quarta-feira, 31 de outubro de 2012

10 Filmes sobre Gravações Encontradas


Virou clichê em filmes atuais, o recurso de começar com misteriosas gravações encontradas, onde estão fatos geralmente assustadores que vitimou todos os envolvidos.
Mas não são só filmes de terror a utilizar este recurso.
Muitas vezes ele é usado para dar veracidade aos fatos, mas outras são claramente uma forma de economizar na produção.
Existe uma lista anterior, com "10 Falsos Documentários", que já mencionava alguns desses filmes e por isso mesmo não vou repeti-los nesta aqui.
Esta lista traz 10 filmes que utilizaram bem este recurso, de maneiras variadas.

1.  O Homem Urso (durante anos o ecologista Timothy Treadwell passou seus verões no Alasca, pesquisando os ursos pardos. nos últimos cinco anos do seu trabalho, ele gravou esses encontros. em outubro de 2003, seus restos mortais e de sua namorada foram encontrados, junto com centenas de horas de filmagens. a partir delas, o cineasta Werner Herzog montou o quebra cabeças da vida e morte deste personagem intrigante num documentário premiado e genial. o único caso real desta lista)

2.  Poder Sem Limites (um rapaz impopular na escola e com problemas em casa decide gravar seu duro cotidiano. um dia, após ser expulso de uma rave, ele vai com dois amigos filmar um misterioso buraco surgido numa floresta, lá dentro encontram um grande objeto luminoso e a gravação é interrompida. após este incidente, eles se dão conta que adquiriram poderes como a telecinese e aos poucos aprendem a controlar suas novas habilidades. um filme de superheroi diferente, mas o recurso da filmagem caseira, cheia de closes e câmera em movimento cansa um pouco)

3.  Tesis, Morte ao Vivo (uma estudante de audiovisual está desenvolvendo uma tese sobre violência nos filmes, quando encontra na faculdade um vídeo perturbador, onde uma moça é espanca e esquartejada até a morte diante da câmera. ela percebe tratar-se de um snuff film, uma gravação real e que a vítima era uma antiga aluna. em busca de resposta, encontra outras fitas e se vê envolvida numa trama perigosa. primeiro longa do espanhol Alejandro Amenábar, muito bom)

4.  O Caçador de Troll (o governo norueguês esconde a existência de um grupo de trolls numa reserva natural, mas um grupo de estudantes destemidos e sem juízo resolvem ir atrás dos monstros lendários e documentar a aventura em vídeo. um filme de monstros diferente e muito interessante)  

5.  Dia Zero (dois amigos prestes a se formar no secundário começam a gravar o vídeo de um projeto que eles pretendem realizar. aos poucos ficamos sabendo que eles adquirem armas, aprendem a atirar e logo revelam seu plano de perpetrar um massacre em sua escola no primeiro dia em que fizer zero grau ao amanhecer. um bom filme barato e criativo, com um ótimo uso do founding footage)  

6.  Holocausto Canibal (terror trash de 1980 do italiano Ruggero Deodato. conta a história de quatro documentaristas que se embrenham na selva amazônica para filmar indígenas e desaparecem. meses mais tarde, um antropólogo vai à floresta numa missão de resgate e encontra latas de filmes onde está gravado o trágico - e muito sangrento - destino dos cineastas. precursor do gênero, chegou a ser acusado de ser um filme snuff, o que só ajudou no seu sucesso)

7.  8mm - Oito Milímetros (Nicolas Cage é um detetive particular contratado por uma viúva, que encontrou no cofre do marido um filme de 8mm, que parece ser um snuff, onde uma jovem é morta violentamente e quer saber se o filme é verdadeiro. na investigação ele acaba descobrindo uma verdadeira indústria deste tipo doentio de filmes. um bom thriller de Joel Schumacher)

8.  A Entidade (Ethan Hawke é um escritor de um único sucesso, que busca inspiração para seu novo livro. para isso, muda-se com a família para uma casa onde ocorreu o assassinato de uma família inteira. no sótão da casa encontra filmes de 8mm, cada um com imagens da morte violenta de uma família diferente, incluindo a que viveu naquela casa. poderia ser um bom filme, não fosse a mão pesada do diretor Scott Derrickson)

9.  V/H/S (uma coletânea de seis contos de terror, dirigidos por diferentes diretores - o mais conhecido é Ti West, de The Innkeepers - todos com o tema de founding footage. a trama é amarrada pela história de um grupo de ladrões, que costumam filmar seus crimes e são contratados para invadir uma casa e pegar uma fita VHS, que eles não sabem o que contém. mas na casa existem muitas fitas, onde estão imagens perturbadoras, muito badalado e promovido em festivais, o filme é irregular, como seria de se esperar) 

10.  Desaparecidos (seis jovens são convidados para uma festa vip em Ilhabela e cada um recebe uma câmera para gravar suas versões da viagem. mas eles desaparecem e as autoridades encontram apenas as câmeras onde está gravado o terror pelo qual passaram. dirigido por David Schürmann - da família de velejadores - é o primeiro filme brasileiro do gênero)


Menções honrosas: os filmes constantes da lista de Falsos Documentários: "A Bruxa de Blair", "Cloverfield", "Rec", "Atividade Paranormal" e "Contatos de 4º Grau".

Veja ainda: "10 Filmes Futuristas"


13 comentários:

  1. The Poughkeepsie Tapes ganha de todos esses

    ResponderExcluir
  2. O kra fazer uma lista destas e não colocar um épico deste tipo de cinema é o fim... onde esta A Bruxa de Blair?

    ResponderExcluir
  3. O Anonimo os filmes sitados em menção honrosa são tão ruins que nem a menção deveria ter ganho , quanto mais constar na lista , ptz um épico o William Wyler deve rolar de um lado pro outro do caixão se escultar uma dessas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sugere coisa melhor então, corno!

      Excluir
    2. quando a argumentação passa para a gramatica, é que todos que discutem são idiotas

      Excluir
    3. Alguns filmes aí são found footage, outros são SOBRE found footage e snuf. O que caracteriza found footage é, sem delongas, a filmagem em primeira pessoa. Como o post é sobre "filmes sobre gravações encontradas", fica-se subentendido que ambos se encaixam.
      Quanto ao comentário do Frederico, infelizmente ele mesmo prova que não entende de filmes. A bruxa de Blair, por mais que alguns não gostem, leva o crédito por "ressucitar" esse tipo de filmes. 90% das pessoas nunca haviam assistido um found footage antes de "A bruxa de Blair", o que dá muito mérito à obra. Cloverfield seguiu a onda do estilo, sendo, após a bruxa de Blair, o primeiro no estilo que não é considerado Terror. Rec foi um bom filme, a muito não assistia algum filme de terror que me surpreende-se tão bem quanto ele. Atividade paranormal achei realmente fraquíssimo, mas isso é questão de gosto.
      Quanto à Willian Wyler, que só me lembro por causa do Ben-Hur, não vejo ligação alguma com o tema apresentado. O cara ter dirigido um épico não é motivo para desmerecer qualquer outro tipo de filme posterior (no caso, bem posterior). Me cite algum filme de terror dirigido por ele que poderíamos fazer alguma comparação.

      Excluir
  4. Faltou A Bruxa de Blair nessa lista. Tem também Os estranhos e Atividade paranormal.

    ResponderExcluir
  5. gostei da lista pq indica outros filme sobre o assunto q eu naum conhecia...mas projeto x tah faltando na lista e caçador de trolls pra mim eh o melhor em todos os aspectos...parabens

    ResponderExcluir
  6. Olá amigos!
    O que me espanta é que algumas pessoas só veem as figurinhas, não leem o texto, mas tem a capacidade de reclamar.
    Vou colocar figurinhas nas menções honrosas, que pertencem a uma lista anterior de "Falsos Documentários" e por isso não quis repetir, ok?
    Obrigado pelos demais comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente, acho que The Poughkeepsie Tapes deveria estar na lista (e se encaixa tanto em "fitas perdidas" quanto em "falsos documentarios")

    ResponderExcluir
  8. Faltou aí projeto almanaque, recomendo d+ não é de terror! Assistam não vão se arrepender!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!