segunda-feira, 14 de setembro de 2015

10 Filmes em Berlim


Berlim é uma das cidades que mais sofreram com o século XX, mas hoje renasce como símbolo da nova Europa.
Cosmopolita e efervescente nos anos 1930, arrasada por bombardeios na segunda guerra. Foi dividida e isolada como um espólio, ficando os comunistas com o lado oriental e os capitalistas com o lado ocidental. Esta divisão foi concretizada com um muro, que dividia a cidade em duas e perdurou entre 1961 e 1989. 
Muitos filmes retrataram a cidade. Esta lista procura mostrar as diversas faces que ela teve desde que foi retratada pelo cinema.

1.  Gente no Domingo (1930. um retrato bucólico da vida dos berlinenses nos anos 1920, onde a alegria preguiçosa do final de semana se opõe ao cotidiano atarefado da cidade. na história, um jovem motorista de táxi deixa a namorada modelo dormindo em casa e vai para a praia de Nikolassee com seu amigo, vendedor de vinhos e a namorada deste. mudo e quase documental, o filme foi dirigido, entre outros, por Fred Zinnemann e Robert Siodmak e tem Billy Wilder entre seus roteiristas)

2.  Alemanha Ano Zero (1948. dirigido por Roberto Rossellini dois anos após o fim da segunda guerra, com Berlim ainda em cacos, o filme é um poderoso e triste retrato da deterioração social da Alemanha derrotada. na trama, um garoto de 12 anos, tenta ajudar a família e sai em busca de dinheiro nas ruas trocando objetos de valor. chocante, corajoso e um tanto datado)

3.  Asas do Desejo (1987. sobre Berlim gélida e devastada do pós-guerra, um batalhão de anjos vela pelas almas sofridas dos habitantes, sem, no entanto, sentir suas dores e alegrias. um dos anjos - Bruno Ganz - apaixona-se por uma trapezista, mas para viver esse amor, ele terá que tornar-se humano e deixar sua condição de imortal. um clássico de Wim Wenders, lindamente fotografado por Henri Alekan)

4.  Cupido Não Tem Bandeira (1961. em plena guerra fria, um executivo da Coca-Cola - James Cagney - muda-se para Berlim em companhia da esposa e da rebelde filha adolescente do seu chefe. a garota se envolve com um jovem comunista alemão oriental, para desespero geral. as idas e vidas entre os dois lados da cidade - pouco antes da construção do muro -, retratam bem o período. não é dos melhores filmes de Billy Wilder, mas tem ótimos diálogos e momentos hilários)

5.  O Túnel (2001. baseado em fatos reais, o filme retrata uma das muitas histórias de fugas espetaculares da Alemanha Oriental ao longo dos 28 anos da existência do muro de Berlim, construído em 1961. um nadador medalhista olímpico consegue fugir para o lado ocidental, mas visando resgatar sua irmã, une-se a um engenheiro para construírem um túnel de 132m sob a fronteira. um filme envolvente e emocionante, dirigido por Roland Suso Richter)

6.  Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída (1981. nos anos 1970 em Berlim, uma garota comum de Berlim, sonha conhecer a discoteca mais badalada da época. menor de idade, ela entra com a ajuda de uma amiga e acaba se envolvendo com drogas, do álcool até chegar à heroína. para sustentar o vício, ela se prostitui na estação de metrô do zoológico de Berlim, daí o título original, "nós, as crianças do zoo Bahnhof". baseado numa história real o filme chocou o mundo na época de seu lançamento, o que hoje não provocaria tanta comoção) 

7.  A Vida dos Outros (2006. em 1984, na Berlim Oriental, um agente da Stasi - polícia secreta alemã - é escalado  para vigiar um famoso dramaturgo, considerado um cidadão modelo, e sua namorada atriz. ele monta escutas clandestinas no apartamento e se envolve cada vez mais com a vida do casal, até interferir com o destino deles. um filme excepcional de Florian Henckel von Donnersmarck, vencedor do Oscar de filme estrangeiro)

8.  Adeus, Lenin (2003. Daniel Brühl é um jovem de Berlim Oriental, que está presente numa passeata contra o comunismo em outubro de 1989, contra a vontade de sua mãe, uma entusiasta do regime. desgostosa, ela sofre um ataque cardíaco e entra em coma, enquanto isso o muro cai e sua amada Alemanha Oriental deixa de existir. quando ela volta a si, oito meses mais tarde, o rapaz faz de tudo para que ela não perceba que o país mudou. divertido e inteligente, o melhor retrato do fim de uma era)


9.  Corra, Lola, Corra (1998. o coletor de um mafioso perde uma sacola com 100 mil marcos num trem de metrô e só terá 20 minutos para recuperar o dinheiro e entregar ao chefe. ele implora à namorada Lola - Franka Potente -, que consiga o dinheiro com seu pai, um banqueiro e leve até ele. a partir daí começa a corrida desesperada da garota pelas ruas de Berlim para levar o dinheiro, com três conclusões distintas. um filme inventivo e eletrizante de Tom Tykwer)

10.  Triângulo Amoroso (2010. um casal na faixa dos 40 anos vive bem, mas ambos se envolvem em relacionamentos extraconjugais... coincidentemente com o mesmo homem. um triângulo provocativo e original, num filme de Tom Tykwer ambientado na Berlim moderna e sofisticada da atualidade)

Outros filmes: Praia do Futuro, Phoenix, Barbara, Berlin Alexanderplatz, A Supremacia Bourne, Os Edukadores, A Queda, Invasores: Nenhum sistema Está à Salvo, A Onda, O Casamento de Maria Braun, Aimée e Jaguar, Sense8...

Veja ainda: "10 Filmes passados na Toscana" e "10 Filmes em São Paulo"





* Esta lista foi elaborada por sugestão do amigo Alexandre.


5 comentários:

  1. Mais uma ótima lista Armando, obrigado... só tenho sentido pela frequência esporádica de divulgação das mesmas rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinícius!
      Depois de um tempo, até eu já estava cansado de mim. Imagino vocês.
      Mas agora vou retomar todos os meus blogs.
      Abs!!!
      Armando

      Excluir
    2. Que bom que você voltou então, eu sempre acessava o blog para ver se havia novas listas rsrs.

      Excluir
  2. Viva mais uma lista. Nunca deixarei de seguir seu blog.
    Já pensou de fazer uma lista de filmes feitos na América Central? Seria interessante.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo Germano!
      Já pensei sim, mas não havia conseguido um número razoável de filmes centro-americanos. Talvez agora já os tenha.
      Obrigado por continuar seguindo!
      Abs!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!