sexta-feira, 12 de março de 2010

10 Filmes em Conventos e Mosteiros



Os monastérios e conventos são lugares intrigantes, cercados de segredos, onde os religiosos se reúnem para isolar-se, proteger-se e estudar.
O cinema soube aproveitar bem essa mística e produziu alguns bons filmes.
Esta lista traz 10 deles.


1.  O Nome da Rosa (em 1367, um monge franciscano - Sean Connery - e um noviço - Christian Slater -, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália, para um conclave. lá se deparam com uma série de assassinatos misteriosos, que irão investigar em meio a uma batalha política entre dominicanos e franciscanos. ótimo filme baseado no best-seller de Umberto Eco)


2.  O Segredo de Kells (lindíssima animação européia - co-produção de Bélgica, França e Irlanda, com participação de um estúdio brasileiro - sobre uma mosteiro medieval, que constrói um enorme muro ao seu redor para proteger-se de invasões bárbaras. um garoto, sobrinho do abade, é escolhido por um iluminador para completar um livro sagrado e para isso, terá que vencer seus medos, sair dos limites do muro e entrar na floresta, onde será ajudado por uma fada. deslumbrante)


3.  Kundun (em 1933 morre o 13o. dalai lama. quatro anos depois é encontrado numa remota vila do Tibet, um menino de 2 anos, que seria a reencarnação do "buda da compaixão", 2 anos mais tarde, ele é levado para um  mosteiro, onde será educado como um monge e preparado para tornar-se um chefe de estado. lindíssima fotografia, na versão de Martin Scorsese da biografia do dalai lama)


4.  Agnes de Deus (Meg Tilly é uma jovem freira, que vive num convento e dá a luz em segredo a um filho, que é encontrado estrangulado pelo cordão umbilical. a questão é levada à justiça que determina a uma psiquiatra - Jane Fonda - para dar um parecer, pois há um consenso de que ela é louca. em sua investigação, a médica bate de frente com a madre superiora - Anne Bancroft -, que acredita que a garota foi toca por deus e quer poupá-la de investigações. grandes interpretações femininas, num ótimo drama)


5.  Marcelino Pão e Vinho (um dos mais famosos tear-jackers do cinema, este filme espanhol de 1955 conta a história de um pequeno órfão, que foi deixado bebê na porta de um convento e foi criado com muito carinho pelos monges. ele só se ressente da falta da mãe. quando ele vai ao sótão proibido, conhece um amigo imaginário, pendurado em uma cruz. este lhe concederá um desejo do fundo do coração. o filme favorito das beatas)


6.  Os Demônios (o polêmico Ken Russell concebeu este filme herético, que foi proibido no Brasil por 10 anos. adaptado do livro de Aldous Huxley, conta a história de um padre - Oliver Reed - que controla um vilarejo francês no século 17, o único a se opor ao poder do cardeal Richelieu, que vai envolvê-lo em diversas acusações. uma freira deformada - Vanessa Redgrave fantástica - e obcecada sexualmente pelo padre, controla o convento local, onde irão ocorrer diversos casos de heresia, profanação, possessão, exorcismo e tudo o que poderia chocar num filme dos anos 70)


7.  Mudança de Hábito (Whoopi Goldberg é uma cantora que presencia um brutal assassinato cometido por seu namorado gangster e se torna testemunha contra ele. para protegê-la a polícia a coloca num convento em San Francisco, disfarçada de freira, mas seu jeito extrovertido, que desagrada a madre superiora, cativa a todos e dá nova vida ao coral. divertido e com ótimas canções, teve uma continuação também boa) 


8.  A Noviça Rebelde (Julie Andrews é uma jovem freira que não consegue se adaptar às regras rígidas do convento e da vida religiosa. por isso ela é escolhida pela madre superiora para ser a governanta de uma família aristocrática, onde vai conquistar a todos. ótimas canções e 5 Oscars, incluindo melhor filme e direção, num filme delicioso)


9.  Maus Hábitos (quando o namorado morre de overdose, uma cantora foge e entra no convento das 'redentoras humilhadas', que abriga mulheres com o passado de perdição, onde vai encontrar a mesma vida que conhecia no mundo exterior, incluindo uma madre superiora viciada em heroína, que se apaixona por ela. um filme anárquico do começo da carreira de Pedro Almodóvar)


10.  Super Nacho (Jack Black é um jovem que foi criado num monastério mexicano, que está à beira da falência. para salvar a situação, ele decide entrar para um torneio de luta livre. mas suas intenções incluem conquistar o coração de uma bela freira, recém chegada. para lutar ele terá que esconder sua identidade atrás de uma fantasia, para não ser reconhecido. divertido e um tanto ingênuo)

18 comentários:

  1. Mosteiros e conventos sempre podem dar filmes de temática problemática e difícil.
    Mas até pela lista, parece-me que sempre há espaço para a comédia dentro de um lugar tão 'sagrado'.
    Com o fim do respeito às religiões, com a quebra do sistema religioso, das grandes igrejas, não há mais nenhum pudor em ridicularizar a sagrada instituição.
    Num mundo cada vez mais cético, com cada vez mais escândalos referentes à abusos de coroinhas, o melhor é rir mesmo seja com Jack Black ou Whoopi Goldberg.

    Bela lista, como é usual!

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Vítor!
    Concordo com você sobre valer mais a pena rir das instituições do que encarar os escândalos reais em que elas se envolvem.
    As comédias 'Sister Act' e 'Nacho Libre' não chegam a ser desrespeitosas com a igreja, mas em compensação tem dois filmes desta lista, 'Maus Hábitos' e 'Os Demônios' que pegam pesado.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Po boa analise tua Armando tbm acho que alguns filmes pegam pesados até mesmo Maus Hábitos que apesar de ser um tanto engraçado.

    E dessa lista vi poucos filmes mas O Nome da Rosa vale a pena conferir.

    Kelvelyn.

    ResponderExcluir
  4. The Devils é um dos meus filmes prediletos de todos os tempos !!
    [ ]s !

    ResponderExcluir
  5. "Homens e Deuses", filme francês de 2010, conta a história de monges trapistas num mosteiro na Argélia, de como eles se decidiram a permanecer no mosteiro durante o conflito. Um dos filmes mais bonitos que já vi.

    ResponderExcluir
  6. Oi Alessandra,
    Com certeza "Homens e Deuses" ficaria bem nesta lista.
    O filme foi lançado depois de eu tê-la feito.
    Valeu a dica!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Ótima lista, só achei que merecia lugar o clássico ''Uma cruz à beira do abismo'', com a Audrey Hepburn. Esse filme é sensacional!! Mostra muito sobre os sacrifícios exagerados da vida em um convento...

    ResponderExcluir
  8. Voce ja viu um filme se nao me engano é italiano,pois passa no Vaticano onde uma freira é meio pervertida???Tem uma cena q ela transa com um padre.
    Um amigo achou esse filme na internet sem querer e nao se lembra do nome...queria muito ver o filme.

    ResponderExcluir
  9. Dani, tenho quase certeza de que o filme que você procura se chama:

    "Atrás dos muros do convento"
    (Interno Di Um Convento, 1978)
    Direção: Walerian Borowczyk

    ResponderExcluir
  10. Olá.

    Também tenho quase certeza de que o filme procurado por Dani é "Atrás dos muros do convento". Tem uma temática muito interessante e que poderia ser bem aprofundada e, infelizmente, não é isso o que acontece, pois o filme se rende à "necessidade" de exibir cenas "polêmicas" como se, sem isso, ele não se sustentasse.

    Já citaram também 'Uma cruz à beira do abismo' com a Audrey Hepburn. Filme excelente (embora um tanto lento) e o ótimo final evita tomar partido.

    Também não posso deixar de citar "A RELIGIOSA" (La Religieuse), um drama dirigido por Jacques Rivette e baseado na obra de Denis Diderot.

    Um abraço e felicidades a todos.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de citar o interessantíssimo filme "Narciso Negro". Por ser um filme antigo é até surpreendente a abordagem de certos temas.

    ResponderExcluir
  12. Consegui achar. O nome do filme é Em Nome de Deus de 1988.
    Marcia

    ResponderExcluir
  13. vou ver todos os filmes ! obrigada pessoal

    ResponderExcluir
  14. alguém conhece um filme da década de 70 (nome, realizador...) que relata a relação entre um jornalista que se apaixona por uma freira de um convento, que tenta tirá-la dos complexos de culpa e não consegue?

    ResponderExcluir
  15. Nenhum desses filmes é bom, já que majoritariamente as produções do cinema querem rebaixar a Santa Igreja Católica e colocar minhocas na cabeça das pessoas, tudo em nome da agenda globalista que deseja destruir as religiões, em especial a única verdadeira, que é a católica. O cinema, mesmo o de produções algo impressionantes como "Uma Cruz a Beira do Abismo", já mostrava a esgotosfera que se tornaria anos depois. Quando vou ver filme de tema religioso que aborda convento, mosteiro, padre etc. procuro por algo positivo, apologético de certa forma, e não detração e mentiras, que é o que se encontra de sobra por aí.

    ResponderExcluir
  16. Eu me lembro de ter visto na Sessão da Tarde, há muito anos, um filme dos anos 1950 ou 60 sobre duas garotas que ficam uma temporada em um convento. A mais rebelde delas surpreendentemente vira freira no final. Achei que era estrelado pela Sandra Dee, mas não encontrei nada na filmografia dele. Alguém já viu esse filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom esse filme... também assisti na seção da tarde e fazia tempo que queria achar....
      O nome é:
      Anjos Rebeldes - 1966
      The Trouble with Angels
      USA - direção: ida lupino
      com: Rosalind Russel, Hayley Mills, Binnie Barnes
      Pra Baixar:
      legendas
      https://mega.nz/#!5boFDTAR!JFBG4_wktGCz8m5eGN-DeagIi48pnxShxp4jPP8hwIE

      filme
      http://sockshare.video/watch/yGDA8Nd6-the-trouble-with-angels.html
      depois que começar... botão direito no video e salvar video como...

      Abraços...

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!