terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

10 Filmes Claustrofóbicos


Claustrofobia é a aversão por confinamento ou lugares fechados.
Alguns filmes são tão angustiantes, que têm o poder de ser claustrofóbicos, mesmo em lugares abertos. A impressão que dá é que a câmera fecha os personagens num labirinto interminável.
Esta lista traz 10 filmes com esta característica.


1.  Repulsa ao Sexo (Catherine Deneuve é uma mulher perturbada e instável e sexualmente reprimida. com problemas no trabalho e assediada por um homem apaixonado, ela se tranca no apartamento, que divide com a irmã, que está viajando. solitária, começa a ter alucinações, até começar a não diferenciar seus delírios da realidade, com consequências trágicas. um filme excepcional de Roman Polanski, com uma interpretação antológica de Deneuve. um dos filmes mais claustrofóbicos já feitos)


2.  O Barco, Inferno no Mar (o drama antibélico de Wolfgang Petersen tem poucas cenas externas e chega a ser asfixiante. se passa quase todo o tempo dentro de um submarino alemão, que é enviado numa perigosa missão na "batalha do Atlântico" durante a segunda guerra. mostra de perto o engajamento dos 42 marinheiros em cumprir as missões e sobreviver, mesmo sem entender a ideologia de quem os comandava)


3.  O Quarto do Pânico (Jodie Foster é uma mulher rica e recém divorciada, que muda-se com a filha para um casarão em Nova York. a casa é invadida por 3 ladrões e elas se escondem num quarto blindado, especialmente projetado para este tipo de situação, mas o que os bandidos querem está exatamente neste quarto. eles começam a tentar obrigá-las a sair. angustiante)


4.  O Iluminado (que tal passar o inverno preso num hotel de luxo, cheio de fantasmas de hóspedes e funcionários. para piorar ao lado do prédio há um labirinto. os corredores e grandes ambientes do hotel não aliviam a sensação de claustrofobia, especialmente quando o caseiro começa a enlouquecer e querer aumentar a população de espíritos com sua mulher e filho. o melhor terror do cinema, obra-prima de Stanley Kubrick)


5.  Morte em Veneza (sim, o filme se passa numa cidade inteira, mas Veneza é labiríntica e tudo no filme oprime o protagonista. o vento quente e seco do Sirocco, a peste que se espalha, o amor impossível pelo garoto polonês, as ruelas, as faces feias dos trovadores. é um filme claustrofóbico a céu aberto e angustiante)


6.  O Cubo (este filme canadense de 1997 surpreendeu por sua originalidade, tanto que ganhou duas continuações - bem inferiores. um policial, um ladrão, uma matemática, um arquiteto e um garoto autista descobrem-se misteriosamente presos num labirinto de alta tecnologia. sem comida nem água, eles têm que achar um jeito de sair dali, indo de um cubo para outro, tendo o cuidado de não acionar as armadilhas letais, que se encontram em algumas das saídas. ótimo)


7.  Jogos Mortais (dois homens acordam presos numa armadilha, dentro de um banheiro desconhecido. um deles recebe instruções de matar o outro,ou sua família será morta. os dois terão um tempo limitado para soltar-se ou também morrerão. em paralelo, dois policiais tentam encontrá-los. feito em apenas 18 dias, foi um grande sucesso e teve várias continuações)


8.  A Cela (um serial killer, constrói uma cela, numa fazenda abandonada. uma câmara para onde leva suas jovens vítimas, para um ritual pós-morte. quando o FBI consegue capturá-lo, ele sofre um ataque e entra em coma, sem revelar o local da cela, onde estava uma das vítimas. com a ajuda de uma terapeuta, eles tentarão entrar em sua mente e descobrir o local, mas aí quem entra em perigo é ela. bom e agoniante suspense)


9.  Kill Bill, vol.2 (em apenas uma sequência, onde a noiva - Uma Thurman - é enterrada viva, Tarantino dá um show de claustrofobia, que é uma das melhores coisas do filme. logo ela irá escapar, utilizando as técnicas aprendidas com o Pai Mei especialmente para esta eventualidade. ótimo filme, grande sequência)


10.  24 Horas para Morrer (a mulher de um milionário é sequestrada e presa num caixão, com, no máximo, 24 hora de oxigênio. para salvá-la, o marido deve pagar o resgate e não chamar a polícia, mas ele avisa e coloca a vida da esposa em risco. os policiais terão que correr contra o tempo para encontrá-la com vida. filme b, mas que prende a atenção. mais claustrofóbico que isso, impossível)

19 comentários:

  1. muito boa lista!
    talvez acrescentamos mais algum
    tipo
    Cama de Gato
    Camisa de Força
    ...

    ResponderExcluir
  2. para contribuir com a lista tem o polêmico irreversível e dogville... eles têm cenas altamentes claustrofóbicas.

    ResponderExcluir
  3. To vendo que nossa reunião foi produtiva. hehe
    Muito boa a lista!

    ResponderExcluir
  4. o Felms e o Magnun deram boas contribuições, que aumentaram nossa lista:

    #11 - Cama de Gato
    #12 - Camisa de Força
    #13 - Irreversível
    #14 - Dogville

    Ale,
    Você viu? Eu atendo pedidos, hehe

    Obrigado amigos! Continuem sugerindo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Kelvelyn

    Boa lista a cena da Uma é enterrada viva é de fato angustiante em O Iluminado nunca vi um lugar(o hotel) ter tanta personalidade como naqueli filme, sim , angustiante.

    ResponderExcluir
  6. e Abismo do Medo?!
    faltou.

    ÓTIMO BLOG.

    Carol

    ResponderExcluir
  7. O filme espanhol REC é bastante claustrofóbico também, principalmente no final. Acho que merecia estar na lista.

    ResponderExcluir
  8. filme que devia estar na lista é Por um Fio muito bom e claustrofobico

    ResponderExcluir
  9. o mais claustrofóbico que eu ja assisti foi camisa de força, valeria estar na lista

    ResponderExcluir
  10. Olá, Armando

    Gostei muito dessa lista. Não vou citar outros filmes agora porque não me vem nenhum a cabeça. Mas gostaria de comentar sobre dois dos seus.

    Assisti "O Cubo" na escola quando estava no 1º ano do ensino médio. Não sei qual era o objetivo da exibição do filme, mas me lembro de ficar bem impressionada. Até a concepção do enredo é fechada em si mesma, sem explicações de como ou porquês. O filme é claustrofóbico física e psicologicamente. Muito bom mesmo.

    Outro filme da sua lista que me chamou bastante a atenção foi "A cela". Esse sim, na minha opinião, é o mais tenso de todos. Existe um lugar mais fascinante e mais assustador que a mente humana? O filme mostra de uma maneira muito peculiar como nosso subconsciente pode se tornar uma prisão para nós mesmos e como enveredar pelos labirintos da mente de alguém pode ser sufocante. Em uma palavra: fantástico.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a lista.
    Só tá faltando "Enterrado Vivo" de 2010, muito bom com o ator Ryan Reynolds. Recomendo.

    ResponderExcluir
  12. Faltou os três filmes mais claustrofóbicos da história do Cinema!

    1º A Noite dos Mortos (1968, George Romero)
    2º Sinais
    3º Os Pássaros

    Esses três filmes são sufocantes, claustrofobia pura! É uma injustiça não estarem nessa lista...

    ResponderExcluir
  13. Impossivel levar essa lista a serio, cade o abismo do medo 1 e 2, cade o famoso do cinema em casa "enterrado vivo", e sinceramente, 90% dos filmes listados ai de claustrofocios nao tem é nada, kill bill, bah, uma cena de 40 segundos, e quanto ao iluminado, bah, lista chichinha essa

    ResponderExcluir
  14. Um que tb achei bastante claustrofóbico é o Daylight, com Sylvester Stallone. Ficar naquele túnel preso, e com água vindo de todos os lados... sinistro!

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente usar o anonimato para desmerecer a lista dos filmes citados não é lá muito educado e inteligente...não concordar é uma coisa,bancar o xarope é bem outra.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!