segunda-feira, 2 de setembro de 2013

10 Filmes sobre Crianças na Guerra


As guerras são cruéis em si, mas quando envolvem crianças chegam à barbárie.
Milhões de crianças foram mortas nas centenas de guerras do último século, são um "efeito colateral" das invasões ou, por vezes, os alvos.
Muitos filmes foram feitos sobre a guerra na ótica das crianças. Esta lista traz 10 exemplos dos melhores que assisti, mas seguramente há muitos outros não mencionados, que devem ser lembrados nos comentários.

Veja cenas de todos os filmes da lista em vídeo:




1.  Vá e Veja (em 1943 as tropas alemãs invadiram a Bielossússia e um garoto de cerca de 14 anos sonha unir-se aos rebeldes para enfrentar os nazistas e tornar-se um herói. a família proíbe, mas os acontecimentos o levam ao front. no período em que luta, presencia e participa de todo tipo de atrocidades, perde sua inocência e aparenta ter envelhecido décadas. uma obra-prima do cinema sovi[etico, de 1985, dirigida por Elem Klimov. chocante, brilhante, imperdível!)

2.  O Império do Sol (Christian Bale é um garoto inglês, que vive com os pais aristocratas na região inglesa da China, durante a segunda guerra, quando a área é invadida pelos japoneses. em meio ao caos, o menino se perde e caba capturado e enviado a um campo de concentração, onde aprenderá a lutar para sobreviver. um dos melhores filmes de Steven Spielberg)

3.  O Túmulo dos Vagalumes (durante a segunda guerra, no Japão, um casal de irmãos fica órfão de mãe e não sabem o que aconteceu com o pai na frente de batalha. são enviados para a casa de parentes, que não têm como alimentá-los e eles passam a viver num abrigo no meio do mato. um desenho animado nada convencional. se fosse um filme com atores, talvez fosse tão triste que seria inassistível. a animação dá uma distância que torna a realidade suportável, mas não menos real. belo e triste)

4.  Tartarugas Podem Voar (um dos filmes mais poderosos sobre a invasão ao Iraque. tem sua ação concentrada na fronteira com a Turquia, num assentamento curdo, massacrado pelos dois lados, habitado por crianças órfãs mutiladas por minas terrestres e constantemente ameaçadas por ataques químicos. pode parecer apelativo, mas era a realidade deles e nenhum deles age com auto-piedade. belo filme, que deveria ser obrigatório para qualquer um que reclame de vida)

5.  A Feiticeira da Guerra (uma garota de 12 anos é levada por uma milícia, que destruiu sua aldeia e matou sua família. dotada de premonição, capaz de antecipar a presença do inimigo, ela é considerada uma bruxa e passa a receber vantagens do líder, que a utiliza para relações sexuais. um filme sobre a triste e violenta realidade das crianças africanas, submetidas desde cedo aos horrores das guerras civis. ótimo filme canadense, indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2013)

6.  Jogos Proibidos (uma menina de cinco anos perde os pais durante um ataque aéreo alemão nos arredores de Paris em 1940 e é acolhida pela família de um menino de 11 anos, que a ajuda a enterrar seu cachorrinho. aos poucos, nasce uma grande amizade entre as duas crianças. clássico de René Clément, que utiliza o ponto de vista das crianças. um filme de cortar o coração!)

7.  O Tambor (na Alemanha dos anos 1920, durante a ascensão nazista, um garoto ganha um tambor de lata no seu aniversário de três anos. no mesmo dia, presencia a infidelidade da sua mãe com um primo e em protesto, decide que não irá mais crescer. e nos anos que se seguem, até a segunda guerra, ele de fato não cresce e não larga seu tambor, que usa para protestar contra a passividade da população frente ao nazismo. um filme alegórico, dirigido por Volker Schlondorf, baseado no livro de Gunter Grass)

8.  Adeus, Meninos! (um novo aluno chega a um colégio interno católico, durante a ocupação alemã na França entre 1943-44. introspectivo, o garoto cria rivalidade com um dos melhores alunos da classe, mas quando este descobre que o novo colega é na verdade judeu, que está ali escondido, eles acabam se tornando grandes amigos. belíssimo filme autobiográfico de Louis Malle)

9.  Europa, Europa (a história real de um garoto judeu, que consegue sobreviver à segunda guerra na Alemanha, fingindo ser um órfão ariano e juntando-se à juventude hitlerista, na qual ironicamente se destaca. ótimo filme da polonesa Agnieszka Holland, indicado ao Oscar de roteiro adaptado em 1992)

10.  Esperança e Glória (durante os ataques aéreos a Londres na segunda guerra, um garoto de nove anos e seus amigos, a despeito do terror dos adultos, divertem-se com a descoberta de uma cidade em ruínas e com os "fogos de artifício" noturnos. belo filme de John Boorman, inspirado em suas memórias, indicado a cinco Oscars em 1988)

Bônus:  O Menino do Pijama Listrado ( - esta lista foi elaborada por sugestão do leitor Guilherme Borges, que mencionou este filme como seu favorito no tema. nada mais justo que eu o inclua, ainda que como extra. - um garoto de oito anos, filho de um oficial nazista, muda-se com a família para o campo de concentração que seu pai administra. entediado, ele resolve explorar a região, chegando próximo aos prisioneiros e fazendo amizade com um menino da sua idade. o filme se beneficia de uma bonita história, mas perde muito se comparado ao ótimo livro de John Boyne)

Menções honrosas: A Fortaleza, O Labirinto do Fauno, Vozes Inocentes, A Vida é Bela, I Am David, Os Anjos da Guerra, Flores do Oriente,...
Em breve: A Menina que Roubava Livros





31 comentários:

  1. Gostei da lista, ótimos filmes. Queria saber se já tem lista sobre a 2 guerra mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelvy,
      Ainda não tem uma lista específica sobre a segunda guerra, que deve ser o tema com mais filmes da história do cinema...
      Por ora só tem uma geral de guerra e outra de Vietnan.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Você fez a lista bem rápido!
    Achava que tinha visto muitos filmes sobre esse tema, mas vendo essa lista, percebi que vi muito pouco. Você colocou o que eu procuro o nome há quase 5 anos! Muito obrigado meeeesmo! "Vozes inocentes" é o nome... além dele só vi o "Labbirinto do Fauno" e o próprio "O Menino de Pijama Listrado".
    Muito obrigado por fazer a lista, achei que iria demorar mais tempo, mas ok. Perfeito. =D
    http://silborgue.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme,
      Sua ideia veio na hora certa, até pelo que aconteceu na Síria.
      Eu é que agradeço novamente.
      Abs!!!

      Excluir
  3. Armando, são excelentes os filmes que você listou, já vi quase todos, mas ainda faltam uns 3 e agora você me suscitou a lembrança de que devo vê-los o mais rápido possível.
    Neste momento em que crianças novamente foram vítimas da insanidade de guerras químicas e sabemos do que pode ainda acontecer com o ataque americano à Síria, muito bem lembrado o seu post.
    um abraço carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!
      Obrigado pelo comentário!
      A lista foi sugerida pelo leitor Guilherme e, como você, achei muito oportuna.
      Abs!!!

      Excluir
  4. Linda a lista! Só não vou dizer que deu vontade de rever os já vistos porque são de cortar o coração :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila!
      Obrigado!
      É verdade, filmes com crianças sofrendo são de matar... "O Túmulo dos Vagalumes" é, de longe o mais comovente.
      Abs!!!

      Excluir
  5. Cadê " A vida é bela" ?

    ResponderExcluir
  6. só indicação boa, parabéns pelo blog pelo bom gosto fica aqui minha admiração pelo teu trabalho e carinho em nos indicar, alguns já assisti e dentre eles saliento O MENINO DE PIJAMA, IMPÉRIO DO SOL.....um forte abração ...

    ResponderExcluir
  7. Poxa gosto mto dsse blog e a tempos ki nao vinha aki! Bom saber ki ainda ta ativo e atualizado,, a surpresa maior foi ve ki v6 ainda usam a plataforma Blogspot. Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricky!
      Seja benvindo de volta!
      O blog tem sido atualizado duas vezes por semana já há bastante tempo.
      O fato de continuar na plataforma Blogspot é para mantê-lo amador mesmo. É um sistema simples, bem aceito pelos leitores e gratuito.
      Foi assim que ultrapassamos a marca de 10 milhões de pageviews. E, ao menos por enquanto, não pretendo mudar.
      Abs!!!

      Excluir
  8. Flores do Oriente deveria estar nesta lista,ótimo filme!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Lembrou bem. 'Flores do Oriente' deveria mesmo estar na lista...
      Agora está, vou inclui-lo nas menções.
      Obrigado!
      Abs!!!

      Excluir
  9. Certamente O Império do Sol,bate de longe em muitos aí da lista.kem ainda não viu,deve ver! Acho sinceramente ke éo melhor filme do spielberg,e ainda tem a curiosidade de mostrar Cristian Balle menino..Dakeles clássicos de se ter na estante!

    ResponderExcluir
  10. A Infância de Ivan (Andrei Tarkovski) faz muita falta em uma lista como essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano,
      Eu preciso confessar que ainda não vi este filme.
      Por isso não está na lista, mas vou acrescentá-lo às menções.
      Obrigado!
      Abs!!!

      Excluir
  11. Assisti O Túmulo dos Vagalumes na versão anime e também na versão em filme, chorei paacas!
    As duas versões são emocionantes mesmo com algumas modificações sutis...
    http://www.youtube.com/watch?v=LfkH5Vyr69I
    http://www.youtube.com/watch?v=6MmTv8UkhxA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila!
      Eu vi apenas a versão anime.
      Confesso que fiquei tão mal que não tive coragem de procurar a versão com atores.
      É uma história triste demais.
      Abs!!!

      Excluir
    2. O filme tenta ser bem fiel ao anime, mas com mais riqueza de detalhes. Ele mostra o ponto de vista da "tia" e os motivos que a levaram a expulsar os sobrinhos de sua casa. Sinceramente, achei mais triste o anime, principalmente quando a garotinha adoece... Vale a pena assistir as duas versões! =)

      Abraços!

      Excluir
  12. Na hora que vi o tema, lembrei de O Tambor, é um filme muito bom!! To querendo comprar o livro

    ResponderExcluir
  13. Eu vi também o filme "O Diário de Anne Frank", é bem comovente... recentemente comprei o livro também, ainda não o li mas provavelmente é bem mais detalhista que o filme.

    ResponderExcluir
  14. Império do Sol, O Melhor !

    http://www.lugarcertoimoveis.com.br

    ResponderExcluir
  15. Troco o Império do Sol e o garoto inglês por Sashka Akimov, de Brestskaya krepost.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge!
      Preciso assistir Brestskaya Krepost com urgência.
      Obrigado pela lembrança!
      Abs!!!

      Excluir
  16. O " O Caçador de Pipas" se enquadra perfeitamente neste seleto. Um filme com um enredo excepcional que tive a oportunidade de assistir, e principalmente, de ler a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Augusto!
      Tem razão, "O Caçador de Pipas" se encaixa.
      Mas, cá entre nós, o livro é muito melhor que o filme.
      Abs!!!

      Excluir
  17. Muito boa a lista, um filme que lembrei que não esta nela é "Os anjos da guerra" de 2001 com Haley Joel Osment e Willen Dafoe. Vale a pena assistir.

    ResponderExcluir
  18. faltou a vida e´bela,otima lista

    ResponderExcluir
  19. Muito boa a lista!
    Um filme que me impactou bastante: o colombiano "Los colores de la montaña".

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!