Os filmes em 3D surgiram ainda na década de 1920. A primeira exibição paga de um filme em 3D foi realizada em setembro de 1922. Na época já se utilizava a tecnologia anáglifa, que separa em cores predominantemente azuis e vermelhas a noção de profundiudade.
Ao longo dos anos, o sistema era moda durante algum tempo e logo desaparecia. Nos anos 50 e nos 80 houveram novas tentativas, mas foi recentemente que a tecnologia ganhou novos recursos e virou a tábua de salvação dos estúdios para poderem aumentar o ticket médio das salas.
Como foi necessário grande investimento para preparar as salas para o novo 3D, a moda agora deve durar mais.
Esta lista traz 10 filmes exemplares produzidos para 3D e não aqueles apenas adaptados para o sistema.
1.
Pina (o diretor Wim Wenders e a coreógrafa Pina Bausch já planejavam filmar a dança em 3D, quando ela morreu. Wenders então reuniu a companhia e encenou algumas de suas melhores coreografias, entremeadas por depoimentos dos dançarinos - sempre em off sobre suas imagens. o resultado é extasiante. uma experiência nova, que vai além do cinema e além mesmo da dança ao vivo. genial e um marco)2.
A Invenção de Hugo Cabret (o grande destaque da bela homenagem de Scorsese ao cinema é exatamente o 3D. todos os quadros têm profundidade e a tecnologia tem razão de ser. o filme é irregular, mas sempre deslumbrante, obra de quem entende de cinema)3.
4.
Alice no País das Maravilhas (uma das mais festejadas versões da obra de Lewis Carrol, dirigida por Tim Burton, foi, na verdade, filmada com câmeras convencionais e apenas transformada em 3-D na pós-produção. apesar disso, a grande quantidade de efeitos especiais e cenários virtuais amenizou a sensação de falso 3D)5.
Disque M para Matar (Alfred Hitchcock gostava de inovações e não podia ficar fora da primeira fase comercial do cinema 3D. neste suspense de 1952, ele criou alguns dos futuros clichês, como objetos em primeiríssimo plano. para um deles, foi produzido um telefone e um dedo gigantes, ressaltando o efeito)6.
Os Fantasmas de Scrooge (nesta enésima versão do conto natalino de Dickens, estrelada por Jim Carrey, o diretor Robert Zemeckis utilizou a técnica de captura de performance para animar os cenários virtuais. foi o primeiro filme em 3D da Disney produzido para salas IMAX. o resultado técnico é excelente) 7.
Sexta-Feira 13, Parte 3 - 3D (nos anos 1980, uma nova onda de filmes 3D invadiu as salas, principalmente com filmes de terror. esta terceira parte da repetitiva franquia nada acrescenta à trama e o 3D é bem ruinzinho, comparado ao que vemos hoje. sem falar na sucessão de objetos atirados em direção da câmera) 8.
Rio (uma das coisas que melhor funciona nos filmes 3D são os efeitos de voo. num filme sobre pássaros, esse efeito pode ser utilizado sem economia e ainda fazer sentido. a animação se presta muito bem ao novo 3D e neste ótimo filme de Carlos Saldanha tudo funciona)9.
Toy Story 3 (a Pixar acertou a mão nesta continuação de seu grande sucesso. deu trabalho transformar todos os personagens em 3D, pois precisaram ser reconstruídos a partir dos rascunhos originais, mas valeu a pena. o 3D funciona bem, as profundidades parecem reais e o desenho acabou sendo indicado para o Oscar de melhor filme e ganhou de melhor animação e trilha)10.
Hubble 3D (já foram filmes em 3D exclusivamente para ser exibidos em parques de diversão e mais recentemente para as gigantescas telas IMAX - no Brasil só existem em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. dentre os filmes feitos especialmente para o formato, está este documentário de 41 minutos co-produzido pela Nasa e narrado por Leonardo DiCaprio, que levou uma câmera IMAX 3D para acompanhar a manutenção do telescópio Hubble. impressionante)Veja ainda: "10 Filmes sobre Estrelas de Cinema"



Instinto Fatal

Calígula
Diabo no Corpo



















Os Outros

