Esta lista é a continuação de uma das primeiras e mais visitadas do blog.
São 10 filmes onde o sexo está no centro da trama e não é mero coadjuvante.
Como provavelmente diria Freud, todos os filmes são sobre sexo, mas esses 10 são mais que os outros.
Confira também a lista anterior, de 2009.
1.
Shame (Michael Fassbender é um executivo de New York que sublima suas emoções, entregando-se ao sexo casual e virtual, enquanto é obrigado a conviver com sua irmã - Carey Mulligan -, que ao contrário se envolve totalmente em qualquer relacionamento. grande filme de Steve McQueen)
2.
A Professora de Piano (Isabelle Huppert é uma rígida professora do conservatório de Viena, que vive com sua mãe castradora - Anne Girardot. ela frequenta cinemas pornôs e peep-shows em busca de excitação até envolver-se numa relação destrutiva com um de seus jovens alunos. um filme excepcional de Michel Haneke, com interpretações primorosas das duas atrizes)
3.
Instinto Fatal (um detetive policial de San Francisco - Michael Douglas - se vê atraído pela principal suspeita do assassinato de um roqueiro, sua bela e ninfomaníaca namorada - Sharon Stone no auge. apesar de saber do perigo que corre, ele se envolve cada vez mais. um dos filmes mais fortes do polêmico e erótico diretor holandês Paul Verhoeven)
4.
9 Canções (um jovem cientista inglês e uma garota americana se conhecem num concerto de rock e vão para a cama. o filme percorre a relação deles em 9 concertos, 9 canções e 9 relações sexuais. esquemático, pretensioso e sem graça)
5.
Carne Trêmula (um jovem filho de uma prostituta, tem sua primeira relação sexual aos 20 anos com uma desconhecida num banheiro. ele vai atrás dela, que não está interessada, mas eles brigam e um tiro acidental acaba deixando paralítico um policial - Javier Barden. um dos filmes mais quentes de Pedro Almodóvar)
6.
Calígula (em 1979, o criador da revista Penthouse, Bob Guccione produziu e dirigiu com o italiano Tinto Brass esta superprodução erótica sobre o imperador romano com um grande elenco, encabeçado por Malcolm MacDowell e Peter O'Toole - afinal os romanos têm que ter sotaque britânico, não me perguntem por que. muito, mas muito sexo e um pouco de história)
7.
Diabo no Corpo (uma bela e perturbada jovem tem seu pai morto por terroristas e seu namorado está entre os acusados. é quando ela conhece um jovem estudante com quem tem um tórrido romance. o filme de Marco Bellocchio ganhou notoriedade por conta de uma cena explícita de sexo oral feita pela atriz Maruschka Detmers)
8.
A Dama do Lotação (Sônia Braga é uma moça que se casa com o namorado de infância, a quem ama, mas não quer ter relações sexuais. na noite de núpcias ela resiste e ele a estupra. a partir daí, ela começa uma rotina de fazer sexo anônimo com homens que conhece no ônibus. uma dos mais bem sucedidas versões da obra de Nelson Rodrigues para o cinema)
9.
O Fantasma (um filme ousado e provocativo sobre um jovem lixeiro, que passa seus dias entre uma pensão e os encontros com outros homens. sem sutileza, o diretor João Pedro Rodrigues equipara o comportamento sexual do personagem ao de um animal, agindo em função de sua libido, sem qualquer inibição. com muitas cenas explícitas, um excelente filme português)
10.
Henry e June - Delírios Eróticos (no começo da década de 1930, os escritores Henry Miller e Anaïs Nin se conhecem através do marido dela e se tornam amantes. mas Miller é apaixonado por sua esposa, June,com quem Anaïs acaba se envolvendo também e formando um triângulo amoroso. belo filme de Philip Kaufman, com fotografia de Philippe Rousselot)
Atualização:
Ninfomaníaca (dividido em duas partes que somam longuíssimas quatro horas de duração, o filme conta a história de Joe - Charlotte Gainsbourg - em flashbacks, começando quando ela é encontrada num beco por um homem mais velho, bastante machucada. ela relata sua vida, desde a infância, assumindo ser uma ninfomaníaca e uma má pessoa, narrando a ele algumas dae suas aventuras sexuais para justificar o porquê de sua auto avaliação. o fechamento da história é bem melhor que o começo, pois os personagens de Jamie Bell e de Stellan Skarsgård ganham importância. na soma das partes é uma obra digna da filmografia do polêmico Lars von Trier)
Veja ainda: "10 Filmes sobre Atropelamentos"