terça-feira, 15 de maio de 2012

10 Filmes em Roma


A cidade que teria sido fundada pelos irmãos Rômulo e Remo no ano de 753 a.c., que foram criados e alimentados por uma loba.
Através dos séculos Roma tornou-se centro de um vasto império e a maior metrópole do ocidente, chegando a ter 1,6 milhão de habitantes já no século II.
Hoje a cidade não tem mais o mesmo poder, mas permanece sendo uma das mais belas cidades do mundo, visitada anualmente por milhões de turistas.
Foram muitos os filmes feitos em Roma, que destacam a beleza da cidade, dos quais destaco 10, tendo o cuidado de pinçar diferentes gêneros e diretores.

1.  Roma (Federico Fellini talvez seja o diretor que melhor retratou a cidade, em obras como 'A Doce Vida', onde popularizou a Fontana di Trevi como um de seus principais monumentos. mas neste filme de 1972, o diretor dá a sua visão de Roma, mostrando desde as constantes descobertas arqueológicas, com as quais os romanos conviviam, até o futebol. um mosaico de histórias, onde a personagem principal é mesmo a linda Roma)

2.  Roma, Cidade Aberta (pouco após o término da segunda guerra, Roberto Ressellini realizou este clássico, contando a história da resistência que os italianos montaram a fim de expulsar os alemães e os fascistas de uma Roma empobrecida e destruída. um filme histórico e marcante, com uma bela atuação de Anna Magnani)

3.  A Princesa e o Plebeu (um típico e adorável filme de turistas, contando a história de uma princesa entediada que decide passar férias anonimamente na cidade, mas é descoberta por um repórter por quem acabaria por se apaixonar. Audrey Hepburn ganhou o Oscar por sua atuação, mas quem ganhou mesmo foi a cidade, que mostrou-se linda, mesmo fotografada em preto e branco)

4.  Caro Diário (o filme pessoal, que projetou Nanni Moretti ao posto de melhor diretor italiano da atualidade, tem em seu primeiro terço um dos mais fascinantes passeios que o cinema fez em Roma. de vespa, Moretti percorre pontos menos conhecidos do centro e da periferia)

5.  Um Amor Quase Perfeito (após a morte do marido, uma mulher descobre que ele tinha uma vida dupla e um relacionamento com outro homem. belas imagens da Roma nova, da vida dos romanos e do lado gay da cidade, incluindo a parada gay de 2000, num bom filme do turco Ferzan Ozpetek)

6.  A Fonte dos Desejos (três secretárias americanas trabalhando em Roma atiram moedas na Fontana di Trevi pedindo para encontrarem seus amores na cidade... e encontram. a Roma dos anos 1950 no auge de sua beleza, num filme que ganhou o Oscar de fotografia e canção) 

7.  As Idades do Amor (na terceira parte do sucesso 'Manual do Amor', o cupido conta mais três histórias de amor, duas delas passadas em Roma, em prédios do centro, destacando a beleza da cidade como poucos)

8.  Comer, Rezar, Amar (uma americana bem sucedida - Julia Roberts - decide largar tudo e sair pelo mundo em busca de auto-conhecimento. em Roma ela descobre o prazer da comida e de circular pelas vielas do centro. o filme não é lá grande coisa, mas a cidade...)

9.  O Talentoso Ripley (Matt Damon é contratado pelo pai de um milionário para encontrar seu filho na Europa, mas acaba se passando pelo próprio, usufruindo da boa vida. dentre as locações do filme estão diversos cartões postais de Roma, como as piazzas Navona, e di Spagna)

10.  Mamma Roma (Anna Magnani é uma prostituta que consegue juntar dinheiro para largar o trabalho, comprar um apartamento e trazer o filho adolescente do campo para morar com ela em Roma. mas o garoto não quer saber de trabalho nem estudo e o passado volta a assombrá-la. segundo filme de Pier Paolo Pasolini, um cineasta que tinha uma visão artística muito aguçada e planos inspirados nos mestres da pintura)

PS: atualização em agosto/2012

11.  Para Roma Com Amor (em seu primeiro filme em Roma, Woody Allen utiliza a tradição da comédia episódica italiana e aproveita para mostrar os principais cenários da cidade, com a linda fotografia de Darius Khondji. um filme delicioso, para se deixar levar)

12.  O Eclipse (no clássico de Michelangelo Antonioni, a Roma moderna e emrgente do começo da década de 1960 se mistura à tradicional. interessantes as cenas dentro da Bolsa de Valores no centro da cidade)

Veja ainda: "10 Filmes com Papas"

Obs: Esta lista foi feita a pedido do amigo Alexandre.

3 comentários:

  1. Roma do Fellini é um clássico, obra-prima incontestável e gosto também de "A Princesa e o Plebeu", Hepburn sempre me cativou. Grande estrela.
    Bela lista!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. A Princesa e o Plebeu é o meu favorito! Com certeza :D

    ResponderExcluir
  3. Ótimos filmes para admirar a cidade mais linda do mundo. Adorei o blog. Parabéns!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!