito bom sobre triangolo amoroso " o sexo dos anjos " e " eu te amo renato "

    ResponderExcluir
  17. achei um filmes que estava procurando obrigado, the dreamers :)

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!