quarta-feira, 28 de março de 2012

10 Filmes feitos para 3D



Os filmes em 3D surgiram ainda na década de 1920. A primeira exibição paga de um filme em 3D foi realizada em setembro de 1922. Na época já se utilizava a tecnologia anáglifa, que separa em cores predominantemente azuis e vermelhas a noção de profundiudade.
Ao longo dos anos, o sistema era moda durante algum tempo e logo desaparecia. Nos anos 50 e nos 80 houveram novas tentativas, mas foi recentemente que a tecnologia ganhou novos recursos e virou a tábua de salvação dos estúdios para poderem aumentar o ticket médio das salas.
Como foi necessário grande investimento para preparar as salas para o novo 3D, a moda agora deve durar mais.
Esta lista traz 10 filmes exemplares produzidos para 3D e não aqueles apenas adaptados para o sistema.


1.  Pina (o diretor Wim Wenders e a coreógrafa Pina Bausch já planejavam filmar a dança em 3D, quando ela morreu. Wenders então reuniu a companhia e encenou algumas de suas melhores coreografias, entremeadas por depoimentos dos dançarinos - sempre em off sobre suas imagens. o resultado é extasiante. uma experiência nova, que vai além do cinema e além mesmo da dança ao vivo. genial e um marco)


2.  A Invenção de Hugo Cabret (o grande destaque da bela homenagem de Scorsese ao cinema é exatamente o 3D. todos os quadros têm profundidade e a tecnologia tem razão de ser. o filme é irregular, mas sempre deslumbrante, obra de quem entende de cinema)


3.  Avatar (para realizar seu épico interplanetário, James Cameron investiu pesado no desenvolvimento de uma tecnologia de 3D estereoscópico, chamada Fusion Camera System. o resultado foi impressionante. profundidades nunca antes experimentadas pelo espectador e a maior bilheteria da história)


4.  Alice no País das Maravilhas (uma das mais festejadas versões da obra de Lewis Carrol, dirigida por Tim Burton, foi, na verdade, filmada com câmeras convencionais e apenas transformada em 3-D na pós-produção. apesar disso, a grande quantidade de efeitos especiais e cenários virtuais amenizou a sensação de falso 3D)


5.  Disque M para Matar (Alfred Hitchcock gostava de inovações e não podia ficar fora da primeira fase comercial do cinema 3D. neste suspense de 1952, ele criou alguns dos futuros clichês, como objetos em primeiríssimo plano. para um deles, foi produzido um telefone e um dedo gigantes, ressaltando o efeito)


6.  Os Fantasmas de Scrooge (nesta enésima versão do conto natalino de Dickens, estrelada por Jim Carrey, o diretor Robert Zemeckis utilizou a técnica de captura de performance para animar os cenários virtuais. foi o primeiro filme em 3D da Disney produzido para salas IMAX. o resultado técnico é excelente) 


7.  Sexta-Feira 13, Parte 3 - 3D (nos anos 1980, uma nova onda de filmes 3D invadiu as salas, principalmente com filmes de terror. esta terceira parte da repetitiva franquia nada acrescenta à trama e o 3D é bem ruinzinho, comparado ao que vemos hoje. sem falar na sucessão de objetos atirados em direção da câmera) 


8.  Rio (uma das coisas que melhor funciona nos filmes 3D são os efeitos de voo. num filme sobre pássaros, esse efeito pode ser utilizado sem economia e ainda fazer sentido. a animação se presta muito bem ao novo 3D e neste ótimo filme de Carlos Saldanha tudo funciona)


9.  Toy Story 3 (a Pixar acertou a mão nesta continuação de seu grande sucesso. deu trabalho transformar todos os personagens em 3D, pois precisaram ser reconstruídos a partir dos rascunhos originais, mas valeu a pena. o 3D funciona bem, as profundidades parecem reais e o desenho acabou sendo indicado para o Oscar de melhor filme e ganhou de melhor animação e trilha)


10.  Hubble 3D (já foram filmes em 3D exclusivamente para ser exibidos em parques de diversão e mais recentemente para as gigantescas telas IMAX - no Brasil só existem em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. dentre os filmes feitos especialmente para o formato, está este documentário de 41 minutos co-produzido pela Nasa e narrado por Leonardo DiCaprio, que levou uma câmera IMAX 3D para acompanhar a manutenção do telescópio Hubble. impressionante)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Estrelas de Cinema"



10 comentários:

  1. Deve ser sofrível assistir a Friday the 13th em 3D! E não consigo imaginar dedo e telefone gigantes para Hitchcock, isso é assustador. Aliás, acrescento: ainda não assisti a nenhum filme 3D! Devo me preocupar e ver logo, ou fico muito defasado.

    Passa lá no meu blog.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Assisti Hugo Cabret em 2d e adorei, imagina se eu tivesse visto em 3d então...

    ResponderExcluir
  3. Um otimo filme q deveria ter sido 3d foi o segund Sherlock Holmes! as imagens são de tirar oo fogo e a cena na floresta é eletrizante! não dava muito nesses filme e tive q daar o braço aa torcer!

    ResponderExcluir
  4. Assisti Os Vingadores em 3D e foi a melhor coisa do mundo! Já o pior filme foi o filme do Avatar a lenda de Aang do M. Night Shyamallan é horrivel demais!

    ResponderExcluir
  5. Anonimo vc é doido ou sua tv 3d de baixo nivel não consegue reproduzir efeitos 3d, primeiro Avatar foi filmado em 3d, ele criou e revolucionou os filmes em 3d, depois dele começou a demanda que ate hoje preferem converter o filme pronto do ue filma-lo em 3d como no caso de avatar e pouco outros. E outra estrupido os Vigadores é um ótimo filme em 3d mas ele foi convertido e nem se comparar com um filme em 3d Puro, principalmente AVATAR.

    ResponderExcluir
  6. Mas qual o melhor filme em 3d que mostra as imagens saindo para fora da TV?

    ResponderExcluir
  7. doido é voce faggot, o avatar que ele ta falando não é o do James Cameron e sim um desenho.

    ResponderExcluir
  8. imagens saindo da tela e bastante eu vi so esse viagem a ilha misteriosa 2

    ate agora foi o melhor 3d que eu ja vi
    ganhou de meu malvado favorito( ate pq meu malvado favorito so os créditos final tem 3d bom durante o filme naum)
    ganhou de Harry Potter,
    cronicas de narnia
    laterna verde
    thor
    entre outros

    agora quero ver o avatar e Resident Evil

    viagem a ilha misteriosa é um filme chato mas os efeitos em 3d são ótimos!

    ResponderExcluir
  9. Sair para fora da tela, com certeza viagem ao centro da terra, o primeiro.

    ResponderExcluir
  10. todos ae calados.. melhor filme em 3D viagem ao centro da terra. avatar perde feio.
    viagem 2 a illha misteriosa mete o pau tambem no avatar

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!