sexta-feira, 19 de setembro de 2014

10 Filmes sobre Professores


A carreira de professor não é fácil em nenhum lugar do mundo.
Nem sempre reconhecidos, quase nunca bem remunerados, entregamos aos mestres a tarefa de nos educar, informar e preparar para o mundo.
Esta lista destaca 10 filmes onde esses dedicados profissionais se empenham em fazer a diferença na vida de seus alunos.

1.  Bachir Lazhar - O Que Traz Boas Novas (Mohamed Fellag vive um exilado político da Argélia no Canadá, que substitui uma professora do ensino fundamental que morreu tragicamente. ele procura adaptar-se ao modo de vida asséptico e protegido das crianças canadenses, mas acaba confrontando a própria dor e envolvendo-se além do permitido. um choque cultural que parece sutil, mas é mais profundo do que se supõe. belíssimo filme de Philippe Falardeau, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro)

2.  Dan Dunne - Half Nelson (Ryan Gosling foi indicado ao Oscar de melhor ator, como o professor de história numa escola secundária da periferia pobre de Nova York, está desiludido com tudo e recorre às drogas para levar a vida, até ser flagrado por uma de suas alunas, com quem acaba desenvolvendo amizade. ótimo filme)

3.  Henry Barthes - O Substituto (Adrien Brody - excelente - é um professor substituto que vaga de escola em escola, desiludido, preso a triste rotina da escola pública, povoada por alunos indiferentes ou violentos e professores depressivos, até conseguir conectar-se com algumas pessoas em seu novo trabalho. um lindo filme, mas que pode desanimar quem pensa em seguir a carreira de professor)

4.  Jaime Escalante - O Preço do Desafio (Edward James Olmos também foi indicado ao Oscar por esse belo filme de 1988. um carismático professor de matemática consegue vencer a hostilidade e inspirar o gosto pelos números em jovens de uma escola pública secundária, numa comunidade hispânica, ajudando a mudar o destino de muitos deles. baseado numa história real)

5.  Roberta Guaspari - Música do Coração (Meryl Steep - em uma de suas inúmeras indicações ao Oscar - dá vida a uma personagem real. uma professora de música, que após ser abandonada pelo marido, muda-se para o leste do Harlem e consegue organizar orquestras de violinos em escolas pobres, com muito sucesso, mudando a vida de seus alunos. dez anos depois, os fundos são cortados e ela tem que lutar para manter os grupos. uma história inspiradora, bem dirigida por Wes Craven)

6.  François Marin - Entre os Muros da Escola (François Bégaudeau interpreta uma versão de sua própria história, como professor numa escola de ensino médio nos arredores de Paris, marcada pelos conflitos causados pelo caldeirão étnico dos alunos e suas diferenças culturais. vencedor, com justiça, da Palma de Ouro em Cannes) 

7.  Louanne Johnson - Mentes Perigosas (Michelle Pfeiffer é uma ex-marine, que abandona a vida militar para lecionar numa escola de periferia, os alunos a hostilizam por sua aparência delicada e ela, então, começa a utilizar técnicas nada convencionais, que envolvem caratê e Bob Dylan para envolvê-los. superficial, mas eficiente)

8.  John Keating - Sociedade dos Poetas Mortos (Robin Williams - indicado ao Oscar - é um ex-aluno de uma tradicional escola interna, que em 1959 retorna como professor de literatura. seus métodos pouco convencionais inspiram seus alunos e assustam a diretoria. belíssimo filme de Peter Weir, que marcou uma geração e popularizou o lema "carpe diem")

9.  Dewey Finn - Escola de Rock (Jack Black - no seu melhor papel - é um roqueiro preguiçoso que é expuilso de sua própria banda. para pagar as contas, se faz passar pelo amigo com quem divide o apartamento e aceita um trabalho como professor substituto numa escola de ensino fundamental, de disciplina rígida. aos poucos introduz seus conhecimentos de rock para envolver os alunos e montar com eles uma banda que fará grande sucesso. divertido)

10.  Katherine Ann Watson - O Sorriso de Mona Lisa (Julia Roberts é uma professora de arte nos anos 1950, formada na liberal universidade de Berkeley, que é aceita para trabalhar numa tradicional escola para meninas, onde elas são preparadas para tornarem-se boas esposas e mães. sua visão de mundo vai inspirar as estudantes a querer mais para suas vidas)

Outros filmes: Ao Mestre com Carinho, Conrack, O Grande Debate, Ser e Ter, Mr.Holland Adorável Professor, Meu Mestre Minha Vida, Curso de Férias, A Onda, Fazendo História, Professora Sem Classe, Uma Professora Muito Maluquinha, Madadayo...

Veja ainda: "10 Filmes de Escola"




12 comentários:

  1. oh captain my captaiN! sério que deixaram sociedade dos poetas mortos de fora?

    ResponderExcluir
  2. Esqueceu do fantástico Escritores da Liberdade .

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores professores que já vi é o professor Nikumbh, do filme indiano Como estrelas na Terra.

    ResponderExcluir
  4. Caraca? Garoto, esqueceu TO SIR WITH LOVE com o brilhante Sidney Poitier...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Eu até coloquei na lista extrano final do post. Está lá: "Ao Mestre com Carinho".
      Abs!!!

      Excluir
  5. Amigo, faltou mencionar o Clube do Imperador, com Kelvin Kline
    interpretando o Prof. Hundert, que ministrava aulas de história antiga e instituiu um concurso chamado Mr. Julius Ceasar. O filme mostra um choque de valores éticos de um professor dedicado diante de uma escola tradicional destinada a formar homens públicos e poderosos.

    ResponderExcluir
  6. Escola do Rock é sensacional !

    ResponderExcluir
  7. Oi !! Queria indicar dois filmes pra lista : Nunca te amei, em ingles The browning version e Cracks com a Eva Green !! Parabens pela lista


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu vi 'Nunca te Amei', acho razoável, mas Albert Finney está sempre bem.
      'Cracks' é bom também.
      Obrigado pelas dicas!
      Abs!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!