quinta-feira, 18 de agosto de 2011

10 Filmes Essenciais 1940-1949



Na primeira metade da década de 40, o mundo estava em guerra. Na segunda metade, estava se reconstruindo.
Por isso não é de se estranhar que o cinema no período também não viveu seus melhores dias.
A produção diminuiu em quantidade e até mesmo em qualidade, com muitos filmes sendo usados explicitamente como propaganda ideológica.
Mesmo assim, não foi difícil achar 10 grandes filmes e até uma lista reserva. Confiram e comentem!


1.  Casablanca (1942. o charme blase de Humphrey Bogart, a beleza inigualável de Ingrid Bergman, a canção "As Time Goes By" e alguns dos melhores diálogos já escritos para o cinema fazem uma combinação perfeita. Rick é o dono de um bar no Marrocos, que durante a guerra é rota de fuga para rebeldes perseguidos pelo nazismo. um filme para ver e rever e rever novamente)


2.  Cidadão Kane (1941. presente em qualquer lista dos melhores filmes da história, geralmente no topo, o filme foi a obra-prima e a estreia do jovem gênio Orson Welles. é uma biografia disfarçada do bilionário editor William Randolph Hearst, contada sob o ponto de vista de um repórter que investiga sua vida, logo após a morte, quando pronuncia a enigmática palavra "rosebud". montagem genial e roteiro inteligente de Welles e Herman J. Mankiewicz) 


3.  A Felicidade Não se Compra (1946. James Stewart é um homem que procura sempre ajudar sua comunidade, mas após uma armação do homem mais rico da cidade, perde tudo. na véspera de natal, ele resolve suicidar, só que um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas tentará impedi-lo. um dos mais adoráveis filmes de Frank Capra, com um belo roteiro e belas intenções)


4.  Ladrões de Bicicleta (1948. logo após a guerra, a Itália passa por grandes dificuldades. um pai de família consegue um emprego, mas para trabalhar é necessário ter uma bicleta. ele empenha tudo o que tem e consegue uma, mas ela é roubada. clássico do neo-realismo italiano dirigido por Vittorio De Sica)


5.  Os Sapatinhos Vermelhos (1948. uma jovem e promissora bailarina está dividida entre o empresário, que quer transformá-la em uma grande estrela e um compositor, que a ama. quando interpreta o balé inspirado em Hans Christian Anderson, ficção e realidade se misturam. o "cisne negro" original, brilhantemente dirigido por Michael Powell e Emeric Pressburger)


6.  Farrapo Humano (1945. Ray Milland quer ser um escritor, mas não consegue vencer um bloqueio e vive embriagado. seu único objetivo passa a ser conseguir dinheiro para beber mais. durante um final de semana ele fica sem beber e passa por uma assustadora crise de abstinência. um filme realista e excepcional de Billy Wilder, que incomodou tanto a indústria do álcool, que tentaram impedir sua realização)


7.  Relíquia Macabra (1941. também conhecido pelo título original "O falcão Maltês", é um suspense noir baseado na obra de Dashiel Hammett. Humphrey Bogart é um detetive particular contratado por uma mulher bela e misteriosa para encontrar sua irmã. primeiro filme dirigido por John Huston e um dos melhores filme de todos os tempos)


8.  O Terceiro Homem (1949. logo após a guerra, começou a paranóia da guerra fria e os filmes de espionagem. na Viena dividida entre russos, americanos e ingleses, um escritor americano chega e descobre que seu amigo fora morto em circunstâncias misteriosas e nenhuma explicação faz sentido. um suspense intrincado e genial, dirigido por Carol Reed, baseado num roteiro de Graham Greene)


9.  O Tesouro de Sierra Madre (1948. dois americanos em busca de trabalho no México dos anos 1920, convencem um velho mineiro a acompanhá-los em busca de ouro numa mina na serra mãe. o que começa como camaradagem, torna-se uma luta gananciosa pela fortuna e leva a aventura ao desastre. belo filme sobre o lado negro do homem, dirigido por John Huston)


10.  Rebecca, a Mulher Inesquecível (1940. primeiro filme americano de Alfred Hitchcock e logo levou um Oscar. uma jovem pobre e ingênua casa-se com um rico viúvo inglês e muda-se para sua mansão. aos poucos vai descobrindo os segredos da casa e da falecida esposa, cuja presença não se dissipou. baseado num romance de Daphne du Maurier, tem um estilo diferente do que Hitch viria a imprimir em seus filmes seguintes, mas mesmo assim é excelente)


Menções honrosas: As Oito Vítimas, Pacto de Sangue, O Grande Ditador, Festim Diabólico, Os Melhores Anos de Nossas Vidas, O Boulevard do Crime, Vinhas da Ira, Interlúdio, Roma Cidade Aberta, Laura, Gilda, Fantasia, Obsessão, A Terra Treme, A Grande Ilusão, Macbeth, Virtude Selvagem, A Mulher do Dia, A Costela de Adão, Grandes Esperanças, A Bela e a Fera, Almas em Suplício, A Sombra de uma Dúvida, Ivan o Terrível.


Veja ainda: "10 Filmes Essenciais 2000-2009", "10 Filmes Essenciais 1990-1999", "10 Filmes Essenciais 1980-1989", "10 Filmes Essenciais 1970-1979", "10 Filmes Essenciais 1960-1969", "10 Filmes Essenciais 1950-1959", "10 Filmes Essenciais 1940-1949", "10 Filmes Essenciais 1930-1939"

7 comentários:

  1. Só clássicos. Nunca fui fã deles, mas sua importância é inegável. Amo "Ladrões de Bicicleta".

    Preciso logo correr e ver essas preciosidades e deixar o preconceito de lado...

    Obrigado por mais uma lista!

    Abraço!

    Vitor

    ResponderExcluir
  2. Muito boa lista!
    Já assisti: Casablanca, O Cidadão Kane, A Felicidade Não se Compra, Rebecca, Ladrões de Bicicleta e Relíquia Macabra. São ótimos de ver e rever tudo.
    Só falta para assistir: Os Sapatinhos Vermelhos, Farrapo Humano, O Tesouro de Sierra Madre e O Terceiro Homem.

    Quero ver a lista de 10 Filmes Essenciais de 1990-1999.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vitor,
    Os filmes desta lista são todos ótimos, pode ver sem medo. Casablanca é um daqueles para rever mil vezes, só para se deliciar com os diálogos.

    Germano,
    A lista que você quer ver finalmente sai na semana que vem, só falta ela e a dos anos 70, que será a última.
    Depois vou pensar se faço uma pré 1930...

    Obrigado por comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Quando eu assisti eu amei "Cidadão Kane" e "Casablanca".

    Agora eu quero assistir "A Felicidade Não se Compra" vamos ver se James Stewart tem uma boa atuação, se tiver acho que ele se tornara um dos meus atores favoritos.

    ResponderExcluir
  5. Ótima lista. Apesar de gostar de Casablanca, não sou grande fã como muitos. Mas, claro, tem o seu valor dentro do cinema (e como!).

    Meu favorito dentre os citados é "Cidadão Kane" :)

    ResponderExcluir
  6. Onde encontrar estas obras de arte???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio,
      É um eterno garimpo, mas esses títulos essenciais não são tão raros. As boas locadoras e livrarias têm a maior parte deles.
      Alguns estão até no YouTube.
      Procure e você acha!
      Abs!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!