sábado, 20 de março de 2010

10 Falsos Documentários


Os chamados mockumentários documentam fatos fictícios, como se fossem reais.
Costumam utilizar o recurso de filmagens amadoras, para dar mais credibilidade, o que barateia a produção e aumenta seu impacto.
Alguns filmes de terror utilizam essa linguagem, o que ajuda a criar o mito ao seu redor e a promover o filme.
Aqui está uma lista de 10 falsos documentários, que muita gente pensa que são de verdade.


1.  Cloverfield, o Monstro (um grupo de amigos comemora o aniversário de um deles num apartamento em Manhattan, quando um mostro ataca a cidade, causando pânico. tudo é gravado pela câmera de vídeo deles, que é encontrada pelo departamento de defesa na área onde "ficava o Central Park". um excelente exemplar do gênero, faz parecer realista uma premissa absurda)


2.  Zelig (Woody Allen é um artista inseguro, que no início do século XX teria se notabilizado como homem-camaleão, por imitar a perfeição as pessoas ao seu redor, para agradá-las. as imagens são captadas em preto e branco, como se fossem antigas filmagens caseiras, dando a impressão que o personagem realmente existiu. um dos melhores filmes do diretor, repetindo a estética do seu 'Um Assaltante Bem Trapalhão')


3.  Borat (Sacha Baron Cohen é o segundo melhor repórter do glorioso país Cazaquistão, que viaja à América para fazer um documentário sobre seu decadente estilo de vida. politicamente incorreto é uma sátira cruel do americano médio. muitas pessoas acreditam que ele é mesmo um repórter e participam inocentemente das filmagens. excelente comédia de Larry Charles, que repetiria a fórmula com o personagem Brüno)


4.  This is Spinal Tap (feito como se fosse um documentário real, mostra com muito humor a primeira excursão americana da banda de hard rock inglesa Spinal Tap. durante a turnê tudo dá errado, shows são cancelados, eles vão a lugares errados, os instrumentos não funcionam. uma comédia muito engraçada, dirigida por Rob Reiner, que virou cult ao longo dos anos)


5.  Bob Roberts (um documentário fictício feito dentro do filme mostra a ascensão de um cantor folk - Tim Robbins -na política, como candidato ao senado. mostra os bastidores, a hipocrisia e as contradições de seu discurso. primeiro filme dirigido por Robbins, uma sátira mordaz ao sistema eleitoral americano)


6.  A Bruxa de Blair (três estudantes de cinema se embrenham nas matas de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da tal bruxa e desaparecem misteriosamente. um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes dão uma pista do que aconteceu com eles. uma campanha de marketing prévia lançou uma série de boatos na internet, ajudando a reforçar o mito. mistura brilhante da ficção misturada à realidade)


7.  [Rec] (uma equipe de reportagem de tv de Barcelona, acompanha uma equipe do corpo de bombeiros por uma noite. na primeira missão que acompanham, se vêem presos num prédio que acaba isolado em quarentena por conta de um vírus mortal ali presente, que transforma as pessoas em zumbis após serem mordidas pelos infectados. a câmera nervosa é um recurso que ajuda a gelar os ossos. assustador. teve uma continuação e uma refilmagem americana) 


8.  Contatos de 4º Grau (numa pequena cidade do Alasca, vários habitantes desaparecem misteriosamente desde a década de 60, sem que o FBI descubra o motivo. o filme relata, em forma de reconstituição documental, a história de uma psicóloga - Milla Jovovich, como a atriz da reconstituição -, que grava em suas sessões com pacientes traumatizados, descobrindo evidências perturbadoras de que eles foram abduzidos por alienígenas. o formato dá a sensação de que os fatos são verídicos... não são)


9.  Atividade Paranormal (um casal jovem decide gravar com uma câmera, suas noites de sono, para tentar captar alguma evidência de atividades paranormais na casa. as aparições acompanham a moça desde a infância e agora começam a perturbar a vida do casal. filme supostamente feito com orçamento de 15 mil dólares, que rendeu quase 200 milhões em todo o mundo e já caminha para uma parte 2 em 2010. o filme é chatíssimo, mas um bom exemplo de mockumentário)


10.  A Morte de George W. Bush (curioso e ousado filme inglês, que mostra as investigações sobre a morte do então - o filme é de 2008 - presidente dos Estados Unidos. interessante por mostrar o que poderia acontecer nesta eventualidade, provavelmente gerando mal entendidos com nações mulçumanas e muitas teorias conspiratórias)

37 comentários:

  1. Se tem um tema que eu realmente adoro é esse. Cloverfield foi o primeiro o primeiro do gênero que eu vi.

    Já assisti a grande maioria dos filmes dessa lista, e confesso que "A Bruxa de Blair", "[REC]" e "Borat" são os meus favoritos :D

    ResponderExcluir
  2. DEMAIS ESSE BLOG!

    eu procurei mas não achei: 10 filmes sobre literatura.(tem já?!)
    Se não, algumas sugestões primordiais kkkk:

    Os Contos Proibidos do Marquês de Sade
    As Horas
    Henry & June
    Sylvia (sobre Sylvia Plath)
    Iris (sobre Iris Murdoch)

    e por aí vai...

    (se você quiser, eu posso fazer uma lista de 10 filmes melhores que os livros, com micro resenhas explicando o porquê... enzopotel@yahoo.com.br)

    falow!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse "A morte de G. Bush". Me chamou atenção, vou procurar.
    Ótima lista.

    ResponderExcluir
  4. O melhor e o precursor de todos os fake documentarios foi esquecido! Cannibal Holocaust!

    ResponderExcluir
  5. Naomi,
    Obrigado!

    Enzo,
    Já existe uma lista de literatura. Procure por 'Escritores' na busca. Você vai encontrar alguns destes filmes lá.
    Depois lhe mando um e-mail.
    Obrigado pelo elogio!

    César,
    Na verdade 'A Morte de George W. Bush' é melhor como idéia do que como filme. Não chega a ser ruim, mas não empolga.

    Olá João Marcos,
    Não assisti Cannibal Holocaust, mas ouvi falar.
    Valeu pela dica!

    Obrigado a todos pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Uau, tem filmes bastante interessantes nessa lista. Vou procurar mais sobre 'Zelig'.

    Visite, se puder:
    www.nãosoudiretorporno.blogspot.com
    ;D

    ResponderExcluir
  7. Po boa lista dessa vi poucos filmes A Bruxa de Blair é bom e acho realmente um otimo exemplo do tema tbm gostei bastante de Cloverfield e fiquei bem curioso quanto ao A Morte de George W. Bush nunca tinha ouvido falar no filme.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  8. A e é calro não gostei de Borat o filminho detestavel...na minha opinião é claro.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  9. Armando, acredite, embora você tenha enquadrado "Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos" entre 10 documentários brasileiros, na verdade este filme trata-se, também, de um falso documentário, pois mistura cenas reais com narrativas/histórias "falsas", na grande maioria das vezes.
    Aqui você também poderia citar "Filmefobia" do Kiko Goifmann, onde ele tenta reproduzir fobias reais em um "falso" documentário.
    Só para citar 2 filmes diferentes, embora sejam brasileiros.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  10. Oi Kelvelyn,
    Eu gosto de 'Borat', me divertiu. Eu gostava do programa do Sacha na BBC. Bem melhor que 'Brüno', pelo menos.

    Oi Carla,
    Boas dicas. Eu não vi 'Filmefobia', mas 'Nós que Aqui Estamos...' faz parte de uma lista de 10 Documentários Brasileiros que fiz. Eu acho que ele ficaria no limite entre o documentário e o mockumentário.

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Desses eu amo A Bruxa de Blair e gosto de Atividade Paranormal e quero ver Contatos de 4o grau!

    ResponderExcluir
  12. Legal a lista, só discordo da sua opnião sobre Paranormal Activity, um ótimo filme na minha opnião, é mais tensão psicológica que te faz prender a respiração sem perceber.

    ResponderExcluir
  13. Uai...
    Mas eu nem dei minha opinião sobre 'Atividade Paranormal'.
    Só disse que os fatos não eram reais.
    Até achei o filme legalzinho.
    Leia direito...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  14. faltou um ai que e muito bom tambem. e e bem novo.

    Distrito 9.

    abracos.

    ResponderExcluir
  15. Na verdade vc deu sua opinião sobre Atividade Paranormal sim, ao dizer que o filme é "chatíssimo"... Sobre contatos de 4º grau que vc diz que os fatos não são reais.

    Respeito sua opinião, só to expondo os fatos =p

    ResponderExcluir
  16. aliás, vc está se contradizendo agora por achar o filme legalzinho... O.o

    ResponderExcluir
  17. Oi Anônimo!!!
    Foi mal, peço desculpas a você.
    Eu misturei as bolas. Confundi os dois filmes, quis responder depressa e errei. Pensei em 'Contatos de 4o. grau' e respondi sobre 'Atividade Paranormal'...

    Minha opinião sobre 'Atividade Paranormal' é mesmo essa, acho o filme chato. Mas assim como você gostou, as opiniões diferentes só enriquecem a discussão. Muita gente concorda com você, até por isso o filme foi um sucesso.

    Obrigado e, mais uma vez, desculpe-me!!
    Quem leu errado fui eu!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  18. borat é muito legal, agora brüno não tem graça.

    ResponderExcluir
  19. Como você chegou a "conclusão" de que os documentários não são reais? qual a fonte?

    ResponderExcluir
  20. Você deve estar brincando, não é Brenno?

    Vamos lá... 1. nenhum monstro invadiu Nova York, eu me lembraria; 2. Zelig, o camaleão humano não existiu, não é humanamente possível; 3. não existe nenhum Borat e o Cazaquistão não é aquela bagunça, trata-se de um personagem de Sacha Baron Coen; 4. Nunca houve uma banda chamada Spinal Tap, é uma paródia assumida; 5. Nenhum cantor folk chamado Bob Roberts foi candidato a senador pela Pennsylvania, aliás nem existe cantor folk com este nome; 6. sinto te decepcionar, mas nem a lenda da bruxa de Blair existia antes do filme; 7. não há nenhum relato de contaminação de um vírus similar a este na Espanha, muito menos um que levante os mortos, estaria em todos os jornais, pode ter certeza; 8. bem, supondo que você não é maluco, temo que tenha acreditado nesta mentirinha aqui, dos contatos de 4o Grau, então leia essa matéria: http://tinyurl.com/yzq5xhn; 9. bem, eu poderia argumentar que fantasmas não existem, mas você iria duvidar de mim. Atividade Paranormal é uma farsa, com roteiro bem fraquinho, te garanto que se houvesse algo de verdade haveriam milhões de cientistas estudando este caso; 10. o George W. Bush continua vivo.

    Ainda acho que era brincadeira sua, mas se não era, espero ter respondido.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  21. não que eu acredite nesses filmes, mas da onde tu pego as informaçoes que eles são mockumentários ??

    eles mostrão mais argumentos para falar que é real do que voçê para falar que é falso.

    ResponderExcluir
  22. Paranormal é chatissimo o cacete !

    Um otimo filme de terro para quem tem um bom gosto para filmes .

    ResponderExcluir
  23. ", te garanto que se houvesse algo de verdade haveriam milhões de cientistas estudando este caso"

    Armando

    Diversos casos reais já aconteceram e nem por isso milhões de cientistas estudaram o caso ! Já viu O Exorcismo de Emily Rose ? é caso real ! Atividade Paranormal não é real , mas já houveram casos verdadeiros !

    Se Atividade Paranormal fosse tão Ruim não teria rendido tanto dinheiro ! ;D


    Em contatos de 4º Grau temos que ter cuidado , pois Os desaparecimento são REAIS isso você pode pesquisar que você vai encontrar , porém o Filme em sí e todos os personagens são ficticios !

    ResponderExcluir
  24. confesso que me divirto com esse pessoal ignorante a respeito dos filmes. deve te dar uma dor de cabeça danada discutir com eles hein Armando? hahaha.

    a lista é fantastica, parabens.

    ResponderExcluir
  25. Obrigado amigo anônimo.
    O problema é que respondo os comentários no meio do trabalho e nem sempre com muita paciência.
    Mas apesar de discordarem de mim e acreditarem em ETs e fantasmas, ao menos provocam discussões, o que é sempre saudável.
    Obrigado mesmo! Melhorou meu dia, hehe
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  26. Nossa, tem gente mesmo que acredita que tudo isso é real? Caraca...

    ResponderExcluir
  27. Olha ia escrever um testamento aki, mas nem vo ja que pra alguns isso é ignorancia. Acho que tem gente fazendo confusão, pois CLARO que o FILME atividade paranormal é uma filmagem com atores, mas pelo que me lembro disseram ser baseado em fatos reais, assim como contato de 4 grau. Eu acho que acreditar em fantasmas por exemplo é uma questão a parte. (se eu disser que alguma coisa - e so pode ter sido alguma coisa, pois não tinha ninguem em casa - me trancou na cozinha e foram as duas portas - a que dá na sala e a que dá na area - vai aparecer alguem dizendo que foi o vento)

    ResponderExcluir
  28. finalizando o outro post. E ja não acreditar em ET's eu já acho muita pretensão, pois num universo infinito achar que só nos existimos acho muito "louco".

    ResponderExcluir
  29. realmente, atividade paranormal é chato de ver sozinha, mas quando vi com uma amiga a gente passou o filme inteiro rindo XD

    ResponderExcluir
  30. ignorarei seu comentário sobre 'atividade paranormal'

    cê tem medinho é? =P

    ResponderExcluir
  31. kk rec parece comedia e n e de zumbi e de posseção

    ResponderExcluir
  32. Ficou faltando F for Fake do Orson Welles, o primeiro grande falso-documentário.

    ResponderExcluir
  33. Oi Daniel,
    Boa lembrança. Eu confesso que só vi o filme do Welles recentemente, bem após a confecção desta lista.
    E você tem razão, 'F for Fake' é a matriz de todos esses mockumentários.
    Obrigado pela dica!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  34. O mundo tá perdido. Se as pessoas não fossem tão crédulas, o nome não seria "mockumentario". Acho um absurdo a pessoa ver no filme uma mulher sendo arrastada escada abaixo por um "nada" e acreditar que aquilo existiu...bom, digo mais nada, tem louco pra tudo rsrs.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!