segunda-feira, 27 de maio de 2013

10 Filmes Amaldiçoados - Parte 2


Provavelmente o mais ripado (copiado sem autorização) dos posts deste blog é o de "10  Filmes Amaldiçoados (com Filmagens Acidentadas)", de outubro de 2009. 
É uma das listas mais antigas também e está entre as 50 mais visitadas, com mais de 41 mil page-views.
Na época de sua elaboração fiz uma grande pesquisa e sobraram histórias, que podem não ser tão assustadoras quanto aquelas publicadas, mas são ainda bastante intrigantes.
Então espero que gostem desta lista complementar, com mais 10 histórias de filmagens trágicas.

1.  A Paixão de Cristo (além de todas as críticas que recebeu de todos os segmentos religiosos, o filme de Mel Gibson parece ter sido vítima da ira divina. começa pelo próprio Cristo, o ator Jim Caviezel, que sofreu diversos ferimentos durante as filmagens, incluindo um ombro delocado ao carregar a cruz, feridas na pele por chicotadas que foram para valer e, o pior, ter sido atingido por um raio quando se preparava para fazer o sermão da montanha, testemunhas dizem que depois do raio, fumaça saía de suas orelhas. além dele, o assistente de direção Jan Michelini também foi atingido por raios, DUAS vezes; o compositor da trilha disse ter sentido a presença do demônio; no dia do lançamento do filme, uma espectadora morreu do coração, durante a brutal cena de  crucifixação. além de tudo, as carreiras de Caviezel e de Gibson entraram em decadência a prtir deste filme)

2.  O Mágico de Oz (se contam às dezenas as maldições atribuídas a este clássico de 1939. eis algumas delas: Margaret Hamilton, a bruxa malvada do oeste, ficou seriamente queimada numa cena de efeitos especiais, afastada foi substituída por uma dublê, que também se queimou numa cena com uma vassoura voadora. o ator que faria o 'homem de lata', Buddy Ebson sofreu uma fortíssima reação alérgica com a maquiagem de pó de alumínio e teve que abandonar o filme. mesmo trocando os produtos de maquiagem, o substituto, Jack Haley, também teve uma infecção no olho. vários anões mal pagos foram flagrados bêbados e diversos acidentes ocorreram com os cabos dos macacos voadores, felizmente sem gravidade. há ainda uma famosa cena em que um anão apareceria enforcado ao fundo da estrada - o que foi provado ser apenas um pavão. nem o Totó escapou da maldição, tendo quebrado a pata durante as filmagens. quatro grandes diretores foram demitidos e o lançamento foi um fracasso de bilheteria, só se transformando em cult quando a televisão se tornou popular, anos mais tarde. tem mais... meses depois do lançamento, Frank Morgan, o Mágico, sofreu um grave acidente, que matou seu motorista, aleijou sua esposa e abreviou sua vida. pouco antes do filme estrear na TV, ambos os atores que interpretaram os tios de Dorothy morreram, ela por suicídio. e para completar, a própria Judy Garland teve uma vida complicada, que terminou numa overdose de medicamentos que a matou aos 47 anos)

3.  Juventude Transviada (num filme sobre "rebeldes sem causa", quatro de seus principais atores morreram jovens e em cirscunstâncias violentas. James Dean morreu num acidente no mesmo final de semana do lançamento do filme, pouco depois de gravar um vídeo pedindo aos jovens que digissem com cuidado. Sal Mineo foi assassinado aos 37 anos. Nick Adams, que inclusive dublaria Dean então o inacabado 'Giant', morreu de overdose. e Natalie Wood morreu afogada num acidente de barco mal explicado em 1981)

4.  Superman (vestir o uniforme do Homem de Aço não tem sido uma boa ideia. o mais notório deles foi Christopher Reeve, que interpretou o heroi em quatro filmes, era um exemplo de boa forma e, após cair de um cavalo, ficou tetraplégico. seu pai no primeiro filme, Marlon Brando, sofreu tragédias pessoais com seus filhos. o bebê Kar-El morreu de intoxicação aos 14 de idade, a mocinha Lois Lane sofria de bipolaridade e foi encontrada vagando pelas ruas de Los Angeles, Richard Pryor, que atuou no terceiro filme, sofreu um grave acidente de carro. o Superman da televisão nos anos 1950, George Reeves, foi morto com um tiro que, dizem, teria sido disparado por um poderoso marido traído, mas foi atribuído a um suicídio. sem falar que o personagem foi uma verdadeira kriptonita para as carreiras de Kirk Alyn, Brandon Routh, Dean Cain e outros que nem lembramos os nomes. Henry Cavill que se cuide!)

5.  O Cavaleiro das Trevas (antes mesmo do filme ser lançado, o astro Heath Ledger morreu de overdose acidental e o supervisor de dublês morreu num acidente de batmóvel em Londres. na noite anterior da estreia em Londres, Christian Bale foi preso por supostos maus tratos a sua mãe e irmã. duas semanas mais tarde, Morgan Freeman sifreu um grave acidente de carro, quebrando ombro, braço e cotovelo. apesar de tudo, o filme foi um imenso sucesso de público e crítica e Ledger ganhou um Oscar póstumo)

6.  O Bebê de Rosemary (o filme de Roman Polanski foi assombrado por várias lendas urbanas e gente que não queria que o filme fosse realizado. muitas das lendas se referem ao edifício Dakota, onde ele foi parcialmente filmado, cheio de histórias de fantasmas. numa das cenas do filme, uma mulher pula de uma sacada, exatamente na calçada onde anos mais tarde, John Lennon seria morto. Lennon creditado como autor da canção "Helter Skelter", hino do culto de Charles Manson, que um ano depois do lançamento do filme, sequestrou e matou a atriz Sharon Tate, mulher de Polanski, grávida de oito meses. a atriz Mia Farrow, vegetariana, foi obrigada a comer fígado cru nas filmagens, durante as quais ela recebeu os papeis de divórcio de seu marido, Frank Sinatra. o produtor do filme teve uma falha nos rins e foi ameaçado de morte por razões ligadas ao filme. o compositor da trilha morreu um ano mais tarde, vítima de um coágulo cerebral, como um personagem do filme,...)

7.  The Warrens of Virginia (em novembro de 1923, Martha Mansfield, uma estrela em ascenção dos filmes mudos, de apenas 24 anos, caminhava pelo set com um vestido da época da guera civil, quando um dos atores jogou um palito de fósforos atingindo suas roupas, que pegaram fogo rapidamente. o ator principal atirou seu casaco sobre ela e conseguiu salvar seu rosto, mas com o corpo todo queimado, ela viria a morrer no dia seguinte) 

8.  Blade Runner (a curiosa maldição sobre o clássico de Ridley Scott se resume aos seus patrocinadores. quase todas as marcas que apareciam no filme deixaram de existir até poucos anos mais tarde. a RCA foi comprada pela GE e demembrada em 1985; a Atari, que dominava o mercado de video games entrou em decadência e deixou de existir em 1990; a Cuisinart pediu falência em 1989; o monopólio da Bell System foi quebrado naquele mesmo ano e mudou de nome até, depois de várias fusões, compor a AT&T; a Pan-AM sofreu um baque com um ataque terrorista em 1988 e viria a falir em 1991)

9.  Lula, o Filho do Brasil (nós temos nossa própria maldição. a grande aposta de Luís Carlos Barreto para superar a bilheteria de Dona Flor - então maior bilheteria da história do cinema nacional -, fez água. mesmo como apoio oficial e a inescrupulosa bajulação de um governante em exercício. o filme foi um merecido fracasso de público e crítica. mas o dado triste foi o gravíssimo acidente sofrido por seu diretor, Fábio Barreto, dias antes do lançamento do filme. ele permanece em coma desde então, sem perspectivas de recuperação. meses depois, o ator Marcos Cesana, que interpretava um sindicalista no filme, morreu aos 44 anos. curiosamente parecem ter falecido também as carreiras dos três atores que interpretaram o presidente, que nunca mais fizeram outro filme ou trabalho visível)

10.  The Sword of Tipu Sultan (incluí esta produção indiana de 1988 feita para a televisão, por ser a maior tragédia já registrada numa filmagem. um total de 62 extras e técnicos morreram quando um incêndio bloqueou a única saída do estúdio. até mesmo o diretor e estrela da série, Sanjay Khan, foi vítima de queimaduras, ficando internado por 13 meses, durante os quais foi operado 72 vezes)


Veja ainda: "10  Filmes Amaldiçoados (com Filmagens Acidentadas)"



14 comentários:

  1. Boa noite.
    Fiz umas observações:
    - Como assim o Mágico de Oz ser fracasso da bilheteira? Não teve sucesso mesmo? Até foi indicado a 6 Oscars, incluindo como melhor filme, e venceu dois.
    - Esqueceu que houve um tiroteio no cinema em Colorado durante exibição de O Cavaleiro das Trevas, matando 12 pessoas e com cerca de 40 feridos.

    Abraços, Germano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Germano,
      - Quando o 'Mágico de Oz' foi lançado em 1939, arrecadou cerca de 3 milhões de dólares, contra um custo total de 2,8 milhões (dinheiro da época). O que praticamente empatou o investimento da MGM.
      Quando o filme foi relançado em 1949 - naquela época só dava pra ver filmes no cinema -, faturou mais 1,5 milhões.
      Se não foi um fracasso, ficou bem longe das expectativas do estúdio.
      Mas só virou mesmo cult quando chegou à televisão em 03/11/1956 na CBS e atingiu um público bem maior.

      - Quanto ao incidente de Aurora, ele ocorreu em 2012, durante a projeção de 'Dark Knight Rises', o terceiro da série.
      Realmente eu poderia ter incluído na maldição, mas já que você3 lembrou aqui, fica o registro.
      Obrigado!
      Abs!!!

      Excluir
  2. Fazer um filme onde o Lula é o personagem principal sempre foi uma péssima ideia mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Bacana, as lendas envolvendo O Bebê de Rosemary são sinistras, aliás a vida do próprio Polanski renderia uma lista dessa.

    ResponderExcluir
  4. QUEM.FAZ.FILME.DO.LULA.TEM.MAIS.É.QUE.SE.FODER.MESMO.

    ResponderExcluir
  5. Armando, achei ótima a matéria, conheço seu blog desde 2009, fiquei um tempo sem acessar, mas voltei!!!! Não lembre como conheci, acredito que foi um link pelo Ocioso...
    Não sabia do caso do Fábio Barreto, o nome é o mesmo de um participante dos Rapaduracast, não sei se vc conhece, mas é um podcast de cinema. Pensei: "como assim? eu conheço o cara do programa, ele esta bem de saúde!". Tive que ir ao google para descobrir a coincidência, dois "Fábios" Barreto ligados a cinema....
    Parabéns pelo trabalho!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislainne,
      Coitado do outro Fábio, mas a triste verdade é que o diretor, filho do Luiz Carlos Barreto continua em recuperação.
      Esperemos que um dia ele volte à vida normal.
      Agradeço os elogios.
      Apareça mais vezes!
      Abs!!!

      Excluir
    2. ola Armando B queria retirar alguns dos filmes citados acima creditando a você pela criação,para publicar em meu Tumblr.
      estou autorizado?

      Excluir
    3. Olá Anônimo!
      Se vai dar crédito e link tudo bem. Pode usar!
      Me passe o link depois!
      Abs!!!

      Excluir
  6. realmente O Bebê de Rosemary é cercado de mistérios,

    ResponderExcluir
  7. Armando,

    Que tal fazer uma lista sobre filmes de lutas?!

    ResponderExcluir
  8. É interessante lembrar que a morte de James Dean em si tem um quê de maldição, pois todos que possuiram o carro morreram num acidente provocado por este, até que o ultimo dono mandou destruir. Pesquisem e verão vocês mesmos. Lembra Christine o carro assassino rs.

    ResponderExcluir
  9. Foi praga de tucano, no caso do filme do Lula.

    ResponderExcluir
  10. muitos desses filmes brincam com coisas sérias o batmm por exemplo corrupção e crime o duas caras no final d filme representam nossa decadencia e com isso não se brinca. mas achei interessante o das marcas famosas rsrsha e dos fantasmas tambem boas matérias gostei.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!