quinta-feira, 6 de setembro de 2012

10 Filmes sobre Reunião de Amigos


Reuniões de amigos costumam ser ao mesmo tempo confortáveis e tensas.
Afinal, ninguém nos conhece tão bem quando os amigos e não é possível esconder nada deles, ainda mais em grupo.
Esta lista traz 10 filmes para ver entre amigos.

1.  As Invasões Bárbaras (à beira da morte por conta de um câncer no fígado, um professor de meia idade reúne seus velhos amigos, ex-amantes, sua ex-esposa e o filho com quem tem uma relação difícil, para reconciliar-se com o passado. belíssima e muito comovente continuação de 'O Declínio do Império Americano' do mesmo Denys Arcand, ganhou o Oscar de filme estrangeiro e dezenas de prêmios internacionais)

2.  O Reencontro (após 10 anos sem se ver, sete amigos de faculdade se reencontram para o funeral do mais brilhante deles, que suicidou. juntos fazem um balanço de suas vidas, enfrentam suas velhas feridas. o melhor filme de Lawrence Kasdan com os melhores atores daquela geração - Glenn Close, William Hurt, Kevin Kline entre outros - e uma trilha sonora inesquecível)

3.  Até a Eternidade (um grupo de amigos que se reúne anualmente para passar o verão na praia, resolve prosseguir com os planos, apesar do grave acidente que colocou o mais espirituoso deles - Jean Dujardin - em coma. o acidente faz aflorar as tensões e as mentiras convenientes contadas entre eles tornam o ambiente difícil. François Cluzet rouba a cena como o dono da casa à beira de um ataque de nervos)

4.  Para o Resto de Nossas Vidas (sete amigos se formam em Cambridge e vão cada um para o seu lado. dez anos mais tarde, um deles, Peter - Stephen Fry -, herda uma mansão e o título de lorde e convida os amigos para passar o período do ano novo com ele. entre as tensões e problemas mal resolvidos, ele tem uma revelação bombástica para fazer. bom filme inglês, com ótimo elenco, dirigido pelo sempre competente Kenneth Branagh)

5.  A Vida dos Peixes (correspondente de uma revista de turismo, vivendo na Alemanha há 10 anos, um homem volta ao Chile para o aniversário de um amigo e para resolver suas pendências com o passado. um filme intenso, com a câmera sempre em close ou em rápidas subjetivas, a trilha forte e envolvente, a ponto de suspender a respiração do espectador do começo ao fim. diálogos cortantes, brilhantes, roteiro simples e sem concessões. um grande filme do ótimo Matias Bize)

6.  O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (sete universitários recém formados têm que encarar a nova realidade da entrada no mundo adulto. eles se reúnem sempre no bar St.Elmo, onde discutem suas vidas. retrato datadíssimo da geração X, dos anos 80, dirigido por Joel Schumacher e estrelado pelo grupo de atores revelado por John Hughes)

7.  Quando os Jovens se Tornam Adultos (no fim dos anos 50, cinco amigos inseparáveis têm que lidar com a chegada da vida adulta, sempre reunidos na mesma lanchonete, um refúgio do iminente futuro. na sequência mais memorável, um deles vai se casar e resolve testar os conhecimentos da noiva sobre futebol americano, se ela for mal no teste, não haverá casamento. simpática comédia de 82, dirigida por Barry Levinson e com ótimo elenco)

8.  Procurando Elly (após viver anos na Alemanha, Ahmad volta ao Irã e seus amigos organizam uma viagem à praia. com o grupo vai a jovem professora da filha de sua amiga, que a convida pensando em apresentá-la ao rapaz. mas a moça desaparece no mar e com isso seu passado começa a ser revelado. excelente filme de Asghar Fahadi, expoente do novo cinema iraniano)

9.  Saturno em Oposição (em Roma, um grupo de amigos formam uma família alternativa, sempre reunida em torno de um casal de gays bem sucedidos. até que um inesperado AVC acomete um deles e acaba com a harmonia. um filme bonito e delicado, dirigido pelo turco Ferzan Ospetek, com personagens - e atores - adoráveis) 

10.  Romy e Michele (Mira Sorvino e Lisa Kudrow são duas amigas inseparáveis e atrapalhadas que decidem ir no encontro de 10 anos de formatura do colegial. para destacar-se inventam uma vida de sucesso, contando que ficaram ricas por terem inventado os "post-its", mas acabam desmascaradas. uma comédia boba e divertida)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Amizade"


4 comentários:

  1. Armando, seria impossível "Invasões Barbaras" não estar nesse topo... Que filmaço!
    Otimo post!!!

    ResponderExcluir
  2. Faltou aí o Madadayo. Melhor que praticamente todos desta lista.

    ResponderExcluir
  3. Faltou o primeiro Se Beber Não Case. Não é uma obr-prima, mas seria como uma aliviada de tensão na lista.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bela lista!

    Também acho que cabia "Agora e Sempre", em que quatro amigas se reúnem na cidade natal e relembram um verão dos anos 70.

    Abraços

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!