quinta-feira, 25 de agosto de 2011

10 Filmes Essenciais 1990-1999



Chegou um momento que eu temia. Uma das últimas listas de essenciais por década que faltava era esta dos anos 90, um período muito rico para o cinema, com centenas de grandes filmes. E para piorar, deve ser a época que tanto eu como vocês leitores mais fomos ao cinema.
Por isso, não espero unanimidade. Eu mesmo fechei a lista de 10 e não olhei mais para ela, porque certamente iria querer mudar uns nove.
Espero que encontrem nesta relação, incluindo as menções honrosas em número recorde, os seus favoritos. Se não estiverem aí, por favor comentem!


1.  Magnólia (1999. uma série de histórias interligadas acontecendo em um único dia, às vezes simultaneamente, ao redor de uma rua chamada Magnólia em Los Angeles. um painel lírico dos anos 90, com dramas e coincidências, crimes e punições. uma obra essencial de Paul Thomas Anderson)


2.  Pulp Fiction (1994. uma mistura irônica não linear de histórias episódicas sobre gangsters. é o filme que melhor sintetiza o cinema de Quentin Tarantino, violento, eletrizante, com diálogos brilhantes e divertidos e inundado de referências a filmes b. um marco do cinema, pois fugiu da mesmice dos roteiros pasteurizados de Hollywood)


3.  Clube da Luta (1999. um executivo, angustiado com a vida fútil e sem sentido que leva, conhece um outro maluco, que o leva para um clube que funciona no porão de um bar, onde um grupo de homens amigos lutam entre si para extravasar. um filme metafórico e polêmico, visto por alguns críticos como facista, mas um dos mais interessantes de David Fincher)  


4.  Tudo Sobre Minha Mãe (1999. uma mãe solteira em Madri perde seu filho atropelado no dia de seu aniversário de 17 anos. ela vai então para Barcelona procurar o pai do rapaz, que agora é um travesti. um dos mais envolventes e divertidos filmes de Pedro Almodóvar, que criou um universo próprio com mulheres incríveis e homens de alma feminina)


5.  Central do Brasil (1998. Fernanda Montenegro é uma mulher que vive de escrever cartas para migrantes analfabetos na estação central de trem do Rio de Janeiro e acaba envolvida na história de um menino, o qual ajuda numa jornada em busca do pai. um road movie comovente de Walter Salles, um dos melhores diretores do cinema brasileiro)


6.  Festa de Família (1998. o aniversário de 60 anos de um pai de quatro filhos é o motivo para reunir a família e exorcizar todas as mágoas e traumas que os acompanham. filme dinamarquês de Thomas Vintenberg. símbolo do movimento Dogma 95, que pregava um cinema sem efeitos e de baixo orçamento, que valorizasse o roteiro e as interpretações)


7.  A Lista de Schindler (1993. biografia de um empresário alemão, que durante a segunda guerra salvou a vida de mais de mil judeus poloneses, requisitados para trabalhar em sua fábrica, em vez de serem enviados a campos de concentração. o filme mais adulto e pessoal de Steven Spielberg e também a obra definitiva sobre o holocausto. irrepreensível)


8.  Os Bons Companheiros (1990. a história de três amigos mafiosos durante trinta anos, vista através dos olhos de um jovem, tratado como filho por um chefão italiano, mas que nunca chegará ao topo por ter meio sangue irlandês. um filme sobre amizade, sobre máfia e principalmente sobre culpa. um dos grandes momentos do cinema, dirigido pelo mestre Martin Scorsese)


9.  Trainspotting (1996. num subúrbio de Edimburgo, quatro jovens sem perspectivas envolvem-se no submundo para sustentar seu vício pela heroína. um deles tenta escapar do seu futuro trágico e certo. um filme original e cultuado, que revelou o diretor Danny Boyle e é um retrato fiel daquela geração)


10.  Um Lugar no Mundo (1992. a história do amadurecimento de um rapaz, que muda-se aos doze anos com os pais idealistas de Buenos Aires para uma comunidade rural, onde exercem seus ofícios e suas ideologias. o pai acredita que quando uma pessoa encontra seu lugar no mundo, não poderá mais abandoná-lo, o garoto se pergunta se vai saber reconhecer o seu lugar. um filme argentino/uruguaio sensível, brilhantemente estruturado e emocionante. dirigido por Adolfo Aristarain)


Menções honrosas: Um Sonho de Liberdade, Matrix, Os Suspeitos, O Silêncio dos Inocentes, Forrest Gump, Seven, O Profissional, A Outra História Americana, Beleza Americana, O Exterminador do Futuro 2, O Resgate do Soldado Ryan, Cães de Aluguel, Princesa Mononoke, Os Imperdoáveis, Fargo, O Rei Leão, O Sexto Sentido, Lanternas Vermelhas, Feitiço do Tempo, Filhos do Paraíso, Antes do Amanhecer, Amores Expressos, A Bela e a Fera, Antes da Chuva, O Informante, Segredos e Mentiras, Corra Lola Corra, O Amor e a Fúria, Amor à Queima Roupa, A Liberdade é Azul, Quero Ser John Malkovich, Felicidade, Depois da Vida, O Jogador, O Carteiro e o Poeta, Comer Beber Viver, Following, As Duas Faces de um Crime, Através das Oliveiras, Sonhos, Filadélfia, Nenhum a Menos, Olivier Olivier, Delicada Atração, Além da Linha Vermelha, A Glória de Meu Pai, O Castelo de Minha Mãe, Banquete de Casamento, O Balão Branco, Confiança, O Piano, Filhos da Guerra, Uma Linda Mulher, Close-up, Gabbeh, Felizes Juntos, De Olhos Bem Fechados, Funny Games, Titanic e A Bruxa de Blair.



Veja ainda:"10 Filmes Essenciais 2000-2009", "10 Filmes Essenciais 1990-1999", "10 Filmes Essenciais 1980-1989", "10 Filmes Essenciais 1970-1979", "10 Filmes Essenciais 1960-1969", "10 Filmes Essenciais 1950-1959", "10 Filmes Essenciais 1940-1949", "10 Filmes Essenciais 1930-1939"

29 comentários:

  1. Da lista principal, tiraria Magnolia e colocaria Matrix. Ademais, é dificil analisar uma década através de 10 filmes :)

    ResponderExcluir
  2. Armando, essa é uma lista dificílima e que no Sessões já fizemos (melhor, tentamos fazer). Até por ser uma década "fresca" em nossas mentes, é muito mais complexo escolher os filmes. Já há clássicos e há modernidades. Vai de Matrix à O Piano. É uma doideira....

    Pra quem tiver curiosidade, dê uma olhada - http://sessoesdecinema.blogspot.com/2010/08/melhor-filme-da-decada-de-90.html

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Lista difícil de se fazer, realmente. Ainda tenho muito o que assistir dela pra poder comentar melhor, mas digo que senti falta de Tomates Verdes Fritos.

    ResponderExcluir
  4. Cara quem fez essa lista minha mãe ? Se esses foram os 10 filmes essencias para os anos 90 , pqp que decada de lixo tirando pulp ficton e clube da luta todos os outros filmes não da pra ssiustir mais de dez minutos sem dormi....

    ResponderExcluir
  5. Senti falta de Edward Mãos de Tesoura (1990), ele é o meu filme favorito do Tim Burton, acho que valeria pelo menos um Menção Honrosa. =)

    ResponderExcluir
  6. Nenhum filme do Kevin Smith? tsc tsc tsc.

    ResponderExcluir
  7. Puxa Frederico,
    Que legal! Então indique meu blog para sua mãe!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Uma década de filmes maravilhosos da lista só não vi Um Lugar no Mundo.Que poderia ser muito bem substituido pelo maravilhoso O Silêncio dos Inocentes.

    ResponderExcluir
  9. Ah Kelvelyn,
    Se eu não colocase "Um Lugar no Mundo" seria uma lista muito óbvia, precisa de um filme pouco conhecido. Procure assisti-lo e veja se não tenho razão em colocá-lo. Aliás minha alternativa para o número 10 era o "Gabbeh".
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. não tem como, uma lista dessa sempra vai ter filmes de fora.
    Para mim faltou uma menção honrosa para Advogado do Diabo(1997)

    ResponderExcluir
  11. senti falta de "A excêntrica família de Antonia" nessa lista!

    ResponderExcluir
  12. Trocar Magnólia por Matrix seria como trocar Senhor dos Anéis por Harry Potter.

    ResponderExcluir
  13. Eu achei magnífica a lista, principalmente Magnólia, um dos melhores filmes que já assisti, o Pulp Fiction, dirigido pelo Tarantino também é um ótimo filme, mas creio que Forrest Gump deveria ter lugar certo nessa lista.

    ResponderExcluir
  14. Que papel dificil voce tem, achei muito legal sua lista, te parabenizo por lembrar de filhos da guerra, porem, senti falta de coraçao valente e a espera de um milagre, valeu

    ResponderExcluir
  15. tiraria da lista acima Central do Brasil...muito cansativo

    ResponderExcluir
  16. Eu tiraria Central do Brasil para colocar: O Silêncio dos Inocentes

    ResponderExcluir
  17. O meu TOP 10 seria com filmes da menção honrosa.

    ResponderExcluir
  18. E Perfume de Mulher?

    Abraço
    regthorpe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Cade Breaking the Waves, do Von Trier, nas menções honrosas

    ResponderExcluir
  20. Uau!!..Armando...Da lista principal só não assisti ao 10º!..Da lista secundária, vi quase todos!..Como vc disse, a década de 90, foi qdo eu mais fui ao cinema!!...Estou conhecendo hj o seu blog, pq "joguei" no google a lista de melhores filmes brasileiros e me deparei com esta vastidão de dicas!..Parabéns e certeza que estarei acompanhando sempre o seu Blog!!

    ResponderExcluir
  21. Também poderia estar Billy Elliot ou A Straght Story...

    ResponderExcluir
  22. O problema você já detectou: como foi a década em que você vivenciou com muita intensidade, sua memória afetiva acaba preparando armadilhas para você. Sem dúvida você foi muito mais generoso nesta década que nas outras e colocou filmes que, com certeza, não podem fazer parte de uma lista de "filmes essenciais" e também não poderiam estar nas menções honrosas. Mesmo assim, existem grandes filmes também entre os seus indicados.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado por ter reconhecido no meu comentário anterior que Cinema Paradiso deveria estar pelo menos na lista honrosa, para mim emuita gente mais estaria nos 10 melhores e até de todos os tempos, mas como disse anteriormente há gostos para tudo.
    Aqui nesta lista acrescentaria nas mençãos honrosas a vida é bela de Roberto Benigni filme italiano que venceu vários premios na Europa e não só, continuo a dizer que os gostos não são iguais para todos.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo!
      Não sou dono da verdade e minha memória vive pregando peças, por isso acho ótimo que me ajudem a corrigir erros ou esquecimentos nos comentários.
      Quanto ao "A Vida é Bela", vou ter que discordar de você. Na minha lista ele jamais entraria. Considero a obra de Benigni muito fraca e apelativa. Acho o roteiro mal construído e os atores ruins. Mas obviamente sei que o filme tem uma legião de admiradores. Apenas não me sinto confortável em indicar um filme que não gosto, mesmo que seja uma unanimidade popular.
      Mas para isso também existem os comentários, para que todos possam sugerir filmes que, na sua visão, se encaixem nas listas.
      Muito obrigado por comentar!
      Abs!!!

      Excluir
  24. Uma sugestão: o filme "Underground" (1995) de Emir Kusturica, excelente!

    ResponderExcluir
  25. Gostei do blog. Chorei rios com "tudo sobre minha mãe"! Eu senti falta de " as cinzas de ângela"

    ResponderExcluir
  26. O grande Lebowski poderia estar nas menções honrosas.

    ResponderExcluir
  27. Fantástico cara esse Blog. Obrigada. Imagino como deu trabalho.Parabéns

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!