quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

10 Filmes sobre Desejos Magicamente Atendidos


Quem nunca imaginou encontrar uma lâmpada mágica para ter seus desejos mais egoístas atendidos?
Uma das mais famosas histórias de Sherazade dos contos árabes de 'As Mil e uma Noites' sempre povoou a imaginação humana.
Os desejos magicamente atendidos, sem esforço, renderam bons filmes que compõem esta lista.

1.  Aladdin (um jovem malandro de rua, apaixonado pela filha do sultão, encontra uma lâmpada mágica de onde sai um gênio aprisionado por séculos que lhe concede três desejos, mas o rapaz o engana, conseguindo ter seus desejos realizados, sem gastar sua cota. o desenho da Disney mistura histórias das mil e uma noites, mas é ágil e divertido)

2.  Quero Ser Grande (depois de ser barrado na montanha-russa do parque de Coney Island por não atingir a altura mínima. um garoto pede a misteriosa máquina de desejos para tornar-se grande, e é atendido tornando-se um homem de 30 anos - Tom Hanks. sem reconhecê-lo, sua mãe o expulsa de casa e ele terá que aprender a lidar com o mundo dos adultos) 

3.  Endiabrado (Brendan Fraser é um tímido programador de computador está apaixonado por uma colega de trabalho, mas como não consegue sua atenção, resolve fazer um pacto com o diabo, que lhe aparece na pele da linda Elisabeth Hurley para conceder sete desejos em troca de sua alma. o problema é que cada desejo vem com um efeito colateral)

4.  O Mentiroso (Jim Carrey é um advogado vive de mentir e inventar desculpas para negligenciar seus relacionamentos e seu filho pequeno, que vive com a mãe e o padrasto. no seu aniversário, o menino pede ao soprar as velas, que o pai fique sem mentir por 24 horas. o pedido é atendido, o que provoca verdadeiros desastres na vida do pai) 

5.  O Tambor (na Alemanha dos anos 1920, durante a ascensão nazista, um garoto ganha um tambor de lata no seu aniversário de três anos. no mesmo dia, presencia a infidelidade da sua mãe com um primo e em protesto, deseja não mais crescer. e nos anos que se seguem, até a segunda guerra, ele de fato não cresce e não larga seu tambor, que usa para protestar contra a passividade da população frente ao nazismo. um filme alegórico, dirigido por Volker Schlondorf, baseado no livro de Gunter Grass)

6.  A Fada / La Fée (certa noite no litoral da França, o porteiro de um hotel recebe a visita de uma mulher sem sapatos e sem bagagem, que diz ser uma fada e lhe promete três desejos. o rapaz pede imediatamente os dois primeiros desejos, que são prontamente atendidos. mas antes que possa realizar o terceiro pedido, a fada desaparece. mas o porteiro já havia se apaixonado por ela e decide sair em sua busca. comédia nonsense franco-belga)

7.  Os Três Desejos (uma mulher, cujo marido desapareceu na Guerra da Coréia, precisa cuidar sozinha de seus dois filhos, que quase não lhes dão atenção. quando acidentalmente atropela um andarilho - Patrick Swayze -, o acolhe em sua casa até que esteja curado. o estranho cria fortes laços com seus filhos, ajudando cada um deles, inclusive ela, a realizar um desejo. o personagem está mais para um guru de auto-ajuda que gênio, mas ok. há quem goste)

8.  Se Eu Fosse Você (um casal - Glória Pires e Tony Ramos - começa uma discussão boba e quando mencionam simultaneamente a frase "se eu fosse você" trocam de corpos. então terão que conviver com o problema e entender melhor o lado do outro. enorme sucesso do cinema nacional, que teve uma continuação igualmente bem sucedida)

9.  O Ladrão de Bagdá (versão de 1940 dos contos das mil e uma noites. o grão-vizir Jaffar - Conrad Veidt - coloca o príncipe na prisão para usurpar o reino de Bagdá. no cárcere, o príncipe conhece o jovem malandro Abu - Sabu -, que o ajuda a fugir de barco. na praia, Abu encontra uma lâmpada, e liberta dela um gênio, que lhe concede três desejos. ele usa para 1- saciar a fome, 2- reencontrar o príncipe e 3- fazer com que o príncipe encontre sua princesa e sejam felizes para quebrar o feitiço do vizir. um dos grandes momentos do cinema de aventura. pura diversão vintage)

10.  O Mestre dos Desejos (um Djinn, um dos piores génios do mal, foi acordado do seu sono milenar. para recuperar o seu reinado de terror, ele precisa convencer uma jovem que acidentalmente o despertou, a fazer três pedidos. mas seus pedidos acabam tornando-se seus piores pesadelo. terror tosco de 1997)

Extra:  Jeannie é um Gênio (um astronauta - Larry Hagman -  encontra uma misteriosa garrafa na praia, após chegar de uma missão no espaço. ao abri-la, ele liberta uma gênia - Barbara Eden -, que fica muito agradecida por ter saído da garrafa. para retribuir, ela promete servi-lo e fazer os seus desejos. mas como é uma gênia inexperiente, acaba causando muita confusão na vida de seu amo. a série fez enorme sucesso entre os anos 60 e 70 e teve 5 temporadas)

Outros filmes: Sexta-Feira Muito Louca, Se Eu Fosse Minha Mãe, O Homem que Fazia Milagres, Caiu do Céu, A Estranha Vida de Timothy Green, De Repente 30, De Volta aos 18, 17 Outra Vez, Pinocchio, Kazaam...

Veja ainda: "10 Filmes sobre o Egito Antigo"





Um comentário:

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!