domingo, 28 de fevereiro de 2010

10 Filmes sobre Tragédias Naturais



Terremotos, vulcões, tsunamis, avalanches, tempestades... Parece que em 2010 o planeta está se voltando contra o ser humano... e com todo direito.
Vários filmes se aproveitaram de catástrofes para fazer grandes produções, aproveitando dezenas de astros quase aposentados, com um roteiro sempre muito similar. Poucos são os filmes que fogem à esta regra.
Esta lista traz um panorama de filmes que exploraram as tragédias naturais, mas não traz todos, portanto estejam à vontade para sugerir outros filmes de sua preferência.


1.  Vida e Nada Mais, E a Vida Continua (lindo filme iraniano de Abbas Kiarostami. após o terremoto que causou enorme destruição em 1990, no norte do país, o próprio cineasta percorre de carro os escombros em busca dos jovens atores de seu filme anterior, e moravam na região. no caminho se depara com muitas histórias de desolamento, mas também de superação. excepcional)


2.  Os Últimos Dias de Pompéia (uma das mais emblemáticas trágédias da história, tem ainda como melhor representante este filme de 1936, mas já há uma superprodução prevista para 2011. nesta versão, um guerreiro pacifista passa por diversas provações que o endurecem, até tornar-se o homem mais poderoso de Pompéia. seu filho é bom e honesto como o pai havia sido. os dois vivem em conflito, quando começa a erupção do monte Vesúvio que viria a destruir e dizimar a população da cidade)


3.  O Dia Depois de Amanhã (uma enorme camada de gelo se desprende da Antártida, que precipita uma série de fenômenos meteorológicos, cada vez mais severos por todo o planeta, rompendo todo o equilíbrio terrestre. enquanto a população maciçamente foge para o sul, o pesquisador ruma para Nova York em busca de seu filho. parece inconcebivel? cliquem e vejam esta notícia da última sexta-feira)


4.  Terremoto (os problemas cotidianos de vários personagens de Los Angeles são abalados pelo maior terremoto que a cidade já presenciou. apesar dos avisos de um jovem sismologista - estranho como eles só surgem nessas horas -, ninguém leva o perigo a sério até se concretizar. filme catástrofe típico dos anos 1970, recheado de atores famosos da época, enorme sucesso, ganhou o Oscar de som, por ser o primeiro a utilizar tecnologia surround)


5.  O Inferno de Dante (Pierce Brosnan é um vulcanologista que tenta convencer a população de uma cidade turística do perigo do vulcão local entrar em atividade, apesar de considerado extinto. o interesse privado tenta barrar o alarme, mas a tragédia acontece. agitado e até plausível)


6.  Twister (uma equipe de caça tornados aguarda a chegada da temporada de ventos para testar aparelhos que ajudarão a prever furacões. no caminho, um enorme rastro de destruição no estado de Oklahoma, bastante conhecido dos americanos. aventura de perder o fôlego) 


7.  Krakatoa, o Inferno de Java (típico filme das antigas sessões da tarde. aventureiros tentam caçar tesouros na costa da ilha de Krakatoa em Java, ao mesmo tempo em que o vulcão entra em erupção e perigosos prisioneiros se rebelam na ilha. feito em cinerama, para ser projetado em 3 telas simultâneas. apesar de baseado na história real do vulcão que explodiu e a ilha que deixou de existir, tem um roteiro muito fraco, cheio de furos)


8.  São Francisco, A Cidade do Pecado (clássico de 1936, mostrando a agitada vida cultural e social da cidade, quando em 1906 são surpreendidos por um grande terremoto, que arrasou a cidade. indicado a 6 Oscars, incluindo melhor filme, ganhou o prêmio de melhor som. tem no elenco estrelas como Clark Gable, Jeanette MacDonald e Spencer Tracy)


9.  Armageddon (embora não me pareçam desastres assim tão naturais, os meteoros, asteróides e afins caindo no planeta produziram vários filmes, dos quais destaco o mais bem sucedido deles. após uma chuva de meteoritos, a NASA descobre que um meteoro do tamanho do Texas está vindo em nossa direção. a solução é mandar um ônibus espacial - comandado por Bruce Willis - instalar uma bomba nuclear no meteoro e destruí-lo)


10.  Superman (vão me atirar pedras... mas este é um dos filmes mais didáticos sobre a falha de San Andreas, que assusta toda a costa oeste americana. trata-se de uma falha geológica que delimita a separação das placas do Pacífico e Norte-Americana e pode provocar grandes terremotos. no filme, o Superman - Christopher Reeve - entra sob a terra e conserta a falha, evitando uma grande tragédia... ai ai)

24 comentários:

  1. Não posso me dizer fã de filmes como esses. São sempre grandes produções com muito efeito especial e som de alta qualidade.
    Dos que está na lista só vi O Dia Depois de Amanhã, Armagedon e Superman.

    Aí faltou Guerra dos Mundos com o Tom Cruise... Mas nada que faça muita falta à vida de alguém...

    Abraço!

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Kelvelyn

    Mas Vitor Guerra dos Mundos não é um filme sobre tragédias naturais.

    Acho todos esses filmes mais do mesmo mas vale assistir alguns.

    ResponderExcluir
  3. Twister eh um filme horrivel.
    Num presta, aquela bagaça

    ResponderExcluir
  4. Obrigado ao Kelvelyn, que já respondeu ao Vítor :-)
    E obrigado ao anônimo 1, que respondeu ao anônimo 2, rssss
    Gosto é gosto. cada um com o seu.
    Para o meu gosto pessoal, filme imperdível mesmo desta lista, só o primeiro.
    Mas com um pouco de pipoca e groselha vitaminada milani, dá para assistir todos sem culpa.
    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Faltou 10.5 o dia que a terra não aguentou.

    ResponderExcluir
  6. Sou mais Impacto Profundo que Armagedon!
    Você sabe como faço pra encontrar o primeiro filme da lista?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Oi Eli,
    Eu não conheço esse "10.5 o Dia em Que a Terra Não Aguentou".
    Obrigado pela dica!

    Paola,
    Procure como "Zendegi Va Digar Hich", o título original, você vai encontrar.
    Quanto a Impacto Profundo e Armaggedon, escolhi o segundo, só porque fez mais sucesso, mas não gosto de nenhum dos dois...

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. O filme 1, 7 e 8 não assisti. O restante todos eu vi, o mais fraco achei Twister. Impacto Profundo, assisti umas 12 vezes, sempre a cena da jornalista tomando a meninina do colo da jornalista âncora e a leva pro helicótero e as coloca no seu lugar, acabo chorando. Este filme é dolorido. Mas é muito bom.

    ResponderExcluir
  9. O filme 2022 (Tusnami - A Fúria do Oceano), poderia acontecer relmente?

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou fã do gênero, mas gostei de "Armaggedon" por causa do peso emocional durante algumas mortes.
    "O dia depois de amanhã" é interessante pelos efeitos, quanto ao restante da lista, senti falta de "Impacto profundo" e "2012".

    ResponderExcluir
  11. E olha que os americanos se consideram melhores, deveríam mesmo é mudar seus hábitos - pois tudo isso é culpa do homem. (sentido genérico)

    ResponderExcluir
  12. de todos estes filmes, falta o melhor deles todos: "2012" ! =)

    ResponderExcluir
  13. Anônimo disse...

    E olha que os americanos se consideram melhores, deveríam mesmo é mudar seus hábitos - pois tudo isso é culpa do homem. (sentido genérico)
    8 de novembro de 2010 07:38




    Palavras de ouro

    ResponderExcluir
  14. assisti a quase todos esses filmes,mas senti falta dos filmes 10.5 apocalipse e mar em fúria.

    ResponderExcluir
  15. todos fraquinhos,faltou o umtimo sol de outubro.do diretor japones metyroo lavara

    ResponderExcluir
  16. The Day After (O Dia Seguinte) não é exatamente catástrofe natural, mas se encaixa como uma grande destruição da Terra, então podia ser comentado também.

    ResponderExcluir
  17. Melancolia, do Lars von Trier é o meu "filme-catástrofe" predileto

    ResponderExcluir
  18. O Dia Depois de Amanhã é o melhor

    ResponderExcluir
  19. O melhor filme que eles fizeram foi o 2012 !

    ResponderExcluir
  20. Um outro filme que poderia entrar para essa listinha é o "O impossível", super indico esse filme, assisti ele essa semana e chorei nos primeiros 10min até o finalzinho... muito comovente (inspirado em fatos reais)
    Adooro o seu blog
    Bjjs :D

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!