quinta-feira, 1 de setembro de 2011

10 Filmes Essenciais 1970-1979



Chegamos aos anos 70, uma geração de jovens cineastas tomou conta de Hollywood, rompendo com o sistema onde o produtor era o dono do filme.
O cinema italiano viveu um grande momento e os países da cortina de ferro também começaram a produzir bons filmes.
Selecionei 10 filmes que ao meu ver tiveram grande significado para o cinema e uma lista de menções honrosas que a complementa.


1.  Dersu Uzalá (1975. após uma depressão e uma tentativa de suicídio, causados pelo fracasso de seu filme 'Dodeskaden', Akira Kurosawa conseguiu financiamento russo para produzir sua obra-prima. conta a história de um engenheiro, que numa expedição cartográfica na Sibéria contrata um guia nativo, que vai lhe ensinar a conviver com a natureza. um filme belíssimo e inesquecível)


2.  O Poderoso Chefão (1972. e a segunda parte em 1974. a Paramount se arriscou quando deu para o jovem Francis Ford Coppola a direção de um grande projeto, mas foi recompensada plenamente. a transposição do livro de Mario Puzo sobre a máfia resultou em dois filmes impecáveis, que marcaram a história do cinema)


3.  Laranja Mecânica (1971. ao adaptar o livro de Anthony Burgess, Stanley Kubrick criou um clássico, que apesar de futurista, representou uma geração. a ultraviolência praticada pela gang de jovens ao som de Beethoven era a tradução gráfica do choque de gerações que permeou o período. um filme genial)


4.  Apocalypse Now (1979. Francis Ford Coppola desceu ao inferno ao transportar o livro 'Coração das Trevas' para o Vietnam, numa filmagem cheio de percalços, mas que resultou numa obra-prima. um capitão americano é enviado à selva com a missão de matar um coronel - Marlon Brando em mais um grande momento - que, enlouquecido, tornou-se um problema, e era adorado por seus seguidores)


5.  Amarcord (1973. o título é uma tradução fonética de "io me ricordo" e mostra a visão única de Federico Fellini da sua própria infância em Rimini, com personagens exagerados e caricatos. fala de religião, educação e do facismo, num dos melhores filmes do diretor) 


6.  M.A.S.H. (1970. com a guerra do Vietnam ainda em curso, o novato Robert Altman ousou satirizar a guerra do Coréia, através de cirurgiões de um hospital de campanha, que mantém o bom humor, mesmo diante das piores situações. o filme causou polêmica, mas ganhou a Palma de Ouro em Cannes e foi um grande sucesso de bilheteria, gerando até uma série de TV)


7.  Taxi Driver (1976. um veterano do Vietnam mentalmente instável e insone, arruma um emprego de taxista nas madrugadas, percorrendo as ruas da decadente Nova York da época, em meio a marginais e prostitutas. um roteiro perfeito de Paul Schrader, dirigido pelo jovem Martin Scorsese e estrelado pelo assustadoramente perfeccionista Robert DeNiro, o melhor cinema americano estava nascendo ali)


8.  Guerra nas Estrelas (1977. o cinema nunca mais foi o mesmo depois do lançamento da saga de George Lucas, que criou um universo inteiramente novo, que é cultuado até hoje. efeitos inovadores, personagens carismáticos, geraram inúmeros subprodutos e também cópias)


9.  Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977. hoje é mais difícil perceber a importância cultural desta obra-prima de Woody Allen, mas na época era fashion, um espelho do que era ser "in". além disso, o diretor estava no melhor da sua forma, fez um roteiro com diálogos geniais, escalou atores perfeitos e continua colhendo os frutos)


10.  Um Estranho no Ninho (1975. um presidiário malandro se finge de louco para ser internado numa clínica e assim escapar dos trabalhos forçados. lá começa a influenciar os outros internos a se rebelarem contra os maus tratos. um ótimo filme dirigido pelo tcheco Milos Forman, mas sua maior importância está em dar asas para Jack Nicholson, um ator icônico, em seu melhor papel)




Menções honrosas: Stalker, Solaris, Alien o Oitavo Passageiro, O Exorcista, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Tubarão, Chinatown, Monty Python em Busca do Cálice Sagrado, A Vida de Brian, O Franco Atirador, Rede de Intrigas, Um Dia de Cão, Barry Lyndon, Sonata de Outono, Gritos e Sussurros, Manhattan, Rocky um Lutador, A Conversação, A Noite Americana, Todos os Homens do Presidente, Stroszek, O Enigma de Kaspar Hauser, Meus Caros Amigos, O Homem de Mármore, Muito Além do Jardim, Cria Cuervos, O Discreto Charme da Burguesia, Esse Obscuro Objeto do Desejo, Cinzas no Paraíso, A Árvore dos Tamancos, Johnny Vai à Guerra, Operação França, Amargo Pesadelo, Pasqualino Sete Belezas, Um Sopro no Coração, Passageiro Profissão Repórter, O Garoto Selvagem, Lenny, All That Jazz, O Mensageiro e Morte em Veneza.



Veja ainda: "10 Filmes Essenciais 2000-2009", "10 Filmes Essenciais 1990-1999", "10 Filmes Essenciais 1980-1989", "10 Filmes Essenciais 1970-1979", "10 Filmes Essenciais 1960-1969", "10 Filmes Essenciais 1950-1959", "10 Filmes Essenciais 1940-1949", "10 Filmes Essenciais 1930-1939"

12 comentários:

  1. Muito boa essa lista,talvez foi a decada mais dificil de fazer essa lista por causa da quantidade de filmes bons e inovadores

    ResponderExcluir
  2. Década de 1970 rendeu frutos que até hoje estão sendo colhidos pelos cineastas mundo a fora. Boas escolhas. Sempre leio as menções honrosas, porque lá normalmente eu encontro algumas coincidências. Cito aqui também "Os Embalos de Sábado a Noite", marcou uma geração. Difícil de ver um filme que funcionou tão bem comercialmente quanto este até hoje.

    Leandro Antonio

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a lista Apocalypse Now,Laranja Mecânica e Taxi Driver são obras perfeitas.

    Acredito que O Exorcista deveria estar entre os 10 pelo que representa depois dele nenhum filme que envolvia exorcismo tinha graça.

    ResponderExcluir
  4. Cade Hair, gone in 60 secs,??? ceis tao looKOOOO???

    ResponderExcluir
  5. OI congumelo,
    'Hair' é um filme legal, poderia entrar nas menções honrosas mesmo.
    O 'Gone in 60 seconds' eu não vi e não conheço, mas se você acha que é essencial, vou procurar assistir.
    Obrigado pela dica!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Star Wars e o vilão mais legal da história!!!!!
    (sim, sou SUPER fã de Lord Darth Vader!!!)

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Uma das melhores décadas da História do Cinema, sem dúvidas!

    ResponderExcluir
  8. poxa, faltou The Rocky Horror Picture Show

    ResponderExcluir
  9. Acho que poderia estar nas menções honrosas o filme O Espírito da Colmeia.

    ResponderExcluir
  10. Para mim menção mais do que honrosa para Feios, sujos e malvados filme italiano de 76 dirigido por Ettore Scola. Um retrato do outro lado do capitalismo na Europa. Prêmio de direção em Cannes.Nino Manfredi arrasando. Irônico, ácido, bem humorado.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!