O suicídio é o ato mais extremo que o ser humano pode ter.
O ato de tirar deliberadamente a própria vida desperta as mais diversas percepções, dependendo dos fatos e da cultura onde está inserido.
O cinema se utilizou largamente do tema, através de tentativas bem ou mal sucedidas, ou outras vezes apenas encenadas.
Esta lista traz 10 filmes onde o suicídio tem um peso grande na trama, mas com abordagens diferentes. Estejam à vontade para sugerir outros títulos.
Aviso: Esta lista contém alguns SPOILERS, pois os suicídios nem sempre são óbvios na trama.
1.
As Virgens Suicidas (na década de 1970, um casal religioso reprime e protege suas 5 filhas adolescentes dos perigos dos garotos da vizinhança, até que a mais jovem de 13 anos, após uma tentativa frustrada, se suicida na entrada de casa. a rigidez dos pais vai se afrouxando, mas as garotas continuam a ir em direção ao seu destino trágico. ótimo e surpreendente longa de estreia de Sofia Coppola)
2.
Vôo United 93 (dois lados do suicídio, o ideológico dos terroristas, dispostos a derrubar o avião sequestrado em nome de uma causa e o heróico, dos passageiros que sabem que terão que morrer, para evitar uma tragédia maior. excelente filme de Paul Greengrass, o melhor feito sobre o atentado de 11 de setembro de 2001 até aqui. curioso notar como o mundo era mais simples e menos paranóico há nem tanto tempo atrás)
3.
Mishima, uma Vida em Quatro Tempos (biografia do controverso escritor e dramaturgo japonês Yukio Mishima - vivido pelo ótimo Ken Ogata -, relacionando suas obras com fases importantes de sua vida, culminando com seu suicídio ritual, sendo decapitado por um assistente após cortar o próprio abdomem com uma espada. o filme, realizado por Paul Schrader, até hoje tem exibição restrita no Japão. uma obra visualmente bela e sofisticada)
4.
O Inquilino (um polonês - Roman Polanski, também o diretor -, vivendo na França, aluga um apartamento em um estranho prédio, onde os vizinhos idosos o olham com desconfiança e desprezo. logo ele descobre que a inquilina anterior - Isabelle Adjani - era uma bela jovem, que cometeu suicídio naquele local. o clima inamistoso e o "fantasma onipresente" da garota o fazem ficar paranóico, achando que os vizinhos querem matá-lo)
5.
A Ponte (bom documentário indicado ao Oscar em 2006. tem como tema a ponte Golden Gate de San Francisco, um dos principais cartões postais da América e também o local com o maior índice de suicídios no mundo. durante um período de 2004, o diretor Eric Steel flagrou 20 suicídios e não apenas os documentou, como foi atrás das causas em depoimentos de familiares e amigos)
6.
Uma Vida Iluminada (um americano de origem judia-ucraniana - Elijah Wood -, vai atrás do passado de seus ancestrais, numa visita à Ucrânia. lá é ciceroneado por um jovem guia e seu avô, que se diz cego e tem até um cão-guia, mas é o motorista do grupo. a comovente volta no tempo acaba envolvendo também o idoso, que fora profundamente marcado pela guerra e pelas mesmas pessoas. aqui o suicídio - que não vou descrever - é um ato de libertação e alívio. bonito e estranho filme dirigido por Liev Schreiber)
7.
Paradise Now! (amigos de infância, dois palestinos são recrutados para servirem de homens-bomba num atentado em Tel Aviv. depois de passar com as famílias o que seria a última noite de suas vidas, seguem para a missão, mas acabam se separando, com bombas escondidas em seus corpos. agora eles devem seguir seus destinos e defender suas convicções. uma visão calorosa da estranha rotina dos atentados suicidas, justificados pela guerra religiosa)
8.
Mar Adentro (um homem inteligente e tetraplégico - Javier Barden -, preso a uma cadeira de rodas há 28 anos, luta pelo direito de tirar a própria vida, o que lhe causa problemas com a família, a igreja e a justiça. um libelo pelo direito à eutanásia, num filme comovente e muito bem interpretado)
9.
Ensina-me a Viver (um rapaz de 20 anos, muito tímido, é obcecado por funerais e pela idéia de cometer suicídio, o qual vive ensaiando. até conhecer uma senhora de 79 anos, vigorosa, que lhe ensina a ter gosto pela vida e decide se casar com ela. uma comédia de humor negro, que brinca com o suicídio, dirigida por Hal Ashby em 1970)
10.
Gente Como a Gente (depois de perder o irmão, num acidente de barco, um jovem - Timothy Hutton - tenta o suicídio, cortando os pulsos e acaba marcado por isso, traumatizando seus pais ainda mais. ele começa a se tratar com um psiquiatra, apaixona-se por uma garota, mas sua recuperação é atrapalhada pela morte de uma amiga da reabilitação. um filme muito triste, estreia de Robert Redford na direção, que lhe valeu seu Oscar, além de melhor filme, roteiro e ator coadjuvante para Hutton)
Atualização (25/03/2013):
11.
Gosto de Cereja (obra-prima do cinema, dirigida pelo mestre iraniano Abbas Kiarostami. um homem percorre uma montanha nos arredores de Teerã, em busca de alguém que aceite um trabalho simples por um bom pagamento. cobrir uma cova já aberta depois que ele se suicidar. humano, comovente, genial. vencedor daPalma de Ouro em Cannes 1997
12.
A Pequena Loja doe Suicídio (num mundo imerso em depressão e desesperança, uma família mantém há gerações uma loja em Paris especializada em vender materiais para os suicidas. uma inesperada e divertida animação musical, feita para 3D, dirigida pelo veterano Patrice Leconte)
Veja ainda: "10 Filmes sobre Chocolate"