terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

10 Filmes de Artes Marciais



Os filmes de artes marciais sempre tiveram seus adeptos e também muito preconceito.
A culpa era de roteiros toscos e/ou realizações muito precárias, salvo raras e honrosas exceções. Mas alguns diretores chineses quebraram este paradigma a partir dos anos 2000, com filmes de grande apuro visual.
Sei que esta lista não vai agradar a todos os especialistas no tema, mas os que me acompanham sabem que eu sou generalista. Por isso, aprecio sempre as sugestões e comentários de outros títulos que não citei. Isso só enriquece o nosso blog, pois com mais de 250 mil visitantes únicos em 5 meses, ele deixou de ser só meu há muito tempo..
Aqui vai minha lista de 10 filmes sobre artes marciais.


1.  Operação Dragão (filme icônico, que popularizou o kung-fu, com Bruce Lee em sua melhor forma. determinado a vingar a morte da irmã, Lee invade a fortaleza de um poderoso chefão do crime, que utiliza sua academia de artes marciais como fachada para o tráfico de ópio e prostituição. o confronto na sala de espelhos é genial. dirigido pelo americano Robert Clouse, que viria a se especializar no tema)


2.  O Tigre e o Dragão (dirigido por Ang Lee, é até aqui o maior sucesso do gênero, ganhador de 4 Oscars. é a história de duas mulheres, exímias lutadoras, cujos destinos se cruzam em meio a disnastia Ching, a partir do desparecimento de uma espada de jade. as cenas de beleza hipnótica, as lutas aéreas sobre os bambuzais, deslumbraram as platéias de todo o mundo)


3.  Kill Bill (díptico de Quentin Tarantino, sobre a vingança de uma mulher, a Noiva - Uma Thurman -, contra seus ex-parceiros do "Esquadrão Assassino de Víboras Mortais", que tentaram matá-la no dia de seu casamento. mistura kung-fu com samurais, com western spaghetti, anime e cultura pop em um filme de 4 horas, lançado em duas partes. violento e divertido)


4.  Os Sete Samurais (no século XVI, durante a era Segoku, os samurais estavam perdendo prestígio com seus mestres e se transformavam em ronins, guerreiros sem mestre e sem dinheiro. um deles chega a uma pequena aldeia, que era constantemente saqueada por bandidos e os habitantes lhe propõe pagamento por proteção. para esta missão ele contrata outros 6 ronins para ajudá-lo em batalhas sangrentas. clássico obrigatório para qualquer cinéfilo, do gênio Akira Kurosawa) 


5.  O Clã das Adagas Voadoras (no ano de 859, na dinastia Tang, um grupo de rebeldes se insurge contra o governo corrupto e decadente. dois soldados do exército são destacados para achar o líder dos rebeldes. para isso um deles se disfarça de lutador solitário e conquista a confiança de uma guerreira cega, mas que por seu lado conquista o coração de ambos. fotografia e cores deslumbrantes, lutas fantásticas e surpreendentes. ponto para Zhang Yimou, o maior cineasta da China)


6.  Zatoichi (um andarilho cego - Takeshi Kitano, também diretor - sobrevive no Japão do século 19, como massagista e jogador de cartas. numa de suas andanças chega a uma aldeia dominada por um sanguinário bandoleiro, que ajudado por um ronin elimina todos que se colcam no seu caminho. para ajudar 2 gueixas acaba se envolvendo no conflito e revelando ser um exímio espadachim. envolvente, brilhante)


7.  O Mestre Invencível (Jackie Chan - o maior ídolo de Hong Kong - é um lutador cômico, que recebe lições de um tio estranho e sádico, para se auto-disciplinar e combater um assassino local, contratado para matar seu pai. o filme que melhor define o estilo de Chan, com ótimas cenas de luta e piadas físicas que funcionam)


8.  Herói (na China ancestral, antes do surgimento do primeiro imperador, o país se dividia em sete reinos. o soberano da província do norte é constantemente ameaçado por três assassinos de elite, até que um dia um de seus magistrados, surge com as espadas dos três, afirmando tê-los derrotado e é feito herói. mas a história dele tem alguns furos. contado em flash-backs, é a primeira incursão de Zhang Yimou no gênero, é lindo e foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro)


9.  Karatê Kid, a Hora da Verdade (típica história de um garoto franzino, que muda-se com a mãe para uma cidadezinha e é perseguido pelos malvados da escola. um dia é cercado pela gangue, mas é salvo por um senhor japonês, que concorda em lhe ensinar as técnicas de karatê, para que ele aprenda a se defender. enorme sucesso, que teve várias continuações e influenciou muitos garotos a aprender a arte)


10.  Kung Fu Panda (um enorme e desajeitado panda é o maior entusiasta de kung-fu da sua região, mas trabalha no restaurante da família. para surpresa geral, ele é o escolhido para cumprir uma antiga profecia e proteger seu vilarejo. com a ajuda de uma garça, um louva-deus, um macaco, uma tigresa e uma víbora - cada um representando um movimento do kung-fu - , liderados pelo mestre Shifu, ele terá que cumprir sua missão, mesmo com descrédito de todos. desenho animado de grande sucesso e indicado ao Oscar de animação)


Listas correlacionadas: 10 Filmes sobre Boxe 

54 comentários:

  1. nossa... eu vi karate kid e kung fu paNDA SO!
    rsrs

    ResponderExcluir
  2. Você ignorou Bruce Leroy!!!
    "-Quem é o Mestre?"
    "-Sho'Nuff!"
    "-Quem é o Mestre?"
    "-Sho'Nuff!"

    (Falando sério: bela lista)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mestre é o Ip Man, esse sim é o grande mestre. E ele ensinou tudo que o Bruce Leroy sabe, ele foi o mestre do bruce leroy. olha o filme ,O grande mestre,e o O grande mestre 2, no filme o grande mestre 2 aparece bem no final do filme o Bruce Leroy chegando para ser treinado pelo Ip Man. Esses filme é todo baseado em fatos reais. Esse filme é o melhor que eu olhei até hoje de artes marciais.

      Excluir
    2. amigo desculpe dizer nao me leve a nal, mas nao é bruce leroy e sim bruce lee. um abraço e gosto dos filmes que vc mencionou. valeu por divulgar esses tipos de filmes.

      Excluir
    3. KKKKKK, Não amigo, é realmente Bruce leroy, do filme O Ultimo Dragão.

      Excluir
    4. Na verdade IP man treinou bruce lee, Bruce Leroy era um cara q era muito fã de Bruce lee, ele não existiu.

      Excluir
  3. Rods,
    Por isso coloquei esses dois, todo mundo viu, hehe. Agora tente ver alguns outros. Todos valem a pena!

    Sr. Grandes Filmes,
    Espero que o sr. esteja brincando, não conhecia o dito cujo, mas parece bem trash.
    Também ignorei Chuck Norris e VanDamme, mas tenho certeza que eles tem muitos fãs.
    Gosto é gosto e eu respeito todos.

    Obrigado pelos comentários, amigos!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na moral, o Bruce Leroy é trash mesmo shuahsua.
      Mas é um clássico antigo e legal de ver.

      =D

      Excluir
  4. Grande Armando!!Não sei se caberia aí o Bruce Leroy(mto legal o filme!), mas não teria uma pontinha na sua lista para "O Tigre e o Dragão"?!Mesmo assim a lista é excelente, via a maioria e fiquei de queixo caído com a belíssima fotografia de "O Clã..." e "Herói".E "Os sete samurais" é top-top de qq lista do gênero.Vlw!

    ResponderExcluir
  5. Ih!Armando!Desculpa a minha mancada!Não vi o número 2 da sua lista, justamente "O Tigre..." que eu disse que vc havia esquecido[rs].Foi mal e mais uma vez parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Estão vendo como rola preconceito.
    Eu nem nunca tinha ouvido falar de Bruce Leroy e já assumi que é ruim, hehe

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Kelvelyn

    Não gosto de filmes nesse estilo da tua lista so salvo o otimo Kill Bill e o divertido Kung Fu Panda.

    E Armando quando é que tu vai fazer uma segunda lista de filmes sobre sexo muito filme bom fiocu de fora da preimeira.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Kelvelyn,
    Acho que você deveria experimentar alguns desta lista. Talvez mude de opinião.
    Os chineses de Zhang Yimou e Ang Lee são deslumbrantes.

    Quanto a uma segunda lista de sexo, vai sair sim, é um assunto legal.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Faltou algund clássicos que não estão ai:
    zang o barbaro
    ong-bak
    era uma vez na china I II III
    chocolate
    entre outro
    estes são blockbusters pra quem não entende...kung-fu panda, fala sério

    ResponderExcluir
  10. Olha o preconceito, anônimo...
    Te garanto que um Kung Fu Panda pode atrair mais novos adeptos às artes marciais, do que a maioria dos que você citou...
    Mas é legal ter uma visão de um fã do gênero.
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. caralho, sabe muito poco de filme de kung-fu
    pra coloca kung-fu panda tem q ser muito retardado

    ResponderExcluir
  12. Opa! Faço questão de publicar o comentário raivoso do amigo, que não teve coragem de assinar...
    Como já disse, não entendo mesmo nada de kung-fu, meu negócio é cinema. Mas eu não vou chamar ninguém de retardado por isso.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. vc colocou filme q n mostra arte marcial, apenas superprodução de hollywood, killbill q o diga, filme de ARTE MARCIAL mostra ARTE MARCIAL, n uns panacas voando 100metros do chão, o drunken master e outros estao certos, mas esqueceu de colocar muitos, uns antigos e verdadeiramente hardcore de Jet Li, tem um chamado Born Invincible tbm, mostra a verdadeira luta e arte marcial, katis e afins

    ResponderExcluir
  14. Vivendo e aprendendo...
    Que ótimo que existe quem entende de artes marciais para ajustar as listas a um público iniciado no tema.
    Já disse várias vezes e repito, minhas listas são generalistas e não especialistas.
    O assunto aqui é o cinema e os temas inseridos de diversas maneiras dentro dos filmes.
    Não posso ser purista, pois o público do blog é muito grande e heterogêneo.
    Para isso servem os comentários, para dar dicas mais específicas.
    Agradeço de verdade se sugerirem títulos, ao invés de desmerecer alguns dos citados, que apenas mostram outras visões (leigas) do tema abordado.
    Obrigado pelos comentários e não se esqueçam de assinar.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. Discordo de Kung Fu Panda. Ícone por ícone, prefiro o filme brasileiro Besouro.

    Também falta Jean Claude Van Damme aí!

    Mas bela lista.
    Abs

    ResponderExcluir
  16. Pelo jeito você não entende mesmo de filmes de artes marciais hehe.mais ainda assim acho louvavel você ter feito esta lista.bom na minha opinião faltam os clássicos da Shaw Brothers, quem não conhece os filmes da Shaw, me desculpe, mais não é fá do genero nem aqui nem na china hehe. é só dar uma assistida nos filmes dos sensacionais Venons que dá para ter uma idéia do que estou falando.e pra quem quer conhecer mais do gênero recomendo a trilogia da Camara 36 de Shaolin, com Gordon Liu(O Pai Mei de Kill Bill).tem também filmes do Fu Sheng ,Ti lung, David Chiang, Lau Kar Leung, Sammo Hung e vários outros.sem esquecer de Jet Li e Jackie Chan que tem muito filme bom que é desconhecido pela maioria.

    ResponderExcluir
  17. Kung fu panda é fogo né mano? O filme é divertido e somente isso. Agora veja filmes como O Mestre da Guilhotina Voadora com o Jimmy Wang Yu para ver como medalhões como Tarantino são plagiadores espertos e safados. Falo isso porque não sou fã hardcore de artes marciais (gosto também de cinema clássico, como Einseinstein, Fritz Lang e Hitchcock) ,mas gosto muito de ver os melhores filmes de cada gênero. Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Gostei da lista, queria fazer uma correcao de 7 samurais, sao os camponeses q vao procurar os samurais e nao o contrario. abraços

    ResponderExcluir
  19. po cara os melhores filmes de luta que ja vi são Ip Man 1 e 2 , o mestre das armas , o mestre invencivel , karate kid 2010 , tai chi,
    .........é muito filme bom

    ResponderExcluir
  20. como oAndrey Pimentel disse, tem uma incorreção nos 7 Samurais, e na verdade poderia citar outra.

    primeiro quesão os camponeses que enviam um grupo a outra vila pra contratar samurais para defendê-los. segundo, só tinha um Ronin no grupo, que é o mais espalhafatoso, dos outros não há nenhuma referência que estes sejam Ronins.

    ResponderExcluir
  21. Fala serio pessoal..
    Vcs tem q assistirem o filme do grande mestre YIP MAN , ele nada mais foi o mestre do BRUCE LEE..com seu estilo Wing Chun..
    É simplesmente lindo este estilo..
    E os filmes citados na lista..cada um deles possuem suas particuladades...mas o KILL BILL é mais um filme estilo samurai..com longas lutas espadachins..

    Ricardo

    ResponderExcluir
  22. faltou o Ursinho Pooh na Floresta Encantada.É divino, chiquérrimo, mara, tudo de bom! ui!

    ResponderExcluir
  23. com todo respeito,nao quero criticar ninguem,mas cada um tem seu gosto,eu ja prefiro os filmes de artes marciais asiaticos,quanto os japoneses e chineses,obrigado pela oportunidade de eu poder me expressar.

    ResponderExcluir
  24. CREDO QUEM FEZ ESSA LISTA LIXO....ZANG O BARBARO - TAI CHI 1 E 2, O MESTRE INVENSIVEL....MAIS UMA PÁ....TÁ DOIDO QUEM ESCOLHEU ESSAS PORCARIAS....

    ResponderExcluir
  25. acho que os melhores filmes de kung fu foram ignorados nessa lista, mas bem colocar o filme do Bruce lee, e idiotamente colocado kill bill que é um lixo. mas ficou legalzim.

    ResponderExcluir
  26. cara, ^^ eu pratico kf e um dos melhores filmes de kung fu que já foram lançados são grande mestre 1 e 2.Fala sobre Ip Man o mestre do Bruce Lee, ele é a bruxa.

    ResponderExcluir
  27. ola armando tudo certo?
    o anonimo tem razão , grande mestre 1 e 2 que fala sobre IP MAN é excelente ,, se tiver oportunidade assista ,sei que voce vai gostar,, os filmes mesmo sendo asiaticos foram muiittoooo bem feitos
    outro que voce deve assistir é CHOCOLATE o nome não entusiasma muito p/ assistir , mas é um puta filmão de artes marciais,, um dos melhores que ja assisti
    abraços my friend

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabes o nome original ou onde dá para sacar?
      é com uma mulher nova e magra, não é?

      Excluir
  28. Meu amigo, onde esta o grande Mestre Jet Li? Vejo que nao entende a de artes marciais.
    Por favor! Faça-me rir. Ra..Ra...ra...

    ResponderExcluir
  29. Descobri seu blog recentemente e no geral gostei muito das listas, mas nessa você demonstrou que desconhece esse gênero. A maioria dos filmes na lista não trata mesmo de artes marciais, como alguém já disse aí em cima.

    Há muito filmes de kung fu excelentes, você citou um, drunken master, outro mais recente que falaram nos comentários é IP MAN, mas há muitos superiores a este, recomendo procurar pelo ator Chia Hui Liu,também conhecido como Gordon Liu, especialmente no filme 36th Chamber of Shaolin. Ele inclusive participa do Kill Bill 2. No gênero de comédia, há o shaolin soccer. E não fica restrito ao kung fu, há filmes sobre karate(tendo o karate kid como exemplo fácil, mas há outros); um filme que aparece o muay thai, mas não é particularmente sobre artes marciais, é o excelente ongbak; dentre outros.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  30. to procurando um filme de artes marciais ou algo do tipo onde um cara do mal da uma especie de veneno para lutar com um mestre e depois o mata em uma luta depois um de seus alunos vai e briga com esse cara e o vence depois faz uma pericia no corpo já enterrado do seu mestre e descobre que foi dado veneno para ele qual é o nome do filme???

    ResponderExcluir
  31. Eu sei que questão de gosto não se discute, mas colocar kung fu panda e karatê kid na lista e esquecer o Shaolin contra os doze homens de ferro é de lascar. Já vi que, ou vocè nçao assitiu a esse filmaço ou tem péssimo gosto.

    Eu digo mesmo!

    ResponderExcluir
  32. Filmes de artes marciais bons eram os antigos. Bruce Lee só ganhou fama, por pisou os pés na América. Nem só de Jet Li e Jack Chan vive o kung fu, vários artistas antigos e contemporâneos também são ótimos. Pena que não é todo mundo que os conhecem, é nem se dão ao trabalho de conhecer, só querem saber mesmo de filmes barulhentos e irritantes, os tais Norte-Americanos. Se liga minha gente!

    ResponderExcluir
  33. ¬ YOJIMBO:
    http://interfilmes.com/filme_24985_Yojimbo.O.Guarda.Costas-(Yojinbo).html

    ¬ DORORO (2007):

    ¬ KAGEMUSHA:
    http://interfilmes.com/filme_13707_Kagemusha.A.Sombra.do.Samurai-(Kagemusha).html

    ¬ O ULTIMO SAMURAI:
    http://interfilmes.com/filme_12369_O.Ultimo.Samurai-(The.Last.Samurai).html

    ¬ SOL VERMELHO:
    http://interfilmes.com/filme_21254_Sol.Vermelho-(Soleil.rouge).html

    ¬ GHOS DOG:
    http://interfilmes.com/filme_13462_Ghost.Dog-(Ghost.Dog.The.Way.of.the.Samurai).html

    ¬ SAMURAI 1 (1954)

    ¬ SAMURAI 2 (1955)

    ¬ SAMURAI 3 (1956)

    ¬ RASHOMON:
    http://interfilmes.com/filme_24982_Rashomon-(Rashomon).html

    ¬ KUMONOSU-JO - TRONO (MANCHADO) DE SANGUE:
    http://interfilmes.com/filme_24984_Trono.Manchado.de.Sangue-(Kumonosu.jo).html

    ¬ RAN:
    http://interfilmes.com/filme_14322_Ran-(Ran).html

    ¬ SANJURO:
    http://interfilmes.com/filme_22688_Sanjuro-(Tsubaki.Sanjuro).html

    ¬ TORA NO OWOFUMU OTOKOTACHI:
    http://interfilmes.com/filme_24993_Os.Homens.que.Pisaram.na.Cauda.do.Tigre-(Tora.no.o.wo.fumu.otokotachi).html

    ¬ A FORTALEZA ESCONDIDA:
    http://interfilmes.com/filme_24981_A.Fortaleza.Escondida-(Kakushi.toride.no.san.akunin).html

    ResponderExcluir
  34. karate kid e kung fu panda arrasam! kkkkkk
    cadê ong bak? o mestre das armas? o grande mestre? na boa, bruce lee não é nada. ele tem o status todo mas os filmes dele não são tudo isso e ele não tem nenhum registro em vídeo de um combate dele. nada que comprove que ele era bom mesmo na porrada. só filmes e registros de boca a boca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara tem alguns vídeos mostrando a sua habilidade física, procura um vídeo dele jogando ping pong contra duas pessoas, mas além dele usar uma raquete ele esta usando um nunchaku, e ainda vence, sua velocidade e força demonstradas no poucos vídeos que tem dele, mostra o quanto ele era incrível.

      Excluir
  35. Respeito todas as opiniões, mas não gosto nada desta lista, salvo OS SETE SAMURAIS. Sou grande apreciador (meio fanático até) dos filmes de 80 para trás. Não gosto de Bruce Lee, excessão para O DRAGÃO CHINÊS e A FÚRIA DO DRAGÃO, também não gosto do Jack Chan (um comediante,um Renato Aragão oriental)e também não gosto do JET LE, excessão para EM NOME DA HONRA (gosta de fazer filme para o gosto do tio san) Não vou citar títulos para não alongar, mas astros para mim são: Chen Kuan Tai, David Chiang, Jhon Liu, Jimy Wang Yu, Judy le, Angela Mao, entre outros.

    ResponderExcluir
  36. Um dos maiores astros do genero nem foi citado e tbm muito pouco comentado,se trata de Jean Claude V.Dame,pra mim dos 10 maiores filmes de artes marciais concerteza 4 deles são com participação de JCVD,1-O grande dragão branco(bloodsport/esporte sangrento),2-kickboxer,3- Leão branco-o lutador sem lei(lionheart/coração de leão),4-Desafio mortal,ótimos filmes onde muitos deles tinham algum tipo de torneio...tem também um filme de Mark Dacascos sobre capoeira,um baita filme:Esporte sangrento(only the strong/somente os fortes)
    name: Jonatas Sousa

    ResponderExcluir
  37. Acredito que você tenha tentado expressar os filmes que de uma forma entre o épico e o moderno, caracaterizaram o estilo das artes marciais mas realmente, faltou o Ip Man que é sem dúvida alguma um filme senacional e retrata a lenda que foi o mestre do Bruce lee, e onde está o Chuk Norris em seu filme o lobo solitário, excelente profissional para o gênero, e também faltou o templo de shao lin com Jet onde retrata a magnifica cultura das lutas chinesas nas escolas internas de Kung Fu o estilo de shao lin! E faltou O Grande Dragão Branco do Jean Claude Van Dame, filme também que fez lotar as academias de Karaté! No mais acredito que sua lista não esteja ruim.

    ResponderExcluir
  38. Meu amigo, Os filmes protagonizados por Donnie Yen são espetaculares em termos de acção. Se não viste o filme Iron Monkey (Macaco de ferro) acho que tens de ver o filme IP Men, simplesmente fantástico.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  39. E aí galera eu achei a lista legal pra quem não é especialista na área tá de bom tamanho a opinião do amigo.acho que cada um deveria colocar a sua lista predileta para que todos possamos além de comentar compartilhar do conhecimento que temos sobre os filmes de artes marciais pois como grande fã do genero alguns dos filmes que foi falado neste blog nem se quer ouvi falar mas vou procurar e assistir.um dos amigos falou sobre o bruce Leuroy e outros entraram na onda o confundindo com o sifu Bruce Lee.bruce leuroy é na verdade um personagem do filme o ultimo dragão ( the last dragon) um clássico cult dos anos 80 produzido pela triStar pictures com taimak interpretando bruce green mais conhecido como bruce leuroy que é um professor de kung fu que sonha em se tornar um grande mestre de artes maciais como bruce lee seu idolo e que busca incensantemente alcancar o nivel conhecido como a aurea que lhe dá poderes sobrehumanos e que enfrenta contra sua vontade o vilão sho'nuff interpretado pelo ator julius j.carry iii que quebra a pizzaria da familia e sequestra a namorada do leuroy obrigando-o a usar suas abilidades no kung fu.otima cena a que ele pega uma bala com os dentes e quando ele atinge o ultimo nivel .show de bola vale a pena ver . Para aqueles que não conhecem muito da vida do grande mestre bruce lee vale a pena assistir a serie " Bruce Lee -A Lenda" que além de contar sua historia de vida mostra um pouco de sua personalidade e sua convivencia em família e amigos e sua gana incansavel de mostrar ao mundo a sua arte e a sua obsessão em ser o melhor e tirar (filtrar) o melhor das artes marciais . Pra quem acha que bom lutador e aquele que exibe dezenas de medalhas e trofeus então não conhece a verdadeira arte marcial e com isso não conhece bruce lee a quem devo meu respeito como praticante de artes marciais e por graças a ele ter aberto as portas das artes marciais ao ocidente e que hoje eu e milhares de outras pessoas no mundo podemos praticar o kung fu e outras artes irmãs pois ainda hoje a muitas artes marcias que são ensinadas apenas para pequenos grupos selecionados a dedo pelo mestre ou e transmitida apenas dentro da família. Bruce lee por ter quebrado este paradigma foi muito criticado por mestres de outras escolas fe artes marcias e desafiado com a condição de que se perde-se a luta pararia de ensinar os ocidentais e os não chineses e pra quem já conhece a historia bruce venceu e atraves de cada luta que teve com lutadores de outras artes marciais que tornaram-se seu amigos e alunos e atraves de pesquisas e troca de esperiência com varios mestres de estilos diferentes ele filtrou o que ele achava melhor e que funcionaria num combate REAL e montou o seu estilo proprio conhecido como " Jeet Kune Do " ou "Caminho do Punho Interceptador" um estilo que usa como base o Wing Chun que aprendeu com seu Grande Mestre Ip Man além do kalisilat,taekwondo,hapkido,karate,judo,jiujitsu,boxe etc.além de outros estilos de kung fu um verdadeiro mix de artes marciais.hoje pra quem e fã das artes mistas(MMA) bruce ja estava bem a frente do seu tempo com o jeet kune do que foi uma arte desenvolvida para o combate real e não com a intenção de se formar atletas campeões de medalhas pois a verdadeira arte é aquela que funciona na vida real e não só dentro do ringue.por exemplo no AIKIDO não existe competição mais existem grandes mestres de abilidades facinantes o mais famoso deles e faixa preta 8 dan Steven Seagal.O grande Jet Li é respeitado até pelos monges de shaolin que pra quem não sabe treinam o kung fu para o combate real e proteção do templo onde vivem acordam 5 da manhã para meditar,fazer tarefas corriqueiras como plantar limpar e manter o templo em ordem alem e claro de praticar diariamente o kung fu . Meus filmes favoritos são: Operação Dragão. A furia do dragão.O grande mestre 1e 2. Drunken master.tai chi.o mestre das armas.wong fei hung.o clã das adagas voadoras.a camara 36.O ano do tigre.Punho do cão.etc........
    Valeu galera.fui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiger Lee,
      Obrigado pelo comentário!
      Apoio totalmente que aproveitem a área de comentários para aprofundarem s assuntos. Isso já acontece em várias outras listas e isso torna o blog vivo.
      Valeu!
      Abs!!!

      Excluir
  40. Sou apaixonda pelos filmes de IP MAN ele sim e verdadeiro mestre.

    ResponderExcluir
  41. Gostaria de saber se alguem tem ou conhece filme antigo chamado Dragão Furioso. (Bruce Lee).

    ResponderExcluir
  42. Alguem tem ou conhece filme Dragão Furioso (Bruce Lee)

    ResponderExcluir
  43. adorei a lista armando mas por tudo que karate kid representa ele e o maior filme de artes marcias de todos os tempos ,ele foi o filme que fez toda uma geraçao tanto dos anos 80 e 90 quererem treinar artes marcias e brincarem de luta na rua

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!