terça-feira, 5 de janeiro de 2016

10 Filmes com Atores que Morreram no 2º Semestre de 2015


A cada seis meses este blog homenageia os atores e atrizes que morreram no período anterior.
Na segunda metade de 2015 não tivemos um grande número de perdas relevantes, mas, em compensação, perdemos nossa diva Marília Pêra.
Esta lista não traz diretores como Chantal Akerman e Wes Craven, roteiristas como Melissa Mathison e técnicos como o fotógrafo Haskell Wexler, apenas atores.
Vejam alguns dos astros que se foram nos últimos seis meses na ordem de suas mortes.

1.  Amanda Peterson - Namorada de Aluguel (03/07. aos 43 anos. a bela modelo e atriz juvenil dos anos 1980 fez razoável sucesso em filmes como 'Viagem ao Mundo dos Sonhos' e principalmente como par romântico de Patrick Dempsey em 'Can't Buy Me Love'. abandonou a carreira nos anos 90 e desde então esteve envolvida com muitos problemas ligados ao consumo de drogas. morreu por conta de uma intoxicação aguda de remédios, dentre eles a morfina)

2.  Omar Shariff - Doutor Jivago (10/07. aos 83 anos. o ator egípcio teve uma carreira muito ativa, com mais de uma centena de filmes. chegou a ser indicado ao Oscar de coadjuvante por 'Lawrence da Arábia', mas seu grande papel foi o papel título do clássico 'Doctor Zhivago' de David Lean, baseado no romance do russo Boris Pasternak)

3.  Roddy Piper - Eles Vivem! (30/07. aos 61 anos. o  ator e lutador de luta livre profissional canadense era muito conhecido em eventos do meio. no cinema e televisão participou de dezenas de filmes e séries, destacando-se a divertida ficção científica de horror de John Carpenter, 'They Live!', onde vive um operário que encontra óculos que o permitem identificar alienígenas disfarçados de humanos)

4.  Coleen Gray - O Grande Golpe (03/08. aos 92 anos. se o talento da atriz americana nunca a permitiu tornar-se uma grande estrela, sua beleza lhe garantiu mais de uma centena de créditos em filmes como O Beijo da Morte -1947, O Beco das Almas Perdidas - 1947, O Fio da Navalha - 1946 e o ótimo papel feminino central no primeiro filme de destaque de Stanley Kubrick, 'The Killing' - 'O Grande Golpe' 1956 -, o de uma garota ambiciosa e traiçoeira)

5.  Dean Jones - Se Meu Fusca Falasse (01/09. aos 84 anos. com um bom tempo de comédia, destacou-se em filmes da Disney das décadas de 60 e 70, como 'Este Pato Vale Ouro' que lhe valeu uma indicação aos Golden Globes e principalmente como o piloto da série de filmes do fusca Herbie)

6.  Setsuko Hara - Era uma Vez em Tóquiol (05/09. aos 95 anos. lenda do cinema japonês, trabalhou com diretores como Akira Kurosawa, Tadashi Imai e Mikio Naruse, mas foi em seis filmes ao lado de Yasujiro Ozu, em particular na obra-prima 'Era Uma Vez em Tóquio' de 1953, que encontrou sua parceria perfeita. quando o diretor morreu em 1963, ela decidiu abandonar precocemente a carreira) 

7.  Maureen O'Hara - Depois do Vendaval (24/10. aos 94 anos. a atriz irlandesa protagonizou com John Wayne um dos beijos mais icônicos do cinema em 'The Quiet Man' - 'Depois do Vendaval', 1952 - de John Ford. sua carreira teve ainda clássicos como 'De Ilusão Também Se Vive' - 1947 e 'Como Era Verde o Meu Vale' - 1941. manteve-se ativa até o fim dos anos 1990 e em 2015 ganhou um Oscar honorário pelo conjunto da carreira) 

8.  Gabriele Ferzetti - A Aventura (02/12. aos 90 anos. o elegante, ator romando foi uma das mais importantes estrelas italianas dos anos 1950 e 60.  em mais de 160 filmes, trabalhou com Sérgio Leone  - Era uma Vez no Oeste,1968 -, Liliana Cavani - O Porteiro da Noite,1974 - e foi até vilão da série 007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade, 1969. destaco o papel central de 'L'Avventura', 1960, de Michelangelo Antonioni, um homem que busca a namorada desaparecida durante um cruzeiro e se apaixona pela melhor amiga dela)

9.  Robert Loggia - O Fio da Suspeita (04/12. aos 85 anos. o novaiorquino, ator de filmes como 'Scarface', 'Quero Ser Grande', 'A Honra do Poderoso Prizzi ' e 'Independence Day', foi indicado ao Oscar de coadjuvante como um desbocado investigador em 'Jagged Edge' de 1985. ativo desde 1951, Loggia conta com inacreditáveis 231 créditos no IMDb, três deles em filmes ainda por estrear)

10.  Marília Pêra - Pixote, a Lei do Mais Fraco (05/12. aos 72 anos. este semestre fica marcado pela perda de uma de nossas atrizes mais queridas. ao estrelar o já clássico 'Pixote' de Hector Babenco, foi premiada em todo mundo, abrindo caminho para outros artistas brasileiros. clique aqui e veja mais sobre Marília em sua lista exclusiva)

Outros atores importantes:

Brooke McCarter (Garotos Perdidos), Yvonne Craig (Batman - a série) , Alex Rocco (O Poderoso Chefão), Yoná Magalhães (Deus e o Diabo na Terra do Sol), Nydia Lícia (O Príncipe), Uggie (o cão de O Artista)...


Veja ainda: "10 Filmes com Atores que Morreram no 1º Semestre de 2015"





Um comentário:

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!