segunda-feira, 8 de março de 2010

10 Filmes de Jeff Bridges


Jeff Bridges finalmente levou um Oscar para casa. Mais do que merecido para um ator, que tem uma história que se confunde com Hollywood e o cinema americano.
Filho de uma estrela de TV, Lloyd Bridges, Jeff e seu irmão Beau estrearam ainda nas fraldas.
Escapou das drogas e de uma adolescência conturbada graças ao cinema e recebeu sua primeira indicação ao Oscar já aos 21 anos.
Casado desde 1977 e um pai devotado de três meninas, gente boa, relaxado, amigo de todo mundo, Jeff é o típico bom exemplo que Hollywood gosta de dar. 
Dono de um estilo naturalista de interpretação, transfere muito de sua persona aos filmes. Chegou a ser cogitado para o papel principal de Taxi Driver. Hoje, entre seus projetos, encarna o vilão da franquia Homem de Ferro, voltará na continuação do cult Tron e na refilmagem de 'Bravura Indômita', dirigida pelos irmãos Coen.
Esta lista destaca 10 filmes de Jeff Bridges, de uma carreira rica e bem sucedida.


1.  O Grande Lebowski (Jeff Bridges é o 'Dude', um hippie anacrônico em plenos anos 90, que só quer saber de experimentar suas ervas e jogar boliche com os amigos, quando é confundido com um milionário, cuja esposa caloteira faz com que ele leve uma lição por engano. o Dude vai atrás de uma compensação por seu tapete estragado e acaba se envolvendo com o sequestro da mulher. divertido e descompromissado filme dos irmãos Coen,  com um grande personagem) 


2.  Coração Louco (Bad Blake é um cantor country decadente, que aos 65 anos toca em boliches e saloons no interior para sobreviver. solitário e alcóolotra, acaba encontrando redenção numa jovem jornalista e no seu pupilo e sucessor. grandes interpretações de Jeff, Maggie Gyllenhaal e Colin Farrell. Oscars de ator e canção)


3.  A Conspiração (com a morte do vice-presidente americano, o presidente - Jeff Bridges - indica uma antiga aliada ao posto - Joa Allen -, contra o interesse de muitos. ela acaba sendo vítima de uma conspiração armada por um congressista - Gary Oldman -, que desenterra e deturpa o passado dela para inviabilizá-la. ótimo filme, indicado aos Oscars de atriz e ator coadjuvante)


4.  A Última Sessão de Cinema (os dramas de um grupo de adolescentes, no pós-guerra, numa cidadezinha, que está morrendo lentamente e onde o único cinema está prestes a fechar. a história se foca em dois rapazes, um mais agressivo - Jeff Bridges  - e outro sensível - Timothy Buttons. obra-prima em preto e branco de Peter Bogdanovich, ganhou 2 Oscars e a primeira indicação para Bridges) 


5.  Tucker, um Homem e seu Sonho (um ousado inventor cria um carro revolucionário logo após a segunda guerra, mas um lobby das grandes montadoras faz com que ele seja um fracasso, tendo produzido apenas 51 exemplares. ótimo filme de Francis Ford Coppola sobre a insanidade de enfrentar as grandes corporações)


6.  Sem Medo de Viver (um arquiteto e uma jovem mãe são os únicos sobreviventes de um desastre aéreo. ele passa a querer viver intensamente, sempre buscando situações limite e ela se afunda na dor pela morte do filho. juntos eles vão se equilibrar. bonito filme de Peter Weir)


7.  O Último Golpe (passados 7 anos de um grande assalto, um grupo de bandidos decide se aposentar para não levantar suspeitas, mas um deles é acusado pelo grupo de ficar com a parte deles. um jovem atrapalhado o ajuda a escapar deles e ainda lhe propõe um último golpe. Clint Eastwood e Jeff Bridges juntos, dirigidos por Michael Cimino. diversão garantida e mais uma indicação ao Oscar para Jeff)


8.  O Pescador de Ilusões (um ex-astro da rádio de Manhattan - Bridges - vive bêbado e deprimido depois de um ouvinte, seguindo literalmente seus conselhos, matar várias pessoas num bar. numa noite na rua, ele faz amizade com um professor de história medieval -  Robin Williams.-, que se transformou num mendigo, por causa da morte da mulher no mesmo incidente e vive num mundo imaginário. bom filme de Terry Gilliam)


9.  Starman, o Homem das Estrelas (um alienígena tem sua nave atingida por caças americanos e é obrigado a assumir forma humana - Jeff Bridges - para se proteger. encarna o recém falecido marido de uma mulher, que se assusta, mas vai aprender a confiar e eventualmente se apaixonar por ele. uma mensagem de paz, numa filme simpático e uma indicação ao Oscar para Jeff)


10.  Tron, uma Odisséia Eletrônica (cult dos anos 80, sobre um programador que é tragado para o mundo virtual, onde terá que enfrentar um programa de segurança num game. o filme foi pioneiro no uso de computação gráfica misturada a imagens reais e tem uma continuação prevista para 2010)

12 comentários:

  1. Não há como pensar em Bridges e não se lembrar de Dude! Ele é simplesmente O CARA!
    Os Irmãos Coen conseguiram fazer dele não apenas mais um personagem, um mito!

    Eu quero jogar boliche com o Dude... Eu quero ser amigo do Dude.

    Talvez não amigo do Coração Louco... onde ele deve estar genial! Verei e comentarei mais por aqui! Ótima Lista!

    ResponderExcluir
  2. Vítor,
    O mais legal do Dude é que ele tem muito do próprio Jeff.
    O Jeff gosta de Beach Boys, teve seus momentos de hippie, tem muitos amigos...
    O Dude só podia ser ele no filme dos Coen.
    Já o Bad de Coração Louco não é o melhor amigo que alguém poderia ter, é quase o oposto disso.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Linda lista. Jeff Briges sem muito alarde construiu uma filmografia sólida. Nunca vi A Última Sessão de Cinema e O Último Golpe, mas fiquei com muita vontade.

    Arruma um lugar pra Susie e os Baker Boys. É um ótimo filme.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a sua lista, mas trocaria um deles pelo filme "Arlington Road" de 1999 - http://www.adorocinema.com/filmes/suspeito-da-rua-arlington/.
    Filme extraordinário!

    ResponderExcluir
  5. A lista de filmes do Dude é enorme, sempre vão faltar bons filmes.
    Vamos aumentá-la com as ótimas sugestões do Micael e da Carla:

    #11. Susie e os Baker Boys
    #12. O Suspeito da Rua Arlington

    Obrigado pelos comentários, amigos!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu colocaria também o Seabiscuit, em que ele é o proprietário do cavalo, para mim, um filme subvalorizado, infelizmente.

    ResponderExcluir
  7. Oi Anônimo,
    Eu discordo de você. Seabiscuit é um filme simpático, mas não foi subvalorizado. Ele chegou a ser indicado a 7 Oscars, incluindo melhor filme e nem era para tanto.
    Mas é um filme bem legal sim e vamos colocar na lista:

    #11. Susie e os Baker Boys
    #12. O Suspeito da Rua Arlington
    #13. Seabiscuit

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Um dos melhores dele é o Silêncio do Lago, que eu incluiria nessa lista com certeza.

    ResponderExcluir
  9. Excelente lista,mas poderia incluir ai o memorável CONTAGEM REGRESSIVA,com otimas interpretações de Tomy Lee Jones,Forest Whitaker,Loyd Bridges além da trilha sonora do U2.

    ResponderExcluir
  10. uai cadê O fio da Suspeita? onde ele tá lindo de morrer? O Espelho tem duas Faces. mto bom também

    ResponderExcluir
  11. o pescador de ilusões para mim é o melhor

    ResponderExcluir
  12. Olha o Jeff é um excelente ator e era muiiiiiiiiiiiito lindo quando mais jovem. Assisti um dia desses um filme dele por causa da musica do Phill Collins que alias tem o mesmo nome do filme Against All Odds. Jeff ta extremamente lindo e sensual nesse filme alem de possuir uma baita quimica com a belissma Rachel Ward.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!