segunda-feira, 5 de abril de 2010

10 Filmes Franceses Recentes



O cinema nasceu na França, com a invenção do cinematógrafo, criado por Léon Bouly em 1892, patenteado e explorado pelos irmãos Lumière três anos depois.
Junto deles, o ilusionista Georges Méliès, tornou-se o pioneiro da ficção no cinema.
São inúmeros os nomes que fizeram a história do cinema francês, dentre eles Abel Gance, René Clair, Jean Renoir, Jacques Tati, além da geração do Cahiers du Cinema, de Truffaut, Rohmer,  Chabrol, Rivette e Godard.
O cinema francês sempre foi inovador, pensante e relevante. Permanece sendo o mais ativo da Europa, com um grande número de produções e de espectadores.
Visando traçar um panorama atual, esta lista traz 10 filmes lançados a partir de 2005, todos premiados e todos feitos por diretores franceses.
Nota: Esta lista foi publicada originalmente em 05/04/2010 e pode estar desatualizada. Quando houverem outros 10 filmes mais recentes, igualmente interessantes, será feita uma nova lista.


1.  Um Profeta (Jacques Audiard / 2009. numa cadeia, um jovem árabe, preso por 6 anos, por conta de pequenos delitos, sobrevive e ascende na hierarquia carcerária, protegido pelo grupo corso, que domina o local. com o tempo ele recebe missões externas, começa a lucrar com elas e aumentar seus riscos. o grande vencedor do último César, com 9 prêmios, além de ganhar o prêmio do júri em Cannes e ser indicado a diversos prêmios, como o Oscar)


2.  Séraphine (Martin Provost / 2008. a biografia da pintora, que era empregada doméstica na cidade Senlis, descoberta por um crítico alemão, pouco antes da primeira guerra. sua trajetória, do anonimato ao sucesso e à quase loucura deu ao filme 7 Césars)


3.  Não se Preocupe, Estou Bem (Philippe Lioret / 2006. uma jovem volta de um intercâmbio na Espanha e fica sabendo que seu irmão gêmeo saiu de casa depois de uma briga com o pai. sem notícias do irmão, ela entra em depressão, até receber uma carta dele e começar a se recuperar. belíssimo filme)


4.  Entre os Muros da Escola (Laurent Cantet / 2008. as dificuldades de um professor, de uma escola da periferia de Paris, em lidar com o caldeirão étnico dos alunos e suas diferenças culturais. vencedor, com justiça, da Palma de Ouro em Cannes)


5.  Há Tanto Tempo que te Amo (Philippe Claudel / 2008. depois de 15 anos na cadeia, uma mulher - Kristin Scott-Thomas - vai para a casa da irmã mais nova, que é casada e tem duas filhas adotivas. aos poucos ficamos conhecendo seu passado e o que se passou para ela ser condenada. tocante, contido e com grandes interpretações)


6.  De Tanto Bater, Meu Coração Parou (Jacques Audiard / 2006. um rapaz trabalha despejando invasores de prédios de Paris para serem vendidos a especuladores imobiliários. apesar do cotidiano violento, nutre o sonho de ser concertista de piano, como a falecida mãe. ganhou 8 Césars e o Bafta)


7.  Bem-Vindo (Philippe Lioret / 2009. em Calais, um jovem imigrante ilegal curdo quer entrar na Inglaterra para encontrar a namorada. barrado na fronteira, decide aprender a nadar para atravessar o canal da Mancha. o professor de natação acaba se envolvendo e tendo problemas com a justiça francesa)


8.  O Tempo que Resta (François Ozon / 2005. um fotógrafo de moda bem sucedido descobre que está com um câncer em estágio avançado e se recusa a fazer quimioterapia. sabendo que lhe resta pouco tempo, ele passa a tratar mal todos ao seu redor, seu companheiro, sua irmã grávida e seus pais. um filme seco, sério e triste)


9.  Ervas Daninhas (Alain Resnais / 2009. um homem de meia idade encontra a carteira furtada de uma mulher e fica obcecado por ela. uma comédia psicológica nonsense, onde as pessoas falam o que pensam, sem travas, bem ao estilo do mestre Resnais. dois prêmios especiais em Cannes)


10.  Canções de Amor (Christophe Honoré / 2007. Louis Garrel é um jovem tem uma relação aberta com sua namorada. quando ela morre repentinamente, seu mundo cai. mais tarde ele conhece um rapaz bretão, que o faz voltar a viver e se apaixonar. um belo drama musical, com ótimas canções e interpretações)


Veja ainda: 10 Filmes com Juliette Binoche10 Filmes Italianos Recentes
Listas correlacionadas: 10 Filmes de François Truffaut, 10 Filmes de Natal (com dois filmes que poderiam entrar nesta lista)

46 comentários:

  1. U-hul!
    Listaça! Sempre digo que o cine francês é o que mais me agrada. As temáticas, as atuações, a língua, a criatividade. Sei lá, o que não falta é opções para elogiar e gostar das produções da França.
    Desde 2005 há uma quantidade enorme de filmes de alta qualidade. Restingir com diretores franceses faz a lista ficar um pouco mais pobre com a ausência de 'O Escafandro e a Borboleta' dirigido pelo americano Julian Schnabel. MAs a lista fica com grande qualidade. Dos citados, já vi 'Não Se Preocupe, Estou Bem' e 'Entre os Muros da Escola'. Já estou com 'Há Tanto Tempo Que te Amo' em mãos. MAs todos são alvo de meu desejo de ver cada vez mais as produções francesas.

    Parabéns como sempre!

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Ja assisti todos, e são realmente muito bons. Mas senti falta do Coco avant Chanel, é muito bom :D

    ResponderExcluir
  3. Cara gostei bastante da lista não sou tão apaixonada pelo cinema frances mas gosto bastante de alguns filmes dos que vc listou vi poucos O Tempo que Resta tem um climão meio que pesado e é um bom filme e pretendo ver O profeta.


    Agora quero ver uma lista de filmes mexicanos.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  4. acho que falta um na lista: "O escafandro e a borboleta", baseado num fato real.
    maravilhoso filme.
    O legal do cinema fracês é que ele n se preocupa em entreter-nos com música alta, frases de efeito e cenas de luta. Eles fazem do cinema a verdadeira sétima ARTE.
    Só quem aprecia pensar e raciocinar reconhece que filmes ao estilo francês são filmes de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, é isso mesmo, arte de fazer filme!

      Excluir
  5. Oi Jessica,
    Como já destacou lá em cima, o diretor de 'O Escafandro e a Borboleta' é americano, o Julian Schnabel.
    Achei interessante fazer uma lista apenas com diretores franceses natos, como exemplo, emora não negue que vários filmes dirigidos por não-franceses são predominantemente franceses, como o que você sugeriu.
    Obrigado a todos pelos comentários.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. vc provavelmente nao se lembra mãans eu te pedi há um tempo atras uma lista de filmes franceses.

    Obrigado.
    =*

    ResponderExcluir
  7. Oi Milla,
    Sempre me lembro dos pedidos. É que nem sempre consigo fazer as listas que pedem.
    Para ser justo, no caso de filmes franceses, foram vários leitores que pediram, mas sempre achei difícil, pois é uma filmografia muito rica.
    Por isso resolvi fazer essa lista limitada aos últimos anos e a diretores franceses.
    Espero que tenha gostado :-)
    Obrigado pela sugestão!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. não conheço a maioria dos filmes postados, mas posso dizer que senti falta do brilhante o escafandro e a borboleta.

    ResponderExcluir
  9. Então Rodrigo...
    Como já foi comentado aqui. Optei por fazer uma lista só com cineastas franceses.
    Também gosto muito de 'O Escafandro e a Borboleta', mas o diretor, Julian Schnabel, é americano.
    Exatamente por isso, não estão cineastas como o alemão Michael Haneke e os irmãos Dardenne, belgas ou o dinamarquês Lars Von Trier.
    Obrigado pelo comentário! Se puder assista outros filmes desta lista, eles valem a pena.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. Desta lista, dois me chamaram atenção, e procurei pra assistir. "Não se Preocupe, Estou Bem" é simplesmente lindo. Muito obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  11. amei a lista. obrigado por não ter colocado os filmes mais populares e óbvios. quero uma segunda lista. abraço

    ResponderExcluir
  12. Les Chanson D'amour é lindo! A trilha é ótima.

    Aime moi moins, mais aime moi longtemps.

    EU gosto tbm de PAris, Je t'aime.

    ResponderExcluir
  13. entre les murs é fantastico, muto boa essa lista!!!
    espero outras listas de cinema francês!!valeu

    ResponderExcluir
  14. Amo a França, a lingua francesa a gostei muito desta lista. Vi na França, pela internet, o filme baseado na história real e no livro de Vincent Hubert, Je vous demande le droit de mourrir (Eu vous peço o direito de morrer).
    Este filme tem no Brasil ?

    ResponderExcluir
  15. Oi Sandra,
    Não conheço esse filme, creio que não passou por aqui não.
    Agradeço a dica, vou procurar.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  16. cara, entrei numa de assistir só filmes de fora de hollywood e não me arrependi.

    tem muitos filmes estrangeiros ótimos, e o que é melhor, como geralmente não têm toda a grana dos estúdios de hollywood eles primam muito mais pelas atuações e pela história.

    por favor, faça mais listas como esta, teve aquela de filmes japoneses que eu vi por aqui.

    enfim, listas de filmes belgas, suecos, ingleses, coreanos, escoceses (cova rasa, por exemplo), ETC.

    ah, parebens pelo site, adoro ele

    ResponderExcluir
  17. Oi Abraxas!
    De tempos em tempos faço uma lista de filmes de determinado país, sul-creanos eu já fiz.
    Também gosto de cinema off-hollywood e cada vez que faço uma dessas listas aproveito para ver e rever alguns filmes daquele país.
    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  18. Amei seu blog, e as sugestões de filmes franceses... J´adore la France!!!!J´aime beaucoup Paris!!!!
    Ja assisti: entre os muros da escola duas vezes... e vou seguir alguns da sua lista, sempr que der, sugira mais!!!
    abraços, Tathy

    ResponderExcluir
  19. Tô curtindo a lista. Já tinha visto Um Profeta, Entre os Muros da Escola e Canções de Amor. Agora estou vendo os que não conhecia ainda. Destaque pra Séraphine e De Tanto Bater, Meu Coração Parou... Se pudesse incluiria nessa lista o Partir, de 2009 eu acho, e o Les Amours Imaginaires, de 2010, filme muito bonito também.

    ResponderExcluir
  20. Tenho certeza que irei me divertir no Carnaval com essas dicas .... valeu!
    Cláudia

    ResponderExcluir
  21. "O Pequeno Nicolau", "A Culpa é do Fidel" e "Riviera não é Aqui", também são muito bons!

    ResponderExcluir
  22. Verdade Elias,
    São bons filmes sim.
    Esta lista já tem quase um ano e está um pouco desatualizada. Estou esperando juntar mais alguns filmes para fazer uma nova.
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  23. Adoro filme francês. Da lista, vi dois.
    Gostei das dicas!
    BjO*

    ResponderExcluir
  24. gostaria de assisti-los, mas ta foda achar na net. alguma dica??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou fazendo o curso de Francês pois no final do ano estou indo á Paris e fui recomendada pelo professor para assistir filmes franceses e estou adorando - comecei a pegar todos os da lista citadas a cima e baixei pelo programa ARES - http://www.baixaki.com.br/. Adoorei não conhecia o cinema francês mais confesso que agora sou fã .

      Excluir
  25. Oi pirlimpar,
    Embora eu tenha visto vários deles no cinema ou em dvd, acredito ser fácil de encontrá-los em torrents na net sim.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei sua lista de filmes franceses!!! assiti alguns, muito bom!!! obg pelas indicaçoes
      Axel

      Excluir
  26. Boa lista galera!
    Mas acho q faltou um excelente! Chama-se Les Choristes (no Brasil, A Voz do Coração). Trata-se da história de um professor que faz várias crianças de um internato tornarem-se melhores (eram verdadeiros bandidos!) através da música. Vale a pena conferir!

    Abçs

    ResponderExcluir
  27. Estou fazendo aula de Frances...e com todos esses filmes vai ser mais fácil aprender. Obrigada pelas dicas...

    ResponderExcluir
  28. Vou citar dois filmes franceses: os dois sao otimos, mas La belle verte é demais, nao irao se arrepender....o outro chama-se Em algum lugar na plateia....muito bom tb....Abrx.....valeu pelo topico....Marcelus

    ResponderExcluir
  29. Tem os links pra download?? Please!

    ResponderExcluir
  30. oi melyssa, la belle verte vc vai encontrar o link na pagina do orkut do so called filme.... agora se vc souber ler legendas em ingles, acharas qquer filme no site letmewatchthis....au revoir

    ResponderExcluir
  31. O que eu mais gostei foi esse: Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain

    ResponderExcluir
  32. Essa lista é fantástica desde o filme violento O Profeta assim como o melancólico Não se Preocupe, Estou Bem, todos os filmes são capazes de provocar grandes emoções. As atuação são surpreendentes de tão reais uma história verdadeira chama a atenção em Séraphine, pelo lado miserável e humilde da pintora. Em De Tanto Bater, Meu Coração Parou dá vontade de gritar. Os mais tristes no meu ponto de vista são Welcome e O tempo que me resta embora apresentem uma proposta social muito interessante. Amei cada um e fiquei chocada com tanta realidade em todos, adoro cinema francês, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  33. onde posso baixar ''Não se Preocupe, Estou Bem''?

    ResponderExcluir
  34. Olá!!!
    Gostaria de saber se você sabe algum site para comprar filmes franceses no Brasil, não só aqueles óbvios, mas também outros não tão comuns. Procurei em vários sites, mas sempre encontro os mesmos. É bem difícil conseguir. Se você souber, te agradeço.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  35. Faltou o O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

    ResponderExcluir
  36. Gente, PELO AMOR de VOSSO DEUS!!!; Esqueci o nome de uma OBRA PRIMA, então vai o pedido.
    Trata-se de um filme onde COMEÇA com uma LINDA cena de um CASAL tenho relação. A moça é meio que doida e faz tudo q lhe vem à cabeça e o cara/rapaz se apaixona e os 2 seguem filme afora.
    Sei que é bem pouca descrição, mas quem o viu, LOGO se lembrará. O filme é LINDO. Ñ é de sacanagem, mas de PURA POESIA entre um casal. Grato por quem lembrar, caso o tenham visto.
    Britain

    ResponderExcluir
  37. Les Amants Criminels.
    Direção:François Ozon Ano:1998 País:França Gênero:Policial, Drama, Thriller Duração:95 min. / corTítulo Original:Les Amants Criminels Título em inglês:Criminal Lovers
    se não for este peço desculpa

    ResponderExcluir
  38. Gostaria de saber o nome de um filme no qual o pai é um professor de literatura e é acometido de doença terminal e faz opção por uma morte digna. O filho, no filme, é egresso do mercado financeiro.

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de saber o nome de um filme no qual o pai, professor de literatura, tem uma doença terminal e quer ter uma morte à escolha dele. No filme o filho é do mercado financeiro. No final do filme a vontade do pai prevalece.

    ResponderExcluir
  40. Olá, Estou precisando saber o nome de um filme com atores franceses, que : Um homem rico ao ser avisado da sua morte começa a tentar resolver algumas pendencias em sua vida, procura a ex esposa se aproxima novamente da familia e no final na verdade quem vai morrer é sua ex esposa que no filme é fotografa. Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!