terça-feira, 19 de junho de 2012

10 Filmes sobre Tempo que se Repete


Uma hipotética viagem no tempo poderia causar um paradoxo: encontraríamos com nós mesmos e eventualmente alteraríamos o rumo dos eventos que possibilitaram nossa viagem e até mesmo nossa existência.
Mas não só de física quântica e lógica vivem os filmes de ficção, alguns criam suas próprias teorias e divertem.
Veja 10 exemplos de filmes sobre o tema:

1.  Feitiço do Tempo (Bill Murray é um arrogante homem do tempo da tv, que é enviado contra a vontade a uma festa tradicional numa cidadezinha, onde a saída ou não de uma marmota de sua toca naquela data significará como será o tempo naquele inverno. ele e a equipe são obrigados a passar a noite lá, mas quando ele acorda, o dia anterior se repete indefinidamente, até que ele aprenda a se relacionar com as pessoas. já clássico de Harold Ramis de 1993, um filme cultuado e imperdível)

2.  Os Cronocrimes (um homem está se mudando com a esposa para uma casa de campo, quando observa uma moça aparentemente sendo atacada na mata próxima. quando investiga descobre que o ataque havia sido feito por um duplo seu, que voltara 1h30 no tempo através de um equipamento num laboratório próximo. ele então tenta voltar para consertar as coisas. confuso, mas engenhoso filme espanhol)

3.  Primer (dois jovens engenheiros constroem uma máquina do tempo num depósito alugado e se preocupam em não encontrar seus duplos enquanto estão no passado para evitar o paradoxo que poderia destruí-los. um filme independente, bem barato, com um roteiro cientificamente engenhoso, mas difícil de seguir)

4.  Triângulo do Medo (uma jovem parte para alto-mar com amigos num veleiro, que é atingido por uma tempestade e encontra um grande navio transatlântico aparentemente vazio à deriva. logo saberemos que não é a primeira vez que eles passam por isso, o que se repete indefinidamente, criando terror e novos duplos a cada encontro. um thriller australiano bem interessante)

5.  Contra o Tempo (Jake Gyllenhaal é um militar que faz parte de um projeto secreto, que o permite assumir o corpo de outro homem num trem que está prestes a sofrer um atentado num passado recente. ele retorna várias vezes ao fato tentando encontrar pistas que ajudem a impedir outro ataque ainda mais mortal. bem dirigido por Duncan Jones - filho de David Bowie - o filme prende a atenção)

6.  O Homem do Futuro (Wagner Moura é um cientista que volta ao dia de sua formatura e tenta evitar que ele mesmo seja humilhado pela garota que amava, alterando seu próprio futuro, criando um paradoxo e novos problemas. boa comédia brasileira)

7.  O Efeito Borboleta (Ashton Kutcher é um rapaz que tem alguns bloqueios de memória da sua infância, mas descobre ter a capacidade de voltar no tempo através desses lapsos de suas lembranças. ele aproveita esse dom para ficar com a garota que gostava, mas ela acaba morrendo e ele volta novamente para salvá-la, só que cada vez que ele retorna, algo sempre dá errado. ótimo filme)

8.  Inferno na Estrada (bom thriller sobre uma mulher que, após seu carro quebrar na estrada, pega carona com um psicopata - Jim Belushi ótimo - e sua namorada e acaba presenciando vários crimes, até conseguir fugir e se abrigar no laboratório de um cientista, que a ajuda a voltar no tempo para tentar salvar as vítimas, mas cada vez que ela volta as coisas ficam ainda piores)

9.  12:01 (um rapaz está interessado em uma colega de trabalho, que é assassinada na sua frente. na mesma noite, à meia-noite e um, durante uma tempestade ele leva um choque elétrico em sua casa e desmaia. na manhã seguinte ele acorda e percebe que na verdade aquele é o dia anterior que se repete. ele tenta, então, impedir o crime. longa feito para TV de 1993, baseado  num curta indicado ao Oscar três anos antes)

10.  Repeaters (três amigos internos de uma clínica de reabilitação de drogas são liberados para ver suas famílias durante o dia. naquela mesma noite, durante uma tempestade, os três sofrem choques elétricos simultaneamente e desmaiam - onde vimos isso antes?. na manhã seguinte percebem que o dia anterior está se repetindo, enquanto dois deles tentam acertar-se com suas famílias, o outro quer aproveitar que não sofre as consequências para cometer crimes. o mais fraco da lista)

Atualização (02/10/2014):

11.  No Limite do Amanhã (num futuro indefinido, Tom Cruise é um oficial, que trabalha no marketing das forças armadas, mas é obrigado a combater aliens no front europeu. logo no desembarque ele atinge uma das criaturas, e o sangue dela se mistura copm o seu, fazendo com que ele passe a renascer toda vez que morre em batalha, até aprender como destruir o inimigo. bom filme de Doug Liman)

Outros filmes: "É Giá Ieri", "Corra Lola Corra", "Natal Todos os Dias", "Ciclo Mortal".

Veja ainda: "10 Filmes sobre Zoológico"

58 comentários:

  1. Confesso que fiquei curioso para ver alguns.

    ResponderExcluir
  2. Além de fazerem parte dessa lista de filmes sobre dias que se repetem, 12:01 e Feitiço do Tempo estariam na lista dos que mais se repetem... na Sessão da Tarde!

    Abraços
    regthorpe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tem um episódio em Xena e outro em Arquivo X com a mesma premissa.

    ResponderExcluir
  4. Faltou "RUN LOLA RUN"

    desses todos, Primer é o mais intregante, realmente é dificil de acompanhar, mas é como mindfuck, depois que vc percebe o que está acontecendo você cagará tijolos

    ResponderExcluir
  5. Como uma lista com os melhores filmes sobre o tema VIAGEM NO TEMPO não tem a filmes classicos como a triologia "De volta para o Futuro", "A Maquina do Tempo", "Exterminador do Futuro" e "O Planeta dos Macacos"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq não é uma lista sobre viagem no tempo, e sim sobre filmes onde o tempo se repete inumeras vezes...

      Excluir
  6. very nice list, I agree with all congrats :)

    ResponderExcluir
  7. Cara, você é o mestre em listas de filmes,
    Assisti o primeiro, muito bom, só aparece filme de primeira por aqui, sou um frequentador assíduo do seu blog

    ResponderExcluir
  8. o melhor da lista é o contra o tempo, na minha opinião.. apesar de ficar meio intrigada no final.. e o pior é o triângulo do medo, que filme mais ridículo --'não recomendo assistirem

    ResponderExcluir
  9. INFERNO NA ESTRADA é fantastico! tem ele dublado no Youtoba! e ainda é com o maxi fodão james belushi.. esses dias eu vi num site que um artista famoso (homem mesmo) tinha tara com o james..euheuhe mas tb..o cara é altão e faz um tipo mto fodastico mesmo!

    ResponderExcluir
  10. e pra quem não sabe, em 2004 a Italia fez um remake de FEITIÇO DO TEMPO.

    http://www.imdb.com/title/tt0374358/

    ResponderExcluir
  11. e pra encerrar, ou retroceder no tempo novamente, o curta meio-dia e um é baseado num conto de 73! curioso que apenas nos anos 90 surgiram esse estilo de filme, junto daqueles filmes que ocorre quase em tempo real e eles tem que cumprir alguma tarefa.

    ResponderExcluir
  12. Tem uma serie na tv a cabo chamada Day Break, a historia de umpolicial negro que e acusado injustamente de ter cometido um homicidio. O mesmo dia se repete indefinidamente e, a cada dia que passa, ele descobre novas pistas e provas de sua inocencia. Infelizmente, esta serie teve poucos episodios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que sao poucos ep, asdim vou ter paciencia de assistir pelo celular

      Excluir
  13. Obrigada estava tentando encontra a 12:01 a muito tempo mas nao sabia como se chamava, valeu

    ResponderExcluir
  14. E eu estou procurando um filme em que uma mulher perde o marido e a filha num acidente de carro e começa a reformar a casa de campo que recebeu de herança(não é Herança Maldita) e encontra lá uma caixinha de musica rara. A caixinha faz com que ela volte no tempo. A filha revive, uma colega da faculdade tb mas cada vez que alguém abre a caixa, acontece um coisa diferente... meio Efeito Borboleta meio Premonições(Sandra Bullock).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magnolia Santos, o filme da Sandra Bullock de viagem no tempo é o premonições, vc encontra ele facil pra baixar

      Excluir
    2. Hey o nome do filme em ingles é Time and Again ou Cheating Fate
      Mas em portugues ele fica Driblando o Destino
      se vc pesquisar com esse nome retorna um filme de tres adolescentes --'
      pesquisa como driblando o destino e coloca o nome da atriz que é Brooke Burns, e vc vai encontrar ;)

      Excluir
  15. Esqueceram de falar do "Terceiro Olho", filmaço que segue a mesma premissa...

    ResponderExcluir
  16. Magnolia Santos, o filme da Sandra Bullock de viagem no tempo é o premonições, vc encontra ele facil pra baixar
    eu estava procurando o 12:01 tbm , a bom q encontrei =D bem q podia fazer uma lista com mais filmes, pois existem muuuitos filmes desse tipo por ai, não só os filmes famosos como muitos independentes tbm q vale mto apena conferir :D visitem meu blog raxandobiko.com espero que gostem :)

    ResponderExcluir
  17. Essas sinopses deixam os filmes menos sensacionais do que sao =/

    ResponderExcluir
  18. Como se chama aquele filme que três jovens estão numa clínica de reabilitação e o dia deles se repete várias vezes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo por favor
      se achou o filme
      manda o nome pra mim
      pablolabirinto@gmail.com

      Excluir
  19. Como se chama aquele filme que três jovens estão numa clínica de reabilitação e o dia deles se repete várias vezes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem quero saber o nome desse filme ja faz muito tempo

      Excluir
    2. NOME DO FILME, LABIRINTO DO TEMPO , se quiser amizade ou simplesmente agradecer pablolabirinto@gmail.com

      Excluir
  20. Respostas
    1. Ja viu esse filme? Se nao min engano passou na globo, de um menino que comeca o dia em uma barraca no lado de fora da casa, e o amigo gordinho solta um pum e a barraca sai rolando e toda vez a tarde ele e atingido por uma madeira na cara e acorda toda vez no mesmo dia, ate que ele prova pra uma menina que ele fala a verdade q volta sempre para o mesmo dia. To meses procurando esse fime.

      Excluir
  21. Eu vi 7 dos 10 filmes

    Eu amo filmes desse genero

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se alguém sabe o nome de um filme q o fará acorda todo dia, recebe ligação da mãe e sai e uma mulher é atropelada e isso se repete muito

    ResponderExcluir
  23. alguem conhece um filme, q um policial ou detetive prende um cara q fez uma bomba pra destruir a cidade, mas o cara se mata antes de dizer aonde esta a bomba ... ai o policial volta no tempo com uma mulher para salvar a mulher do cara q construiu a bomba .. pq ele salvando ela o cara naum teria construido a bomba,, desculpe por naum saber mais detalhes !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho qe vc esta se referindo ao filme "Déjàvú". espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Predestination. O cara da bomba é a mulher que é o bebê que é o cara que é todo mundo

      Excluir
    3. O filme é rewind(inglês) mudando o futuro (português) está na netflix.
      Gleidsonvg

      Excluir
    4. Rewind ou mudando o futuro está na netflix.

      Excluir
    5. O filme é rewind(inglês) mudando o futuro (português) está na netflix.
      Gleidsonvg

      Excluir
    6. (É o filme REWIND) É da serie que foi cancelada, assim lancando só o primeiro ep ( piloto ) e ficom igual a um filme mas sem a continuaçao :( , tenho um dvd desse filme que guardo com carinho. "E tbm tenho O PREDESTINADO que precisei assistir 2 vezes para entender"

      Excluir
  24. qual filme em que a mulher tenta evitar a morte do marido de acidente de carro voltando nos dias que antecedem o acidente?

    ResponderExcluir
  25. Qual o filme onde uma garota percebe estar vivendo sempre o mesmo dia, depois descobre estar morta e que diversas garotas morreram em gerações diferentes na mesma casa?

    ResponderExcluir
  26. Alguem sabe um filme desse estilo de tempo que se nao min engano passou na globo, de um menino que comeca o dia em uma barraca no lado de fora da casa, e o amigo gordinho solta um pum e a barraca sai rolando e toda vez a tarde ele e atingido por uma madeira na cara e acorda toda vez no mesmo dia, ate que ele prova pra uma menina que ele fala a verdade q volta sempre para o mesmo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To procurando tbm esse filme!!

      Excluir
    2. O ultimo dia de verão

      Excluir
    3. Eu juro que to com vontade de chorar é esse mesmo o filme, eu já até tava achando que eu tinha sonhado com esse filme, vou rever ele que legal 😁😎 se for como eu lembro ele é muito legal 😁, incrível, quando assistir pela primeira vez senti uma sensação muito boa do filme, vc já assistiu? Onde?

      Excluir
    4. Quem pena que parece que na vai ver meu comentário, mais mesmo assim obrigado ANÔNIMO

      Excluir
    5. OBRIGADO CARAI, TO FAZ ANOS PROCURANDO ESSE FILME SÉRIO, E ERA TÃO OBVIO O NOME DO FILME MDS. TO AFIM DE SENTIR AQUELA NOSTALGIA

      Excluir
    6. Poxa, não tem em nenhum lugar nem pra assistir nem baixar 😢 se alguém saber ou encontrar min dia aí PLEASe

      Excluir
    7. anossss a procura desse filme kkkkkkk minha gente obrigada por terem respondido, tava pensando que foi num universo alternativo, tipo efeito Mandela kkkk

      Excluir
  27. Antes de partir

    É sobre uma rapariga que vive muitas vezes o seu último dia ou o último dia de uma colega da escola... E tenta mudar o futuro. O tal dia acontece no dia de S. Valentim.
    No final só ficará uma delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Eu assisti este filme há pouco tempo. Muito bom mesmo.
      Agradeço a dica.
      Abs!!!

      Excluir
  28. Agora que eu já sei o nome do filme O ULTIMO DIA DE VERÃO muito bom, se alguém saber como onde posso comprar, baixar assistir faço de tudo pra assistir

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!