terça-feira, 2 de julho de 2013

10 Filmes com Atores que Morreram no 1º Semestre de 2013


A cada semestre publico uma lista destacando 10 atores e atrizes que morreram no período.
Como a lista é apenas de atores, ficam de fora outros profissionais, como os diretores Nagisa Oshima e Bigas Luna, o roteirista Richard Matheson, o crítico Roger Ebert e o compositor Armando Trovajoli.
Dentre os atores, as maiores perdas no primeiro semestre de 2013 foram a de James Gandolfini, o eterno Tony Soprano e do nosso grande Walmor Chagas.
Veja então uma lista em ordem de falecimento, destacando um dos filmes de cada um deles e a lista de menções na sequência.

1.  Mariangela Melato - A Classe Operária Vai ao Paraíso (11/01 - 71 anos, câncer no pâncreas. com mais de 60 filmes e telefilmes, a atriz italiana era muito reconhecida e respeitada, é até hoje uma das maiores vencedoras do prêmio David di Donatello - o Oscar italiano - com 5 prêmios de melhor atriz e mais 3 especiais. trabalhou com diretores como Lina Wertmiller e Claude Chabrol. no clássico político de Elio Petri, ganhador da Palma de Ouro em Cannes, vivia a amante do sindicalista vivido por Gian Maria Volonté, que o abandona quando ela sai do lado dos patrões para apoiar as greves. grande atriz)

2.  Walmor Chagas - São Paulo S/A (18/01 - 82 anos, suicídio. o gaúcho Walmor era um dos maiores atores do teatro e da televisão brasileira, mas sua paixão era mesmo o cinema, do qual se ressente por jamais ter tido uma carreira de grande destaque. sua estreia foi auspiciosa, estrelando o clássico de Luis Sérgio Person de 1965, mas depois disso acabou relegado a papeis secundários, a despeito de seu imenso talento. recentemente participou do ótimo 'Cara ou Coroa' de Ugo Giorgetti)

3.  Richard Griffiths - Fazendo História (28/03 - 65 anos, complicações após uma cirurgia cardíaca. mais conhecido pelo personagem Vernon Dursley na série Harry Potter, o inglês Griffiths tinha aquela aparência de velhinho adorável, que lhe garantiu presença em dezenas de filmes, como 'Hugo', 'Um Faz de Conta que Acontece' e 'Piratas do Caribe'. em 'History Boys' viveu o professor inspirador e acabou indicado ao Bafta de melhor ator, entre outros prêmios)

4.  Sara Montiel - A Última Canção (08/04 - 85 anos, causas naturais. ícone do cinema nos anos 1950, estreou em Hollywood como par romântico de Gary Cooper no clássico Vera Cruz. o próprio Cooper teria sido um dentre seus muitos amores, que incluiriam Ernest Hemingway e até James Dean. dentre as dezenas de filmes que estrelou, destaco o melodrama musical, grande sucesso de bilheteria na Espanha. fez também muito sucesso como cantora)

5.  Annette Funicello - Como Rechear um Biquini (08/04 - 70 anos, complicações relacionadas a esclerose múltipla. a atriz adolescente de maior sucesso nos anos 1960 foi descoberta por Walt Disney em pessoa para estrelar o Clube do Mickey. cantou e atuou em diversas comédias musicais na praia, fazendo par com Frank Avalon, das quais 'Como Rechear um Biquini' foi a última) 

6.  Jonathan Winters - Deu a Louca no Mundo (11/04 - 87 anos, causas naturais. o comediante Winters fez muitos trabalhos em televisão atuando e dublando. nos anos 1960 ganhou diversos prêmios e muito dinheiro com discos de comédia e infantis. Nos anos 1980, criou a voz do Papa Smurf na série de TV e nos dois filmes de cinema. seu grande momento no cinema foi no divertido 'Deu a Louca no Mundo' de Stanley Kramer de 1963)

7.  Steve Forrest - Os Espiões que Entraram Numa Fria (18/05 - 87 anos, causas naturais. conhecido como o tenente Harrison da série SWAT, Forrest era o caçula de 13 irmãos do astro Dana Andrews. entre séries, telefilmes e filmes fez mais de 120 trabalhos como ator, chegando a ganhar um Framboesa de Ouro como pior coadjuvante por 'Mamãezinha Querida'. um de seus papeis de destaque foi o de um general na comédia 'Spies Like Us' de John Landis)

8.  Jean Stapleton - Mens@gem para Você (31/05 - 90 anos, causas naturais. Jean interpretou a mãe, Edith Bunker, de 'Tudo em Família', uma das séries de maior sucesso da tv americana, entre 1968 e 1979, acumulando Emmys e Golden Globes pelo papel. no cinema só teve personagens secundários, um dos melhores foi a avó rica de Meg Ryan, no romance 'Mens@gem para Você')

9.  Esther Williams - A Rainha do Mar (06/06 - 91 anos, causas naturais. campeã de natação na adolescência, Williams aproveitou este talento para brilhar em musicais dos anos 1940 e 1950, inevitavelmente com cenas na piscina, o que lhe valeu o apelido de "sereia americana". um de seus maiores sucessos foi 'A Rainha do Mar', biografia de uma famosa nadadora australiana)

10.  James Gandolfini - Corações Perdidos (19/06 - 51 anos, ataque cardíaco. seu Tony Soprano na série 'Família Soprano' é um dos grandes personagens da televisão neste século. a morte precoce de Gandolfini, que estava em férias em Roma, interrompe uma carreira que começava a torná-lo um grande astro. bons papeis como o de 'Corações Perdidos' deixavam entrever um grande ator indo além do personagem que o consagrou. uma grande perda)


Menções Importantes: Alfredo Landa (Os Santos Inocentes), José Sancho (Carne Trêmula), Elliott Reid (Quanto Mais Quente Melhor), Richard Briers (Peter Pan), Jim Kelly (Operação Dragão), John Kerr (Chá e Simpatia), Milo O'Shea (Romeu e Julieta),...


Veja ainda as listas de memória de: "2º Semestre de 2012", "1º Semestre de 2012", "2º Semestre de 2011", "1º Semestre de 2011", "2º Semestre de 2010", "1º Semestre de 2010", "2009 - Parte 1" e "2009 - Parte 2", 




4 comentários:

  1. Sabe que estrela merece uma lista só para ela: Bette Davis. Filmes como A Malvada e O que Terá Acontecido a Baby Jane? são clássicos maravilhosos coroados com interpretações magistrais dela. Além do mais, ela tem exatamente 10 indicações ao oscar, daria certinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dudz,
      Realmente a Bette é um dos monstros sagrados do cinema e merece uma lista.
      Como ela existem muitos que ainda não têm sua lista: Marlon, Ingrid, Bogarde, Katharine, Tracy,...
      Aos poucos vou inserindo essas listas para as novas gerações de cinéfilos conhecê-los.
      Obrigado pela sugestão! Está na fila!
      Abs!!!

      Excluir
  2. Realmente a morte do eterno Tony Soprano, James Gandolfini pegou a todos de surpresa... Triste!

    ResponderExcluir
  3. Armando, pensei tambem em outro bom tema para lista, nao sei se você já fez pois nao da para visualizar o blog completo por celular. Mas acho que filmes em que atores tiveram que mudar completamente daria uma ótima lista!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!