domingo, 7 de fevereiro de 2010

10 Filmes de Zumbis


Desde que saiu minha primeira lista, sempre me pedem uma de zumbis. Eu resisti até agora, porque não sou um especialista em filmes do gênero. Eu os acho muito repetitivos.
Por isso resolvi fazer esta lista, que traz variações sobre o tema, por isso, me perdoem os puristas. Eu compreendo que, para caracterizar um zumbi, é necessário que o dito cujo tenha morrido, revivido e, meio putrefato, esteja atrás de cérebros humanos para se alimentar. Mas aí minha lista ia ser igual a todas as outras.
Inclui nesta lista de 10, filmes com legiões de humanos infectados e tornados zumbis, por motivos conhecidos e desconhecidos, que estão igualmente atrás dos pobres humanos restantes.


1.  A Noite dos Mortos-Vivos (em 1968 o mundo era mais ingênuo e George A. Romero, com este filme trash, em preto e branco e baixíssimo orçamento, criou um cult, que só se fortalece com os anos. na história, um satélite com radiação extra-terrestre cai na Terra, ressucitando os mortos recentemente enterrados, que atacam os vivos, para comer-lhes os cérebros. este é o mais puro exemplar dos filmes de zumbis)


2.  Despertar dos Mortos (uma espécie de continuação com mais dinheiro, feita por Romero em 1978. quando o planeta está tomado pelos zumbis, um grupo de humanos se refugia num shopping center, acreditando estar a salvo. mas logo começa a faltar alimento e munição e os mortos-vivos estão prontos para atacar)


3.  Zumbilândia (esta comédia recente, mostra que o gênero sempre ressucita. já neste caso, a população contrai um vírus, que as transforma em zumbis, com a mesma aparência dos mortos -vivos tradicionais. um universitário, um cara durão de bom coração - Woody Harrelson ótimo - e duas irmãs acabam se cruzando pelas estradas e, eventualmente, se unindo em busca de um lugar seguro)


4.  Fome Animal (ótima comédia neo-zelandesa de Peter Jackson de 1992. a mãe de um rapaz tímido é mordida por um macaco-rato de Sumatra, adoece e morre, mas volta como zumbi, matando e comendo animais e pessoas. o filho tenta esconder o fato, mas a peste acaba se alastrando rapidamente. é considerado um dos filmes mais sanguinolentos da história. apenas na cena final teriam sido utilizados 300 litros de sangue - cenográfico, claro. divertido!)


5.  Resident Evil, o Hóspede Maldito (baseado na famosa série de games, traz Milla Jovovich como uma militar, cuja unidade é destacada para investigar um acidente num poderoso laboratório farmacêutico. lá chegando, encontra os funcionários transformados em zumbi, controlados pelo computador central)


6.  A Maldição dos Mortos-Vivos (um antropólogo - Bill Pullman - é enviado ao Haiti para recolher um pó estranho, que dizem ser usado em rituais vodoos para ressucitar os mortos. na busca pela droga terá que enfrentar vários zumbis. este filme já esteve na lista de Filmes de Voodoo)


7.  Fido, o Mascote (há muitos anos a Terra passou por uma nuvem de poeira cósmica, que fez os mortos ressucitarem com fome de sangue, mas os cientistas inventaram uma coleira, que os torna dóceis. desta forma os mortos-vivos passaram a ser utilizados para trabalhos braçais, como jardineiros, copeiros e até mesmo animais de estimação. divertida comédia canadense, com óbvia crítica social embutida)


8.  O Extermínio (um grupo de ativistas, invade um laboratório de testes com animais e liberta um grupo de chimpanzés infectos, que soltos atacam todos à sua volta. 28 dias depois, um homem - Cilliam Murphy - acorda de um coma num  hospital e encontra tudo mudado. não há pessoas nas ruas, até se deparar com zumbis monstruosos. logo ele vai encontrar outros sobreviventes, que irão se unir pela sobrevivência. ótimo aventura de Danny Boyle)


9.  Todo Mundo Quase Morto (sátira inglesa, inspirada em todos os clássicos de zumbis. conta a história de um vendedor fracassado, que é desprezado por todos, incluindo sua namorada. quando ele achava que nada podia ser pior, Londres é invadida por uma multidão de mortos-vivos e ele terá que liderar um grupo pela sobrevivência. ótimo!)


10.  Eu sou a Lenda (Will Smith é um dos últimos sobreviventes de um vírus, que dizimou toda a população ou os transformou em perigosos zumbis, que atacam quando anoitece. enquanto procura por outros sobreviventes, durante o dia, tenta descobrir a cura para o vírus, estudando sua própria imunidade. nenhum purista vai concordar que este filme é sobre zumbis, mas...)

PS: Atualização em 03/10/2012 com filmes vistos após a confecção desta lista:

11.  Juan de los Muertos (curioso filme cubano onde a população de Havana vai aos poucos transformando-se em zumbis. sátira política e muito gel e sangue artificial. tosco e divertido)


Veja ainda: "10 Filmes de Halloween"

34 comentários:

  1. O primeiro purista já aparece aqui xD
    Eu Sou a Lenda é sobre vampiros, no livro isso fica bem mais explicito que no filme, claro.

    A lista está ótima, já assisti uns 8 deles. Mas senti falta de REC e de Madrugada dos Mortos (Remake de Despertar dos Mortos)

    REC é o único filme de zumbi que realmente assusta, o Madrugada dos Mortos conseguiu ser sério o suficiente.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Alx!
    Quer dizer que eu QUASE agradei um purista. Já fico feliz.
    Realmente eu não sabia que o livro mencionava vampiros, as características são as mesmas de Extermínio e Zumbilândia: vírus que ataca a população, com a diferença de serem fotossensíveis.
    A Madrugada dos Mortos e Dia dos Mortos e outras continuações e remakes, me pareceriam repetidos, quis uma lista mais variada.
    Já me deram a dica de Rec, na lista de filmes espanhóis, vou assistir, mas já vale sua dica também para os nossos leitores.
    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Kelvelyn

    Acho os filmes de Zumbis tão fracos tão sem graça.
    Dessa lista mesmo vi poucos pra ser mais exato vi três os da posições 5,9 e 10.

    E não gostei de Eu sou a lenda.

    Armando tva percebendo como existem filmes de crianças que são filhos do diabo, tem alguns otimos po cara acho que vale uma lista.

    ResponderExcluir
  4. Podia ser Insanitarium no lugar de Eu sou a Lenda

    ResponderExcluir
  5. Eu amo filmes de zumbis, prova disso é ter te pedido algumas vezes ppor uma lista ( e claro, ter prometido que faria uma, mas vamos deixar pra lá né? rs) e não sou purista, curto filmes filmes de qualquer tipo que pareça zumbi, por isso chamo de zumbi mesmo, anda torto, todo deformado, querendo comer os outros, é zumbi (na minha opinião, claro!) tenho um amigo que quase me mata quando falo que Extermínio é filme de zumbi, rs, mas brincadeiras a parte eu gostei de sua lista, e mesmo me achando uma expert em filmes de zumbi tem uns quatro aqui que eu ainda não vi, e dois desse eu nunca tinha ouvido falar... Enfim, vc já ganhou meu apreço por ter colocado Shaun of the dead pq esse filme é maravilhoso, divertido e com aquilo que todo fã de filme de zumbi gosta, zumbi, é claro! Extermínio acho que tá na lista dos filmes mais assutadores que assiti ultimamente, onde se encontra tbm o REC, que realmente fez falta na lista, pq é exatamente um filme perfeito de zumbis, e claro de terror e suspense, pq fiquei tensa do início ao fim! Não fico chateada pq como vc mesmo disse não é fã desse tipo de filme e quis variar, motivo pelo qual não reclamo de outros filmes como Madrugada dos Mortos, Diário dos Mortos e etc. O único que realmente não gostei na lista é o Eu sou a lenda, pq eu detestei esse filme, muito parado e com monólogos muito fracos para prender a atenção do telespectador, e pq não achei vinculado a zumbis, de resto mandou muito bem!!

    ResponderExcluir
  6. Boa lista, mas também concordo com o fato do "eu sou a lenda", "the last mand on earth", "the omega man", e "i'm the omega" não serem filmes de zumbis.
    Colocaria o dead meat no lugar!

    um abraço

    ResponderExcluir
  7. Eu sou a lenda como ja foi citado é sobre vampiros... e em 28dayslater as pessoas estão contaminadas por uma mutação do vírus da raiva, que amplia a agressividade num nivel extremo, mas tb não são zumbis. ^^

    ResponderExcluir
  8. Caroline Daudt ,Eu sou a lenda é legal po ;D
    o melhor filme é: todo mundo quasi morto :D
    muito legal e engraçado.rs'

    ResponderExcluir
  9. boa lista,
    porém senti falta dos classicos A Volta Dos Mortos Vivos 1,2,3,4,5, Madrugada dos Mortos,

    ROMERO é um genio

    ResponderExcluir
  10. quando o assunto é esse, Romero só podia ficar entre os primeiros, né. o/

    ResponderExcluir
  11. gostei muito da sua lista..
    fui baixando um por um e assistindo..

    e nao concordo com o amigo ai de cima que disse "eu sou a lenda é filme se vampiros"..onde isso...como???? pelo que eu entendi foi tipo uma contaminação..mas nada a ver com vampiros..ele viajou...

    mas voltando ao assunto sua lista esta maravilhosa..só acho que falta sair mais filmes legais de zumbis...parece que pararam com este tipo de filme..esse ultimo resident evil o 4 nao teve graça alguma comparando aos demais..

    bom fica ai meu protesto..seria bom mais filmes desta categoria TERROR ZUMBI..


    beijos a todos e quem souber me envie nomes de filmes legais de zumbi..mas terror e nao comédia ok!!

    ResponderExcluir
  12. Bem... É o terceiro site que vejo com uma lista de 10 filmes sobre zumbis e devo dizer que me pareceu o mais justo até agora, porque as outras listas deixaram "Resident Evil" de fora e depreciaram "Zumbilândia", colocando-o numa posição indevida da lista. Ainda não assisti todos os filmes dessa lista (Ainda bem! Caso contrário eu iria à procura de outra lista), mas creio que nenhum deve ser tão desventurado como "Eu Sou A Lenda". A começar pelo título que desperta as mais grandiosas expectativas, algo que do ponto de vista publicitário possa ter sido considerado uma "jogada" genial, quando, na verdade, foi exatamente o causador de tanta decepção. E agora estão aqui a discutir se é um filme sobre vampiros ou zumbis... quer saber? É um filme a ser esquecido...

    ResponderExcluir
  13. cara ñ é nem zumbi e nem vampira são mutantes que carregam as características de ambos é um vírus que transforma as pessoas criaturas fotossensíveis que se alimentam de carne humano foi uma tentativa frustrada de criar um novo gênero

    ResponderExcluir
  14. Na boa, lista ótima, mas tiraria Eu Sou a Lenda, não vi nenhum zumbi nesse filme. E pra quem curte zumbis, tenho um blog em que escrevo sobre um apocalipse zumbi.

    Armagedon - Um Mundo em Caos: http://ummundoemcaos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a lista, no lugar de Eu sou a lenda, colocaria Re-Animator, um bom zumbi trash.

    ResponderExcluir
  16. Fala serio Madrugada dos mortos e o melhor
    ass: wladimy lins

    ResponderExcluir
  17. Putz nao a lista tem 1 error absurdo Cara resident Evil é uma merda o pior do genero com q exterminio o melhor filme de zumbis de todos os tempos fica atras daqkele lixo UUUUUUUUUUUUUUUUUUUuuUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  18. QUEREM VER ALGO DO GENERO BEM LEGAL, ASSISTAM " THE WALKING DEAD" UM SERIADO FODIDO PRA CACETE.... BASEADO EM REVISTAS DE HQ BRASILEIRAS. ARRASA MUITO... RECOMENDO.

    ResponderExcluir
  19. The Walking Dead baseado em hqs brasileiras, oi??? kkkkkkkk Viajou bonito hein anônimo???

    ResponderExcluir
  20. Acho que a tua lista se distanciou do genero.

    ResponderExcluir
  21. Olhem The walking Dead ... é muito bom sério !

    ResponderExcluir
  22. po quero filmes melghores ja assisti todos esses!

    ResponderExcluir
  23. kk cara rec não é filme de zumbi é demonio, para com essa frescura que REC é filme zumbi, é um demonioo

    ResponderExcluir
  24. isso mesmo rec e de posseção e alem do mais e horrivel parece de comedia kk

    ResponderExcluir
  25. Madrugada dos Mortos é o melhor e não pode faltar em nenhuma lista de filmes de zumbis ,a maldição dos mortos vivos não tem nada a ver com o gênero Zumbi e se fosse p botar comedia Zumbi eu prefiro As Streepers Zumbis e Eu sou a Lenda NÃO é ZUMBI por favor.

    ResponderExcluir
  26. não intendem mesmo né deixa eu por uma lista de verdade
    1º madrugada dos mortos" sem dúvida.
    2º os dois extermínio fodaaa.
    3º terra dos mortos criativo
    4º a noite dos mortos vivos 1990 realistico
    5º a volta dos mortos vivos 2 inteligente
    6º dia dos mortos 1985 bruto
    7º despertar dos mortos 1978 inspiração de zack snyder
    8º resident evil 1 o que estraga é os mutantes
    9º fome animal divertido
    10º diario dos mortos criou expectativas.

    ResponderExcluir
  27. Eu prefiro Resident Evil, para quem se preocupa com uma boa trilha sonora, realismo (excelentes efeitos visuais), excelentes atores, excelente cenografia e um excelente roteiro... Existe toda uma história por trás da existência dos zumbis que é explicitada em Resident. Diferente de alguns filmes, onde os mortos já começam atacando (alguns não explicam, outros deixa isso muito implícito). Para quem gosta de Sociologia, Antropologia e História, consegue analisar cronologicamente o desmoronamento de todas as sociedades, os avanços e os retrocessos causados pela provável extinção dos seres humanos. Contudo, embora The Walking Deade, seja uma série, ouso classificá-la como a melhor produção com zumbis. É possível ver tudo o que é mostrado em Resident Evil, numa perspectiva diferenciada, nesta série o foco é um grupo de pessoas normais lutando pela sobrevivência. Conseguimos ter ideia do limite do ser humano, até onde iríamos para sobreviver? Até onde iríamos por uma intuição? Não que outros filmes ou outras produções não já tenha feito isso, mas esta série gira em torno disso.

    ResponderExcluir
  28. o melhor e the walking o 2 e28 dias depois ambos baseados em hqs o 3 e the crazies faça suas listas melhores ta

    ResponderExcluir
  29. Resident Evil, é bom sim , mais os outros filmes como " madrugada dos mortos " são mais reais , mostram pessoas de verdade tentando sobreviver num apocalipse zumbi , e não tem pessoas mutantes , que são super dotadas . E The Walking Deade, é uma otima série, enfim , gostei da lista , alguns filmes não dão pra achar na net mais , vou ter que me vira pra compra kk , mais gostei mesmo, só falto planeta terror , que dizem que é massa e está na maioria das listas de melhores filmes zumbis , mais gostei (:

    ResponderExcluir
  30. vi reclamarem por eu sou a lenda nao ser de zumbi e pedir rec...
    que para começo de conversa nem e zumbi..
    e posseção demoniaca..
    que so fica claro isso na sequencia..
    inclusive o 1 e muito bom bem diferente do lixo que fizeram no 2 e 3 que tbm ficou uma porcaria...
    boa lista...
    e eu sou a lenda nao e vampiro..
    no livro nao diz vampiro..
    diz criaturas vampirescas pelo fato de terem fotosensibilidade...
    mas sim eles sao zumbis diferentes...
    e para os que se dizem purista sao puristas coisas nenhumas pois zumbis mesmo eram mortos que saiam dos tumulos no cimiterio e nao comiam carne so celebros..
    entao nem venham se dizer puristas ou reclamar das variações de zumbis os que andam torto os que correm ou qualquer outro tipo...
    obrigado pel lista tinha 1 que nao tinha visto...
    e to baixando....

    ResponderExcluir

  31. Para os aficionados pelo genero, novo blockbuster. Diferente de Eu sou a Lenda começa bem calmo, pessoas no trabalho, em casa, caminhando, no trânsito e de repente a cidade é tomada por um frenesi e entra em caos. Algo está fazendo com que estas pessoas ataquem selvagemente umas às outras: é um vírus letal transmitido por uma simples mordida, que transforma humanos saudáveis em brutais zumbis, e começa o apocalipse do enxame-zumbi em escala global.

    Brad Pitt é Gerry Lane (Paizão igual ao Will), um ex-investigador das Nações Unidas, que atuava em "cenários de crise" (ele sabe atirar muito bem!).
    Resgatado pelo vice-secretário geral, é praticamente coagido a voltar à ativa, porém, em troca para assegurar que sua família não seja contaminada e permaneça sã e a salvo no navio que serve de quartel general
    para a resistência americana. Sua missão é buscar o paciente zero, investigar a origem de tudo e buscar uma possível cura, como todo filme de zumbi-contágio. E na sua empreeitada ele vai enfrentar zumbi para todo canto, inclusive dentro de avião...

    Os zumbis de “World War Z” são capazes de formar uma avalanche-zumbi, são "alpinistas", rápidos e bem famintos, mas não é mostrado "muita" sanguinolência e carnificina. São sensíveis (Eu sou a lenda era a luz) e tem uma caracteristica diferente dos outros zumbis de filmes anteriores....mas eu não vou falar qual que é.

    ResponderExcluir
  32. Ótima Lista, só deixaria de fora Resident Evil (não é um filme horrível, mas comparado ao roteiro que já estava pronto do game, é podre) e a Maldição dos Mortos Vivos (fraco).

    Acho que Todo Mundo Quase Morto deveria estar em uma posição melhor tambem, um dos filmes mais engraçados que eu vi na vida.

    Faltou aí "A Volta dos Mortos Vivos", principalmente o primeiro (lá pro terceiro começou a ficar fraco), REC também é um bom filme dentre os "não tradicionais"

    ResponderExcluir
  33. Ótima Lista, só removeria Resident Evil (não é um filme terrível, mas o roteiro do jogo é absurdamente superior, o que causou uma decepção extrema para qualquer pessoa que jogou o jogo) e Maldição dos Mortos Vivos (fraco).

    Eu colocaria Todo Mundo Quase Morto em uma posição melhor (um dos filmes mais engraçados que vi na vida), e adicionaria o primeiro "A Volta dos Mortos Vivos" e REC, que é um filme surpreendentemente bom por ter sido produzido com um orçamento tao baixo.

    Concordo com você que a versão original de "Dawn of the dead" é muito melhor que a refilmagem.

    Ass. Um verdadeiro obcecado pelo gênero.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!