sexta-feira, 28 de setembro de 2012

10 Filmes sobre o Fim do Mundo


Passou 2000, o mundo não acabou. Agora chegou 2012, outra data maldita se aproxima, mas nada indica que será desta vez.
Mesmo com tantas decepções com o adiamento do apocalipse, no cinema ele já veio inúmeras vezes.
Esta lista traz 10 filmes sobre o fim do mundo. Atenção, não são filmes pós-apocalipticos, são filmes que supõe que a vida na terra cessará. 
(Por motivos óbvios, esta lista contém SPOILERS)

1.  Dr. Fantástico (no auge da guerra fria, um enlouquecido general americano decide atacar a União Soviética com bombas atômicas, o que poderá gerar um hecatombe nuclear, enquanto o resto do mundo tenta impedi-lo... em vão. uma das obras-primas de Stanley Kubrick)

2.  Melancolia (enquanto um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, o que provocará sua completa destruição, uma noiva - Kirsten Dunst - está realizando sua suntuosa cerimônia de casamento, com a ajuda da irmã e do rico cunhado. um filme metáfora sobre a depressão extremada, que destrói nosso mundo. outro grande filme de Lars von Trier)

3.  A Última Noite (no dia 31 de dezembro de 1999 restam poucas horas para o fim do mundo, anunciado meses antes. a maioria das pessoas, resignadas, buscam concretizar seus planos para usar o tempo que resta até a hora zero. escrito, dirigido e estrelado por Don McKellar, roteirista de 'Ensaio sobre Cegueira', é um filme de 1998 barato e muito interessante)

4.  Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (um meteoro está em rota de colisão com a  Terra e as tentativas de desviá-lo fracassaram. restam três semanas de existência e as pessoas aproveitam para beber, fazer sexo, se rebelar, reconciliar-se com a família e seus amores perdidos. nesse cenário surge a amizade de um cara solitário - Steve Carell - abandonado pela esposa e sua vizinha triste. um filme previsível, mas muito simpático)

5.  Presságio (em 1959, alunos de uma escola infantil guardam numa cápsula desenhos e objetos da época para ser aberta 50 anos mais tarde. dentre os achados estão números aparentemente aleatórios escritos por uma garotinha, mas que irão se revelar como previsões de todas as catástrofes que viriam, incluindo a maior de todas. dirigido pelo bom Alex Proyas e estrelado por Nicolas Cage, o filme tem cenas impressionantes)

6.  O Fim do Mundo (nesta ficção científica clássica de 1951, um cientista descobre que a Terra será atingida por um outro planeta, que está em rota de colisão. um milionário resolve construir uma nave que leve alguns habitantes a outro planeta seguro e faz uma loteria para escolher os passageiros. ao final, vemos a Terra sendo atingida)

7.  Terra Tranquila (um cientista envolvido num projeto nuclear descobre que as experiências deram errado e aparentemente só restou ele no planeta, até encontrar mais dois sobreviventes. SPOILER ao final, arrependido de sua contribuição para o fim da humanidade, resolve destruir as instalações nucleares, destruindo o mundo como ele é, mas ele mesmo continua vivo - ou estaria no paraíso? -, com o planeta Saturno nascendo no horizonte)

8.  O Juízo Final (uma telefonista entediada preenche sua vida monótona em casas de swing, até o dia em que dois homens a convencem que o apocalipse virá em breve. ela se converte ao cristianismo, casa-se com um de seus parceiros e juntos têm uma filha. o marido é morto e ela vai para o deserto esperar o fim dos tempos, onde acaba renegando a existência de deus... resumindo, o tal apocalipse chega e ela vai parar no purgatório... eu hein!)

9.  4:44 - Último Dia na Terra (restam algumas horas até o fim do mundo que irá acontecer na madrugada seguinte. um casal nova-iorquino - Willem Dafoe e Shanen Leigh - apaixonado e cheio de planos procura viver esse tempo fazendo sexo, usando o skype e o ipad... um drama  arrastado de Abel Ferrara, que nos faz torcer para o fim chegar logo)

10.  O Guia do Mochileiro das Galáxias (um cara normal está tendo um péssimo dia, quando fica sabendo que sua casa será imediatamente demolida para a construção de uma rodovia. seu melhor amigo o convida para uma cerveja e lhe conta que na verdade é um alienígena e é um jornalista trabalhando num guia das galáxias. conta ainda que naquele mesmo dia a Terra será destruída, também para a passagem de uma estrada espacial e por isso lhe oferece carona em sua nave. o planeta é demolido e suas aventuras começam)

Extra:.  2012 (aqui não chega a ter fim do mundo. a profecia da moda é que os maias teriam previsto que o mundo iria acabar em dezembro de 2012. vários filmes foram feitos sobre o tema, mas o mais bem sucedido é a superprodução catástrofe de Rolland Emmerich de 2009. o filme é um amontoado de efeitos especiais e muito barulho. claro que apesar do mundo inundado e quase destruído, o filme não tem a coragem de acabar de vez com o planeta, terminando com alguns sobreviventes indo em direção de um novo continente que se formou)

Veja ainda: "10 Filmes com Ricardo Darín, o Maior ator da Argentina"


* esta lista foi atualizada graças à lembrança do leitor Arthur de Freitas. Obrigado!

9 comentários:

  1. Olá, Armando! Os meus amigos adoram O Guia do Mochileiro das Galáxias e Presságio, mas na verdade eu não sou muito fã do tema "o fim do mundo". Eu confesso que me assusta um pouco...

    Abraços e até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Tem também "Annihilation Earth", que vira e mexe passa no canal Space. O filme no geral é fraco e cheio de clichês, mas no final, quando você acha que vai ter a previsível reviravolta que salva o mundo, o cara faz uma burrada e literalmente explode com tudo.

    ResponderExcluir
  3. Já eu adoro esse tema e Melancolia foi um dos melhores filmes que já vi recentemente. Vou procurar em bluray depois em lojas on line para ter aqui. Vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  4. Vi pouquíssimos desses e não gostei dos que vi. Acho que o tema não é muito bem trabalhado ou, talvez, eu que não tenha selecionado bem os filmes que vi.

    ResponderExcluir
  5. Não percam a mostra de filmes do fim do mundo da Caixa Cultural no Rio de Janeiro. Começa dia 07 e vai até 21 de dezembro. Melancolia está na programação Carlos A. R. Azevedo

    ResponderExcluir
  6. O Guia do Mochileiro das Galáxias é horrível, mas calma, isso vale apenas para o filme. Quem conhece os livros sabe que são fantásticos e a mini série é bastante fiel aos livros em diversos aspectos.

    ResponderExcluir
  7. Um fime mais recente sobre fim do mundo é o divertidíssimo "é o fim".

    ResponderExcluir
  8. Grande filme 2012. Poderia dizer que é o melhor que eu vi histórias apocalípticas. Ele me chamou a atenção desde o início. A história é boa e grandes atuações.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!