quinta-feira, 28 de novembro de 2013

10 Filmes em Estações Espaciais


Desde que se lançou ao espaço, o homem imagina poder viver numa estação espacial, sempre muito grande e sofisticada.
Essas estações serviriam para garantir nossa sobrevivência no caso da Terra ficar inabitável por qualquer motivo.
Veja uma lista com 10 filmes onde essas estações espaciais estão no centro da trama.

1.  2001: Uma Odisseia no Espaço (dentre os cenários mais impressionantes da revolucionária ficção científica de Stanley Kubrick, baseada na obra de Arthur C.Clarke, está a estação lunar Clavius, de onde os astronautas saem para investigar um monolito enterrado há 5 mil anos na Lua. de lá também parte 18 meses depois, um grupo na nave Discovery em direção a Júpiter)

2.  Elysium (em 2159, a população terrestre é dividida em dois grupos, um que habita o planeta violento e empobrecido, como uma grande favela e o segundo vive na estação Elysium, que gravita sobre o planeta, num ambiente de luxo, onde se tem acesso a toda tecnologia médica então disponível. o filme de Neill Blomkamp tem um bom ponto de partida, um orçamento generoso, mas decepciona)

3.  Guerra nas Estrelas (na saga de George Lucas, a Estrela da Morte é uma gigantesca estação espacial, com 140km de diâmetro, carregada de armas e soldados, comandada pelo lord Darth Vader. a nave foi parcialmente destruída no primeiro filme e reconstruída no terceiro)

4.  Solaris (uma estação espacial orbita o planeta Solaris, que tem um oceano capaz de interferir na sanidade da tripulação, causando alucinações e mudanças de comportamento. um famoso psiquiatra é designado a investigar o planeta, mas também acaba sendo vítima de sua influência. clássico russo de 1972 de Andrei Tarkovsky, baseado em livro de Stanisław Lem. refilmado por Steven Soderbergh em 2002)

5.  Gravidade (durante o trabalho de manutenção de uma estação espacial americana, uma cientista e um piloto sobrevivem à destruição da nave e têm que chegar às estações russa e chinesa para sobreviver. grande atuação de Sandra Bullock, num filme angustiante de Alfonso Cuarón)

6.  Wall-E (depois da Terra se tornar inabitável, a humnanidade migra para uma estação espacial Axiom, onde vivem uma vida sedentária, até que um simpático robô, que froa deixado para trás, chegar à nave e provocar uma revolução. uma das melhores animações da Pixar) 

7.  007 Contra o Foguete da Morte (um milionário malvado constrói uma estação espacial para onde envia casais selecionados para formar uma nova raça de terrestres, enquanto organiza um plano para exterminar a humanidade. o agente 007 descobre o plano e impede o vilão, não sem antes protagonizar cenas de ação geograficamente improváveis no Brasil)

8.  Aliens, o Resgate (a tenente Ripley, única sobrevivente da nave Nostromo, é resgatada na estação espacial Gasteway, onde trabalha até descobrir que o planeta em que sua nave foi atacada é agora colonizada por humanos. Sigourney Weaver foi indicada ao Oscar de melhor atriz nesta ótima continuação de James Cameron para o filme de Ridley Scott)

9.  Corrida Silenciosa (Bruce Dern é um botânico espacial, protege as últimas espécies vegetais da Terra numa estufa de estação espacial, quando recebe a ordem de destruí-las, uma vez que a humanidade já consegue sobreviver sem as plantas. ele se rebela e sequestra a nave, matando os demais tripulantes. bom filme de estreia do diretor de efeitos especiais Douglas Trumbull)

10.  Lunar (Sam Rockwell é um astronauta nas últimas semanas de uma missão de três anos na base da Lua, onde recolhe uma substância que ajuda a renovar a energia da Terra. tendo como única companhia o computador Gerty, ele começa a delirar e recebe a visita de um clone seu. ótimo filme de Duncan Jones, filho de David Bowie)

Veja ainda:"10 Filmes em Fazendas"




2 comentários:

  1. 2001 e Gravidade são os meus preferidos dessa lista. Mas gosto também de Wall-e.
    Armando, gostaria de convida-lo para participar de uma gincana sobre filmes no meu blog. Se tiver interesse em participar visite o link: http://meufilmeviroulivro.blogspot.com/2013/12/maratona-de-natal.html
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Não sei se ainda teve a oportunidade de ver, mas recomendo muito um filme chamado Europa Report. Excelente!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!